Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA -Nissan, E.ON Drive e o Imperial College destacam os benefícios económicos e de poupança de carbono devido à tecnologia de ligação

Segunda, 25 Janeiro 2021 11:27 | Actualizado em Terça, 14 Novembro 2023 12:32

  • A tecnologia de ligação do veículo à rede elétrica pode ajudar a alcançar poupanças gerais em termos de custos com energia de até 980 milhões de euros por ano no Reino Unido;
  • A adoção desta tecnologia de carregamento de duas-vias acelerará o progresso em direção à descarbonização do sistema energético;
  • Os Nissan LEAF e e-NV200 são os únicos automóveis totalmente elétricos produzidos em massa compatíveis com a tecnologia V2G.

 Como resultado de uma grande colaboração que envolve a Nissan, a E.ON Drive e o Imperial College de Londres acaba de ser publicado um Livro Branco que explora de que forma a capacidade de carregamento bidirecional dos veículos elétricos (VE) poderia contribuir para a redução das emissões e ajudar a alcançar objetivos a longo prazo relacionados com as alterações climáticas.

O Livro Branco fornece recomendações de apoio e reclama a introdução de incentivos para a aceleração da adoção alargada de sistemas de carregamento de ligação do veículo à rede elétrica (V2G – Vehicle to Grid), permitindo o desbloqueio destes benefícios.

Aborda também alguns dos desafios que serão enfrentados nos primeiros dias da V2G, particularmente no que toca à criação de uma atividade comercial fiável no contexto do desenvolvimento dos mercados energéticos e da respetiva regulamentação.

Click image to enlarge

A Nissan, a E.ON Drive e o Imperial College são parceiros num projeto de uma frota comercial V2G - designado como e4Future - que visa demonstrar de que forma os furgões e automóveis elétricos podem apoiar a rede elétrica do Reino Unido e fornecer uma solução rentável e sustentável para as frotas comerciais.

O projeto e4Future faz parte de um projecto V2G financiado pelo Department for Business Energy and Industrial Strategy (BEIS) e o Office for Zero Emission Vehicles (OZEV), em parceria com a Innovate UK, parte da UK Research and Innovation.

A publicação do Livro Branco surge na sequência do primeiro teste V2G em grande escala lançado em agosto passado e envolvendo 20 carregadores instalados no Centro Técnico Europeu da Nissan em Cranfield.

Andrew Humberstone, Diretor Executivo da Nissan Motor (GB) Ltd. comentou: «Existe um potencial enorme para que a ligação do automóvel à rede elétrica ofereça enormes poupanças, quer em termos financeiros para os operadores de sistemas elétricos e frotas automóveis, quer em termos ambientais, reduzindo significativamente as emissões de CO2 ao longo do sistema elétrico do Reino Unido. A Nissan está na vanguarda dos esforços para a realização deste potencial».

O Livro Branco indica que a tecnologia V2G será capaz de fornecer os seguintes benefícios:

  • O potencial para a redução das emissões de carbono do sistema energético do Reino Unido de até -243g CO2/km.
  • Poupanças em custos operacionais no sistema elétrico de até €13.280 euros por ano e por VE e uma redução de CO2 de aproximadamente 60 toneladas por ano e por VE.
  • Os benefícios anuais de carregamento de uma frota V2G poderão situar-se entre os 775 e 1.380 euros por veículo.

O professor Goran Strbac, Honorário em Sistemas de Energia Elétrica no Imperial College de Londres, afirmou: «A nossa investigação demonstrou que a tecnologia V2G é capaz de fornecer benefícios económicos muito substanciais para o sistema energético assim como reduzir as emissões de carbono. A flexibilidade adicional fornecida pelas frotas de V2G pode melhorar consideravelmente a eficiência do sistema e reduzir os investimentos em geração com base em novos sistemas de carbono reduzido, mantendo ao mesmo tempo os alvos de descarbonização nacionais».

Para mais informações sobre de que forma os negócios com frotas se podem envolver com a V2G, visite www.eonenergy.com/v2g.

Historial

Em janeiro de 2018, o BEIS e OZEV anunciaram que 21 projetos (8 estudos de viabilidade, 5 projetos de investigação e desenvolvimento em cooperação e 8 projetos de ensaio V2G em condições reais) receberiam investimentos no valor de €33 milhões para o desenvolvimento de propostas comerciais e da tecnologia central para o suporte à implementação da V2G no Reino Unido, incluindo a sua demonstração através de ensaios em grande escala.

Os projetos envolvem mais de 50 parceiros industriais e organizações de investigação dos setores energético e automóvel, assinalando as maiores e mais diversas atividades de V2G no mundo e ensaiando mais de 1.000 veículos e unidades de carregamento V2G no Reino Unido.

Os projetos representam um grande passo em direção à transição para os transportes de carbono reduzido e um sistema energético inteligente. Permitir que os VE devolvam energia à rede elétrica sempre que estiverem estacionados e ligados à rede de carregamento, aumentará a elasticidade da rede, permitirá uma exploração melhorada das fontes renováveis e reduzirá o custo de propriedade de um VE, levando a novas oportunidades comerciais e claras vantagens para os utilizadores de VE e consumidores e energia.

Tecnologia de ligação do veículo à rede elétrica (V2G)

A tecnologia V2G permite que a eletricidade flua em ambas as direções de e para baterias dos automóveis elétricos, permitindo que a energia armazenada na bateria seja revendida à rede sempre que a procura de energia seja elevada. Os automóveis poderão então carregar quando a procura é baixa ou quando a geração renovável é elevada, reduzindo a dependência da geração a partir de combustíveis fósseis e conferindo à V2G um papel central nos esforços de redução do carbono. A tecnologia pode também libertar capacidade nas redes de eletricidade que distribuem a energia por todo o país.

Os automóveis pertencentes a frotas são muitas vezes perfeitos para aplicações de V2G, em grande medida devido aos padrões de utilização regulares e previsíveis e ao facto de muitas vezes regressarem à base no final do dia de trabalho, onde permanecem imobilizados durante a noite. Estas são as condições perfeitas para a V2G utilizar energia armazenada nas suas baterias, antes de assegurar que os automóveis se encontram totalmente carregados e prontos para utilizar novamente na manhã seguinte.

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos