Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO & INDUSTRIA - MINISTRO DO AMBIENTE CONDUZ TOYOTA MIRAI

Sexta, 25 Maio 2018 10:36 | Actualizado em Segunda, 13 Novembro 2023 20:30

Ministro do Ambiente conduz Toyota Mirai, o inovador carro zero emissões movido a hidrogénio

 

Toyota Mirai é vendido em vários países da Europa desde 2015 e demonstra o compromisso da marca em encontrar soluções de futuro para uma mobilidade sustentável

 

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes vai conduzir o inovador modelo da Toyota a pilha de combustível (Fuel Cell Electric Vehicles - FCEV) numa visita à sede do Grupo Salvador Caetano em Vila Nova de Gaia, hoje dia 25 de maio, pelas 16h00. Esta visita conta com a presença de José Ramos, Presidente da Toyota Caetano Portugal e de Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente da Câmara de Gaia.

 

 

A estratégia de eletrificações da Toyota está centrada na aceleração significativa do desenvolvimento e lançamento de veículos híbridos (HEV- Hybrid Electric Vehicles), híbridos plug-in (PHEV- plug-in hybrid electric vehicles), veículos 100% elétricos (BEV-battery electric vehicles), e veículos a pilha de combustível (FCEV- fuel cell electric vehicles).

 

A Toyota tem concentrado esforços no sentido de criar automóveis cada vez mais evoluídos e uma sociedade cada vez melhor. O objetivo de contribuir para uma sociedade sustentável e criar mobilidade que coloca um sorriso em quem o conduz. Abordar os desafios ambientais, como o aquecimento global, a poluição do ar e recursos naturais limitados e o fornecimento de energia são de extrema importância para a Toyota.

 

Os veículos eletrificados, que são eficientes e promovem o uso de combustíveis alternativos, são indispensáveis para a resolução urgente dos problemas ambientais. Em outubro de 2015, a Toyota lançou o Desafio Ambiental Toyota 2050 (Toyota Environmental Challenge 2050), que visa reduzir, tanto quanto possível, o impacto negativo no fabrico e condução dos veículos, bem como contribuir para a realização de uma sociedade sustentável. Assim, a Toyota pretende reduzir as emissões médias globais de CO2 dos veículos novos em 90% em relação aos níveis de 2010. Este anúncio é o principal pilar de uma iniciativa de médio a longo prazo para alcançar esse desafio.

 

 

A Toyota tem liderado no fabrico de veículos amigos do ambiente e a venda de veículos eletrificados Toyota e Lexus já ultrapassaram as 11 milhões de unidades vendidas em todo mundo. O exemplo mais evidente é a introdução do icónico modelo Prius em 1997, bem com o primeiro híbrido plug-in (PHEV)em 2012. A introdução este ano da segunda geração do Prius Plug-in incrementou a autonomia em modo elétrico. Fruto de várias décadas de investigação e desenvolvimento a marca avançou com o desenvolvimento de um veículo pioneiro movido a hidrogénio que foi colocado à venda no Japão em 2014 e que já está a contribuir para uma sociedade assente na mobilidade sustentável. Mirai - que significa “ futuro” em japonês – já chegou a vários países da Europa em 2015 e assume-se como o pioneiro do próximo passo em mobilidade ecológica, utilizando o hidrogénio como combustível e emitindo apenas vapor de água.

 

A presença do ministro na sede da Toyota Caetano Portugal, hoje, dia 25 de maio, ao volante do elétrico da Toyota a pilha de combustível, permite divulgar o compromisso da Toyota com o futuro da mobilidade sustentável.

 

Sobre o Toyota Mirai:

O Toyota Mirai é o primeiro automóvel sedan a pilha de combustível de produção em série no mundo. O Toyota Mirai iniciou a sua comercialização em 2015 e até à data tem sido vendido no Japão, Califórnia, Alemanha, Reino Unido, Dinamarca e Bélgica, com a Holanda e a Suécia em 2016, na Noruega em 2017 e com outros países a implementar postos de hidrogénio as vendas já ultrapassaram as 3500 unidades. Como demonstração da forte aposta na pilha de combustível a produção do Toyota Mirai irá aumentar para mais de 30mil unidades a partir do ano 2020.

 

Com o Mirai, a Toyota está na vanguarda do desenvolvimento da pilha de combustível, graças às avançadas capacidades de engenharia e ao profundo conhecimento e experiência da tecnologia Híbrida. O Mirai vai permitir à Toyota elevar a consciência, o conhecimento e a aceitação da tecnologia da pilha de combustível e promover o desenvolvimento da necessária infraestrutura de hidrogénio. Vai também ajudar a Toyota a compreender a experiência dos clientes com a nova tecnologia, juntamente com percursores que querem levar o combustível hidrogénio para outros níveis. Com o sistema pioneiro Toyota Fuel Cell (TFCS), totalmente desenvolvido dentro de portas, o Mirai recorre a um conjunto de pilhas de combustível, a um depósito de hidrogénio de alta pressão e ao conhecido sistema híbrido da Toyota.

 

Ao utilizar hidrogénio como combustível para gerar eletricidade, o Mirai alcança performances ambientais únicas sem qualquer emissão de CO2 ou de gases poluentes durante as viagens e, o mesmo tempo, proporciona o mesmo nível de desempenho e autonomia dos veículos com motores de gasolina, com uma generosa distância entre reabastecimentos e com um tempo de enchimento do depósito de hidrogénio em cerca de três a cinco minutos (semelhante a atestar um depósito de gasolina num posto de abastecimento

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos