Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - FUSÃO EUROPEIA

Domingo, 07 Fevereiro 2021 11:13 | Actualizado em Domingo, 19 Novembro 2023 01:57

Luz verde europeia para a fusão entre PSA e FCA

Sim ao casamento na condição de os dois grupos respeitarem integralmente os compromissos tomados para preservar a concorrência.

A Comissão Europeia acaba de dar, no dia 21 de dezembro de 2020, luz verde para a fusão da PSA e da FCA. No entanto, ambos os grupos terão de respeitar integralmente os compromissos assumidos durante a investigação do mercado de VCL.

Embora inicialmente anunciada para 2 de fevereiro de 2021, a decisão da Comissão Europeia sobre a fusão entre PSA e FCA caiu na segunda-feira, 21 de dezembro de 2020. Bruxelas, portanto, disse sim ao casamento na condição de os dois grupos respeitarem integralmente os compromissos tomados para preservar a concorrência nos pequenos utilitários.

 Em particular, comprometeram-se a estender o acordo de cooperação entre a PSA e a Toyota em comerciais ligeiros. A PSA já fabrica veículos comerciais para este concorrente japonês vendidos na União Europeia. O número de veículos produzidos para a Toyota aumentará e o preço a que este fabricante os compra será reduzido. Este também será o caso de peças sobressalentes e acessórios. Além disso, a PSA e a FCA terão de facilitar o acesso dos concorrentes às suas redes de reparação e manutenção para este tipo de veículo, afirmou a Comissão Europeia num comunicado de imprensa.

"Podemos autorizar a fusão entre a Fiat Chrysler e a Peugeot SA, pois os seus compromissos facilitarão a entrada e a expansão no mercado de comerciais utilitários ligeiros. Nos outros mercados onde os dois construtores operam atualmente, a concorrência continuará forte após a fusão", disse Margrethe Vestager, Vice-Presidente da Comissão responsável pela concorrência.

A FCA e o Groupe PSA acolheram "calorosamente a aprovação da fusão pela Comissão" num comunicado. O casamento será aprovado formalmente numa assembleia geral extraordinária de acionistas em 4 de janeiro de 2021.
Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos