Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO & INDUSTRIA - CETELEM

Sexta, 24 Janeiro 2020 23:19 | Actualizado em Sábado, 25 Novembro 2023 22:23

Transportes públicos: a alternativa dos jovens e dos habitantes das áreas urbanas

 

  • A principal alternativa às viagens de automóvel são os transportes públicos, classificada pela maioria (67%) dos 15 inquiridos pelo Observador Automóvel como “muito desenvolvida”.
  • Os inquiridos portugueses referem os transportes públicos como o meio de transporte que utilizam com maior frequência para deslocações de trabalho (57%).
  • Os que melhor classificam os transportes públicos e os consideram como uma forte alternativa ao uso de automóvel têm entre 18 e 24 anos (75%) e vivem em grandes centros urbanos (76%).

 

A rede de transportes públicos é classificada pela grande maioria dos inquiridos nacionais como estando "muito desenvolvida"(57%) – 12% consideram mesmo que está bastante desenvolvida e 45% suficientemente desenvolvida. No entanto, 43% dos portugueses tem uma opinião pouco favorável, com 37% a classificar a rede de transportes públicos “pouco desenvolvida” e 6% como “inexistente”.

Os transportes públicos são o meio de transporte que os portugueses utilizam com maior frequência para fazer a deslocação entre casa e o local de trabalho/estudo (57%) e a principal alternativa ao automóvel particular. Motociclos são alternativa para 17%.

Já para atividades de lazer, muitos referem fazer deslocações a pé (86%). Ainda assim os transportes públicos continuam a ser um dos meios mais utilizados (70%) – sobretudo os comboios (56%). 42% utilizam avião, 41% Táxis ou similares e 39% bicicletas.

Para viagens de longa distância, 74% dos portugueses viajam de comboio, 67% de avião e 24% alugam viaturas.

Transportes públicos preferidos por jovens e moradores das grandes cidades

Questionados sobre a distância desde a sua área residência até ao ponto de transportes mais próximo, 89% dos inquiridos referem demorar menos de 15 minutos em deslocações e 50% diz demorar cerca de 5 minutos.

A satisfação com a rede de transportes públicos apresenta, porém, uma dupla tonalidade: urbana e geracional. Os que melhor classificam os transportes públicos e os consideram como uma forte alternativa ao uso de automóvel têm entre 18 e 24 anos (75%) e vivem em grandes centros urbanos (76%). Pelo contrário, apenas metade dos que têm entre 35 e 54 anos usa estes transportes com frequência. Os que referem que esta rede é inexistente vivem maioritariamente em áreas rurais ou em cidades com menos de 20 mil habitantes (44%). 

A preferência por transportes públicos é notória também nos outros países inquiridos pelo Observador Cetelem Automóvel 2020. Cerca de dois terços dos inquiridos acreditam que a rede junto da sua habitação está bem desenvolvida – sendo chineses, holandeses e britânicos os que mais partilham desta opinião (86%, 80% e 78%).

Nas grandes cidades, os resultados são quase unânimes, como é o caso da Polónia (100%!), da Alemanha, da China e do Japão (96%, 96% e 95%). 92% dos habitantes das cidades francesas também avaliam positivamente as redes de transportes públicos locais.

 

Metodologia

Para o Observador Cetelem Automóvel 2020, as análises económicas e de marketing, bem como as previsões, foram realizadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria C-Ways (www.c-ways.com). As entrevistas no terreno foram conduzidas pela Harris Interactive, durante os meses de agosto e setembro de 2019, na Africa do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Japão, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido e Turquia. No total, foram inquiridos pela CAWI 10.000 indivíduos em 15 países. Com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, fazem parte das amostras representativas de cada país. A representatividade da amostra é assegurada pelo método de quotas (sexo, idade). Em Portugal foram realizadas 500 entrevistas.

 

Sobre o Cetelem

Cetelem é a marca do Banco BNP Paribas Personal Finance, presente em Portugal desde 1993. Líderes europeus, estamos presentes em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 20 mil pessoas.

Em Portugal contamos com mais de 740 colaboradores e servimos anualmente mais de 1,37 milhões de clientes e estamos presentes em mais de 4000 estabelecimentos de parceiros de negócio. Cartões de crédito, crédito pessoal, soluções automóvel e seguros são os principais produtos comercializados pelo Cetelem e estão disponíveis aos consumidores em cetelem.pt, por telefone e nos estabelecimentos comerciais dos principais parceiros em Portugal, além de serem disponibilizados nas nossas lojas no Porto e em Lisboa.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos