Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - NOVO NISSAN QASHAQI

Segunda, 01 Março 2021 05:03 | Actualizado em Terça, 21 Novembro 2023 20:29

Novo Nissan Qashqai Sexta Parte - A tradição


  • O crossover pioneiro da Nissan criou um novo segmento, onde se mantem como a referência desde 2007;
  • Mais de três milhões de unidades do Qashqai foram vendidas na Europa, para um total de cinco milhões em todo o mundo;
  • Mais de 57 mil Qashqai chegaram às estradas portuguesas desde o seu lançamento;
  • Na sua terceira geração, o Qashqai eleva de novo a experiência de condução e de propriedade.

 Em 2007, quando o Qashqai foi apresentado, não havia nada igual na estrada. A posição dos seus bancos era um pouco mais elevada do que a generalidade dos automóveis, permitindo uma melhor visibilidade da estrada, mas a sua “pegada” geral era igual à dos dois volumes seus pares no segmento C. As suas opções de motores a gasóleo e gasolina eram económicas e eficientes, existindo ainda uma versão de tração integral para os clientes que precisavam de mais tração em condições de aderência adversas. Em poucas palavras, oferecia um excelente equilíbrio entre as dimensões compactas dos dois volumes, com a sensação de robustez e visibilidade elevada proporcionada pela condução de um veículo de tração integral tradicional, sem as desvantagens ao nível do tamanho, peso ou eficiência. Desta forma, oferecia o melhor de dois mundos, quebrando as barreiras associadas aos SUV.

Efetuar previsões de vendas para um novo automóvel que não era um substituto direto de um modelo existente e para o qual não havia concorrentes diretos foi um desafio. No geral, as estimativas de vendas internas previam 100.000 unidades por ano na Europa.

As estimativas ficaram aquém da realidade. Passados poucos meses, foi implementado um turno adicional na fábrica da Nissan em Sunderland, no Reino Unido, para dar resposta à procura crescente.

As vendas do Qashqai continuaram a aumentar de ano para ano e a sua atratividade ganhou uma nova dimensão quando o Qashqai+2 foi lançado em 2008, acrescentando uma terceira fila de bancos rebatíveis numa bagageira maior, graças a uma maior distância entre eixos.

Em 2010, o Qashqai recebeu uma extensa renovação estética com diversas melhorias no exterior, particularmente no aspeto dianteiro, refletindo o facto de uma alta percentagem de clientes do Qashqai ser proveniente de segmentos superiores.

Apesar da chegada de vários concorrentes europeus, a primeira geração do Qashqai vendeu mais de 200.000 unidades por ano, em média, ao longo do seu tempo de vida.

Aquando da sua substituição pelo Qashqai de segunda geração, 17 concorrentes diretos haviam seguido as passadas da Nissan para comercializar os seus próprios crossovers.

A segunda geração do Qashqai foi colocada à venda na Europa em 2014, com um estilo mais marcante e motores mais eficientes, mais refinamento e tecnologia mais conveniente. Esta segunda geração do Qashqai quebrou um recorde, passando a ser o automóvel produzido no Reino Unido que mais rapidamente atingiu o marco de 500.000 unidades construídas.

Até hoje, mais de três milhões de unidades do Qashqai foram vendidas na Europa e mais de cinco milhões globalmente. Destes, mais de 57.000 Qashqai chegaram às estradas portuguesas desde o seu lançamento entre nós.

Atualmente, existem 26 concorrentes diretos do Qashqai na Europa. Pioneiro neste nicho da indústria automóvel, o Qashqai inventou um conceito que representa agora um segmento próprio; um segmento que continua a crescer anualmente.

Quando chegar neste verão, a terceira geração do Qashqai vai elevar de novo a fasquia e definir a norma no segmento pela sua atratividade marcante, conforto, refinamento, eficiência e tecnologia conveniente.

«Quando olho para a história do Qashqai desde 2007, vejo o melhor da Nissan. Temos a tradição de marcar o nosso próprio rumo, ser inovadores e desafiar as convenções. Poucas marcas podem afirmar que inventaram um novo segmento na indústria automóvel, mas é uma afirmação que fazemos com orgulho. Com milhões de clientes satisfeitos - e agora muitos concorrentes que nos seguiram - permanecemos a referência para a compreensão das necessidades dos compradores de automóveis europeus. A terceira geração do Qashqai irá reforçar a nossa liderança em termos de desempenho eficiente, tecnologia e design de crossovers, precisamente o que os nossos clientes procuram», afirma Jordi Vila, Vice-presidente da Divisão de Marketing e Vendas na Nissan Automotive Europe.

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos