Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - 8 EM 10 PESSOAS ACREDITAM

Segunda, 21 Junho 2021 10:45 | Actualizado em Quinta, 23 Novembro 2023 13:14

8 em 10 pessoas acreditam que o futuro da indústria automóvel será elétrico

Em Portugal, 82% acreditam que o elétrico será o futuro da mobilidade urbana

Muito se tem discutido sobre o futuro da mobilidade urbana e, em particular, do setor automóvel. Sobreviverão os carros movidos através de combustíveis fósseis? Serão estes substituídos por soluções mais recentes e ecológicas, como automóveis híbridos ou elétricos? Será que, a médio/longo prazo, a indústria automóvel perderá toda a sua importância económica?

O Observador Cetelem Automóvel 2021 procurou compreender por onde passará o futuro do setor automóvel e os portugueses não têm dúvidas: 82% responderam que o veículo elétrico é o futuro da indústria, um número acima da média europeia (73%) e da média mundial (77%). O Brasil (91%), a Polónia (87%) e a Turquia (87%) são os países que mais acreditam nesta solução e, por outro lado, a Bélgica (55%), a Alemanha (56%) e a França (62%) os menos convictos.

A fé no automóvel elétrico como salvador da indústria também se mede pelo plano de investimentos dos fabricantes de automóveis em veículos híbridos e elétricos, que tem aumentado de ano para ano, prevendo-se que assim continue.

Será, portanto, um divórcio impossível entre a indústria e os consumidores? Os números apontam para que sim, mas, para garantir que não há divórcio, há uma exigência por parte dos consumidores para que os carros do futuro tenham muito poucas semelhanças com os carros de hoje. Ambiciona-se que sejam mais económicos e ultra tecnológicos, mais sustentáveis e com maior autonomia.

Metodologia:
As análises económicas e de mercado, bem como as projeções, foram realizadas em parceria com a empresa de estudos e consultoria C-Ways, especializada em marketing de antecipação.
O trabalho de campo quantitativo foi conduzido pela Harris Interactive de 2 a 11 de setembro de 2020 em 15 países: África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Japão, Holanda, Polónia, Portugal, Reino Unido e Turquia.
No total, foram entrevistadas 10.000 pessoas online (método de recolha CAWI), com idade entre 18 e 65 anos, representativas de cada país. A representatividade da amostra é assegurada pelo método quotas (sexo, idade). Foram entrevistadas 500 pessoas em cada país, exceto em França onde se realizaram 3 mil entrevistas.
Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos