Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO & INDUSTRIA - FILTRO DE PARTICULAS

Domingo, 09 Fevereiro 2020 18:14 | Actualizado em Sábado, 25 Novembro 2023 11:32

Filtro de partículas em motores diesel elimina a fumaça preta na origem do cancro do pulmão

Componente atua evitando a emissão de gases poluentes e partículas na atmosfera responsável pelo desenvolvimento do cancro do pulmão.
A WALKER alerta para a importância do filtro de partículas, componente presente no sistema de escape de veículos movidos a diesel em todo o mundo.

O componente é responsável por eliminar completamente a fumaça preta proveniente da fuligem. Essa fuligem é formada pelo material particulado (MP) resultante dos processos de combustão, sendo composto por uma mistura de carbono e outros compostos orgânicos.

Quando o ser humano inala estes fumos negros, não mais são libertados dos pulmões, sendo responsáveis pelo desenvolvimento de doenças como o cancro do pulmão. Nessa medida, existem defensores de uma punição severa para os automobilistas que adulteram o sistema de escape ou simplesmente eliminam o filtro.

O filtro de partículas reduz em mais de 90% a emissão de material particulado, além de possuir função catalítica. Ele retém as partículas e as convertem em CO2 e água, purificando os gases de exaustão. Segundo um estudo do IEA-USP (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo) de 2019, a exposição à poluição do ar na cidade de São Paulo gera em seus moradores efeitos similares a se eles consumissem cinco cigarros por dia.

É importante destacar que, com legislações de restrição às emissões de poluentes cada vez mais rígidas, esta é uma das aplicações essenciais para que os veículos movidos a diesel se adequem à legislação ambiental. Os motores precisarão utilizar em conjunto o catalisador SCR, o catalisador de oxidação diesel (DOC) e o filtro de partículas para motores diesel (DPF).


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos