Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - MICHELIN É NOTICIA

Quinta, 22 Abril 2021 19:10 | Actualizado em Sábado, 13 Abril 2024 08:44

MICHELIN COMERCIALIZAÇÃO DO MICHELIN E.PRIMACY, O PNEU ECO-RESPONSÁVEL CONCEBIDO PARA DURAR


  • Primeiro pneu eco-responsável da MICHELIN, concebido para minimizar o seu impacto ambiental graças a uma avaliação do ciclo de vida(1)
  • A resistência ao rolamento mais baixa da sua categoria(2)(3), o que permite poupar combustível, reduzir as emissões de CO2 e aumentar a autonomia dos veículos elétricos(4)(5)
  • Equilíbrio neutro em emissões de COno momento da compra(1)
  • Concebido para oferecer um elevado nível de performance do primeiro ao último quilómetro(3)(6)

Desde 1 de março de 2021, os condutores de automóveis citadinos, berlinas e SUV compactos podem equipar os seus veículos com motores térmicos, híbridos ou elétricos com os novos MICHELIN e.PRIMACY. Esta nova geração de pneus é caracterizada por oferecer uma convincente combinação entre alta performance, eficiência e mobilidade sustentável.

Primeiro pneu eco-responsável da Michelin

Desenvolvido com base na análise do ciclo de vida, o MICHELIN e.PRIMACY oferece aos condutores um elevado nível de performance ao mesmo tempo que reduz o seu impacto ambiental. Conta com etiquetagem A em termos de eficiência energética, e B em aderência sobre piso molhado. Dado que menos de 1% dos pneus combinam, de forma simultânea, uma etiquetagem A em resistência ao rolamento, e A ou B em aderência(7), tal torna o MICHELIN e.PRIMACY num dos melhores pneus do mercado.

Campeão em resistência ao rolamento na sua categoria(2)(3)

A baixa resistência ao rolamento oferece múltiplos benefícios aos utilizadores em função do tipo de veículo:

  • Para condutores de veículos com motor térmico, pode reduzir o consumo de combustível em até 0,21 l/100 km(4), o que representa uma poupança de 80 euros(5) durante a vida útil do pneu.
  • Estima-se que o benefício para o planeta, durante a vida do pneu (5) seja de uma redução das emissões de COde 174 kg, equivalente às emitidas por um veículo ao percorrer uma distência de 1600 km(8).
  • No caso dos veículos elétricos, o MICHELIN e.PRIMACY pode aumentar a autonomia em até 7%(4)

Equilíbrio neutro em emissões de CO2 no momento da compra(1)

A Michelin também decidiu compensar as emissões de CO2 associadas à produção dos pneus MICHELIN e.PRIMACY, e ao respetivo transporte até ao ponto de venda, mediante projetos de parceria com a Livelihoods Carbon Funds(1).

Performance concebida para durar

O MICHELIN e.PRIMACY mantém o seu elevado nível de performance do primeiro ao último quilómetro(3)(6). A vida útil do desenho da banda de rolamento é prolongada graças à tecnologia Maxtouch Construction TM, que maximiza o contacto do pneu com a estrada, e distribui de forma mais uniforme as forças durante a travagem e a aceleração. O desempenho em termos de segurança também se mantém durante toda a vida útil do pneu. Mesmo depois de 30 000 km percorridos, o MICHELIN e.PRIMACY continua a superar o teste da certificação europeia de travagem sobre piso molhado(6).

Disponível em 56 referências, para jantes de 15 a 20 polegadas, e para todo o tipo de veículos, incluindo híbridos e elétricos, o MICHELIN e.PRIMACY encabeça uma nova geração de pneus MICHELIN de design eco-responsável. Especialmente adequado para a transição para a mobilidade elétrica ou híbrida, o MICHELIN e.PRIMACY é fabricado na Europa para o mercado europeu.

Nos últimos meses, vários fabricantes de automóveis optaram por equipar os seus veículos com os novos pneus MICHELIN e.PRIMACY. Em particular, estará disponível no Citroën C4, no Citroën C5 Aircross, no. DS4 Crossback e no Toyota Aygo.

O MICHELIN e.PRIMACY é a escolha perfeita para os condutores que procuram um pneu sustentável e económico em termos de consumo de combustível, que ofereça a performance nos domínios da segurança, da aderência e da duração por que são reconhecidos os pneus MICHELIN.

 

(1) Equilíbrio neutro de COno momento da compra – a Michelin reduziu as emissões de COdos seus centros de produção em 25% desde 2010, e tem como objetivo alcançar o equilíbrio neutro em carbono no ano de 2050. A Michelin participa no financiamento de projetos destinados a absorver ou evitar as emissões de CO2, e recorre aos créditos de carbono gerados por estes projetos hasta ao nível das emissões residuais vinculadas à produção dos pneus MICHELIN e.PRIMACY (desde a extração das matérias-primas ao transporte até ao cliente). Programa realizado em parceria com o fundo de carbono Livelihoods, que financia projetos de replantação de árvores, ou a instalação de estufas energeticamente mais eficientes, em vários países do mundo.

(2) A categoria de pneus a que pertence o MICHELIN e.Primacy é definida pelas gamas de pneus de verão de marcas premium como a CONTINENTAL, a GOODYEAR, a BRIDGESTONE, a PIRELLI ou a DUNLOP, que podem ser adquiridos por um utilizador numa oficina ou distribuidor. Esta categoria não inclui pneus concebidos para alcançar objetivos específicos de fabricantes de automóveis.

(3) Testes de resistência ao rolamento realizados em máquina pela Applus Idiada, a pedido da Michelin, em junho de 2020 (com pneus novos) e em agosto de 2020 (com pneus desgastados mediante escovagem até 2 mm), na medida 205/55 R16 91V, comparando o MICHELIN e.PRIMACY (novo: 5,58 kg/t; desgastado: 5,13 kg/t) com os MICHELIN PRIMACY 4 (7,74 kg/t; 6,25 kg/t); BRIDGESTONE TURANZA T005 (7,17 kg/t; 5,81 kg/t); CONTINENTAL ECOCONTACT 6 (6,39 kg/t; 5,49 kg/t); CONTINENTAL PREMIUM CONTACT 6 (8,93 kg/t;6,94kg/t); DUNLOP BLURESPONSE (7,97kg/t; 5,54kg/t); GOODYEAR EFFICIENT GRIP 2 (7,01kg/t;5,38 kg/t); PIRELLI CINTURATO P7 AZUL (6,96 kg/t; 6,30 kg/t); e PIRELLI CINTURATO P7 (8,79 kg/t; 6,97 kg/t). A poupança real pode variar em função dos hábitos de condução, do tipo de veículo e da pressão dos pneus.

(4) Quando novo, o pneu MICHELIN e.Primacy gera, em médio, menos 2 kg/t de resistência ao rolamento do que a concorrência, o que representa uma redução do consumo de combustível de até 0,21 l/100km, equivalente a uma diminuição nas emissões de C02 de até 5 g para um VW Golf 7 1.5 TSI, ou o equivalente a uma melhoria da autonomia de até 7% para um VW e-Golf.

(5) Ao longo da sua vida útil, o MICHELIN e.Primacy oferece uma resistência ao rolamento 1,5 kg/t inferior, em média, à dos seus concorrentes , o que representa uma diminuição do consumo de combustível equivalente a 80 euros, e uma redução das emissões de COde 174 kg. As melhorais são estimadas com base em dados médios entre pneus novos e desgastados com 2 mm de rasto, para ter em conta a performance em conduções reais de utilização, com base em 35 000 km percorridos e um preço do combustível de 1,46 euros por litro (https://ec.europa.eu/energy/data-analysis/weekly-oil-bulletin_en, data 6/1/2020, calculados nos 10 principais países para movimentos de veículos a motor em território nacional e estrangeiro – https://ec.europa.eu/eurostat/web/transport/data/database). A poupança real de combustível pode variar dependendo do estilo de condução, do tipo de veículo e da pressão dos pneus.

(6) O pneu MICHELIN e.Primacy, na medida 205/55 R16 91V, tanto novo como desgastado (por “desgastado” entende-se um pneus desbastado em máquina até que o rasto restante alcance a altura dos indicadores de desgaste máximo, segundo a norma europeia relativa a indicadores de desgaste ECE R30r03f), está acima do limite da norma europeia R117 nos testes de certificação de travagem em piso molhado, tomando como base para o teste um desgaste equivalente a 30 000 km de utilização.

(7) Análise das etiquetagens de acordo a base de dados Lizeo, em junho de 2020, para pneus de verão para veículos de passageiros.

(8) 174 kg de CO2 correspondem a uma distância de 1611 km percorrida por um VW Golf VII (2) MY2020 1.5 TSI EVO 130 BLUEMOTION TECHNOLOGY 7CV CARAT BV6 5P (https://www.lacentrale.fr/fiche-technique-voiture-volkswagen-golf-vii+(2)+1.5+tsi+evo+130+bluemotion+technology+7cv+confortline+bv6+5p-2020.html). Fonte: https://www.iea.org/areas-of-work/programmes-and-partnerships/the-iea-mobility-model

 

A Michelin ambiciona melhorar de forma sustentável a mobilidade dos seus clientes. Líder do sector do pneu, a Michelin concebe, fabrica e distribui os pneus mais adaptados às necessidades e às diferentes utilizações dos seus clientes, assim como serviços e soluções para melhorar a eficácia do transporte. De igual modo, a Michelin oferece aos seus clientes experiências únicas nas suas viagens e deslocações. A Michelin também desenvolve materiais de alta tecnologia para diversas utilizações. Com sede em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega mais de 123 600 pessoas e dispõe de 71 centros de produção de pneus, que, em 2020, fabricaram 170 milhões de pneus (www.michelin.pt).

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos