Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - MICHELIN ESTREIA COM ÊXITO

Quarta, 22 Julho 2020 08:06 | Actualizado em Segunda, 20 Novembro 2023 06:49

MICHELIN ESTREIA COM ÊXITO E DOIS RECORDES NOVO PNEU TRASEIRO PARA MOTOGP


RECORDE DE PISTA E DE VELOCIDADE NA ESTREIA DO NOVO PNEU TRASEIRO DA MICHELIN PARA MOTOGP EM JEREZ, ONDE TAMBÉM FORAM APRESENTADAS IMPORTANTES NOVIDADES EM MOTO E.

A Michelin estreou o seu novo pneu traseiro para MotoGP na primeira ronda da temporada, disputada no Circuito de Jerez-Ángel Nieto em condições extremas, com temperaturas em pista superiores a 50° C. O vencedor da primeira corrida do ano, o francês Fabio Quartararo (Petronas Yamaha SRT), colocou à prova as qualidades da sua moto e dos pneus Michelin, e, além de subir ao lugar mais alto do pódio no traçado andaluz, obteve o recorde da volta no que é considerado como um dos circuitos clássicos do calendário.

MotoGP: a mais recente evolução do pneu traseiro MICHELIN POWER SLICK

O novo pneu traseiro da Michelin foi desenvolvido com o objetivo de aumentar a performance, a durabilidade, a tração e a estabilidade, seguindo a máxima da sua estratégia “Performance concebida para durar”, que também se aplica aos pneus de estrada. Este pneu, com a sua nova estrutura, representa um grande passo em frente em termos de prestações, do que resultarão múltiplos recordes da volta mais rápida ao longo da presente temporada.

A Michelin concebeu e desenvolveu o seu novo pneu traseiro nos seus laboratórios em França, assessorada por pessoal e pilotos de MotoGP, antes de poder testá-lo pela primeira vez num circuito do campeonato e com as motos do Mundial. O teste teve lugar na Austrália, no circuito de Phillip Island, onde, além de testar o novo pneu, a Michelin pôde recolher interessantes dados para avaliar as caraterísticas do composto. No final do ano transato, nos testes realizados em Valência e em Jerez, foram realizados novos testes de avaliação, e, de regresso a Clermont-Ferrand, a Michelin aperfeiçoou o produto com base nos testes e nos dados recolhidos.

O trabalho de investigação e desenvolvimento realizado pela Michelin com o seu novo pneu traseiro de MotoGP reforça o seu compromisso de melhoria contínua com o objetivo de alcançar as melhores performances possíveis. Os engenheiros da Michelin trabalham em permanência para melhorar os seus pneus, inovar e continuar a progredir. E a competição é um laboratório perfeito para continuar a evoluir os pneus, ao submetê-los a condições extremas. Um conhecimento extremamente valioso, que serve para oferecer aos clientes as melhores performance, segurança e durabilidade também em estrada.

Duplo recorde na estreia do novo pneu Michelin

A estreia do novo pneu da Michelin em Jerez foi um rotundo êxito. O piloto francês Fabio Quartararo (Petronas Yamaha SRT) obteve a pole position, bateu o recorde do circuito, com um tempo de 1:36.705 em qualificação, e alcançou a vitória. Este não foi o único recorde do fim de semana, dado que Andrea Dovizioso (Ducati) registou a velocidade de ponta mais elevada de sempre neste traçado: 296,7 km/h. O italiano terminou a corrida na terceira posição, atrás de Maverick Viñales (Monster Energy Yamaha Moto GP).

O recorde da pista chegou a surpreender o tricampeão do mundo de MotoGP, Jorge Lorenzo, que felicitou a Michelin através das suas redes sociais: “Parabéns, também, para a Michelin, pelo novo recorde da pista. 1:36.7 com esta temperatura no asfalto é impressionante. Creio que o novo pneu traseiro funciona muito bem”, referiu o maiorquino.

Por seu turno, Piero Taramasso, responsável da Michelin Motorsport 2R, declarou: “Foi fantástico bater o recorde da volta de todos os tempos este fim de semana, e, também, conseguir a mais elevada velocidade de ponta. É muito bom para nós, uma recompensa pelo duro trabalho realizado. Felicito Fabio Quartararo pela sua primeira vitória em Moto GP, estou certo de que será a primeira de muitas. A sua volta em qualificação foi impressionante, demonstrou a grande capacidade dos nossos pneus numa só volta, e, em seguida, deu mostras de uma grande maturidade na corrida, para utilizar a mesma configuração de pneus e conseguir uma cómoda vitória no domingo”.

 

Calendário de Moto GP 2020

 

Data

Grande Prémio

Circuito

19 julho

GP Red Bull de España

Circuito de Jerez-Ángel Nieto

26 julho

GP Red Bull de Andalucía

Circuito de Jerez-Ángel Nieto

9 agosto

Monster Energy GP República Checa

Automotodrom Brno

16 agosto

myWorld Motorrad GP von Österreich

Red Bull Ring-Spielberg

23 agosto

BMW M GP von Styria

Red Bull Ring-Spielberg

13 setembro

GP Octo di San Marino e della Riviera di Rimini

Misano World Circuit Marco Simoncelli

20 setembro

GP dell’Emilia Romagna e della Riviera di Rimini

Misano World Circuit Marco Simoncelli

27 setembro

GP Monster Energy de Catalunya

Circuit Barcelona-Catalunya

11 outubro

SHARK Helmets GP de France

Le Mans

18 outubro

GP Michelin® de Aragón

MotorLand Aragón

25 outubro

GP de Teruel

MotorLand Aragón

8 novembro

GP de Europa

Circuit Ricardo Tormo

15 novembro

GP Motul de la Comunitat Valenciana

Circuit Ricardo Tormo

    

 

Atribuição de pneu de MotoGP para a temporada 2020

A Michelin transportará um total de 1200 pneus para cada corrida. A distribuição para cada piloto, por número de pneus e tipo de composto, será a seguinte (A: soft, B: medium; C: Hard):

  • Pneus slick (total: 22)

- 10 pneus dianteiros, com um máximo de 5 de cada especificação: A, B e C

- 12 pneu traseiros, com um máximo de 6 com especificação A, 5 com especificação B e 4 com especificação C

  • Pneus de chuva (total: 13)

- 6 pneus dianteiros com duas especificações

- 7 pneus traseiros com duas especificações

 

Pressões de enchimento mínimas recomendadas:

- Slick dianteiro: 1,9 bar

- Slick traseiro: 1,7 bar

- Pneu de chuva dianteiro: 2,0 bar

- Pneu de chuva traseiro: 1,7 bar

 

MotoE: novos pneus mais sustentáveis

O Grupo Michelin está fortemente comprometido com a sustentabilidade e, por isso, aposta também no MotoE, a categoria elétrica do Mundial de Motociclismo, cuja temporada arrancou no passado fim de semana em Jerez. Face a 2020, a Michelin desenvolveu uma nova gama de pneus ainda mais inovadores e respeitadores do meio ambiente, que sublinham o compromisso do fabricante de pneus com a mobilidade sustentável.

Os engenheiros da Michelin Motorsport redesenharam a estrutura do pneu traseiro para esta temporada, e também foram utilizados biomateriais e componentes reciclados. O que permitiu à Michelin disponibilizar um produto ainda mais sustentável e eficiente, e, também, maximizar a performance das motos elétricas na busca pelos melhores resultados.

O brasileiro Eric Granado (Avintia Esponsorama Racing) impôs-se na primeira ronda da temporada. “Foi um grande fim de semana, trabalhamos muito na afinação da moto. O novo pneu dianteiro oferece sensações diferentes, o que obriga a configurar a moto para tirar do mesmo o máximo proveito. Mas, agora, temos uma sensação muito boa, sinto que a moto e os pneus estão perfeitos”, afirmou Eric Granado.

Por seu turno, Piero Taramasso destacou “a emocionante corrida de Eric Granado, e a demonstração do quão intensamente se pode pilotar com a mais recente evolução dos pneus MICHELIN de MotoE. Fizeram a sua estreia aqui, com materiais sustentáveis e novos compostos, a par de uma nova arquitetura para o eixo traseiro, e a performance foi impressionante, especialmente com altas temperaturas”.

Calendário de Moto E 2020

 

Data

Grande Prémio

Circuito

19 julho

GP Red Bull de España

Circuito de Jerez-Ángel Nieto

26 julho

GP Red Bull de Andalucía

Circuito de Jerez-Ángel Nieto

13 setembro

GP Octo di San Marino e della Riviera di Rimini

Misano World Circuit Marco Simoncelli

19 setembro

GP dell’Emilia Romagna e della Riviera di Rimini

Misano World Circuit Marco Simoncelli

20 setembro

GP dell’Emilia Romagna e della Riviera di Rimini

Misano World Circuit Marco Simoncelli

27 setembro

GP Monster Energy de Catalunya

Circuit Barcelona-Catalunya

10 outubro

SHARK Helmets Grand Prix de France

Le Mans

11 outubro

SHARK Helmets Grand Prix de France

Le Mans

 

Atribuição de pneus de MotoE para a temporada 2020

 

A Michelin fornecerá um slick com um único composto, tanto para o pneu dianteiro como para o traseiro, e um pneu de chuva, também com um único composto para as rodas dianteira e traseira, durante cada corrida. A especificação dos pneus pode mudar em função da configuração do circuito e das condições previstas para cada corrida. A Michelin selecionará o composto mais adequado para cada fim de semana de competição.

 

  • Pneus slick (total: 9)

- 4 pneus dianteiros e 5 pneus traseiros, uma única especificação de composto

  • Pneus de chuva (total: 7)

- 3 pneus dianteiros e 4 pneu traseiros, uma única especificação de composto

 

A Michelin ambiciona melhorar de forma sustentável a mobilidade dos seus clientes. Líder do sector do pneu, a Michelin concebe, fabrica e distribui os pneus mais adaptados às necessidades e às diversas utilizações dos seus clientes, assim como serviços e soluções para melhorar a eficácia do transporte. De igual modo, a Michelin oferece aos seus clientes experiências únicas nas suas viagens e deslocações. A Michelin também desenvolve materiais de alta tecnologia para diversas utilizações. Com sede em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega mais de 127.000 pessoas e dispõe de 69 centros de produção de pneus, que, em 2019, fabricaram 200 milhões de pneus (www.michelin.pt).

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos