Velocidade Online

Diversos - Diversos

DIVERSOS - NÃO DEIXE DE LER ESTE ESTUDO....SOBRE CORTA RELVAS

Sexta, 13 Agosto 2021 09:11 | Actualizado em Quinta, 25 Janeiro 2024 20:30

Nesta temporada aproveite ao máximo o seu corta-relva!

Para poder desfrutar plenamente do cheiro da relva recém-cortada, o especialista em sensores e ignição líder no mundo oferece informações sobre como aproveitar ao máximo o seu corta-relva.

Quando o sol começa a brilhar e os dias começam a aquecer, só pode significar uma coisa: a hibernação de Inverno do corta-relva está finalmente a chegar ao fim. No entanto, infelizmente para alguns, o longo período de inactividade do corta-relva pode levar a um desempenho deficiente ou mesmo a uma falha de arranque. Para poder desfrutar plenamente do cheiro da relva recém-cortada, o especialista em sensores e ignição líder no mundo oferece informações sobre como aproveitar ao máximo o seu corta-relva.

Esta na hora de trocar a vela

Com um pouco de sorte, um corta-relva começará a funcionar depois de um ou dois puxões do cabo de tracção quando sair pela primeira vez após o Inverno. No entanto, isto nem sempre acontece necessariamente, uma vez que muitas vezes se verificam uma variedade de problemas operacionais e de arranque. Estes podem variar desde simples soluções rápidas, como ter que pressionar a bomba do iniciador várias vezes para garantir que a gasolina seja distribuída o suficiente no motor, até tarefas de manutenção mais complexas, como substituir um filtro de ar obstruído

Na verdade, um problema que é de extrema importância para a saúde de um corta-relva é a sua vela de ignição, porque quando ela está defeituosa, o corta-relva pode ter um mau funcionamento de várias maneiras. Tal como nos veículos rodoviários, a NGK SPARK PLUG oferece uma vasta gama de velas padrão e de metal precioso para todas as aplicações de pequenas máquinas, incluindo corta-relva. Se a vela de ignição de um corta-relva tiver avariado ou estiver a funcionar mal, os principais sintomas a ter em atenção são:

Dificuldade em arrancar o motor: se o corta-relva tiver sido engordado e ainda necessitar de muitos cordões antes de arrancar, é muito provável que seja necessário substituir a vela de ignição. Com uma vela de ignição de baixo desempenho, é possível que a faísca gerada por ela não é suficientemente potente para ligar completamente a mistura de ar e combustível, o que pode causar a inundação do motor.

Desempenho do motor abaixo do padrão: uma vez que um corta-relva com uma vela de ignição defeituosa está a funcionar, é comum que se desligue repentinamente durante o funcionamento. Isto significa que você deve reiniciar, o que pode ser ainda mais difícil cada vez, porque o calor do motor pode fazer com que o espaço entre o eletrodo central e massa da vela de ignição, resultando em uma centelha de ignição ainda mais fraca.

Alto consumo de combustível: uma vela de ignição que falha fará com que a gasolina do motor do corta-relva não se queime completamente. O efeito de dominó de uma combustão ineficaz conduzirá a um aumento do consumo de combustível. Ter de reabastecer um corta-relva com mais assiduidade do que o normal é um sintoma comum de que precisa de uma vela de ignição nova.

Aparência ultrapassada: Após a inspecção visual da vela de ignição de um corta-relva, pode ser evidente que é tempo de instalar uma nova. Fissuras no isolador de vela de ignição cerâmica ou um eletrodo central com uma parte superior arredondada em vez de uma parte superior plana são indicadores-chave. Se a vela de ignição estiver impregnada de fuligem, uma limpeza completa pode ser suficiente para restaurar a funcionalidade completa. No entanto, deve ser dada especial atenção à ameaça de contaminação por carvão, uma vez que não só pode destruir a vela de ignição, mas é um sintoma de um problema de outra parte do motor, como uma mistura incorrecta de ar e combustível. Substituir a vela de ignição neste cenário só vai adiar o problema.

Como escolher a vela de ignição adequada

Para um desempenho ideal do corta-relva, a qualidade das velas de ignição é especialmente importante. Se estiver disponível uma referência da gama IX de irídium para o corta-relva em particular, o NGK SPARK PLUG recomenda a sua utilização porque o seu design avançado e elevada durabilidade reduzem as falhas de ignição, evitam a fuligem e garantem uma vida útil mais longa do que os tipos standard de ligas de Niquel. No entanto, o mais importante é evitar o uso de velas de baixo custo. Três razões principais contra a instalação de velas de substituição baratas num corta-relva ou, de facto, em qualquer motor de combustão interna são:

Desgaste mais rápido: as velas de ignição mais baratas muitas vezes causam falhas de ignição ou se desgastam mais rapidamente, encurtando a sua vida útil. Isto pode significar mau funcionamento, arranque não fiável e emissões mais elevadas e consumo de combustível.

Grau térmico incorreto: Às vezes, o grau térmico das velas de ignição de baixo custo é incorreto. Isto pode causar um superaquecimento da vela de ignição e que esta se funda, o que pode gerar danos no motor em casos extremos..

Problemas de interferência: as velas de menor qualidade podem não cumprir os "requisitos de imunidade" das redes de rádio, o que pode causar problemas de interferência.

Instalação de uma vela de ignição nova

NGK SPARK PLUG recomenda os seguintes passos ao instalar uma vela de ignição de substituição:

1. Desligue o cabo de ignição da vela de ignição na frente do motor. Este é um procedimento de segurança que impede que o motor se incendeie acidentalmente.

2. Usando uma chave de catraca ou melhor ainda, uma chave de ignição, solte a vela de ignição que está instalada. Pode ser necessária alguma força para soltar a vela de ignição. Uma vez frouxa, desenrosquela com a chave ou com a mão da mesma maneira que remove um parafuso

3. Rosque a vela com a mão até que assente na coronha. Para garantir uma instalação fácil, certifique-se de que a rosca da bucha e a rosca da culatra estejam alinhadas. Nunca a force!

4. Verifique as especificações do binário de aperto ou do ângulo de aperto na embalagem da vela de ignição e, utilizando uma chave adequada (dinamométrica, catraca ou chave de ignição), aperte a nova vela de ignição ao par ou ao ângulo correto. Certifique-se de que a vela de ignição não está nem muito apertada nem muito solta. (Poderia gerar danos no motor)

5. Volte a ligar o cabo da vela de ignição à vela de ignição e comece a cortar a relva.

Todas as velas e aquecedores novos podem ser encontrados no catálogo NGK SPARK PLUG EMEA para aplicações de pequenas máquinas que está disponível na Web NGK SPARK PLUG EMEA

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos