Velocidade Online

Mundial - Ralis

CAMPEONATO MUNDO DE RALIS 2023 - RALI DA ESTÓNIA SEGUNDO A OPINIÃO DA PIRELLI

Domingo, 23 Julho 2023 22:28 | Actualizado em Segunda, 22 Abril 2024 19:23

RALI DA ESTÓNIA: VELOCIDADES MAIS ALTAS NÃO FORAM DESAFIO PARA OS SCORPION MACIOS 

 

 

 O rali da Estónia, considerado um dos mais rápidos do calendário - mas não entre os mais desafiantes - reservou algumas surpresas, relacionadas principalmente com o constante aumento de velocidade dos carros. O ritmo acelerado tornou os desafios familiares do rali mais difíceis de gerir, com as superfícies dos troços marcadas por marcas cada vez mais profundas, passagem após passagem, trechos rápidos e os já conhecidos saltos. A tudo isto, somou-se a presença de gravilha solta, algo inédito nestas estradas. 

 

As dificuldades não desencorajaram Kalle Rovanpera que, no seu Toyota, dominou em termos de ritmo e precisão, tendo somado 9 vitórias em 9 especiais no sábado, fazendo também o pleno no domingo, onde até venceu a power stage. Thierry Neuville e Esapekka Lappi, ambos ao volante de um Hyundai, ocuparam os restantes lugares do pódio. 

 

A corrida teve o seu ponto de viragem na SS6 de sexta-feira, quando Rovanpera arrebatou a liderança a Neuville, sob condições outonais, com baixas temperaturas, tempo errático e chuva forte intermitente. A chuva encheu o percurso com poças e dificultou ainda mais a já fraca aderência, mas não afetou as velocidades médias e máximas geralmente altas. 

 

 

CONFIANÇA NOS PIRELLI SCORPION MACIOS 

 

As velocidades mais altas, combinadas com as condições da corrida, contribuíram para três casos de quebra de talão, como o de Neuville na SS12, relacionados principalmente com os inúmeros saltos, mas que não influenciaram o resultado da corrida. Pelo contrário, os pneus Scorpion do composto macio foram uma das poucas "certezas" para os pilotos que, tal como na edição de 2022 do Rali da Estónia, cantaram uma melodia única em termos de estratégia de pneus: apenas macios, como era de esperar, e sempre 5 exemplares, o que demonstra a confiança no composto. 

 

CITAÇÃO PIRELLI 

 

Terenzio Testoni, responsável pelas atividades de Rali da Pirelli: "A ampla janela de operação dos nossos pneus macios provou, mais uma vez, ser o melhor aliado dos pilotos, que podem contar com um alto desempenho em todas as condições de terreno. Assistimos a um rali rápido em que as dificuldades típicas da Estónia apareceram mais severas do que o normal, devido ao ritmo consistentemente alto. Pela primeira vez nesta temporada, as velocidades não baixaram, mesmo no domingo quando a prova já estava decidida, pois todas as equipas aproveitaram a disponibilidade de pneus novos e condições muito semelhantes às da Finlândia para testar para o próximo rali. Não há dúvida de que na Finlândia os pneus Scorpion de composto macio voltarão a ser os protagonistas, mas com velocidades ainda maiores e saltos ainda mais desafiantes. 

 

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos