Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO & INDUSTRIA - SEGUNDO O OBSERVADOR CETELEM

Sexta, 25 Janeiro 2019 01:32 | Actualizado em Sábado, 25 Novembro 2023 20:52

NOVO OBSERVADOR CETELEM AUTOMÓVEL 2019

 

O que acham os condutores portugueses dos veículos elétricos e qual o perfil dos potenciais compradores?

 

Os portugueses são os consumidores da Europa Ocidental que mais acreditam no futuro dos Veículos Elétricos. E embora os reconheçam como um meio de transporte ecológico, encontram ainda entraves para os adquirir.

Cada automobilista português percorre, em média, 16 795 km por ano, mais 800 quilómetros do que a média mundial (15 967 km). Contas feitas, cada automobilista português faz, em média, 46 km diários e 8 viagens superiores a 400 km por ano. Para as concretizarem, fazem uso dos cerca de 4,6 milhões de veículos dos quais são proprietários, o que perfaz uma média de 479 veículos por cada mil habitantes. Neste contexto, porém, a quota de mercado dos veículos elétricos e híbridos junto dos particulares permanece marginal (respetivamente 0,7% e 3,2% em 2017), ainda que esteja a crescer a um maior ritmo nos últimos anos.

Para compreender as razões do que poderá ser ainda considerado uma baixa adesão, o Observador Cetelem desenvolveu em 2019 o seu estudo anual referente ao setor automóvel com foco na opinião dos condutores de 16 países sobre os veículos elétricos e também nas suas expetativas sobre o futuro deste (potencial) novo paradigma.

Portugueses e veículos elétricos

Portugal é o país da Europa Ocidental em que mais se acredita no futuro dos VE, com 92% dos inquiridos portugueses pelo Observador Cetelem Auto 2019 a confirmá-lo. E os portugueses reconhecem estes veículos como uma solução para resolver problemas ambientais em zonas urbanas mais densas. Contudo, a maioria dos inquiridos em território nacional ainda consideram o preço como um entrave e estão assim entre os que mais querem apoios estatais para a compra destes veículos. Ainda assim, 31% dos portugueses dizem considerar a compra de um VE nos próximos 12 meses (versus 27% de média mundial). Os consumidores portugueses estão também entre o grupo de inquiridos que percecionam a baixa autonomia (49%); o elevado preço (60%) e o tempo de carregamento (41%) como obstáculos para comprar um veículo 100% elétrico.

Perfil de compradores

Numa análise mais detalhada ao perfil do comprador de elétricos no futuro verificamos que, em Portugal, há mais inquiridos do sexo masculino (51%) com intenção de os comprar do que entre as inquiridas do sexo feminino (39%). No retrato global, embora a tendência seja também de existirem mais homens com uma opinião favorável sobre os veículos elétricos, o valor é inferior ao registado em Portugal (43%).

Relativamente à idade, os inquiridos com menos de 25 anos são aqueles que, para já, menos preveem comprar um elétrico nos próximos 5 anos (32%). E a nível global, acompanhando Portugal a tendência, os futuros compradores de veículos elétricos encontram-se em maior quantidade entre os que têm 25 e 35 anos (51%). Caso estas intenções se confirmem nos próximos anos, em 2030 a quota de mercado de veículos elétricos em Portugal poderá atingir os 32%, mais 7 pontos percentuais que a nível global.

Consulte o estudo completo aqui

Parceiros e Metodologia

Para o Observador Cetelem Automóvel 2019, as análises económicas e de marketing, bem como as previsões, foram realizadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria C-Ways (www.c-ways.com). As entrevistas no terreno foram conduzidas pela Harris Interactive, durante os meses de junho e julho de 2018, na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido e Turquia.  No total, foram inquiridos pela CAWI mais de 10.600 indivíduos em 16 países. Com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, fazem parte das amostras representativas de cada país. A representatividade da amostra é assegurada pelo método de quotas (sexo, idade). Em Portugal foram realizadas 500 entrevistas.

 

Sobre o Cetelem
Cetelem é a marca do Banco BNP Paribas Personal Finance e está presente em Portugal desde 1993. Líderes europeus, estamos presentes em 30 países de 4 continentes, empregando mais de 28 mil pessoas.
Em Portugal contamos com cerca de 700 colaboradores e servimos mais de 1,3 milhões de clientes e mais de 2800 parceiros de negócio. Cartões de crédito, crédito pessoal, soluções automóvel e seguros são os principais produtos comercializados pelo Cetelem e estão disponíveis aos consumidores no site, por telefone e nos estabelecimentos comerciais dos principais players da distribuição especializada em Portugal, além de serem disponibilizados nas nossas lojas em Vila Nova de Gaia e no Centro Comercial Colombo, em Lisboa.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos