Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - 1 EM 3 PORTUGUESES APOSTAM NA COMPRA DE CARROS USADOS

Segunda, 21 Junho 2021 10:28 | Actualizado em Quinta, 23 Novembro 2023 10:31

1 em 3 portugueses apostam na compra de veículos usados

Em cenário de crise, a opção pela compra de veículos usados é uma solução bastante atrativa para os consumidores.

Apesar da crise económica que o setor automóvel atravessa, registando quebras nas vendas acima dos 32% face a 2019, há tendências que se mantêm quase inalteradas e uma delas é a atração pela compra de veículos usados em período de crise.

Numa média a nível global, 25% das próximas compras será efetuada neste mercado. Os portugueses, polacos, sul-africanos, holandeses e franceses são os que, em maior número, ponderam esta hipótese. Chineses, espanhóis e japoneses rejeitam esta perspetiva, numa percentagem de cerca de 90%. Esta tendência permanece de tal forma que, nos primeiros meses de pandemia e face ao período homólogo, a Alemanha registou uma quebra nos registos de veículos novos de 64%, mas de apenas 11% nos veículos usados.

Um valor económico seguro

Num contexto em que a tensão económica impactou fortemente as famílias, o mercado de usados faz a diferença, uma vez que dispõe de um orçamento menor para gastar na compra de um novo veículo. O Observador Cetelem Automóvel 2021 procurou identificar os argumentos que reforçam o valor dos usados e destacaram-se a diferença de preço, em comparação com um novo, ser significativa (48%) e um novo modelo desvalorizar de forma mais rápida (34%). 

Dentro dos veículos usados há uma categoria que se destaca em particular: os usados com menos de um ano. Cerca de 1 em cada 4 inquiridos consideram-no "um bom compromisso” e 1 em 5 "uma maneira económica de mudar a gama”.

Metodologia:

As análises económicas e de mercado, bem como as projeções, foram realizadas em parceria com a empresa de estudos e consultoria C-Ways, especializada em marketing de antecipação.
O trabalho de campo quantitativo foi conduzido pela Harris Interactive de 2 a 11 de setembro de 2020 em 15 países: África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Japão, Holanda, Polónia, Portugal, Reino Unido e Turquia.
No total, foram entrevistadas 10.000 pessoas online (método de recolha CAWI), com idade entre 18 e 65 anos, representativas de cada país. A representatividade da amostra é assegurada pelo método quotas (sexo, idade). Foram entrevistadas 500 pessoas em cada país, exceto em França onde se realizaram 3 mil entrevistas.
Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos