Velocidade Online

Diversos - Diversos

DIVERSOS - DISCURSO DIRECTO COM JORGE GALHARDO - PARALELL VELOCITY CLUBE

Sexta, 10 Abril 2020 03:39 | Actualizado em Domingo, 21 Janeiro 2024 05:11

DISCURSO DIRECTO COM JORGE GALHARDO – PARALLEL VELOCITY CLUB

 

“ fomos “ alvo dum boicote, tendo inclusive a prova ter sido “ oferecida” a outro clube organizador, PALAVRAS DE JORGE GALHARDO

 

O nosso entrevistado de hoje não se refere a nenhum piloto ou preparador, mas sim um organizador de provas, e neste caso falamos com um dos mais jovens clubes organizadores, devidamente licenciado para o efeito.Trata-se do Parallel Velocity Club, na qual o seu Presidente, Jorge Galhardo, falou connosco sobre este clube.

 

 

 

Foi em Fevereiro de 2018, que nasceu em Portugal, mais uma entidade organizadora de provas de desportos motorizados, recebendo um nome não muito comum, Parallel Velocity Club.A razão de ter nascido este clube, segundo o seu Presidente, Jorge Galhardo, que nos começou por dizer “ o nascimento deste clube organizador foi  em Fevereiro de 2018, surge fruto duma junção de algumas pessoas que pertenceram a outros clubes organizadores”, conclui o nosso entrevistado de hoje.

 

 

 

Sobre o que já foi organizado sob a égide do Parallel Velocity Club, Jorge Galhardo recua até ao ANO  de 2018, e começa por nos dizer   levamos a efeito três provas, a 41ª edição do  Rali à Lampreia, uma prova do calendário do Campeonato Portugal de Karting que teve lugar na pista de Braga, e finalmente o Rali Eurocidade, que foi um prova extra, em que tivemos à partida oito dezenas de participantes, onde contamos com as participações oficiais da Hyundai Espanha e da Suzuki Espanha, havendo ainda a destacar a participação dum N 5, isso além da presença de mais R 5.Não deixa de ser curioso verificar que nesta prova, contou com a presença de 50% de concorrentes espanhóis e os restantes concorrentes serem equipas portuguesas. Foi para mim um grande espectáculo, tendo sido um balanço muito positivo .Por outro lado, também  cooperamos em termos organizativos com o CAST – Clube Automóvel de Santo Tirso na organização do Rali de Santo Tirso  e com o Rali de Viana do Castelo .Em 2019 demos o nosso apoio no Rali Spirit Altronix, onde metade dos controladores presentes  estava afectos ao Paralell Velocity Club. Há outro detalhe que me escapou, e peço desculpa, no ano da fundação em 2018 organizamos no final desse ano dois co-drives, que depois passaram a ser incluídos no nosso programa de actividades”.

 

 

 

 

A denominação Parallel Velocity Clube não é uma designação muito habitual, no entanto Jorge Galhardo explica-nos com surgiu esta denominação dizendo “  a primeira ideia que tínhamos de clubes anteriores, e da forma a podermos começar a  “andar” em termos de liberdade para escolher aquilo pretendíamos fazer, e que gostamos. Depois de termos reunido e chegado a um consenso dum novo clube, decidimos  então avançar com esta ideia. Quando tomamos a resolução efectiva de avançar com o clube, estávamos em finais de Janeiro de 2018, e recordo-me que havia a assembleia geral da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting em finais de Março desse ano, e aquilo que já tínhamos em termos de nome para o clube, mas como todos sabem para a criação dum clube em termos de registo, levaria algum tempo e portanto tivemos que nos sujeitar à criação de “ empresa na hora” .Da dezenas de nomes que nos foram sugeridos, a designação Parallel Velocity Club era aquele em que se enquadrava no contexto”, conclui Jorge Galhardo.

 

 

Relativo ao ano de 2019, pedimos ao nosso entrevistado de hoje que nos fizesse o balanço, o que Jorge Galhardo logo replicou   em função daquilo que tinha acontecido em 2018, pensamos nós que iria ser igual  ano anterior,  com a esperança até de poder melhorar, mas a verdade é que os projectos não correram conforme o esperado.  Organizamos a 42ª edição do Rali à Lampreia, com substanciais melhorias a nível da segurança e de espectaculo. A prova passou a  ser feita em dois dias, com uma etapa nocturna no sábado, e enaltecemos que sempre tivemos por parte do Município de Monção, sempre  um grande entusiasmo e ideias do seu Presidente da Câmara  , também com um total apoio do seu Vice-Presidente. Isso não esquecendo todas as outras pessoas que têm estado envolvidas neste projecto.

No entanto fomos surpreendidos que a nossa prova do Campeonato Portugal de Karting não nos tinha sido atribuída .Sem qualquer tipo de  explicação por parte da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, inclusive tendo ido oferecer a “ nossa “ provas a outros clubes que inclusive já tinham provas desta categoria, e que logicamente no “fundo “ se viram “obrigados” a aceitar com total admiração .Também não foi possível organizar pelo segundo ano, o Rali Eurocidade, onde uma vez mais “ fomos “ alvo dum boicote, tendo inclusive a prova ter sido “ oferecida” a outro clube organizador. Felizmente a prova, e segundo sabemos, acabou por não ser realizada, por problemas no Município de Valença”. Mas a verdade é que para Jorge Galhardo, tudo isto poderá ter uma explicação    sobre este assunto,  referente à prova de karting, não me pretendo alongar muito mais, embora felizmente há vários clubes e muitas pessoas ligadas ao desporto automóvel que conhecem grande parte dos factos que levaram a esta situação”.

 

 

 

Mas no final de 2019, houve mais eventos, como Jorge Galhardo nos explicou o que o Paralelll Velocity Clube levou a efeito, dizendo “ no final do ano passado, mais exactamente em Dezembro voltamos a organizar co-drives,  com o Filipe Madureira e a equipa da Peres Competições/KFC.

 

 

 

Chegados a 2020, o Parallel Velocity Club já começou a sua época, como Jorge Galhardo confirmou “ já este ano de 2020,  organizamos uma sessão de testes com o Pedro Silva, que marcou presença ao volante dum Ford Escort com o qual participou  no Rali Spirit Altronix. Logo de seguida surgem  os co drives da Jalcar Motorsport e o Team MMA. No final de Fevereiro foi a 43ª edição do Rali à Lampreia, que foi disputado pela primeira vez debaixo de muita chuva .No entanto batemos o recorde de inscritos, com 56 participantes presentes. Correu tudo muito bem, com muito público que não arredou pé debaixo de chuva. Entretanto já tinha fechado para a organização de mais três provas para este ano, provas estas de regularidade histórica em que a primeira iria acontecer no passado dia 28 de Março, mas toda esta situação de pandemia que estamos a viver actualmente, e ainda por cima o centro nevrálgico da prova era em Ovar, a  prova em si está em suspenso e neste momento tanto o Paralell Velocity Club como a autarquia é muito difícil poder dar uma resposta. Temos mais duas provas, também de regularidade histórica, em que a próxima prova, onde ainda temos as nossas dúvidas , pois estava prevista para a primeira quinzena de Junho, do qual não acreditamos que vá ser possível realizar .Finalmente quanto `*a terceira prova com previsão para ter lugar em inícios de Setembro ,  temos alguma esperança que se venha a realizar .Quanto às outras duas tudo vai depender como é que este assunto das pandemia se vai desenrolar .Iremos continuar a fazer co-drives, assim como sessões de testes no mesmo local onde habitualmente organizamos os mesmos, dos quais tenho para já quatro contactos para depois serem marcadas as datas. No actual momento é impossível dizer seja o que for, pois temos de esperar”, conclui o nosso entrevistado de hoje.


Entrevista de João Raposo / www.velocidadeonline.com


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos