Velocidade Online

Nacional - Karting

CAMPEONATO PORTUGAL KARTING EM BALTAR

Sábado, 09 Julho 2022 10:41 | Actualizado em Sexta, 17 Maio 2024 12:41

André Serafim. Rodrigo Ferreira, Joaquim Jorge, Jesse Doorgeest, Ricardo Ribeiro, Tomás Gomes, Diogo Caetano, Francisco Correia e Artur Loureiro venceram hoje no Campeonato de Portugal de Karting Toyota, a contar para a quarta jornada dupla que está a decorrer no Kartódromo de Baltar, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria.

O Campeonato de Portugal de Karting Toyota cumpriu hoje em Baltar o primeiro dia de competição da quarta jornada dupla. A prova nortenha está a ser disputada por mais de 80 pilotos.

Categoria X30    

Na categoria-rainha do Campeonato de Portugal de Karting Toyota, a X30, com 29 pilotos em pista, João Miguel Oliveira (Tonykart) foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados, com uma volta em 47,666s. Na manga de qualificação, Jesse Doorgeest (Redspeed) ganhou na frente do piloto da Batalha, com ambos a partilharem a primeira linha da grelha para a Final, tendo Frederico Peters (Parolin) e Duarte Pinto Coelho (Tonykart) logo atrás.

A Final, disputada em 18 voltas, foi dominada por Jesse Doorgeest, com o piloto luso-holandês a liderar da primeira à última volta. Foi o regresso às vitórias de Doorgeest no CPK, com o campeão em título, Frederico Peters, a conseguir subir ao 2.º lugar. Voltando a provar que regressou em boa hora à competição, Diogo Pinto (Charles Leclerc) fez uma excelente recuperação e completou os lugares do pódio na Final deste sábado.

Duarte Pinto Coelho terminou logo atrás no 4.º lugar, enquanto João Miguel Oliveira não conseguiu desta vez materializar o seu andamento num lugar no pódio, terminando no 5.º posto.

Verdadeiramente notável foi a corrida de Henrique Cruz (Kart Republic), que fez nada menos de 19 ultrapassagens rumo ao 6.º lugar final, registando ainda a volta mais rápida (48,470s). Mário Borges (Birel ART) também subiu cinco posições e terminou no 7.º posto, na frente de Adolfo Castro (Tonykart), Diogo Marujo (Tonykart) e João Faria (Redspeed), que recuperou 12 posições para terminar no top-10. Francisca Queiroz (Kosmic) terminou num meritório 11.º posto e venceu a classe feminina em Baltar.

Entre os Master, vitória para Ricardo Ribeiro (Sodikart) que conseguiu desta vez ficar na frente do líder do campeonato, Renato Bolzan (Tonykart).

Categoria X30 Super Shifter

André Serafim (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados à geral e na Master com uma volta em 46,231s. O piloto de Loivos (Chaves) venceu depois a manga de qualificação, na frente de Hugo Marreiros (Tonykart), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com João Barros (Birel ART) e Rodrigo Ferreira (Kosmic) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 16 voltas, André Serafim aproveitou da melhor forma a pole-position para liderar de princípio e vencer quer à geral quer na Master, com a volta mais rápida em 47,424s. Rodrigo Ferreira rodou sempre na segunda posição e garantiu a vitória na Sénior, com o regressado Miguel Ramos (CRG) a completar o pódio à geral e a ser segundo classificado na Sénior.

Hugo Marreiros garantiu o quarto lugar e João Barros (Birel ART) fechou o top-5 à geral, sendo estes dois pilotos os segundo e terceiro classificados na classe Master.

O regressado Tomás Guedes (DR) cruzou a meta no sexto posto, sendo terceiro na Sénior, na frente de Rodrigo Lessa (Birel ART), quarto na Sénior.

Joaquim Jorge (Birel ART) garantiu a oitava posição e a vitória na Gentleman, seguindo-se Bruno Frota (Charles Leclerc) – 4.º na Master –, Nuno Portela (Birel ART) – 2.º na Gentleman) – e Sérgio Carvalho, 3.º na Gentleman. António Bravo Lima (Kosmic), que também pontua para a Gentleman, foi forçado a abandonar à passagem da 12.ª volta.

Categoria Júnior

Diogo Castro (Redspeed) foi o mais rápido nos treinos cronometrados em Baltar, com uma volta em 49,539s. O autor da pole-position venceu também a manga de qualificação, na frente de Rodrigo Vilaça (Tonykart), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Martim Meneses (Kart Republic) e Santiago Alves (Parolin) a arrancarem logo atrás, na segunda linha. Tomás Gomes (Kosmic) foi desclassificado devido a irregularidade no seu kart e teve de partir do 11.º e último lugar.

Na Final, disputada em 18 voltas, Martim Meneses foi o primeiro líder da corrida, mas Tomás Gomes fez um excelente arranque e foi recuperando posições até chegar ao comando, à passagem da 12ª volta. O jovem bracarense conseguiu depois ‘abrir’ uma vantagem crucial sobre a concorrência e garantiu uma vitória notável, de último para primeiro.

Martim Meneses foi o 2.º a ver a bandeira de xadrez, mas foi penalizado em 10 segundos por alegada falsa partida, caindo para o 6.º posto final. Santiago Alves foi, assim, o 2.º classificado na corrida decisiva, logo na frente de Rodrigo Vilaça.

Pedro Cachada (Tonykart) terminou logo atrás de Vilaça, no 4.º lugar, com Pedro Barbosa (Tonykart) a completar o top 5 na primeira corrida do fim de semana. Filipe Rodrigues (Birel ART) foi um meritório 7.º classificado na Final deste sábado, enquanto Henrique Oliveira (Kosmic) conseguiu subir até ao 8.º posto, na frente de Caio Bolzan (Tonykart). Ray Tavares (Formula K) completou os 10 primeiros, numa corrida onde o principal azarado foi Diogo Castro, obrigado a abandonar logo na fase inicial. 

Categoria X30 Mini

Afonso Lopes (Kart Republic) foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados, com uma volta em 53,328s. Na manga de qualificação, João Barros (Parolin) venceu na frente de Diogo Caetano (Birel ART), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Afonso Lopes e Martim Marques (Kart Republic) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 16 voltas, Diogo Caetano aproveitou bem a pole-position para liderar desde o início até à passagem da quarta volta, altura em que João Barros passou para o comando. Pouco depois, o piloto de Lisboa regressou à liderança, mas à entrada para o último terço da corrida, foi Martim Marques quem assumiu a primeira posição e não mais a largou até à bandeira xadrez, assinando também a volta mais rápida em 54,298s. Contudo, o piloto de Vila Nova de Gaia viria a ser penalizado e acabou por ser relegado para a sétima posição, tendo a vitória ficado na posse de Diogo Caetano.  

João Barros garantiu a segunda posição e logo a seguir terminaram Gabriela Teixeira (DR) e Tomás Fernandes (Kosmic), nos terceiro e quarto lugares, respetivamente, enquanto Jan Rodrigues (Charles Leclerc) fechou o top-5, na frente de Xavier Lázaro (DR).

Romeu Mello (Kosmic) cruzou a meta na oitava posição, seguindo-se os ‘rookies’ Mario Silva Lora (Kart Republic), Afonso Lopes – que na quarta vota quando era terceiro classificado e caiu para a última posição –, Afonso Azevedo (Charles Leclerc) e Duarte Rodrigues (DR).

Categoria Cadete 4T

Francisco Correia (Kart Republic) foi o mais rápido nos treinos cronometrados, registando uma volta em 58,015s. Na manga de qualificação, venceu Guilherme Morgado (Birel ART), na frente de José Pedro Pinto (Parolin). Estes dois pilotos partiram da primeira linha da grelha na Final, com Vicente Capela (Charles Leclerc) e Leonor Rocha (Parolin) logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 12 voltas, Guilherme Morgado foi o líder da corrida até à passagem da quarta volta, altura em que Francisco Correia assumiu o comando e não mais o largou até à bandeira xadrez, rubricando também a volta mais rápida em 58,408s. Guilherme Morgado garantiu o segundo lugar e a luta pela segunda posição foi bem renhida com Leonor Rocha a levar a melhor sobre José Pedro Pinto e João Francisco (Ricciardo) que, por esta ordem, fecharam o top-5.   

Francisco Iglésias (Birel ART) foi o 6.º classificado, resistindo às investidas de Martim Gomes (Birel ART), enquanto Vasco Oliveira (EKR), Guilherme Santos (Evo Kart) e Mateus Gomes (Birel ART) encerraram o top-10. Vicente Capela, que na corrida decisiva largou da terceira posição, foi forçado a abandonar, dado que na volta de lançamento saltou a corrente do seu kart.

Categoria Iniciação

Tiago Caetano (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 1m17,473s. O piloto da Escola de Karting do Oeste triunfou depois na manga de qualificação, na frente de Lourenço Antunes (Birel ART), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, Artur Loureiro (Birel ART) Martin Rodrigues, a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 5 voltas, Tiago Caetano largou da pole-position e liderou até à passagem da segunda volta, altura em que o seu colega de equipa, Lourenço Antunes, assumiu o comando. Contudo, na derradeira volta, Artur Loureiro passou para a primeira posição e não mais a largou até à bandeira xadrez – com a volta mais rápida em 1m17,141s –, somando a sua quarta vitória esta época em Finais do Campeonato de Portugal de Karting Toyota.

Lourenço Antunes e Tiago Caetano completaram o pódio, mas com José Diogo Martins (Birel ART) e Diogo Baptista (Birel ART) a terminaram logo a seguir, no top-5. Luís Fernandes (Parolin) foi sexto classificado e Martin Rodrigues (Parolin) terminou na sétima posição.  

 

Amanhã, entre as 08h00 e as 15h20 cumpre-se o segundo dia desta quarta jornada dupla em Baltar, estando a cerimónia de entrega de prémios agendada para as 15h40.

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos