Velocidade Online

Mundial - Ralis

CAMPEONATO MUNDO DE RALIS 2022 - RALI DA ESTÓNIA SEGUNDO A PIRELLI

Quinta, 14 Julho 2022 16:45 | Actualizado em Sexta, 26 Abril 2024 05:51

PNEUS MACIOS PARA OS TRAÇADOS DE GRAVILHA DA ESTÓNIA 

 

 


 


 O Campeonato Mundial de Rali está de regresso às estradas rápidas de gravilha da Estónia pelo terceiro ano consecutivo, um local que pune severamente qualquer erro de condução ou estratégia. Esta será a sétima ronda do campeonato mundial e a quarta do Junior WRC. 

 

A IMPORTÂNCIA DOS PNEUS NA ESTÓNIA 

 

As 24 etapas especiais, que perfazem um total de 313,84 quilómetros, apresentam uma superfície de gravilha lisa, com alguns saltos, que, juntamente com as velocidades altas, significa que os pilotos terão de prestar muita atenção à gestão de pneus e à configuração do carro. Para complicar ainda mais, cada etapa será disputada duas vezes – incluindo as etapas de domingo – o que significa que a segunda passagem pode apresentar condições ainda mais difíceis e complicadas do que a primeira. 

 

 

OS PNEUS PIRELLI NA ESTÓNIA 

 

Scorpion KX WRC: O pneu de rali de gravilha da Pirelli para a categoria principal conta com dois compostos, ambos renovados para a temporada de 2022, com estruturas reforçadas e um design otimizado para o peso e torque extra dos carros Rally1 mais recentes. Para esta prova, o SA macio será a principal escolha, sendo capaz de oferecer uma boa durabilidade para as superfícies mais abrasivas. O HA duro será a alternativa capaz de proporcionar uma ótima aderência e resistência nas superfícies mais abrasivas 

 

Scorpion K: Os carros do Rally2 terão ao seu dispor os pneus K6B (macio) e K4B (duro), e os carros de Rally3 terão ao seu dispor os pneus K6 (macio) e K4 (duro). 

 

Citação Pirelli 

Terenzio Testoni, responsável pelas atividades de rali da Pirelli: "A Estónia tornou-se uma paragem bem estabelecida no calendário do campeonato mundial e sabemos o quão desafiadora pode ser para os pilotos, carros e, obviamente, os pneus. Os nossos pneus de gravilha já contam com três provas extremamente desafiantes, onde demonstraram a sua fiabilidade, desempenho e durabilidade, mesmo nas condições mais extremas, como a situação inédita que vivemos em Portugal. Em particular, o composto macio Scorpion – o único pneu utilizado no Quénia – provou ser um pneu muito versátil, com capacidade de se adaptar a uma ampla gama de circunstâncias. O Rali da Estónia contém desafios que são muito diferentes de outras superfícies de gravilha do campeonato, mas não menos exigentes." 

 

Pirelli em números    

    

A Pirelli vai transportar cerca de 1700 pneus para a Estónia, 500 dos quais são destinados para a classe superior dos carros Rally1.    

    

Cada piloto do Rally1 pode utilizar até 28 pneus durante o rali, incluindo no shakedown. Uma nova regra para os eventos de gravilha de 2022 significa que cada piloto pode escolher quatro pneus extra de qualquer composto, antes do shakedown, além da alocação padrão. Para o rali, cada carro terá à sua disposição:    

    

• 24 Scorpion KX WRC SA    

 8 Scorpion KX WRC HA    

   

   

A Pirelli também vai também transportar 1200 pneus para os carros das categorias de WRC2 e WRC3:    

    

• 22 Scorpion K6B (K6 para Rally3)   

• 8 Scorpion K4B (K6 para Rally3)   

• Podem ser utilizados um máximo de 30 pneus (incluindo o shakedown, ondem podem ser utilizados quatro pneus extra)    



 

Para o FIA Junior WRC, a Pirelli vais transportar: 

 

• 22 Scorpion K6 

• 6 Scorpion K4 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos