Velocidade Online

Diversos - Diversos

DIVERSOPS - DICAS PARA PREVENIR SINTOMAS DE ALERGIA NA CONDUÇÃO

Quarta, 11 Agosto 2021 11:38 | Actualizado em Sexta, 26 Janeiro 2024 11:37

Dicas para prevenir os sintomas das alergias na condução

Conduzir com uma máscara, limpar o interior do carro, usar óculos de sol, viajar com as janelas fechadas e manter o filtro do habitáculo correctamente são algumas das dicas do especialista em filtragem MANN+HUMMEL para uma condução segura durante a época das alergias.
A Primavera é a pior época do ano para as pessoas com alergias, e este ano os especialistas advertem que os níveis de pólen serão mais elevados devido ao clima: a queda de neve da tempestade Filomena, o degelo subsequente e as baixas temperaturas das últimas semanas favoreceram o crescimento e desenvolvimento das gramíneas selvagens, o tipo de planta que causa mais alergia ao pólen em Espanha. Embora este ano, o uso de máscaras na rua ajudará a reduzir os sintomas nas pessoas alérgicas, em casa e no carro continuaremos a sofrer os mesmos efeitos que estes são lugares onde normalmente vamos sem máscara.

Segundo o perito em filtração MANN+HUMMEL Ibérica, os sintomas de alergia ao volante podem causar sonolência devido à falta de ar fresco, dores de cabeça devido à intrusão de maus cheiros, visibilidade reduzida devido a lacrimejamento, irritação ocular ou congestão nasal, falta de concentração na estrada devido a espirros e/ou comichão na garganta e pele, e até problemas respiratórios, asma ou fadiga.  De facto, de acordo com dados da Direcção Geral de Trânsito, os condutores com alergias têm um risco 30% mais elevado de ter um acidente, principalmente porque durante os episódios de espirros, deixam de prestar atenção à estrada durante mais de 125 metros, o que seria cerca de cinco segundos a uma velocidade de 90 km/h.

O perito em filtração MANN+HUMMEL Ibérica dá-nos algumas dicas para prevenir os sintomas de alergia ao volante:

- Manter o habitáculo limpo: manter limpo o interior do automóvel impede a proliferação de ácaros, pólen, pó, bactérias e outros materiais que, além de prejudicarem a saúde dos ocupantes, deterioram o estado do automóvel.

- Não remover a máscara no interior do carro. Está provado que as máscaras são o melhor aliado para quem sofre de alergias, por isso se sofrer de alergias não retire a máscara enquanto conduz, mesmo que esteja sozinho no carro.

- Utilizar óculos de sol ao conduzir.  Os alérgicos são muito mais sensíveis à luz, pelo que o uso de óculos de sol durante a condução irá reduzir o rasgo e a perda de atenção à estrada.

- Viajar com as janelas fechadas. Conduzir com as janelas abertas na Primavera permite tanto a entrada de pólen como de pó no veículo.

- Renovar o filtro da cabine a cada 15.000 km ou uma vez por ano. Não vale a pena conduzir com as janelas fechadas se não tivermos um filtro de cabine que actue como barreira às partículas poluentes do exterior. A manutenção correcta do filtro de ar de cabine reduz a entrada de pólen no compartimento de passageiros, o que provoca reacções alérgicas e fuligem dos combustíveis diesel, entre outras partículas nocivas provenientes do exterior. "Os alérgicos e asmáticos, as crianças e os viajantes frequentes podem respirar ar mais limpo se o seu carro estiver equipado com o filtro MANN-FILTER FreciousPlus que prende quase 100% dos alérgenos, reduz o crescimento de bolores e bactérias em mais de 98% e bloqueia quase completamente a matéria particulada (PM2,5)" acrescenta MANN+HUMMEL.

- Evitar conduzir ao amanhecer ou ao anoitecer. As horas mais sensíveis do dia para a condução coincidem com o nascer e pôr-do-sol, pelo que se recomenda que os alérgicos evitem conduzir um veículo ao nascer ou pôr-do-sol.

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos