Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRA - SEGUNDO A INFORMAÇÃO DO CRÉDITOYCAUCION

Quinta, 05 Outubro 2023 20:53 | Actualizado em Quarta, 30 Abril 2025 02:10

45% das empresas húngaras recebem menos crédito comercial do que desejam

A utilização do crédito comercial na Hungria como fonte de financiamento da atividade (50% das empresas) está muito acima dos fundos internos (29%) ou dos empréstimos bancários (25%).
 

De acordo com o Barómetro de Práticas de Pagamento 2023 elaborado pela Crédito y Caución, 40% do crédito comercial que os fornecedores concedem aos seus clientes na Hungria quando cobram pelos seus produtos e serviços é cobrado com atraso, o que representa um agravamento de sete pontos percentuais face aos 33% registados há um ano. Neste mercado, 55% das faturas nas transações entre empresas são pagas dentro do prazo acordado e apenas 5% não são pagos.

"A queda de 10% na quota média das vendas B2B a crédito por parte das empresas húngaras representa a queda mais acentuada de todos os mercados da Europa Oriental, embora o crédito comercial continue a desempenhar um papel fundamental neste mercado. 50% das empresas húngaras inquiridas solicitam créditos comerciais aos seus fornecedores como forma de financiamento a curto prazo. No entanto, o barómetro revela que 45% das empresas recebem menos crédito comercial do que o solicitado, indicando maior aversão ao risco", explica o relatório. A utilização do crédito comercial como uma das principais fontes de financiamento da atividade (50% das empresas) está bem acima dos fundos internos (29%) ou dos empréstimos bancários (25%).

Nos últimos meses, 40% das empresas húngaras registaram um aumento nos prazos de pagamento dos seus clientes, muito acima dos escassos 8% que registaram uma diminuição. Para proteger a empresa da falta de liquidez e evitar o risco de ficar sem caixa devido a atrasos nos pagamentos, 33% das empresas aumentaram o tempo e os recursos que gastam na cobrança de faturas não pagas, 30% atrasaram o pagamento das suas próprias faturas a fornecedores transmitindo os problemas de incumprimento por toda a cadeia de fornecimento, 26% reforçaram os seus processos internos de controlo do crédito, 23% procuraram financiamento externo e 18% atrasaram os seus próprios investimentos. 

Até final de 2023, 46% das empresas húngaras preveem crescimento nos seus negócios, mas apenas 26% esperam poder expandir os seus lucros. Trata-se de uma diferença de 20 pontos percentuais, refletindo uma expetativa de redução nas margens comerciais; 30% antecipam uma melhoria nas práticas de pagamento dos seus clientes, ligeiramente acima dos 20% que esperam uma deterioração. 

A evolução dos preços teve um forte impacto no tecido produtivo húngaro. Apenas 2% das empresas não sofreram alterações na sua estrutura de custos devido à inflação. O principal impacto tem sido nos custos de produção (para 31% das empresas), seguido dos custos de armazenamento e manutenção de inventário (23%), queda na procura dos seus produtos e serviços (17%), custos financeiros (16%) e custos de mão de obra (11%).
Sobre a 
Crédito y Caución
 
Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 24%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países. A nossa actividade consolida-se no GCO

O que é
o seguro de crédito?
 
O seguro de crédito constitui um sistema integral de gestão de crédito que protege as empresas seguradas dos incumprimentos de pagamento dos seus clientes, melhora o seu acesso ao financiamento, bem como as suas capacidades de prospeção comercial em qualquer mercado, interno e externo. Contribui decisivamente na mitigação dos riscos de crédito em processos de internacionalização. A efetividade da sua proteção baseia-se em três garantias:

Prevenção. Realizamos um seguimento permanente dos clientes dos nossos segurados. As nossas linhas de crédito comercial abrangidas por essa análise em todo o mundo superaram os 863.000 milhões de euros no final do último exercício.

Indemnização. As nossas opiniões sobre a capacidade de pagamento dos clientes encontram-se cobertas pelo seguro. No caso de não pagamento, os segurados recebem uma indemnização pelas perdas vinculadas às suas operações comerciais.

Cobrança. O não pagamento ativa mecanismos orientados à recuperação dos créditos não pagos em qualquer mercado do mundo, mesmo depois de paga a indemnização.
Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos