Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - REPSOL E ELIX POLYMERS ASSINAM ACORDO

Quinta, 22 Outubro 2020 14:24 | Actualizado em Quinta, 22 Fevereiro 2024 03:59

REPSOL E ELIX POLYMERS ASSINAM ACORDO DE COLABORAÇÃO NO ÂMBITO DA ECONOMIA CIRCULAR

  

·      Repsol e ELIX Polymers vão impulsionar o uso de materiais circulares em produtos de elevado valor acrescentado para setores como o automóvel, saúde, eletrodomésticos, construção civil, entre outros.

·      Repsol fornecerá estireno circular de reciclagem química, certificado pela ISCC PLUS, que a ELIX Polymers utilizará na produção de polímeros técnicos de elevado desempenho, como o ABS e o SAN.

 

O acordo alcançado entre a Repsol e a ELIX Polymers permitirá desenvolver um quadro de colaboração no âmbito da economia circular que inclui o compromisso de fornecer regularmente estireno circular com certificação ISCC Plus a partir de 2021. Deste modo, ambas as empresas reforçam a sua relação, colaborando estreitamente para a concretização dos seus objetivos dentro das respectivas estratégias de economia circular.

A Repsol produz, desde o final de 2019, poliolefinas e outros produtos petroquímicos circulares, como o estireno, com a certicifação da ISCC PLUS. Esta certificação, que todos os complexos petroquímicos da Repsol possuem, permite à empresa garantir a rastreabilidade dos resíduos utilizados, para oferecer aos seus clientes um produto com material reciclado para aplicações que exigem  elevados requisitos de limpeza e segurança. Estes produtos circulares são obtidos mediante a reciclagem química de resíduos plásticos pós-consumo que não são adequados para a reciclagem mecânica.

Além do fornecimento regular de estireno circular certificado, o acordo inclui a possibilidade de desenvolver projetos conjuntos no âmbito da circularidade para aplicações como brinquedos, pequenos aparelhos eletrodomésticos, artigos de jardim, peças para o exterior e interior de automóveis ou dispositivos médicos.

A Repsol tem uma estratégia de economia circular desde 2016 que é aplicada ao longo de toda a cadeia de valor da empresa, desde a obtenção de matérias-primas até à comercialização de produtos e serviços.

Esta iniciativa junta-se aos 200 projetos que a Repsol tem atualmente em curso neste âmbito para promover o objetivo anunciado pela empresa, a 2 de dezembro, de ser zero emissões líquidas em 2050, a primeira empresa do seu setor a assumir esta meta.

No âmbito da sua estratégia de sustentabilidade, a ELIX Polymers está a desenvolver soluções sustentáveis de alta gama para os seus clientes. Para isso, a empresa estabelece parcerias com fornecedores de matérias-primas que lhe permitam integrar cada vez mais matérias-primas renováveis, ABS de elevada qualidade reciclados de forma mecânica e monómeros provenientes da reciclagem química nos produtos ELIX. Tudo isso com o objetivo final de reduzir a pegada ecológica e contribuir para o estabelecimento de novos padrões para a indústria dos plásticos.

A Repsol e a ELIX Polymers são membros da plataforma SCS (Styrenics Circular Solutions), uma iniciativa conjunta da indústria para aumentar a circularidade dos estirénicos.

Colaborações, como a agora anunciada com a ELIX Polymers permitem criar as sinergias necessárias para acelerar a implementação de soluções circulares e oferecer à sociedade produtos fabricados a partir de materiais que incorporam material reciclado, sem que os clientes percebam alterações nas suas propriedades e os envolvam no consumo responsável e circular.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos