Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA-O LIVRO BRANCO DA MASERATI

Quinta, 10 Setembro 2020 17:09 | Actualizado em Quarta, 13 Dezembro 2023 20:32

O LIVRO BRANCO DA MASERATI

Para a Maserati, este é o início de uma nova era. A marca do Tridente assume o protagonismo com novos modelos, inovações e projetos revolucionários: para a marca, o foco está fortemente apontado ao futuro.

Depois da faísca acesa pelo Ghibli Hybrid, apresentado em julho, da potência da Coleção Trofeo, lançada em agosto, e da estreia mundial do superdesportivo MC20, revelado ao mundo num evento sem precedentes, é, agora, tempo para uma autêntica viagem ao futuro da Maserati em Modena, onde o amanhã da marca está a ser construído, começando pelas suas raízes.

Inovação, paixão e exclusividade conduzem a marca nesta fase de renovação total.

O ponto de partida para esta viagem é a histórica fábrica da Viale Ciro Menotti, em Modena. A fábrica de Modena, onde a marca do Tridente tem tido a sua casa há mais de 80 anos, é um local mágico, que combina o ADN “Made in Italy” da marca, e o seu legado, com um irreprimível impulso rumo ao futuro e à inovação: a fábrica foi modernizada com novas instalações de produção, de montagem de motores e de pintura, especificamente para o novo MC20.

Na verdade, o Nettuno, a inovadora unidade motriz V6 do superdesportivo, é a primeira criação do Maserati Engine Lab, o novo polo de motores recentemente criado nas instalações de Modena, as quias foram, também, pela primeira vez na sua história, equipadas com uma área de pintura de última geração e respeitadora do ambiente.

O MC20 é o primeiro passo da nova era, o primeiro modelo a marcar um novo ritmo rumo ao futuro. O design impressionantemente elegante do superdesportivo é alcançado através de uma série de opostos finamente equilibrados: uma combinação entre manufatura e engenharia, elegância e performance, espírito da competição e prazer ao volante. Desenhado pelo Maserati Style Centre, em Turim, o MC20 é totalmente concebido e produzido em Modena, e começou a tomar forma nos laboratórios do Maserati Innovation Lab, o polo de engenharia da marca do Tridente, uma instalação de excelência, onde todos os modelos da Maserati do presente e do futuro são trazidos à vida.

No Maserati Innovation Lab, em Modena, processos digitais apoiam o desenvolvimento de produto, aplicando a exclusiva fórmula da Maserati, que adota uma abordagem integrada para dar prioridade ao fator humano logo desde as fases iniciais: o foco no cliente é incorporado no mundo da simulação virtual através de uma exclusiva combinação de hardware e software. De facto, mais de 90% da dinâmica do veículo do MC20 foi desenvolvida com o auxílio de modelos virtuais, fazendo uso de uma abordagem inovadora, denominada Virtual Vehicle Dynamics Development, gerida internamente pela própria Maserati.

O Maserati Innovation Lab é, deste modo, o local perfeito para debater o futuro da marca, e nos seus laboratórios irão nascer o Folgore e o novo SUV Grecale.

Folgore é a nova estratégia para a eletrificação ao estilo da Maserati, e acende a chama de uma nova energia. Uma energia que irá projetar o Tridente rumo ao futuro.

Os novos Maserati GranTurismo e GranCabrio serão os primeiros modelos da marca a adotar soluções 100% elétricas; serão concebidos em Modena e construídos no polo de produção de Turim. Irá, igualmente, existir uma versão elétrica do MC20, a produzir na fábrica da Maserati em Modena.

O primeiro passo para a eletrificação da gama é o Ghibli Hybrid, lançado em junho. O desafio que a Maserati tinha pela frente era entrar no mundo da eletrificação sem atraiçoar a filosofia e os valores nucleares da marca. O resultado? A criação do melhor híbrido possível. Mantendo-se fiel ao seu ADN, a Maserati escolheu uma solução híbrida centrada, principalmente, na melhoria da performance, ao mesmo tempo reduzindo o consumo e as emissões.

futuro SUV da Maserati terá o nome de um vento. Será denominado Grecale, recebendo o nome do forte vento nordeste do Mar Mediterrâneo, e está destinado a desempenhar um papel determinante no desenvolvimento da marca.

A Maserati possui uma tradição de longa data de batizar os seus automóveis com o nome dos mais famosos ventos do mundo.

Tudo começou em 1963, com o lendário Mistral. A que se seguiram Ghibli, Bora, Merak e Khamsin. E, em 2016, o Levante, o primeiro SUV da história da Maserati.

A nova era da marca abrange, de igual modo, a personalização dos seus modelos. Graças ao novo programa Maserati FUORISERIE, será, agora, possível, personalizar qualquer Maserati ao gosto do cliente, e a cada comprador é oferecida a oportunidade de uma experiência única, na nova oficina de “alfaiataria automóvel”, a ser criada na sede de Modena. Para ajudar os clientes a definir o seu caminho através das milhares de combinações possíveis, criámos três coleções essenciais como pontos de partida, três coleções – denominadas Corse, Unica e Futura – que expressam o poder da marca e representam os seus valores, juntando uma performance de cortar a respiração com elegância e inovação.

No seu caminho rumo ao futuro, a marca mantém, orgulhosamente, as suas ligações ao seu ADN; a Maserati parte de Modena, do coração do Motor Valley italiano, epicentro da paixão, da performance e da audácia, e também dá o devido realce aos maravilhosos automóveis do seu passado, através dos serviços dedicados do novo programa Classiche.

Adicionalmente, para assinalar o arranque da nova era da marca e o relevante evento “MMXX: Time to be Audacious”, os holofotes incidem sobre o palco da mobilidade a nível global e a Maserati reforça a sua ligação com a sua cidade natal: Modena foi escolhida para a apresentação ao mundo da mais recente adição à família, o MC20, e um dos exemplares do modelo é exibido na Piazza Grande, sob a torre Ghirlandina. E o que é mais, a Piazza Roma alberga a Coleção Trofeo: as mais extremas e potentes variantes do Levante, do Ghibli e do Quattroporte.

A Coleção Trofeo está, agora, completa. Após o lançamento, em 2018, do Levante Trofeo, a versão mais extrema e potente do SUV, os novos Quattroporte e Ghibli Trofeo, com o novo motor V8 de 580 cv, estão, agora, disponíveis, alcançando o pináculo da performance, da desportividade e do luxo, e fazendo delas as mais potentes berlinas de sempre da Maserati.

Também durante o evento, o Teatro Anatómico, em Modena, foi o local para uma “sessão de anatomia”, em que o Nettuno, o novo motor construído em Modena, pode ser visto aberto e dissecado, uma oportunidade para examinar as caraterísticas de uma joia tecnológica ao mais ínfimo pormenor.

 

Maserati S.p.A.

A Maserati produz uma completa gama de automóveis únicos, com uma extraordinária personalidade, que os torna imediatamente reconhecíveis onde quer que seja. Graças ao seu estilo, à sua tecnologia e à sua inata exclusividade, satisfazem os gostos mais exigentes e refinados, e são um ponto de referência na indústria automóvel. Uma tradição de automóveis de sucesso, cada qual redefinindo o conceito de automóvel desportivo italiano em termos de design, performance, conforto, elegância e segurança, atualmente disponíveis em mais de setenta mercados a nível internacional.  Embaixadores deste legado são o topo de gama Quattroporte, a berlina desportiva Ghibli, agora disponível em versão híbrida, e o Levante, o primeiro SUV concebido pela Maserati, tudo modelos marcados pela utilização dos melhores materiais e de soluções técnicas de excelência superlativa. Uma gama completa, que inclui motores V6 e V8 a gasolina, híbrido de quatro cilindros e V6 turbodiesel, com tração traseira ou integral. Recentemente, o prestígio da gama foi ulteriormente incrementado com a introdução da nova Coleção Trofeo, composta pelo Ghibli, pelo Levante e pelo Quattroporte equipados com o poderoso motor V8 de 580 cv. O topo da gama é o novo superdesportivo MC20, animado pelo revolucionário motor V6 Nettuno, que incorpora tecnologias derivadas da F1, agora disponibilizadas, pela primeira vez, numa unidade motriz de um automóvel de produção em série. Atualmente, a gama da Maserati é produzida em três fábricas: Ghibli e Quattroporte são construídos em Grugliasco (Turim), na Fábrica Avvocato Giovanni Agnelli (AGAP), e o Levante na Fábrica de Mirafiori, em Turim. O novo superdesportivo MC20 é produzido em Modena, na histórica fábrica da Viale Ciro Menotti.

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos