Velocidade Online

Diversos - Diversos

DIVERSOS - LIGA PISTÃO EM ACÇÃO

Quarta, 28 Outubro 2020 08:15 | Actualizado em Domingo, 22 Novembro 2020 01:26

Ivan Cardoso / Pedro Gomes surpreendem em Vila Real

Passados 4 anos da última visita ao Kartódromo de Vila Real, o regresso da Liga Pistão foi feito com a prova por equipas do campeonato 2020.  Com a participação de 7 “equipas oficiais”, 4 equipas compostas por pilotos da região e ainda 2 equipas formadas por Pistonianos que, por ausência dos seus companheiros habituais, se juntaram para esta corrida, foi um total de 26 pilotos que se apresentou em terras transmontanas. Tempo soalheiro, traçado desafiante e frota EGARAKART estimada e a prometer andamento equilibrado, as condições estavam reunidas para uma boa manhã de competição.

Com a obrigatoriedade de os dois pilotos da equipa participarem nos 10 minutos da sessão de qualificação, a pole-position foi arrecadada pela dupla Ivan Cardoso / Pedro Gomes com 1:01.325, seguidos por Simplício Taveira / Tomás Pinto (+0.335s) e Marco Eiriz / Valter Caldeira (+0.447). De referir que até ao 9º posto da grelha, todas as equipas marcaram tempos a menos de 1 segundo da pole.

Cumpridos os primeiros minutos da corrida, rapidamente se percebeu que o ritmo dos pilotos que partiram da primeira linha era superior aos demais. Volta após volta, foi-se cavando a vantagem do “benjamim” Tomás Pinto (que assumiu a liderança) e de Pedro Gomes para um pequeno pelotão de cinco karts, liderado por Marco Eiriz. Até ocorrerem as primeiras trocas de piloto a luta pela terceira posição em pista foi bastante animada. Sem janela temporal fixa para realização das trocas, ficou ao critério de cada equipa definir os três momentos de paragem obrigatória com respetiva troca de piloto. Com estratégias diferentes, foi com normalidade que a corrida entrou em momentos de mais difícil leitura. No entanto, o cumprimento do tempo mínimo de 2 minutos de tempo/volta em cada volta de troca foi globalmente bem executado pela generalidade das equipas, não tendo tido qualquer impacto, por via de potenciais penalizações, na luta pelas posições do topo da classificação.

Ao cabo da hora de prova, duas duplas de Vila Real arrecadaram para si o lugar intermédio e mais baixo do pódio, respetivamente Ricardo Matos / Albino Carneiro (+22.371s) e Simplício Taveira / Tomás Pinto (+24.471s). A grande vitória ficou para os homens que saíram da pole, Ivan Cardoso e Pedro Gomes. Ambos com estreia recente na LPT, e sem nunca terem corrido juntos, esta foi seguramente uma excelente “prenda” para estes pilotos que primam pela discrição e tranquilidade. A VMR da corrida foi estabelecida pelo muito jovem piloto da Régua, Tomás Pinto, com 1:01.018 durante o seu segundo turno de condução.

Para as contas LPT e do campeonato por equipas apenas foram consideradas as 7 equipas oficiais participantes. Assim, os 5 pontos da pole-position foram para Pedro Valente / Mário Silva JR, e os 10 pontos da VMR (1:02.036) para a Manuel Fonseca / Gonçalo Lages. Com as duplas Pedro Valente / Mário Silva JR e Diogo Amaral / Daniel Oliveira no 2º e 3º lugares, respetivamente, quem somou os 100 pontos da vitória foram os “históricos” Renato Bastos / Nuno Ribeiro que assim reentram na luta pela liderança do campeonato com 249 pts, aproveitando as ausências dos ainda líderes Gustavo Gonçalves / Hugo Carvalhido (284 pts) e de Rui Almeida / Jorge Meireles (239 pts), que assim desceram para 3º lugar da classificação geral.

A Liga Pistão regressa no dia 15 de novembro, em nova visita ao Kartódromo do Cabo do Mundo, para aquela que é a 7ª (e penúltima) ronda do calendário 2020.

 

+info sobre a Liga Pistão disponível em http://ligapistao.blogspot.com/

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos