Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - COMO CONDUZIR REDUZINDO A PEGADA DE CARBONO

Quinta, 01 Abril 2021 07:50 | Actualizado em Segunda, 04 Março 2024 05:42

COMO CONDUZIR REDUZINDO A PEGADA DE CARBONO


 A pegada de carbono é a medida com que é calculado o impacto sobre o meio ambiente das nossas ações, e tem em conta as emissões de gases com efeito de estufa.  Conduzir um automóvel tem um impacto sobre a pegada de carbono de cada qual, mesmo no caso dos veículos de baixas emissões. Porém, existem técnicas de condução eficiente que podem fazer com que a condução diária seja mais respeitadora do meio ambiente. 

Abaixo,  ficam alguns conselhos que ajudarão a ter maior consciência da forma como se conduz:  

Moderação a aceleração e a travagem

A condução ecológica tem tudo que ver com o ser-se suave com os impulsos. Tal significa travar mais cedo e de forma mais suave, quando é necessário reduzir a velocidade ou parar. E o mesmo se aplica à aceleração: pressionar suavemente o pedal do acelerador, para ganhar velocidade de modo mais progressivo. Algo particularmente importante no arranque em semáforos ou cruzamentos. 

Algo que não só reduzirá a quantidade de CO2 emitida pelo automóvel, como irá ajudar, também, a poupar combustível. 

Escolher os pneus adequados 

A vida útil dos pneus deve ser uma consideração chave para reduzir a pegada de carbono. Tal como em qualquer processo de fabrico, a produção de pneus emite CO2, pelo que faz sentido escolher os pneus que mais durem, mas também deve ser considerada a respetiva resistência ao rolamento. 

Esta preocupação é tida muito em conta nos veículos de maior porte, geralmente mais focados na eficiência, mas também é útil tê-la nos automóveis de turismo. Pneus como o EfficientGrip Performance 2 da Goodyear são um excelente exemplo de um pneu que dura mais (até 50% mais, por comparação com o seu antreecesso1), e com uma baixa resistência ao rolamento, para utilização no verão. 

Verificar os pneus

Pneus com pressão de enchimento insuficiente podem ter grande impacto sobre as emissões produzidas pelo veículo. É necessário verificar regularmente a pressão dos pneus, para garantir que estão corretamente cheios.  

A pressão ideal dos pneus do automóvel  pode ser encontrada no manual do proprietário do veículo. O uso de pneus com pressão de enchimento insuficiente pode dificultar a condução do automóvel e, ao mesmo tempo, aumentar o consumo de combustível e as emissões de escape. 

Não carregar em excesso o automóvel

Quanto mais pesado estiver o automóvel, de mais potência necessitará para mover-se, por isso, um bom conselho é retirar do veículo tudo o que não seja necessário para a viagem.  Transportar objetos pesados ​​desnecessariamente pode aumentar a pegada de carbono e causar desgaste no veículo. 

As malas de tejadilho provocam um arrasto aerodinâmico que pode aumentar significativamente as emissões de carbono. Caso a mala não esteja a ser utilizada, ou os artigos na mesma contidos possam ser transportados no interior do automóvel, esta deve ser retirada do tejadilho do automóvel. Tal ajuda a aumentar a eficiência global do automóvel durante uma viagem. 

Utilizar o cruise control

Em viagens longas, se possível, utilizar o cruise control. Deixar que seja o automóvel a encarregar-se dessa tarefa reduz algumas ações bruscas, como a aceleração intensa. Uma velocidade estabilizada é muito mais eficiente, na perspetiva do consumo de combustível, do que alterações recorrentes de velocidade. 

Conduzir com os vidros fechados

Ainda que possa ser agradável conduzir com os vidros abertos, a velocidades elevadas, tal tem grande impacto sobre as emissões produzidas pelo automóvel. Os vidros abertos aumentam a resistência aerodinâmica, e, para combatê-la, o automóvel utilizará mais combustível e, assim, produzirá mais emissões de carbono. 

Fazer a revisão do automóvel

Garantir que o automóvel está em perfeito estado de manutenção ajudará a que este seja o mais eficiente possível. Os pequenos problemas poderão torna-se em problemas maiores, que podem fazer com que o automóvel consuma mais combustível do que o necessário. 

Para reduzir a pegada de carbono há que ter consciência das atividades que produzem mais CO2. Com algumas pequenas alterações na condução, e na manutenção do automóvel, é simples reduzir a pegada de carbono enquanto se está na estrada. 

 

Sobre a Goodyear Tire & Rubber Company

A Goodyear é uma das maiores empresas do mundo do sector do pneu. Emprega cerca de 62 000 pessoas e fabrica os seus produtos em 46 instalações em 21 países de todo o mundo. Os seus dois centros de inovação, em Akron (Ohio) e em Colmar-Berg (Luxemburgo), esforçam-se por desenvolver produtos e serviços de última geração, que marcam o padrão da indústria em termos de tecnologia e desempenho.

 Para mais informação sobre a Goodyear e os sus produtos, visite www.goodyear.pt

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos