Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - PROJECTO FABULOS

Quarta, 28 Julho 2021 16:21 | Actualizado em Segunda, 04 Março 2024 17:02

Projeto FABULOS terminou com balanço positivo

 

 

A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto esteve envolvida, entre 2018 e 2021, no projeto europeu FABULOS que tinha como objetivo desenvolver, testar e demonstrar a viabilidade de veículos autónomos em ambiente urbano.

 

O projeto FABULOS foi financiado pelo programa de investigação e inovação Horizon 2020 da União Europeia envolveu parceiros de seis países: Estónia, Finlândia, Grécia, Países Baixos, Noruega e Portugal e foi concluído em 31 de março de 2021 com resultados muito satisfatórios.

 

Importante destacar que uma das conclusões obtidas foi, que antes de as soluções FABULOS poderem ser totalmente comercializadas e implementadas nos sistemas de transporte público, vários aspetos legislativos e características técnicas necessitam de ser melhorados. Um planeamento político sólido e a inclusão de todos os intervenientes relevantes desde a fase inicial de planeamento foi fundamental para o sucesso do projeto.

 

Frotas de autocarros autónomos foram testadas com sucesso em cinco cidades europeias

No âmbito do projeto FABULOS, foram testadas com sucesso três soluções diferentes de autocarros robotizados na Finlândia, Noruega, Estónia, Grécia e Países Baixos. O objetivo do projeto FABULOS, financiado pela EU, foi o de adquirir sistemas para a operação de transporte automático de última quilometragem e demonstrar a escalabilidade destas soluções. Com base nos resultados obtidos, foram agora entregues provas de conceitos para a gestão de frotas autónomas como parte do sistema de transporte público regular.

 

Durante a fase final de teste de campo do FABULOS Pre-Commercial Procurement (PCP), os protótipos de autocarros robôs selecionados foram testados como pequenas frotas de vaivéns entre abril de 2020 e março de 2021. Cada um dos três fornecedores escolhidos para esta fase recebeu até um milhão de euros para preparar os pilotos e validar os seus protótipos. Os três consórcios de fornecedores, cada um composto por várias empresas representando seis países no total, foram Sensible4-Shotl (finlandês-espanhol), Saga (norueguês-canadiano-holandês) e Mobile Civitatem (estónio).

 

Seis testes-piloto de sucesso com de autocarros autónomos em cinco cidades europeias

Apesar das restrições da COVID-19, todos os seis testes-piloto foram realizados de acordo com o plano: dois testes de campo por consórcio de fornecedores. Um total de 2.807 passageiros foram transportados a bordo dos autocarros autónomos e aproximadamente 14 mil quilómetros foram percorridos em condições de estrada aberta na Finlândia, Estónia, Noruega, Países Baixos e Grécia. Após cada teste-piloto, uma lista pré-estabelecida de nove requisitos funcionais, bem como a maturidade social, legal e técnica das frotas autónomas, foram avaliados por uma equipa de avaliação composta por sete membros, composta pelos parceiros de aprovisionamento e pelo parceiro técnico do projecto FABULOS, Metropolia University of Applied Sciences.

 

 

Principais lições aprendidas para os futuros pilotos de robôs de autocarro

Antes que as soluções FABULOS possam ser totalmente comercializadas e implementadas nos sistemas de transporte público, vários aspetos legislativos e características técnicas necessitam de ser melhorados. Um sólido apoio político e a inclusão de todos os intervenientes relevantes, desde a fase inicial de planeamento foi fundamental para o sucesso do projeto FABULOS. Por conseguinte, para futuras iniciativas e pilotos de autocarros autónomos, é altamente recomendado um diálogo aberto e abrangente com decisores políticos, fornecedores de tecnologia, operadores de transportes públicos e organismos reguladores.

 

Os parceiros adjudicantes atribuem grande valor ao impacto do FABULOS nos ecossistemas locais e na construção de conhecimento. Devido ao teste destas soluções inovadoras de transporte, a capacidade de todos os interessados em compreender as especificidades dos veículos autónomos, os seus sistemas e implicações aumentou exponencialmente durante o projeto FABULOS.

 

Na Europa, é necessária uma regulamentação mais harmonizada para facilitar a implementação de pilotos de autocarros autónomos e a eventual integração de transportes automatizados nas cidades. Na Estónia, Finlândia, Países Baixos e Noruega, já existe um quadro regulamentar que facilita o transporte automatizado, mas as suas condições e procedimentos variam muito. Na Grécia e em Portugal, o projeto foi um ponto de partida para lançar ou refinar tais processos legislativos. Em última análise, todos os veículos no âmbito do projeto FABULOS provaram ser capazes de ter sucesso nos procedimentos nacionais de isenção e autorização relevantes, com exceção de Portugal.

 

Não foi possível realizar testes reais com veículos autónomos na cidade do Porto, conforme o projeto havia previsto inicialmente, pois em Portugal ainda não existe enquadramento legal para essa concretização.

No entanto, o envolvimento da STCP neste projeto tão arrojado e inovador permitiu aos profissionais da empresa ter acesso à informação dos resultados dos testes realizados por outros parceiros, adquirindo desta forma, conhecimento técnico especializado, capaz de ser reutilizado para a realidade da empresa.

 

Avanços técnicos para além do estado da arte

No projeto FABULOS, o objetivo do avanço tecnológico foi estabelecido para além do atual estado da arte, em conformidade com a natureza do quadro de contratos pré-comerciais.

 

Consequentemente, as expectativas relativamente à maturidade tecnológica das soluções eram elevadas desde o início. Apesar dos esforços dos três consórcios de fornecedores, tornou-se claro que alguns dos requisitos técnicos mais difíceis não podiam ser satisfeitos em condições de tráfego misto, tais como manobras de ultrapassagem totalmente autónomas. No entanto, os testes de campo mostraram níveis de maturidade tecnológica suficientemente elevados para tornar a integração com sistemas de transportes públicos viável num futuro próximo.

 

As soluções foram além do estado da arte de várias maneiras: as velocidades dos veículos-piloto atingiram 30 km/h, com passageiros a bordo e com colinas íngremes (Gjesdal) e num ambiente urbano movimentado (Helsínquia). A capacidade de gerir uma frota de veículos autónomos em condições de tráfego urbano misto movimentado foi comprovada no projeto FABULOS, bem como as operações de um Centro de Controlo à Distância em todos os locais piloto, monitorizando as frotas. Além disso, melhorias na tecnologia de localização dos autocarros-robô permitiram operações em percursos que anteriormente exigiam pontos de referência adicionais ou eram considerados completamente impraticáveis. Além disso, a adaptação do software de condução autónoma em vários veículos "regulares" foi validada e melhorada.

 

O projeto FABULOS trouxe um aumento significativo da robustez técnica e fiabilidade dos veículos-piloto e das soluções globais. No entanto, a próxima comercialização e a implementação mais ampla do transporte automatizado está dependente de novos avanços tecnológicos nestas áreas acima mencionadas, bem como de uma aceitação mais ampla por parte dos utilizadores.

 

FABULOS Fase X

Agora que o projeto FABULOS terminou, as cidades adquirentes, outras cidades europeias e operadores de transportes públicos estão a dar os próximos passos no campo dos transportes públicos autónomos, com base nas lições aprendidas no projeto.

Os futuros desenvolvimentos no campo dos autocarros autónomos pelos parceiros da FABULOS fazem parte do passo seguinte: FABULOS Fase X.

Em relação a esta nova fase foram confirmados planos concretos para projetos de seguimento nas cidades de Helmond, Lamia e Helsínquia.

 

 

FABULOS  - Sistema de Operação de Autocarros Automatizados Futuros de Nível Urbano

Projeto de investigação e desenvolvimento que procura estabelecer e fornecer uma validação de conceito sistémica para transportes públicos automatizados para a última etapa da viagem (last-mile), como parte do sistema de transportes de áreas urbanas existentes, com base no uso de miniautocarros de condução automática.

O projeto FABULOS recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizon 2020 da União Europeia e esteve em funcionamento por um período de cerca de três anos, entre 1 de janeiro de 2018 e 31 de março de 2021.

O projeto FABULOS tem parceiros na Estónia, Finlândia, Grécia, Holanda, Noruega e Portugal (STCP).

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos