Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO & INDUSTRIA -AS NOVIDADES DA TOYOTA NO SALÃO DE PARIS

Terça, 02 Outubro 2018 08:57 | Actualizado em Sábado, 09 Março 2024 10:07

CONCEBIDA E DESENVOLVIDA NA EUROPA, a carroçaria Touring Sports é determinante para as vendas a empresas, com as carrinhas a ganhar quota de mercado. Com um novíssimo motor eletrificado com a tecnologia “Self-Charging Hybrid” de 2.0 litros a juntar-se à gama de motores, o novo leque de modelos Corolla 2018 constitui também a estreia da dupla estratégia híbrida da Toyota. A Toyota sempre se orgulhou de saber ouvir os seus clientes e de dar resposta aos seus comentários. Agora, depois de 20 anos de liderança na eletrificação e de mais de 12 milhões de híbridos vendidos no mundo, dos quais 1,5 milhões na Europa, a marca também se focou no desejo dos potenciais clientes que gostariam de dispor de um híbrido mais potente. Foi essa a razão que levou a Toyota a desenvolver uma dupla oferta de motorizações híbridas nos seus principais modelos; uma que oferece todos os pontos fortes do sistema híbrido da quarta geração, incluindo melhor resposta e linearidade, e os benefícios tradicionais de eficiência de combustível e condução relaxante, o segundo aproveitando esses pontos fortes mas acrescentando mais potência se for necessária, aceleração sem esforço e obtendo um superior dinamismo. Refletindo o foco contínuo da empresa na tecnologia híbrida de auto-carregamento, as versões Hatchback e Touring Sports do novo Corolla irão apenas dispor de um motor convencional - uma unidade turbo a gasolina de 116 cv e 1.2 litros - e duas motorizações híbridas “Self-Charging Hybrid” de 1.8 litros de 122 cv ou 2.0 litros de 180 cv. O sistema híbrido da Toyota de 1.8 litros tem resposta para todos os requisitos dos clientes - tecnologia EV silenciosa, intuitiva, de resposta pronta com baixos custos de utilização, sem necessidade de recarga externa (plug-in) e melhor fiabilidade do que qualquer motorização convencional. O sistema oferece excelente economia de combustível, baixas emissões de CO2 e até 50% de condução totalmente elétrica* nas deslocações do quotidiano. Embora continuando a recompensar os clientes com todos os benefícios anteriormente referidos, a versão híbrida de 2.0 litros tira o máximo proveito do conforto, estabilidade, comportamento e prazer de condução adicionais inerentes à recém-adotada plataforma Nova Arquitetura Global Toyota (TNGA). Que é fundamental para que este novo modelo proporcione uma condução 'cheia de energia', com mais potência e patilhas de passagem de caixa montadas no volante para uma experiência de condução mais dinâmica e envolvente. Visando o núcleo do segmento C europeu, os novos Hatchback e Touring Sports são automóveis dinâmicos e elegantes que dão resposta a todos os requisitos da condução do dia-a-dia ou num tipo de utilização mais diversificada de fim de semana, combinando prazer de condução em todo o tipo de estradas com a tranquilidade e baixos custos operacionais exclusivos da tecnologia eletrificada da Toyota –“Self-Charging Hybrid”.
 
NOVA ARQUITETURA GLOBAL TOYOTA (TNGA) A Nova Arquitetura Global Toyota (TNGA) representa a base de todo o desenvolvimento de motores e veículos da Toyota no futuro, viabilizando uma nova consistência no que diz respeito à sensação de condução em toda a gama de modelos da Toyota. Sendo mais uma filosofia completa do que uma mera plataforma, a TNGA representa uma revolução na forma como a marca desenha, desenvolve e fabrica os seus veículos. É parte integrante da

missão da empresa em construir automóveis cada vez melhores, mais elegantes, mais agradáveis de conduzir e ainda mais seguros.
 
 

A TNGA introduz novas diretrizes definidas para o posicionamento de diferentes componentes que simplificam o desenvolvimento dos veículos em áreas-chave. O impacto está em componentes que não estão à vista pelo que os designers puderam continuar a ter a liberdade de conferir às duas novas versões do Corolla uma aparência visualmente distinta e individual com uma postura mais baixa e proporções mais atraentes. A nova plataforma GA-C TNGA da gama Corolla garante uma experiência de condução mais gratificante graças a um centro de gravidade que é rebaixado em 10 mm (altura do capot com -47 mm, altura da bacia com -24 nos assentos dianteiros e -26 mm nos traseiros), suspensão traseira multibraços de série em toda a gama e uma estrutura de carroçaria que é 60% mais rígida graças à utilização de aço de alta rigidez como reforço em áreas-chave. Tudo medidas que contribuem para um melhor comportamento e uma superior estabilidade sem comprometer a qualidade de rolamento e o conforto. Todos os novos veículos baseados na TNGA dão prioridade aos mais altos padrões de segurança ativa e passiva. O novo Corolla foi projetado para superar os exigentes padrões dos programas independentes de testes de colisão e assegurar níveis superiores de segurança ativa por meio de funções e sistemas sofisticados da mais recente tecnologia Toyota Safety Sense. (Leia mais sobre o Toyota Safety Sense no capítulo específico).
 
DESIGN Design exterior da Touring Sports "Com o novo Corolla Touring Sports, pretendemos fazer a mais elegante e desportiva carrinha do segmento C, ao mesmo tempo que apresentamos uma proposta interessante para os clientes que estão a “descer” do segmento D dado o enorme espaço para pernas do assento traseiro que é líder na categoria e um volume de carga altamente competitivo" (Kazuhiko Isawa, Chefe de Estilo - Centro Europeu de Design) Com um tipo de carroçaria que é único na Europa, a nova Touring Sports foi esculpida na Europa no recém-inaugurado Centro de Design em Zaventem. Graças à adoção da TNGA, a nova carrinha não é apenas uma variante do Hatchback, tendo-se tornado um modelo distinto e independente. A nova Touring Sports é 58 mm mais comprida do que o modelo que substitui. Ainda mais importante, tem uma distância entre-eixos mais de 100 mm superior de 2700 mm, e a distância entre os bancos dianteiros e traseiros aumentou 48 mm para 928 mm, proporcionando o maior espaço para pernas dos passageiros dos bancos traseiros na sua classe. Embora partilhe o mesmo estilo frontal dinâmico e distinto com uma redução de 25 mm da altura total do novo Corolla Hatchback, cada painel da carroçaria da nova Touring Sports a partir do pilar B é exclusivo deste modelo, conferindo à carrinha uma aparência refinada e sensual e de tejadilho esvoaçante de uma elegante, mas robusta Shooting Brake (carrinha de vão traseiro estilizado e alongado usada no passado para atividades de caça) Esse perfil desportivo é reforçado pelos mesmos largos e salientes arcos de roda que existem no Hatchback, com as bordas arredondadas para permitir o posicionamento mais exterior das rodas para enfatizar o aspeto mais largo do novo Corolla e o seu centro de gravidade mais baixo.

 
 
Na traseira, o tema de design da Touring Sports partilha os “ombros” traseiros musculados do Hatchback, as lâmpadas totalmente LED amplamente espaçadas e o óculo traseiro 12 graus mais inclinado do que o na anterior geração. Ao contrário do que acontece no Hatchback, a placa de matrícula foi reposicionada mais acima, dentro do painel do portão traseiro, e a soleira da porta traseira foi diminuída para uma aparência mais premium. O design mais baixo do pára-choques traseiro também ecoa o design frontal Under Priority Catamaran. A Touring Sports estará disponível com uma escolha de cinco novos desenhos de jantes, incluindo de liga leve de alumínio maquinado de 18” e dois novos desenhos de jantes de liga leve de 17” - um prateado e um negro maquinado. Serão 11 as cores de carroçaria das quais quatro - Oxide Bronze Metallic, Emotional Red 2, Precious Silver e Phantom Brown- são novas. Exclusivo neste segmento, o design dinâmico do Corolla Touring Sports ganha realce através de uma opcional gama de quatro esquemas de cores de dois tons disponíveis no lançamento. Combinam a cor da carroçaria com um acabamento negro no tejadilho e nos pilares do tejadilho e na zona envolvente da grelha frontal inferior.
 
Design Exterior do Hatchback "O nosso principal objetivo com o novo Corolla foi criar o Hatchback mais ousado e dinâmico do mercado, sem comprometer a funcionalidade interna", explica Simon Humphries, Diretorgeral Executivo da Toyota Global Design. “Aproveitando o baixo centro de gravidade proporcionado pela configuração da TNGA, o veículo é leve e ágil na vista lateral, mas à medida que nos deslocamos para a traseira, a arquitetura transforma-se para criar um visual sólido, largo e baixo que é absolutamente determinante no mercado europeu.” O novo Corolla adota um design significativamente mais desportivo, dinâmico e distinto, com um estilo frontal mais marcante. O comprimento total aumentou 40 mm, que foram totalmente absorvidos dentro de maior distância entre-eixos em prol da segurança e do design. É importante salientar que a altura total do novo hatchback foi reduzida em cerca de 25 mm, enquanto a altura do capot do veículo é significativamente inferior (em 47 mm). O resultado são formas mais elegantes e um capot mais atraente e baixo, o que, por sua vez, melhora a segurança, proporcionando ao condutor uma visão mais desimpedida.

 
 
O novo estilo frontal é uma evolução adicional das filosofias de design “Under Priority Catamaran” e “Keen Look” da Toyota. Sob o rebordo frontal curvado de um capot mais plano, a estreita grelha superior incorpora novos conjuntos de faróis totalmente LED com luzes de circulação diurna (DRL) integradas. A zona envolvente da grande grelha inferior trapezoidal “projeta” o carro para a frente. É menos pontiaguda e mais vertical do que anteriormente, resultando numa redução do vão dianteiro do veículo em cerca de 20 mm. Os flancos da grelha criam um formato de casco de catamarã (assinatura da marca) nos extremos dianteiros do novo Corolla, enfatizando o aumento de 30 mm na largura do veículo e o seu aspeto amplamente desportivo. Os rebordos do spoiler dianteiro virados para cima localizam novos faróis de nevoeiro LED. E a própria malha da grelha apresenta um novo design mais articulado e refinado. De perfil, a elegância da silhueta desportiva e elegante do novo Hatchback é reforçada pela escolha dos mesmos cinco novos desenhos de rodas que estão disponíveis na Touring Sports. O novo design traseiro é agora mais arredondado, reforçando a relação visual entre a frente e a traseira do veículo. O portão traseiro é construído em resina para possibilitar a curvatura complexa do design e economizar peso. Um aumento no ângulo do óculo traseiro em cerca de 14 graus e a secção musculada por cima do arco da roda traseira combinam para tornar mais compacta a aparência geral do veículo na traseira. Há um spoiler integrado no tejadilho no final do portão e uma antena de barbatana de tubarão, de série em todas as versões. Os grupos óticos traseiros, todos com LED, possuem guias de luz posicionadas o mais longe possível em direção às extremidades do veículo para enfatizar o novo visual “plantado” do Corolla. E o estilo do para-choques traseiro reproduz o design frontal
Salão Automóvel de Paris 2018 
Out’18 9
“Catamaran Under Priority”; aqui existe um lábio inferior fino que incorpora duas inserções cromadas. O novo Corolla Hatchback estará disponível nas mesmas 11 cores de carroçaria que a Touring Sports e também pode apresentar um dos mesmos quatro esquemas opcionais de cores de dois tons.
 
Design dos interiores da Touring Sports e do Hatchback “Tendo já demonstrado a sua experiência no C-HR, uma equipa específica da Toyota Europa em Qualidade Sensorial foi designada para supervisionar a qualidade do interior no novo Corolla. Trabalhando em estreita cooperação com estilistas e engenheiros, a equipa analisou e visualizou todo o interior, levando em conta não apenas cores, níveis de equipamentos e execuções, mas também detalhes como a intensidade e a direção da luz”. “Com base neste trabalho, foram implementados vários melhoramentos em cada fase de desenvolvimento, indo da consistência de formas à correspondência de cores e granulados e passando ainda pelo controlo de qualidade em fases posteriores. O resultado dessa atenção minuciosa aos detalhes resultou numa melhoria significativa na qualidade sensorial geral”. (Yasushi Ueda, Engenheiro-chefe - Toyota Motor Corporation) A nova gama de modelos Corolla Touring Sports e Hatchback apresenta um novo interior projetado para criar um habitáculo com ambiente espaçoso, moderno e coeso, no qual novas texturas, cores e acabamentos se combinam para oferecer os mais altos níveis de qualidade visual e tátil. Foi dada especial atenção ao interior da versão Touring Sports, especificamente adaptada ao mercado europeu, oferecendo aos clientes uma qualidade sensorial do mais alto nível. A chave para a sensação de espaço do interior é o novo painel de bordo com 24 mm de espessura. A redução resultante na altura da área do painel superior reduz a perceção da massa do próprio painel e melhora a visibilidade para a frente, ao mesmo tempo que permite uma redução do ponto da bacia no banco dianteiro para baixar o centro de gravidade do veículo e oferecer uma posição de condução mais envolvente. Por outro lado, a consola central foi alargada em 42 mm e subida em 22 mm para melhorar a ergonomia dos comandos aí dispostos e da alavanca do seletor da transmissão e também melhorar a sensação de envolvimento do condutor com o cockpit. Simultaneamente, a altura do apoio de braço da consola central foi otimizada e o seu curso de deslizamento aumentado em 20 mm para um maior conforto dos ocupantes. O revisto design do banco dianteiro muda as molas do encosto e as do assento, tendo ainda sido efetuada uma otimização da espessura do acolchoamento de uretano. Conjuntamente, essas medidas resultam numa melhor posição de condução com maior dispersão da pressão para maior conforto e redução da fadiga nas viagens de longa distância/duração. De série nas versões de topo, existem uns novos bancos dianteiros mais desportivos que possuem apoios de ombro finos e largos que se sobrepõem a reforços laterais sólidos e grossos para combinar um design de bancos fino com excelente desempenho de retenção. A excelência ergonómica da zona do cockpit é melhorada por uma gama de novos comandos e instrumentos que completam o Interface Homem-Máquina (HMI). Descrito pormenorizadamente no capítulo Conforto e Conveniência Premium, inclui um novo quadro de instrumentos binocular para o condutor que incorpora um novo ecrã de

efeitos 3D ou um visor de informação múltipla, um novo head-up display de 10”, um novo ecrã multimedia central de 8”, um travão de estacionamento elétrico, uma base de carregamento sem fios de telefone e um espelho retrovisor eletrocromático. Para lá do aumento da distância entre-eixos para favorecer o espaço para as pernas, os bancos traseiros foram igualmente revistos, com um novo material na almofada dos assentos para uma distribuição mais uniforme do peso dos ocupantes sobre a almofada. De série, os assentos traseiros podem ser rebaixados e descer numa operação comandada por alavanca remota, gerando-se um espaço de carga totalmente plano. Este novo design interior é ainda mais coeso e unificado através da utilização de uma gama de materiais e acabamentos de elevada qualidade visual e tátil, incluindo cromados e pintura acetinada, negro lacado, pele sintética e genuíno, costuras e opções entre tecido, Alcantara ou estofos em pele genuína. O novo Corolla Touring Sports permite que os ocupantes dos bancos traseiros usufruam de todas as vantagens do aumento em 48 mm da distância entre os bancos dianteiros e traseiros (para um total de 928 mm), sendo também de salientar o generoso espaço de carga de 598 litros (VDA) que incorpora numerosas funções para o tornar mais prático e conveniente.
       Um sensor de movimento do pé está agora disponível para a operação da porta traseira em modo de mãos-livres, sendo apenas necessário passar um pé debaixo da área central do para-choques traseiro. E a sua abertura foi ampliada em 10 mm. O reposicionamento dos amortecedores traseiros permitiu simplificar a estrutura do revestimento da parede lateral da bagageira o que não só maximiza a largura do espaço de carga e aumenta a facilidade de carregamento como também disponibiliza bolsas de

armazenamento nas paredes laterais atrás das caixas das rodas traseiras em ambos os lados. A superfície de carga possui uma bandeja que pode ser colocada em duas posições (superior e inferior) e que pode ser aberta e fechada na posição superior como se estivesse articulada nos encostos dos bancos traseiros. Faz parte do equipamento de série em todos os níveis e é totalmente reversível, dispondo de carpete na face superior e uma parte inferior com acabamento em resina para colocar itens molhados ou sujos. O espaço sob o piso da bagageira foi ampliado e totalmente alcatifado e possui separadores laterais removíveis. A conveniência foi ainda mais melhorada com a adoção da primeira iluminação LED do mundo em ambos os lados do compartimento de carga e uma chapeleira removível e que retrai com um único toque.
 
CONFORTO PREMIUM E TECNOLOGIA DE CONVENIÊNCIA Generosamente incluída de série nas versões mais altas e disponível como opção em toda a nova gama de modelos Corolla, há uma abrangente gama de tecnologia de conforto e conveniência para melhorar a vida a bordo do condutor e de todos os passageiros. Foi dada especial atenção à melhoria da conveniência do espaço de carga do Corolla Touring Sports, que possui uma bandeja reversível de duas posições de série em toda a gama, a primeira iluminação LED do mundo e, nas versões mais recheadas de equipamento, calhas em alumínio anti-deslizante. Outros destaques tecnológicos incluem: Faróis principais LED: Uma gama de três conjuntos de luzes dianteiras LED (variando em função do nível de equipamento) inclui um farol principal tri-LED tipo unidade em parábola, um farol LED de duplo feixe com AHB e um farol LED com um Sistema de Máximos Adaptativo (AHS). Primeira Instrumentação em 3D para o condutor do mundo: O quadro de instrumentos do condutor está equipado com um ecrã multi-informação múltipla de 7 ”que oferece uma variedade de modos de velocímetro digitais e analógicos. Pode também ser alterado para o primeiro efeito 3D do mundo, no qual os mostradores parecem pairar no ar. Head-up Display (HUD): Com posição e luminosidade ajustáveis através de comando no volante, um opcional ecrã TFT a cores de 10” projeta várias informações relacionadas com a condução e avisos no pára-brisas no campo de visão do condutor (tais como limites de velocidade, indicações de navegação e um indicador de condução ecológica). Sistema Multimedia Toyota Touch: O novo ecrã tátil central totalmente a cores de 8 polegadas do Corolla dispõe do sistema de navegação e multimedia Toyota Touch® 2 with Go. A experiência geral do utilizador deste rápido sistema operacional é melhorada com controlo dos dedos (beliscar, zoom e slide), além da inclusão de uma busca multicontextual One Box. eCall: o eCall fornece assistência aos condutores durante um incidente quando os airbags disparam. Estabelece contacto automático com os serviços de emergência nacionais, fornecendo informações essenciais, como localização do veículo e número de ocupantes, e garantindo que os ocupantes do veículo possam comunicar com o operador dos serviços de emergência, mesmo que estejam muito imobilizados.

O eCall permite ainda que o ocupante do veículo entre em contacto com os serviços de emergência diretamente através de um botão. A chamada é feita usando o SIM embutido no veículo, sem nenhum custo para o proprietário. Serviços Conectados: Também disponíveis no novo Corolla. Esta aplicação totalmente nova disponibiliza vários recursos de conveniência e tranquilidade para os utilizadores, incluindo orientação do “último quilómetro”, navegação enviada “pelo ar” para o automóvel, localização do veículo, análise de condução e lembrete de manutenção. JBL GreenEdge Premium Sound System: As versões híbridas do novo Corolla podem ser equipadas com um sistema de som JBL Premium de 8 altifalantes. Os altifalantes - incluindo o já referênciais tweeter montado no pilar A da JBL - foram especificamente afinados para a acústica deste habitáculo especialmente silencioso do Corolla. O sistema incorpora a tecnologia Clari-Fi®, que suplementa as frequências perdidas em ficheiros de áudio compactados - como MP3 ou streaming de arquivos de áudio - em tempo real, restaurando a qualidade do som e a mistura stereo o mais próximo possível da gravação original. Carregamento sem fios de telemóvel: Um sistema de carregamento sem fio permite que os ocupantes do veículo recarreguem todos os telemóveis compatíveis com o Wireless Power Consortium (WPC) simplesmente colocando-os numa base localizada à frente da alavanca do seletor da transmissão. Teto de abrir panorâmico Skyview: O teto panorâmico Skyview dispõe de dois painéis de vidro, sendo que o frontal desliza para proporcionar uma abertura máxima de 272 mm. Um defletor com malha reduz o ruído do vento quando o painel está totalmente aberto e o tejadilho está equipado por dentro com uma cortina de rolo elétrica. Portão Traseiro elétrico com Sensor de pé: Um sensor de pé passou a estar disponível para a abertura e fecho em modo mãos-livres da tampa da bagageira da Touring Sports. O movimento é ativado ao passar um pé sob a área central do para-choques traseiro. A altura da abertura do portão traseiro pode ser personalizada e existe agora um botão único que o fecha e tranca. Assistência Simples Inteligente ao Estacionamento com Sonar Inteligente (SIPA + ICS Simple Intelligent Park Assist + Intelligent Clearance Sonar): O sistema usa uma câmara traseira e sensores ultrasónicos no para-choques dianteiro para identificar lugares de estacionamento válidos (em marcha-atrás ou paralelos). Em seguida, aplica automaticamente a sequência correta de ângulos de direção para a manobra de estacionamento no espaço de destino; o condutor só precisa de controlar a velocidade do veículo. O SIPA ativa automaticamente o sistema que deteta o lugar livre através do Sonar Inteligente (ICS), garantindo a segurança das manobras de estacionamento.
 
MOTORIZAÇÕES HÍBRIDAS A crescente consciencialização da sociedade em relação às questões ambientais levou a regulamentações anti-emissões cada vez mais rigorosas, particularmente em grandes cidades europeias. Combinando as emissões mais baixas possíveis com a capacidade de conduzir até 50% de uma viagem diária apenas com energia elétrica, a motorização eletrificada “Self-Charging Hybrid” da Toyota representam uma forte proposta no mercado dos transportes urbanos amigos do ambiente.
Salão Automóvel de Paris 2018 
Out’18 13
O novo Corolla é o primeiro modelo Toyota a oferecer uma escolha de duas motorizações híbridas. Ambas as carroçarias, Hatchback e Touring Sports, colocarão à disposição dos clientes um motor convencional - um turbo a gasolina de 1.2 litros - e opções híbridas 1.8 litros de 122 cv ou 2.0 litros de 180 cv.
 
Melhoria da motorização híbrida de 1.8 litros A quarta geração do sistema híbrido de 1,8 litros desenvolve 90 kW/122 cv e 142 Nm de binário do motor a gasolina, com a potência adicional de um motor elétrico de 53 kW que desenvolve um binário máximo de 163 Nm a partir das zero rpm. Dá resposta a todos os requisitos que os clientes esperam de um sistema de transmissão híbrido autorecarregável da Toyota - tecnologia EV silenciosa, intuitiva, com resposta rápida e sem necessidade de recargas externas (plug-in). Assegura baixos custos de utilização, excelente economia de combustível e baixas emissões de CO2, e até 50%* de condução totalmente elétrica em trajetos diários. Com tamanho e peso reduzidos para caber na nova plataforma GA-C sem prejudicar o rendimento ou a silêncio de funcionamento, o motor de 1,8 litros foi alvo de várias medidas de redução de atrito, recebeu um sistema EGR (Recirculação dos Gases de Escape) de maior capacidade e dispõe de uma otimizada gestão do calor. A calibragem do sistema de propulsão híbrida foi ainda mais refinada. O superior binário do motor elétrico proporciona um aumento de rotações mais linear sob aceleração. E a adoção de uma bateria de iões de lítio promove uma economia de combustível ainda maior.
 
Motorização híbrida de 2,0 litros "No início do projeto, estudámos perfis de clientes europeus e o seu grau de satisfação com a motorização híbrida de 1.8 litros. Apesar de causar grande satisfação geral com o consumo de combustível, conforto, suavidade e a fiabilidade do sistema, ficou evidente que não seríamos capazes, com esta unidade, de atender às exigências de um grupo significativo de potenciais clientes. As pessoas que conduzem habitualmente motores turbo acima de 1,4 litros pretendiam claramente aceleração e resposta mais rápidas e é por isso que tomámos a decisão de desenvolver o híbrido de 2.0 litros para o mercado europeu”. (Rembert Serrus, Diretor Senior de Planeamento de Performances - Toyota Motor Europe) O novo sistema de 2.0 litros desenvolve 132 kW/180 cv e 192 Nm de binário no motor a gasolina, também com o binário adicional de um motor elétrico alimentado por bateria de hidretos metálicos de níquel. Aproveitando ao máximo a estabilidade, o comportamento e a agilidade acrescidos inerentes à recém-adotada plataforma GA-C, proporciona uma “condução mais energética”, com mais potência, um modo Sport e uma transmissão sequencial Shiftmatic de seis velocidades com patilhas de “passagem de caixa” no volante para uma experiência de condução mais dinâmica e envolvente. Além disso, o novo sistema híbrido de 2.0 litros é uma proposta única neste segmento; nenhuma outra motorização convencional pode oferecer a mesma combinação de desempenho e baixas emissões. E várias outras medidas foram tomadas para garantir que

a potência extra é acompanhada por maior eficiência de combustível, menos emissões e um funcionamento ainda mais silencioso. Uma elevada taxa de compressão de 14:1, a alta velocidade de combustão alcançada pelo rápido fluxo da porta da admissão altamente eficiente e de curso longo, um novo desenho de bomba de óleo e várias medidas de redução de atrito combinam com uma redução no tamanho do eixo de transmissão, da unidade de controlo de potência, do motor e da bateria híbrida para melhorar a eficiência de combustível. Além disso, a velocidade máxima em modo 100% elétrico foi aumentada para cima dos 115 km/h e o controlo do sistema foi alterado para inibir o arranque do motor sem a ação do pedal do acelerador mesmo antes do início do aquecimento do motor. Em combinação, estas medidas aumentam substancialmente a eficiência do combustível. Reduzindo as emissões, o catalisador do sistema de escape foi colocado mais perto do motor e o controlo de aquecimento após o início do motor foi otimizado para que fosse obtida uma purificação antecipada e melhorada dos gases de escape. Além disso, a adoção de um veio de equilíbrio, as retificadas posição e forma de montagem do motor, as mudanças estruturais no transeixo, o polimento dos dentes da engrenagem, a inclusão de um amortecedor de histerese positivo/negativo, a corrente de distribuição leve e as revisões na bomba de água do motor combinam para reduzir o ruído da motorização para níveis excecionalmente baixos.
 
DINÂMICA DE CONDUÇÃO A nova plataforma GA-C resulta em benefícios dinâmicos consideráveis para a nova linha de modelos Corolla, bem como melhorias marcantes na ergonomia e visibilidade do condutor.
 
Carroçaria TNGA Altamente Rígida e Leve Alumínio, aço de elevada rigidez e materiais estampados a quente foram amplamente utilizados e a espessura das portas e do painel do tejadilho foi reduzida. Assim se alcançou uma considerável redução de peso e, consequentemente, melhorada a eficiência de combustível. Ao mesmo tempo, a utilização de adesivos em toda a nova carroçaria e um aumento no uso de soldagem por pontos combinam para aumentar a rigidez da carroçaria em cerca de 60% em relação aos Hatchback e Touring Sports da anterior geração, promovendo um aumento significativo na agilidade de comportamento e na capacidade de resposta às solicitações da direção e da estabilidade de alta velocidade. O comportamento e a agilidade foram melhorados graças à inferior altura de montagem do motor, ao ponto mais baixo da bacia nos bancos e o posicionamento da bateria híbrida sob os assentos traseiros. Em combinação, essas medidas reduziram o novo centro de gravidade do Corolla em cerca de 10 mm.
 
Suspensão O novo Corolla dispõe de um comprovado sistema de suspensão dianteira McPherson, uma nova arquitetura de suspensão traseira multibraços, nova tecnologia de válvula de amortecedor e, pela primeira vez, a disponibilidade de Suspensão Variável Adaptativa (AVS).

A geometria da suspensão dianteira foi revista e as caraterísticas da mola helicoidal e do amortecedor foram otimizadas para gerar uma resposta linear da direção em curvas de velocidade média a alta. O braço da suspensão e as estruturas do casquilho foram mudados e o atrito das peças deslizantes foi reduzido para minimizar a transmissão de choques de superfícies ásperas e obter um conforto de condução de alta qualidade. A recém-desenvolvida suspensão traseira multibraços proporciona um aumento na capacidade de bagagem graças à configuração compacta do sistema, com excelente estabilidade e conforto de rolamento, tal como as molas helicoidais com desenho único. E a localização do braço de articulação foi otimizada para manter os pneus num ângulo de convergência durante as curvas e travagem, melhorando a resposta do veículo aos movimentos da direção e a estabilidade durante a travagem. Os sistemas de suspensão dianteira e traseira beneficiam de um novo desenho de válvula amortecedora que reduz em 40% a fricção para um rolamento mais suave e confortável. O sistema de Suspensão Adaptativa Variável (AVS) controla a ação dos amortecedores em cada uma das quatro rodas, melhorando o conforto de rolamento e - através de uma melhor resposta da direção e um comportamento mais estável – a resposta geral da condução. A força de amortecimento é controlada automática e continuamente através de 650 passos por um atuador solenóide linear, que opera quatro vezes mais depressa do que um motor de passo convencional. A AVS coopera com o sistema Seletor do Modo de Condução para controlar a força de amortecimento de acordo com a seleção dos modos ECO, NORMAL, SPORT S, SPORT S+ ou CUSTOM, proporcionando ao condutor o equilíbrio adequado entre conforto de rolamento e agilidade de comportamento.
 
Aerodinâmica Uma vantagem adicional da plataforma GA-C é a sua adequação ao design altamente aerodinâmico da carroçaria através de medidas como a redução global na altura do veículo e a diminuição significativa da altura do capot. Aumentando ainda mais a eficiência de combustível as opcionais cortinas ativas na grelha do radiador controlam o fluxo de ar que entra para o compartimento do motor. Ao ser fechada a grelha não só reduz se reduz o arrasto como também se permite que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento em menos tempo após um arranque a frio.
 
NVH melhorado Com base na tranquilidade excecional da tecnologia híbrida da Toyota, o novo Corolla beneficia de inúmeras medidas para minimizar o ruído e a vibração que entram no habitáculo.

A instalação do motor foi cuidadosamente projetada para minimizar a vibração durante a fase de arranque e em marcha lenta. O aumento da velocidade do motor no início da aceleração foi igualmente suprimido, não só para alcançar uma correspondência mais linear das velocidades do motor e do veículo como também para aumentar o silêncio de funcionamento durante a aceleração. A própria plataforma GA-C contribui para a supressão das vibrações da transmissão. A almofada do volante funciona como amortecedor dinâmico para suprimir a vibração da direção e até mesmo a caixa de ferramentas tem efeito de amortecedor dinâmico para reduzir a vibração no painel traseiro do piso. A generosa aplicação de material isolante e de absorção de som no compartimento do motor combina com um silenciador interno do painel de bordo com três camadas para minimizar a penetração do ruído do motor e da transmissão no habitáculo. Foi também adotado um silenciador em todo o pavimento, aplicada maior quantidade de vedante na carroçaria nas folgas entre os painéis e instalada espuma dentro da estrutura da carroçaria em numerosos locais para reduzir a penetração do ruído do vento e da estrada no habitáculo.
 
* Com base no Regulamento CE 2017/1153, conforme emendado pelo CE 2017/1231 - aguarda homologação final
Salão Automóvel de Paris 2018 
Out’18 17
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
NOVO RAV4 HÍBRIDO Todo SUV - Todo híbrido
 
Em 1994, o lançamento do Toyota RAV4 constituiu a chegada de um novo tipo de automóvel para o mundo, que combinava a capacidade de chegar a qualquer lugar e a robustez de um SUV com as dimensões compactas e comportamento mais próximo do de um hatchback.
Salão Automóvel de Paris 2018 
Out’18 18
O MESMO ESPÍRITO DE PIONEIRISMO é evidenciado na quinta geração do novo RAV4, que faz a sua primeira aparição na Europa no Salão de Paris. Este é um modelo que leva o SUV a uma nova era de prestações, capacidade e segurança, avanços que são sustentados pela primeira utilização da plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture) num SUV e um novo e poderoso design. Com o seu baixo centro de gravidade e rigidez de carroçaria significativamente aumentada, a nova plataforma GA-K do RAV4 contribui diretamente para um comportamento e conforto de rolamento superiores, um interior espaçoso, espaço para carga líder na sua classe e a liberdade para criar um design atraente com linhas de tejadilho e de capot mais baixas e maior altura do solo. Além de proporcionar mais espaço e conforto, o habitáculo exibe qualidade e acabamentos excecionais. O novo RAV4 continua a ser único na sua classe ao oferecer um sistema de propulsão eletrificada “Self-Charging Hybrid” - a escolha de uma esmagadora maioria de clientes na Europa Ocidental (85 por cento em 2018). A nova motorização híbrida TNGA de 2.5 litros e 222 cv irá reforçar o apelo do cliente, proporcionando mudanças sensíveis em potência, capacidade de resposta e eficiência, com os melhores níveis de economia de combustível e emissões. Paralelamente, os sistemas de tração integral foram consideravelmente melhorados para obter uma capacidade de “ser conduzido em qualquer estrada”. O novo sistema AWD elétrico do RAV4 Hybrid foi redesenhado e evoluído para proporcionar um comportamento muito mais competente em condições desafiadoras e um andamento mais seguro em superfícies escorregadias. O novo RAV4 é também o primeiro Toyota a beneficiar dos recursos adicionais do Toyota Safety Sense, que ampliam o uso de tecnologias avançadas para ajudar a prevenir acidentes e fornecer maior assistência ao condutor, incluindo sistemas que introduzem um nível de condução autónoma. 
 
PLATAFORMA NOVA ARQUITETURA GLOBAL TOYOTA A base das qualidades dinâmicas do novo RAV4 é a nova plataforma TNGA que permite que o veículo tenha como pontos fortes um baixo centro de gravidade, peso reduzido e um chassis forte, rígido e equilibrado que proporciona comportamento e estabilidade fora de série que muito vão agradar ao condutor. Isso torna o carro mais divertido de conduzir, ao mesmo tempo em que permite um excelente design por dentro e por fora, melhor desempenho de segurança que proporciona maior paz de espírito e superior conforto para todos a bordo. O mais baixo centro de gravidade possível é alcançado tornando cada componente mais leve e localizando-o mais abaixo no veículo – tudo, desde o motor aos bancos no habitáculo. A plataforma cria igualmente condições para um aumento de 57% na rigidez do chassis do RAV4, o que contribui para uma condução mais estável e um comportamento de nível superior. A plataforma TNGA sustenta a qualidade de condução “confiante e natural” que a Toyota quis dar ao seu novo modelo: “confiante” em não reagir adversamente a perturbações e comunicar uma sensação de estabilidade e “natural” na sua resposta intuitiva às solicitações do condutor. Além dos avanços no próprio chassis, medidas detalhadas adicionais resultaram em contribuições importantes para a sua qualidade geral, com os
Salão Automóvel de Paris 2018 
Out’18 19
engenheiros mais consagrados da Toyota a liderar o desenvolvimento do novo desempenho dinâmico do RAV4, fazendo progredir o seu comportamento e facilidade de condução. Por exemplo, o design e a localização do depósito de combustível foram alterados para obter os melhores comportamento e estabilidade possíveis. O depósito está agora localizado lateralmente na frente do eixo traseiro, de modo a que sua carga seja distribuída uniformemente entre as rodas, o que contribui para um comportamento mais estável. O equilíbrio ideal na distribuição do peso não é alcançado apenas da frente para trás (51/49), mas também da esquerda para a direita. A resposta da Direção Assistida Eletricamente foi melhorada através da passagem do motor auxiliar da coluna para a cremalheira. O resultado é um aumento mais linear no binário na direção e menos esforço no seu eixo, comunicando uma sensação melhor e mais direta ao condutor à medida que a direção ganha “peso” e passa uma perceção mais fidedigna da estrada em curva. São usados pneus de verão em vez dos “4 estações”, aumentando ainda mais a qualidade precisa da condução e alcançando as melhores distâncias de travagem desta classe. A plataforma TNGA da RAV4 também se distingue pelo uso de um sistema de suspensão traseira com duplos triângulos sobrepostos. Graças ao baixo centro de gravidade e elevada rigidez da carroçaria, a suspensão precisa de ser mais rígida para atender aos objetivos dinâmicos. No entanto, foram feitos ajustes precisos na suspensão traseira tendo em vista um superior conforto de condução, incluindo uma configuração mais vertical dos amortecedores e otimização do ponto de localização dos braços de reboque. O comportamento é, portanto, ágil, confiável e neutro, passando confiança ao condutor com respostas precisas aos movimentos feitos pelo mesmo com o volante e acelerador e melhorias nas passagens de caixa.
 
CONCEITO E DESIGN A plataforma TNGA teve enorme utilidade para os designers da Toyota na sua missão de conferir ao novo RAV4 um caráter e um estilo de SUV fortes que o diferencia de outros modelos no seu segmento. O facto da TNGA utilizar tantos componentes padronizadas "sob a sua pele" simplifica o processo de desenvolvimento, dando aos designers mais tempo e espaço para criar uma aparência totalmente nova, por dentro e por fora. As linhas externas e detalhes no habitáculo são influenciados por formas regulares e poligonais, comunicando força e coerência. O design de forte impacto combina com o novo e exclusivo motor híbrido que confere ao novo RAV4 as qualidades exigidas para atrair clientes num mercado altamente competitivo, em particular para angariar novos destinatários para o modelo e para a marca Toyota. Os principais elementos para gerar este impacto incluem o aumento da distância ao solo (+15 mm), usando rodas de grande diâmetro e tornando o carro adequado para vários tipos de utilização. A aparência exterior é poderosa e individual, com uma forma sólida que se estende da frente do veículo ao longo dos lados e até à traseira, dando a sensação de uma massa forte e verdadeiras aptidões de SUV. Na frente, a ênfase está na largura e na força com volume

extra adicionado à secção inferior do para-choques, existindo um efeito similar na parte traseira, onde a linha horizontal criada pelos faróis e pelo óculo traseiro gera um ângulo acentuadamente descendente em cada extremidade, projetando o olhar para as rodas traseiras e expressando a influência do polígono no design. O habitáculo é caraterizado pela elevada qualidade sensorial e pela precisão em toda a execução. As superfícies de toque suave são abundantes, incluindo o painel de bordo e os painéis das portas. Padrões consistentes, texturas, cores e iluminação ambiente melhoram consideravelmente o ambiente a bordo, com formas simétricas e uso do motivo do polígono apresentado no concept-car Toyota FT-AC. A zona de comandos também é nova, com botões bem integrados e comandos táteis agradáveis, como o botão/comando rotativo para regular o ar condicionado. O painel de bordo baixo - uma vantagem adicional da plataforma TNGA - tem linhas horizontais poderosas que fluem para os painéis das portas, enfatizando a largura generosa do habitáculo e dando ao condutor uma visão mais desobstruída da estrada à sua frente. A consola central aberta e maior entre os bancos dianteiros faz sentido neste contexto de SUV com interior acolhedor e funcional. Foi dada especial atenção à criação de espaços de armazenamento úteis e de fácil acesso para o condutor e o passageiro dianteiro. A plataforma TNGA ajuda a garantir um espaço impressionante no habitáculo, o mais amplo espaço de carga da categoria e um conforto a toda a prova. Reduzindo as projeções dianteira e traseira da carroçaria num total de 35 mm (-5 mm à frente, -30 mm atrás), o novo modelo é mais curto em 5 mm (4600 mm) e mantém a sua ágil manobrabilidade, mas a distância entre-eixos foi aumentada em 30 mm (2690 mm), assegurando um habitáculo mais espaçoso. Para adicionar ao aspeto amplo e focado do novo modelo, a largura total cresceu em 10 mm (1855 mm) e as vias dianteira e traseira foram aumentadas. Ao mesmo tempo, a altura total foi reduzida em 10 mm (para 1650 mm).
 
Conforto a bordo e comodidade Garantir melhor visibilidade geral foi uma consideração importante no processo de design do RAV4. A plataforma TNGA permite que o capot seja 15 mm mais baixo, adicionando dois graus ao campo de visão do condutor para a frente, e os espelhos retrovisores foram movidos para uma posição mais baixa nas portas dianteiras. Os pilares dianteiros são mais finos, a linha de cintura foi rebaixada e a visão traseira a partir do banco do condutor foi melhorada graças ao aumento dos vidros laterais traseiras e à disponibilização de um novo espelho retrovisor digital (mais detalhes na secção Equipamentos). O conforto e sensação de controlo do condutor são aspetos importantes a considerar e o novo chassis TNGA permite uma posição de condução mais envolvente, sem prejudicar a visão dominante da estrada que define a qualidade dos SUVs. A altura da bacia do condutor foi reduzida em 15 mm, mas o curso de regulação do volante foi aumentado em 50%. Deste modo, e a par de um generoso curso de regulação longitudinal do banco e um posicionamento preciso dos pedais e do apoio para os braços, é garantido que mais utilizadores conseguem encontrar a sua posição de condução ideal. O conforto para os passageiros do banco traseiro foi melhorado, com 40 mm adicionados ao comprimento do lado esquerdo/direito, mais espaço para na zona dos apoios para pés

atrás e duas saídas de ar diretas. O aumento do ângulo de abertura das portas traseiras e a redução da distância do ponto da bacia à soleira da porta facilita a entrada e saída do veículo e a instalação/remoção de cadeirinhas de crianças. O espaço de carga atrás dos bancos traseiros foi ampliado e é agora mais fácil de usar, nomeadamente graças a um piso totalmente plano e a um comprimento estendido em 60 mm para garantir a melhor capacidade da classe (79 litros mais do que no RAV4 anterior). A flexibilidade está garantida de forma a que o espaço possa ser facilmente adaptado para ganhar mais volume de carga se necessário: com os bancos traseiros rebatidos, o novo RAV4 pode acomodar uma bicicleta de montanha de 29 polegadas sem necessidade de remoção de rodas. Há uma bandeja de dois níveis ajustáveis de altura de fixação que pode ser virada ao contrário quando há que transportar carga suja. Os bancos traseiros têm uma função de rebatimento em 60:40 e há redes de armazenamento em cada lado da mala. Os detalhes inteligentes incluem uma pega na porta da bagageira que pode servir como cabide e um portão traseiro elétrico com função de mãos-livres.
 
 
A HERANÇA RAV4 E SUCESSO NO MERCADO O Toyota RAV4 começou como por ser um pioneiro modelo de nicho de mercado, mas depressa se tornou um dos veículos mais vendidos no mundo. A ele se pode creditar a criação de um segmento de mercado totalmente novo, no qual hoje todos os principais fabricantes de automóveis estão representados. Este modelo está no centro da atividade global da Toyota. As vendas globais acumuladas em quatro gerações, desde 1994, atingiram mais de 8,1 milhões, enquanto em 2017 o atual RAV4 foi o SUV mais vendido no mundo e o quarto modelo mais vendido no geral, com 810 953 unidades matriculadas. Na Europa, a elevada procura por modelos SUV fez com que o mercado aumentasse quatro vezes nos últimos 4 anos (correspondendo a 22,7% do mercado de automóveis novos) e espera-se que as vendas anuais atinjam mais de cinco milhões até 2023. Os volumes de vendas no segmento D-SUV permanecem estáveis, em torno de 1,5 milhões por ano.
 
 
 

MOTORIZAÇÕES E DESEMPENHO O novo RAV4 estará disponível com duas motorizações TNGA, ambas mais potentes e com menor consumo de combustível do que as do seu antecessor. O novo RAV4 Hybrid de 2.5 litros combina eficiência de combustível e emissões e funcionamento silencioso com mais potência e maior capacidade de resposta. A potência máxima total do sistema de 222 cv/163 kW se supera os 197 cv/145 kW da geração anterior, dando mostras de que a mais recente tecnologia de eletrificação “SelfCharging Hybrid” da Toyota não está desprovida de força; a aceleração de 0 a 100 km/h é de apenas 8,1 segundos. Esta proposta de “potência sem compromisso” confere ao novo RAV4 uma vantagem única na sua classe e, com o benefício do seu desempenho melhorado, facilidade de condução e eficiência, devendo representar uma percentagem ainda maior nas vendas totais do modelo na Europa Ocidental (a Toyota prevê que a mesma aumentará dos atuais 85% para 90%). Um novo motor a gasolina de 2.0 litros estará igualmente disponível, com uma escolha de transmissões manual ou automática (Não disponível em Portugal). O sistema híbrido de quarta geração da Toyota faz a sua estreia no RAV4, trazendo consigo múltiplos benefícios. Os principais componentes, incluindo a Unidade de Controlo de Potência (PCU) e a bateria de hidretos metálicos de níquel estão mais compactos, leves e projetados para reduzir as perdas elétricas e mecânicas. O sistema de propulsão utiliza o novo motor Dynamic Force de 2,5 litros da Toyota, uma unidade de quatro cilindros com injeção direta e indireta que atinge os melhores consumos de combustível e as mais baixas emissões da sua classe para o novo RAV4. A Toyota espera que a economia de combustível do ciclo combinado seja de 4,5 l/100 km* (NEDC correlacionado), com emissões de CO2 de apenas 102 g/km* (NEDC Correlacionado). Para o condutor, os resultados são uma melhor aceleração no arranque, eficiência melhorada a velocidades mais elevadas e uma aceleração geral mais suave e linear.
 
    
  

TRAÇÃO ÀS QUATRO RODAS A Toyota está a efetuar melhorias na tecnologia de tração às quatro rodas do novo RAV4 para melhorar o desempenho, aptidões e controlo geral em todas as condições de condução, para tornar ainda mais especial o espírito de “poder chegar a qualquer lado” e prazer de condução deste modelo. O seu impressionante desempenho 4x4 em asfalto e fora de asfalto distinguirá ainda mais o novo RAV4 entre os seus concorrentes, com um desempenho seguro em curva e aderência em todas as situações.
 
RAV Hybrid com sistema AWD elétrico significativamente melhorado O novo RAV4 Hybrid está equipado com um sistema elétrico de tração às quatro rodas AWD significativamente melhorado e mais capaz, que não apresenta quaisquer desvantagens: regista a melhor economia de combustível em condução urbana, o desempenho mais silencioso a altas velocidades e a melhor tração em condições de piso escorregadio. É também mais compacto e leve do que os sistemas mecânicos AWD o que quer dizer que nem o consumo de combustível nem o conceito geral do veículo são comprometidos O sistema gere de forma eficiente o binário usando a energia do sistema de propulsão híbrido e um motor gerador adicional no eixo traseiro. Esta configuração reduz as perdas de energia, economiza peso e otimiza a operação do sistema AWD em diferentes condições de condução. Comparado com o modelo anterior, o nível de binário que pode ser enviado para as rodas traseiras foi aumentado em 30%, permitindo uma repartição dianteira/traseira de 100:0 até 20:80, dependendo das condições da condução. O binário máximo que pode chegar às rodas traseiras aumentou de 953 para 1300 Nm, igualando ou superando o binário máximo conseguido pelos sistemas mecânicos e proporcionando um desempenho mais seguro, por exemplo, ao arrancar sobre superfícies soltas e/ou escorregadias. O sistema elétrico AWD otimiza automaticamente essa distribuição de binário de acordo com as condições de condução, proporcionando melhores prestações, estabilidade e desempenho fora de estrada, particularmente ao delinear trajetórias certas em curvas com condições escorregadias, passando ao condutor uma confortante sensação de que todas as rodas estão a fazer bom contacto com a estrada. O sistema mecânico de tração integral do novo RAV4 a gasolina de 2.0 litros CVT (Não disponível em Portugal) está equipado com o primeiro sistema de vetorização de binário dinâmico da Toyota com Disjuntor do Eixo de Transmissão Traseiro. Através de acoplamentos duplos no eixo traseiro torna-se possível gerir a distribuição de binário entre as rodas traseiras esquerda e direita para proporcionar um desempenho estável e uma resposta precisa aos movimentos do condutor com a direção em curva, tanto em condições secas como escorregadias.
 
Gestão Integrada AWD O desempenho do novo RAV4 AWD é beneficiado ainda mais com a introdução da Gestão Integrada AWD (AIM), um recurso exclusivo na sua classe e que serve para ajustar automaticamente os diferentes sistemas do veículo - direção assistida, controlo de travagem e do acelerador, padrão de passagens de caixa e distribuição do binário - de acordo com o modo de condução selecionado. No novo RAV4 Hybrid, o condutor pode

mudar do modo Normal para Eco ou Sport e, ao escolher este último, o AIM modifica a assistência da direção, o mapa de mudança do controlo do acelerador e a distribuição do binário do motor para obter o melhor desempenho em estrada.
 
 
 

Mais possibilidades de "escapar" com o modo Trail O RAV4 Hybrid eleva as suas aptidões 4x4 com a introdução de um novo diferencial autoblocante - Modo Trail - que garante a melhor aderência e controlo possíveis em condições escorregadias. Também pode fornecer uma assistência muito útil ao lidar com condições desafiadoras na condução fora de estrada. Na atual geração do RAV4 Hybrid existe o risco de o veículo ficar “preso” se uma roda motriz perder contacto com o solo em terrenos muito irregulares. No novo modelo, ao ativar o Modo Trail (através de um seletor do modos de condução na consola central), a roda que está a girar livremente pode ser travada e o binário direcionado para a roda que está presa. O controlo do acelerador e o padrão de funcionamento da transmissão também são adaptados para ajudar o condutor a manter o veículo em movimento.
 
EQUIPAMENTOS E O MELHORADO SISTEMA TOYOTA SAFETY SENSE As especificações do equipamento para o novo RAV4 demonstrarão como a Toyota continua a aplicar tecnologias para fornecer inovações úteis em segurança, tecnologia, conforto e carácter prático no quotidiano. Os recursos que estarão disponíveis, de série ou opcionalmente de acordo com o nível de equipamento, incluirão um tejadilho panorâmico elétrico, bancos ventilados, carregamento sem fio para smartphones e até cinco entradas USB em todo o habitáculo para ligação de vários dispositivos.
 
Caraterísticas do equipamento O novo RAV4 vai dispor de especificações generosas de equipamentos em toda a sua gama na Europa, com todas as versões equipadas de série com a mais recente versão do sistema Toyota Safety Sense com uma função de contacto de emergência eCall (mais sobre o Toyota Safety Sense no capítulo específico). Mesmo no nível de entrada, a lista incluirá jantes de liga leve de 17 polegadas, barras de tejadilho, faróis de LED, arranque por botão, ecrã de áudio de sete polegadas e ecrã TFT multi-informação de 4,2 polegadas. Equipamentos como jantes de liga leve de 18 polegadas, acesso inteligente, extensas superfícies de toque suave em todo o habitáculo, ecrãs maiores, estofos em pele, faróis com projector de LED, óculo traseiro e portão traseiro elétrico estarão igualmente disponíveis.
 
Nível de equipamento Style para o RAV4 Hybrid O equipamento Style destacar-se-á com o seu acabamento de pintura em dois tons, marcando um contraste entre a cor da carroçaria (uma de quatro opções) e uma secção do tejadilho em negro, além de faróis com projetor LED e jantes de liga leve pretas de 18 polegadas. Nos bancos de estilo desportivo no habitáculo um revestimento preto no teto e detalhes em azul acentuam ainda mais a qualidade distintiva deste modelo. Uma ampla gama de pacotes opcionais e acessórios estará disponível para que o RAV4 possa ser equipado para atender perfeitamente às suas preferências de estilo de vida.
 

Novo espelho retrovisor digital O novo RAV4 ajuda o condutor a obter uma melhor visão à volta do carro com um novo espelho retrovisor digital – uma estreia na Toyota. Pode ser usado como espelho convencional electrocrómico com auto-escurecimento, refletindo diretamente a estrada e o tráfego atrás do carro, ou como monitor digital com um campo de visão muito mais amplo. Basta tocar um interruptor para apresentar imagens em tempo real transmitidas a partir de uma câmara ajustável de alta definição montada na parte superior do óculo traseiro do RAV4. Fica, assim, garantida uma visão nítida, por exemplo, quando há itens grandes no espaço de carga ou passageiros altos no banco traseiro a obstruir a linha de visão do condutor. A câmara também oferece um campo de visão mais amplo e o condutor pode usar comandos táteis para ajustar a imagem, incluindo uma função de zoom.
 
Monitor de Visão Panorâmica, Moonroof Panorâmico e sistema de áudio JBL Outros recursos premium que estarão disponíveis no novo RAV4 incluem um Monitor de Visão Panorâmica, que fornece ao condutor uma vista de 360 graus em tempo real da área imediatamente ao redor do veículo, incluindo uma perspetiva de “olho de pássaro”. É um recurso muito útil em condução em todoterreno, para facilitar a transposição de terrenos complicados e nas manobras em espaços confinados onde os perigos se podem esconder fora da linha de visão do condutor. O ambiente aberto e espaçoso do habitáculo pode ainda ser melhorado com um teto de abrir panorâmico. No que diz respeito ao entretenimento a bordo, a Toyota trabalhou com a premiada parceira de som JBL para proporcionar uma experiência realmente única e imersiva. O novo sistema de áudio RAV4 JBL feito à medida proporcionará qualidade de som de concerto através de sua arquitetura de 9 altifalantes. Dispõe de tweeters (altifalantes de agudos) de assinatura JBL, um novo potente subwoofer (graves) e amplificador com tecnologia de restauração de música Clari-Fi ®.
 
 
* Com base no Regulamento CE 2017/1153, conforme emendado pelo CE 2017/1231 - aguarda homologação final  
Salão Automóvel de Paris 2018 
Out’18 27
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
TOYOTA CAMRY Proposta única no segmento D/E na Europa
 
Em estreia na Europa no Salão do Automóvel de Paris de 2018, o novo Toyota Camry Hybrid combina design elegante e níveis de conforto superiores com a alta eficiência da última geração de propulsores eletrificados com a tecnologia “Self-Charging Hybrid”.

A CORRENTE MUDANÇA, no foco do mercado, que se afasta das motorizações diesel, preparou o caminho para a regresso do Camry à Europa Ocidental após uma ausência de 14 anos. Reforçando a presença da Toyota no segmento D/E sedan, o novo Camry Hybrid representa uma oferta única graças ao seu potente motor híbrido. O novo sedan expande a linha de veículos híbridos europeus da Toyota para oito modelos. O novo Camry é a 8ª geração de um carro que ganhou inúmeros prémios e distinções desde que chegou ao mercado pela primeira vez em 1982. O modelo é vendido em mais de 100 países no mundo, com vendas totais de mais de 19 milhões de unidades até ao momento. Com vendas anuais de mais de 700 000 unidades, o Camry continua a ser o sedan mais vendido do segmento D/E em todo o mundo. O novo Camry assenta em todos os valores fundamentais que o tornaram tão popular - níveis de referência QDR (Qualidade, Durabilidade e Fiabilidade), silêncio e qualidade de rolamento - com o novo design exterior e interior com grande poder de sedução, excelente conforto e espaço, uma motorização com tecnologia de ponta e novos níveis de prazer de condução. A mais recente geração Camry apresenta a filosofia de design e engenharia da Nova Arquitetura Global Toyota (TNGA). Aplicada a todos os aspetos do veículo e da sua motorização, a TNGA coloca a condução entusiasticamente orientada para a diversão e o estilo sedutor em pé de igualdade com a qualidade de construção superlativa, conceito geral do veículo altamente eficiente, tecnologia avançada e forte desempenho ambiental.
 
DESIGN EXTERIOR ELEGANTE O novo estilo do Camry Híbrido resultou numa aparência ousada e distinta que combina marcas atléticas com arestas na chapa da carroçaria. A frente representa uma evolução ousada da linguagem de design Under Priority e Keen Look - Catamaran Under Priority. Uma fina e profunda grelha superior destaca o emblema da Toyota e incorpora os finos grupos óticos Hi-LED nas extremidades. A ampla grelha inferior trapezoidal ocupa quase toda a largura da área do para-choques. Apenas as extremidades dos pára-choques ficam de fora, ensanduichando a grelha de uma maneira que lembra os cascos duplos de um catamarã e enfatizando as vias largas e a aparência ampla e determinada do novo Camry Híbrido. A grelha inferior apresenta barras horizontais que foram meticulosamente concebidas para reforçar a força visual do design “Catamaran Under Priority” e adicionar agressividade e prestígio ao estilo frontal largo e baixo.

De perfil, a baixa linha do tejadilho combinam com uma linha de cintura baixa para dar a aparência de um habitáculo puxado para baixo, diminuindo visualmente o centro de gravidade do novo Camry.
 
 
 
O habitáculo combina uma linha de tejadilho mais comprida para garantir conforto aos ocupantes apesar dos vidros laterais pequenos e que cabem dentro da distância entreeixos para criar uma aparência única, desportiva e elegante. A metade traseira do habitáculo afunila, entre os ombros largos e protuberantes dos arcos das rodas traseiras. Por baixo, há cantos "aero" a envolver o para-choques e que fluem dos grupos óticos traseiros LED para realçar ainda mais a nova aparência dinâmica e ampla do Camry.
 
ESPAÇO ERGONÓMICO E PREMIUM DO HABITÁCULO O interior do novo Camry foi projetado para oferecer uma fusão cuidadosamente considerada de função, estilo e qualidade de execução. As curvas sensuais do novo painel combinam um ambiente de cockpit ergonomicamente ideal, focado no condutor, com acomodações de passageiros confortáveis e espaçosas. Conjuntamente, a configuração uniforme dos componentes, as texturas trabalhadas de forma cuidadosa e a consistência no uso de materiais criam um habitáculo de excelente qualidade e prestígio. O sistema de áudio, o painel de controlo do ar condicionado e o monitor do sistema de info-entretenimento de 8” foram totalmente integrados à face na superfície em piano black na consola central, sem espaços entre os comandos. O novo Interface Homem-Máquina (HMI) do Camry apresenta um trio de ecrãs de fácil visualização para coordenação de informações, consistindo: num head-up display (HUD) colorido de excelente visibilidade de 10”; Ecrã multi-informação de 7” na zona dos mostradores; e um ecrã de 8” na consola central incorporando a versão mais recente do sistema multimedia Touch® 2 da Toyota.
 

 
Os comandos foram completamente redesenhados para melhorar a funcionalidade, aparência e tato, tendo sido cuidadosamente moldados e ergonomicamente otimizados, incluindo os comutadores metálicos acetinados de elevada qualidade. A textura perfeita e a qualidade de acabamento em todo o painel de instrumentos resumem os altos níveis de precisão interior do Camry. Praticamente todas as superfícies da espaçosa e opulenta cabina são revestidas com materiais de toque suave de elevada qualidade, zonas em pele flexível, elegantes moldes em madeira granulada ou um brilhante e recém-desenvolvido acabamento acetinado cromado. Está igualmente disponível um novo acabamento de ornamentação Olho de Tigre, provocando uma sensação de profundidade e brilho que varia com o ângulo de observação tal como a pedra olho de tigre (com propriedades similares a um cristal de quartzo). Com a possibilidade de escolha de estofos em pele ou em tecido, o interior do novo Camry Híbrido está disponível em dois esquemas de cores: Bege (pele) - que combina uma carpete cinza escuro e um painel superior com dois tons de bege; e negro (tecido ou pele), que realça os novos detalhes cromados acetinados do interior. Em resposta aos níveis melhorados de agilidade de comportamento proporcionados pela nova plataforma GA-K, os bancos dianteiros foram redesenhados para oferecer um elevado conforto e grande capacidade de retenção lateral para gerar menos fadiga. Replicando o design dos bancos dianteiros, a acomodação atrás está disponível em dois formatos; bancos rebatíveis e divisíveis em 60:40 e bancos elétricos reclináveis com partição 40:20:40 com apoios de cabeça mais largos e um grande apoio de braços central para maior conforto.

O formato dos bancos elétricos reclináveis está disponível com um painel de controlo de toque capacitivo incorporado na parte dianteira do apoio de braço central, permitindo controlar o sistema de ar condicionado, de áudio e os controlos reclináveis dos bancos a partir dos lugares traseiros. Por último, a adoção de um novo sistema de suspensão traseira com duplos triângulos sobrepostos reduz a incursão do amortecedor no espaço de carga do novo Camry, permitindo uma capacidade de bagagem de 524 litros.
 
NOVA MOTORIZAÇÃO ELETRIFICADA COM 2.5 LITROS HÍBRIDO A nova motorização “Self-Charging Hybrid” de 2.5 litros do Camry Híbrido combina eficiência de combustível, baixas emissões e funcionamento silencioso com mais potência e superior capacidade e de resposta. Com um rendimento máximo de 160 kW/218 cv, o Camry Híbrido gera emissões de CO2 de apenas 98 g/km e rubrica um consumo de combustível combinado de apenas 4,2 l/100 km1. Assegurando uma elevada potência com um funcionamento suave e altamente refinado, o novo motor Dynamic Force de quatro cilindros e 2.5 litros conta com uma eficiência térmica máxima de nível mundial de 41%. Incorpora uma série de tecnologias mais avançadas da Toyota, incluindo VVT-i Dual com VVT-iE (Sistema inteligente de Tempo de Abertura/Fecho de Válvulas Variável com motor elétrico) e D-4S (versão superior do motor a gasolina de injeção direta a 4 tempos) para otimizar a potência, minimizar as emissões e favorecer a eficiência de combustível. O novo Sistema Híbrido da Toyota (THS II) inclui a nova tecnologia Sequential Shiftmatic que permite ao condutor “passar de caixa” com a alavanca montada na consola, imitando uma rápida transmissão automática de seis velocidades para uma performance enérgica e prazer de condução.
 
DINÂMICA DE CONDUÇÃO ENVOLVENTE A chave para as novas capacidades dinâmicas melhoradas do Camry e a sua superior qualidade de rolamento é a nova plataforma GA-K que assenta na TNGA. Os principais ingredientes para garantir uma condução envolvente são a rigidez de torção aumentada, uma nova suspensão traseira de duplos triângulos sobrepostos e um centro de gravidade significativamente rebaixado. A carroçaria leve e altamente rígida garante um aumento substancial de 30% na rigidez de torção em relação ao modelo anterior. Por outro lado, um novo sistema de montagem de quatro pontos foi adotado não só para reduzir drasticamente a vibração do motor como também aumentar ainda mais a rigidez e a estabilidade de comportamento em estrada. A nova suspensão que consiste numa configuração de tipo McPherson à frente e uma nova arquitetura de duplos triângulos na traseira foi projetada para proporcionar estabilidade superior e curvas com menos movimentos da carroçaria para inspirar a confiança do condutor, além de oferecer uma qualidade de rolamento superior que supera a de outros veículos da sua classe. Por último, mas não menos importante, a plataforma GA-K foi projetada para permitir um baixo centro de gravidade, o que resulta numa posição de condução mais envolvente e num comportamento mais preciso e com resposta mais incisiva, com inferior rolamento

da carroçaria. Como resultado, a altura geral do veículo e a altura do capot foram reduzidas e o piso da habitáculo rebaixado.
 
AUMENTO DOS NÍVEIS DE SEGURANÇA O novo Camry Híbrido está equipado com uma ampla gama de recursos de segurança ativa e passiva. Todos os modelos estão equipados de fábrica com o "Toyota Safety Sense", um conjunto de tecnologias de segurança ativa projetadas para ajudar a prevenir ou a reduzir os efeitos de colisões numa ampla gama de situações de trânsito. Combinando uma câmara e um radar de ondas milimétricas para obter um elevado nível de desempenho de deteção, o sistema Toyota Safety Sense do novo Camry possui um Sistema de Segurança de Pré-colisão (PCS) com função de deteção de peões, Cruise Control Adaptativo (ACC), Sistema de Alerta de Mudança de Faixa de Rodagem (LDA) com assistência de direção, Sistema de Máximos Automáticos (AHB) e Assistência ao Reconhecimento de Sinais de Trânsito (RSA). Outros sistemas de apoio ao condutor e melhoria da segurança incluem um Monitor de Ângulos Mortos (BSM) com Alerta de Tráfego Transversal Traseiro (RCTA), sonar de espaço nos extremos dianteiro e traseiro, um Monitor de Visão Traseira com guias de estacionamento e um conjunto completo de sistemas de travagem e controlo de tração. A estrutura da carroçaria do Camry foi projetada para absorver os impactos dianteiros, laterais e traseiros, dispersando a energia de colisão para ajudar a evitar a deformação da área do habitáculo de elevada rigidez. Acresce que a utilização de uma nova estrutura interna do capot do tipo “ilha flutuante” e uma estrutura de absorção de impacto na capota contribui para um desempenho de proteção de peões de primeira classe. 1 Baseado no Regulamento CE 2017/1153, conforme recomendado pelo CE 2017/1231 – pendente de homologação final 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
INSPIRADO PELO EXCLUSIVO HATCHBACK DE ALTAS PRESTAÇÕES YARIS GRMN, o novo Yaris GR SPORT está destinado a proporcionar mais prazer de condução desportiva à linha de super compactos da Toyota. Com lançamento previsto para o final de 2018, o novo modelo faz sua estreia mundial no Salão de Paris e será o primeiro modelo com especificação GR SPORT a ser lançado na Europa. A introdução do equipamento GR SPORT é mais um exemplo de como o sucesso do automobilismo internacional da Toyota GAZOO Racing está a alimentar diretamente uma emocionante nova geração de carros de estrada com a marca GR. O regresso da Toyota ao Campeonato Mundial de Ralis em 2017 levou ao desenvolvimento do Yaris GRMN focado nas altas prestações, que obteve grande sucesso junto da crítica e foi um sucesso de vendas com todos os 400 exemplos assegurados pelos novos proprietários mesmo antes do carro chegar aos concessionários. O novo GR SPORT leva a influência desportiva da GAZOO Racing ao coração da linha Yaris, proporcionando prestações divertidas e estilo desportivo genuíno. As modificações inspiradas no GRMN estão focadas na suspensão, dando ao carro um comportamento e uma capacidade de resposta mais envolventes. Utiliza amortecedores Sachs Performance semelhantes aos montados no GRMN e uma barra estabilizadora sólida (em vez de oca) para ganhar rigidez adicional. A postura desportiva é ainda sublinhada com a distância ao solo reduzida em 11 mm em comparação com o Yaris normal e com o espaço entre a roda e a carroçaria diminuído em 18 mm. As jantes de liga leve negras de 17 polegadas são exclusivas do GR SPORT, mas estão envolvidas pelos mesmos pneus Potenza RE50 205/45 R17 da Bridgestone do GRMN.
TOYOTA YARIS GR SPORT  Prestações inspiradas na GAZOO Racing

Para evitar qualquer aumento da massa total do veículo as opções de equipamentos deste modelo foram limitadas. O GR SPORT apenas existe em formato de cinco portas e estará disponível com a motorização eletrificada “Self-Charging Hybrid” de 1.5 litros do Yaris de série. O estilo exterior segue o do Yaris GRMN, inclusivamente no tejadilho bi-tom negro com antena de barbatana de tubarão e deflector de ar traseiro. Há molduras de portas em piano black, uma grelha em ninho de abelha negra, caixas de espelhos retrovisores negras e zona envolvente dos faróis de nevoeiro dianteiros também em negro. Os faróis são exclusivos do GR SPORT, com detalhes interiores em negro. O vidro de proteção traseiro escurecido também é fornecido de série, junto com o emblema GR. Podem ser adicionados autocolantes encarnados ao lábio dianteiro e à linha superior do para-choques traseiro inferior para gerar um apelo visual mais desportivo. No habitáculo, a influência do GR é facilmente visível, com bancos dianteiros desportivos com as letras GR, estofos em negro Ultrasuede com pespontos cinza contrastantes e inserções cinza. Quando o condutor pressiona o botão Start, o ecrã TFT multi-informação anima-se com o logotipo GR, definindo o contexto para um tempo compensador ao volante que se vai seguir. Para ajudar a aproveitar ao máximo o potencial de comportamento do carro, o GR SPORT é equipado com o mesmo volante de três raios de pequeno diâmetro do Yaris GRMN. A sensação desportiva do interior é reforçada por um acabamento negro e cromado acetinado na alavanca do seletor de velocidades e nas saídas de ar e zonas envolventes das caixas de altifalantes montadas nas portas. Como toque final, são montados tapetes de carpete negra com a marca GR e rebordos prateados.
 
 
 
ENCOMENDAS PRIORITÁRIAS DO TOYOTA SUPRA ABREM COM ADESÃO AO CLUBE SUPRA 900 Após o anúncio do lançamento do novo Toyota Supra no Salão Automóvel de Genebra, em março, a Toyota pode confirmar que as reservas online das primeiras 900 unidades serão abertas a 2 de outubro de 2018, numa primeira fase nos principais mercados europeus de automóveis desportivos. Noutros mercados os potenciais clientes serão mantidos informados através da função de registo no site do Toyota Supra até a pré-venda ser aberta. Fiel à sua herança distinta como puro automóvel desportivo, o Toyota Supra da quinta geração apresenta um motor a gasolina de seis cilindros em linha de 3.0 litros com tração traseira e diferencial ativo. O novo conceito de dois lugares promete um desempenho de condução emocionante, assegurado pela sua distribuição de peso perfeitamente equilibrada de 50:50. A produção do novo Toyota Supra deve começar no próximo ano com os primeiros 900 clientes europeus a receber os seus carros após o verão. Este grupo privilegiado de proprietários não só terá o desportivo puro da Toyota na mão como também terá direito a ingressar no Club Supra 900. Como membros, terão acesso a conteúdos exclusivos, recompensas e experiências no tempo que até à entrega do veículo. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
A TOYOTA ESTÁ A PRESTAR UMA HOMENAGEM ao Yaris original, introduzindo um novo Y20 na sua gama de modelos de 2019 para assinalar o 20º aniversário do seu sucesso no segmento B, exibido pela primeira vez no Salão Automóvel de Paris em 1998. Ao longo de duas décadas e três gerações, o Yaris tornou-se um modelo com raízes profundas na Europa e também o mais vendido Toyota neste mercado, sendo construído aqui mesmo na sua fábrica de Valenciennes, em França. A revista gama Yaris, revelada pela primeira vez no Salão Automóvel de Paris, vai oferecer um novo sistema multimédia que permite a integração de smartphones. De forma apropriada, haverá uma produção inicial de 1998 unidades da Launch Edition Y20 com a mesma pintura dourada usada no primeiro Yaris em 1998, mas com o toque contemporâneo de um tejadilho cinza escuro de dois tons. Os Y20 de produção estarão no centro da gama Yaris de 2019, e constituem uma forte proposta de valor para os clientes. Estão disponíveis versões standard e bicolores, estas últimas combinando um novo acabamento em cinzento escuro para o tejadilho com as cores prata, pérola ou negra para a restante carroçaria.  O estilo exterior utiliza elementos em cinzento escuro para distinguir o Y20 na gama Yaris. Estes incluem, jantes de liga leve de 10 polegadas cinzentas e maquinadas de 10 raios, molduras laterais, grelha dianteira, revestimento dos retrovisores exteriores e faróis de
TOYOTA YARIS Y20
 
A celebrar 20 anos de Yaris

nevoeiro (com detalhes cromados) tudo em cinza escuro. O Y20 ostenta ainda uma antena do tipo barbatana de tubarão em cor correspondente à do tejadilho, vidros traseiros escurecidos e emblemas especiais Y20 na traseira. O interior prolonga o tema cinza escuro, aplicado na consola central, inserções no volante e nos novos estofos em padrão de xadrez. As saídas de ar cromadas acetinadas, os rebordos dos altifalantes e dos mostradores da instrumentação e dos botões de comandos, os tapetes negros com rebordo prateado e os emblemas Y20 no painel de bordo e encostos dos bancos dianteiros aumentam ainda mais a impressão de qualidade do interior.
 
    
 
NOVO SISTEMA MULTIMÉDIA O novo sistema multimédia do Yaris de 2019 está em sintonia com a necessidade que todos temos de estar cada vez mais permanentemente “conectados”. A conectividade tornou-se uma consideração de compra cada vez mais importante para os clientes e o novo pacote permitirá a fácil integração de smartphones e o acesso a aplicações úteis e populares. O controlo é feito através de um simples ecrã tátil central; uma vez conectado, o conteúdo selecionado do smartphone pode ser visualizado e acedido através do ecrã. A funcionalidade será estendida ao longo do tempo para permitir o acesso a outras aplicações de terceiros. O sistema possui um hardware simples e claro e desenho HMI. Pode ser usado para ativar navegação de rota habilitada pelo smartphone e é capaz de responder a comandos de voz através de um novo microfone e um botão específico na unidade principal, para provocar menos distração no condutor. O ecrã tátil será também capaz de reagir a toques conhecidos, como deslizar ou beliscar os dedos na sua superfície.
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
EM 2015, A TOYOTA DECIDIU promover a democratização das tecnologias de segurança avançada nos seus automóveis com o "Toyota Safety Sense", um conjunto de tecnologias de segurança ativa projetadas para ajudar a prevenir ou a mitigar as consequências de colisões numa ampla gama de situações de tráfego. Desde então, mais de 8 milhões de veículos Toyota em todo o mundo foram equipados com o Toyota Safety Sense. Em condições de tráfego no mundo real, os efeitos resultantes da redução de acidentes1 podem ser observados claramente, tal como no caso da redução de colisões traseiras de aproximadamente 50%, aumentando para aproximadamente 90% em conjunto com o Sonar Inteligente de Espaço (ICS).
TOYOTA SAFETY SENSE Um passo mais perto de uma sociedade automóvel sem acidentes
 
A Toyota lança a segunda geração do conjunto de sistemas de segurança ativa Toyota Safety Sense.

Empenhada em alcançar uma sociedade de mobilidade segura, a Toyota acredita que é importante promover uma abordagem que envolva pessoas, veículos e o ambiente do trânsito, bem como a procura da "segurança no mundo real", aprendendo com os acidentes e incorporando esse conhecimento no desenvolvimento do veículo. Dando um passo mais em direção ao objetivo final de uma sociedade automóvel sem acidentes, a Toyota apresenta agora a segunda geração do Toyota Safety Sense. O actualizado pacote de segurança ativa inclui uma câmara de lente única e um radar de ondas milimétricas. O desempenho de ambos os sistemas foi melhorado para expandir o espectro da deteção de riscos e melhorar a sua funcionalidade. A nova unidade do sistema viu, por outro lado, o seu tamanho reduzido para facilitar a instalação em todos os modelos da Toyota. O Toyota Safety Sense passa a incluir2 duas versões atualizadas do Sistema de Pré-Colisão (PCS), Cruise Control Adaptativo (ACC), Alerta à Mudança de Faixa de Rodagem (LDA), Sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito (RSA) e Sistema de Máximos Automáticos (AHB). Além disso, apresenta um novo LTA (Assistência de Trajetória na Faixa) para apoio avançado da direção.
 
SISTEMA DE PRÉ-COLISÃO (PCS) Em todos os Toyota equipados com o Toyota Safety Sense de segunda geração o PCS atualizado passa a ser capaz de detetar veículos à sua frente entre velocidades de aproximadamente 10 km/h e 180 km/h, reduzindo o risco de os atingir por trás. Quando existe a possibilidade de uma colisão, o PCS solicita ao condutor que trave através de um alerta sonoro e visual ao mesmo tempo que prepara o sistema de travagem para fornecer força adicional de travagem quando o condutor pisa o pedal do travão. Se o condutor não reagir a tempo, o sistema aplica automaticamente os travões, reduzindo a velocidade em aproximadamente 50 km/h ou até mesmo parando o carro, a fim de evitar a colisão ou mitigar a força do impacto. As condições de intervenção do PCS foram melhoradas, permitindo que o sistema detete também potenciais colisões com peões durante o dia e a noite, e ciclistas durante o dia, caso a travagem automatizada opere em velocidades relativas de entre 10 e 80 km/h, podendo reduzir a velocidade em aproximadamente 40 km/h4.
 
CRUISE CONTROL ADAPTATIVO (ACC) O ACC ajuda o condutor a manter uma distância segura para carro da frente. Deteta os veículos que estão na frente do carro e determina a velocidade a que se deslocam. O sistema ajusta a velocidade do veículo para garantir que haja uma distância segura entre os dois carros. O ACC atualizado beneficia de um melhor controlo de aceleração e desaceleração para um superior desempenho e maior conforto e pode ser facilmente controlado por novos dispositivos de manobra montados no volante. O ACC inclui agora o seguimento a baixa velocidade e gestão do para-arranca a velocidades entre 0 e aproximadamente 30 km/h. No trânsito congestionado, o veículo irá parar quando o veículo que o precede parar, mantendo uma distância apropriada entre os

dois. O condutor pode, então, reiniciar o andamento seja com o uso do pedal do acelerador seja com os comandos montados no volante, reativando o sistema ACC. Em velocidades acima de 70 km/h a ultrapassagem tranquila dos veículos precedentes é reforçada por controlo ligado aos “piscas”. Ao seguir um veículo que esteja a viajar mais devagar do que a configuração de velocidade do veículo, a aceleração preliminar é aplicada quando o condutor liga o “pisca” para mudar de faixa. No entanto, se for detetado um veículo precedente na faixa de ultrapassagem a aceleração é suprimida para evitar a aproximação repentina a esse mesmo veículo precedente, permitindo ao condutor ultrapassar com tranquilidade. Passa a estar igualmente disponível um novo Controlo de Cruzeiro Adaptativo inteligente (iACC), ligando o ACC ao Assistente de Reconhecimento de Sinais (RSA). Quando o veículo se desloca a uma velocidade constante de acordo com a velocidade predefinida pelo condutor e um sinal de limite de velocidade é reconhecido pelo RSA, o condutor pode facilmente reprogramar a velocidade do veículo de acordo com o novo limite de velocidade, usando os interruptores no volante.
 
SISTEMA DE ALERTA À MUDANÇA DE FAIXA DE RODAGEM (LDA) A velocidades acima de 50 km/h, o LDA ajuda a evitar acidentes e colisões frontais causadas pela saída da faixa de rodagem. Se o veículo começar a desviar-se da sua faixa sem que os indicadores de mudança de direção tenham sido acionados, o LDA avisa o condutor com um alerta sonoro e visual e pode introduzir uma força na direção para ajudar o condutor a recuperar a sua faixa. O atualizado sistema pode também agora reconhecer a beira da estrada em estradas retas sem marcações no piso. A função Aviso de Deriva do Veículo deteta a oscilação do veículo, que tende a ocorrer quando o condutor começa a baixar os níveis de atenção ou a ficar cansado e alerta o condutor com um aviso sonoro e visual, incitando o condutor a fazer uma pausa.
 
ASSISTÊNCIA DE TRAJETÓRIA NA FAIXA (LTA) O apoio avançado à condução está agora a ser apresentado através da Assistência à Trajetória na Faixa (LTA) - um novo sistema que ajuda a reduzir ainda mais a pressão sobre o condutor. Quando o Cruise Control Adaptativo (ACC) e a LTA estão ativos, o sistema ajuda o condutor a controlar a direção com forças suaves para manter o veículo no centro da faixa de rodagem, mesmo em curvas ligeiras em autoestrada. A LTA pode operar a partir de velocidades de autoestrada até quase à imobilização, para apoiar o condutor também em caso de trânsito congestionado. E se for difícil ou impossível o sistema “ver” as marcações da estrada (como quando estão apagadas), o carro seguirá o caminho do veículo precedente reconhecido pela câmara e pelo radar de ondas milimétricas. Os veículos equipados com LTA também suportam todos os recursos do LDA.
 
SISTEMA DE MÁXIMOS AUTOMÁTICO (AHB) O sistema AHB ajuda a garantir excelente visibilidade para a frente durante a condução noturna. Deteta tanto os faróis dos veículos que se aproximam quanto as luzes traseiras

dos veículos precedentes, alternando automaticamente entre as luzes de máximos e de médios para evitar ofuscar os outros condutores. Ao ligar os máximos com mais frequência, o sistema permite a deteção antecipada de peões e obstáculos.
 
SISTEMA DE RECONHECIMENTO DE SINAIS DE TRÂNSITO (RSA) A RSA dá apoio ao condutor garantindo que lhe chegam sempre as mais completas informações, mesmo que o mesmo tenha, porventura, negligenciado um sinal de trânsito. O estado do sistema e as informações de alerta são exibidas para o condutor no ecrã multiinformação TFT no quadro de instrumentos. No caso dos limites de velocidade, o sistema apresenta um alerta visual e sonoro, caso o condutor exceda o limite indicado. O sistema passou a ser capaz de reconhecer um número maior de sinais de trânsito, como o de limite de velocidade, proibição de ultrapassagem, condições da estrada, stop e sentido proibido, início/fim da via, áreas urbanas e residenciais e final de todas as restrições. O Toyota Safety Sense de segunda geração será progressivamente implementado em toda a linha de modelos da Toyota, a começar com o novo RAV4 e o novo Corolla.
 
 
 
1 Com base em estudo realizado no Japão 2 A disponibilidade dos elementos depende do modelo e do nível de equipamento

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos