Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - MAIS UMA REFERENCIA DA ORIS

Quinta, 17 Junho 2021 06:05 | Actualizado em Sexta, 30 Julho 2021 04:12

Oris celebra a poesia mecânica com o novo Aquis Date Cal.400 41.5mm

Cada relógio Oris é inspirado pelo simples prazer de ver e perceber como as coisas funcionam.

A Oris, marca suíça de relógios mecânicos, celebra a mecânica com o lançamento da sua mais recente peça, o novo Oris Aquis Date Cal.400 41.5mm, uma versão mais pequena do versátil relógio de mergulho da Oris, movido pelo inovador Calibre 400, único no mundo e fabricado in-house. Este novo relógio de mergulho Oris estará disponível com mostrador azul, antracite ou verde.

No novo mundo digital, conectado e sensível ao toque, o prazer da mecânica ganha um novo significado. Olhar para uma roda gigante com a sua estrutura visível, ou observar o movimento de um relógio mecânico, através do fundo de caixa, desperta o prazer de ver como é que funcionam, a mecânica por detrás de cada um deles. E essa é, exatamente, a paixão que move a Oris pois, para a marca, se há algo que os relógios têm de fazer, é fazer sorrir.

A Oris é ainda reconhecida pela inovação no que respeita à criação de movimentos mecânicos. Nos últimos oito anos, concebeu nove novos calibres, expandindo sempre os limites da mecânica para criar belos movimentos que façam a mente brilhar e o coração bater.

Os mais recentes calibres assentam, exatamente, na série Calibre 400, a mecânica por detrás do novo Oris Aquis Date Cal. 400 41.5mm. Com elevados níveis de antimagnetismo, reserva de marcha de 5 dias, precisão superior ao standard chronometer (mesmo após exposição a magnetismo), revisão recomendada de 10 em 10 anos, 10 anos de garantia em todos os relógios por si movidos, o Calibre 400 estabelece um novo padrão no que toca a calibres automáticos de fabrico suíço.

“A equipa de relojoeiros e engenheiros da Oris ultrapassou os limites da relojoaria mecânica com a série Calibre 400”, afirma Cédric Röhrich, relojoeiro da Oris.

A alta performance como padrão do novo Calibre 400

Visível através do fundo de caixa, o novo movimento automático da Oris, o Calibre 400, tem elevado antimagnetismo, reserva de marcha de 5 dias e 10 anos de garantia.

Dois tambores e reserva de marcha de 5 dias

Na fase conceptual do Calibre 400, os engenheiros da Oris reconheceram que, nos dias que correm, nem sempre as pessoas usam o mesmo relógio todos os dias. Ao usarem um relógio mecânico normal um dia ou dois, ele irá parar assim que a corda esgotar. O Calibre 400 tem uma reserva de marcha de 5 dias, portanto ainda estará a funcionar se, por exemplo, não for usado na terça-feira e quinta-feira. Este período mais longo de utilização é conseguido através dos dois tambores. Cada tambor alberga uma mola principal com corda para dois dias e meio.

10 anos de garantia e revisão recomendada a cada 10 anos

A Oris está tão confiante no desempenho das tecnologias integradas no Calibre 400 que oferece 10 anos de garantia para todos os relógios movidos pelo novo movimento, após registo em MyOris. Além disso, a Oris recomenda também revisões a cada 10 anos nos relógios com o Calibre 400. Isto significa que, exceto em casos de dano acidental ou para verificações de estanquidade, não é necessário levar um relógio com Calibre 400 à revisão até 2031, no mínimo. Este é o novo padrão.

Um sistema de rotor mais estável

Uma das ambições fundamentais da Oris para o calibre 400 era eliminar os problemas antes de estes ocorrerem. Os engenheiros Oris concluíram que um dos problemas mais frequentes nos movimentos mecânicos automáticos era o sistema de rolamentos que permite o movimento da massa oscilante, ou rotor. Este é um elemento crítico num relógio automático. À medida que o rotor roda, vai gerando energia que é armazenada na mola de corda, alojada no tambor. Portanto, a Oris removeu os rolamentos e substituí-os por um sistema de grampo deslizante de baixa fricção, no qual um pivot de metal percorre um grampo lubrificado. Esta é uma solução menos complexa, mais eficiente e causa menos desgaste, tornando o rotor menos propenso a avarias.

Elevada resistência a campos magnéticos

A maioria dos movimentos em relógios suíços irá magnetizar, quando exposto às forças magnéticas com que nos deparamos no dia-a-dia. Sempre que tal acontece, tornam-se menos precisos, podendo até parar. Para torná-lo altamente antimagnético, a Oris concebeu o Calibre 400 utilizando mais de 30 componentes não ferrosos e antimagnéticos, incluindo a roda de escape e âncora em silício. Depois de testado no prestigiado Laboratoire Dubois, o Calibre 400 desviou menos de 10 segundos por dia após exposição a 2.250 gauss. Contextualizando, a última versão da norma ISO 764 para relógios antimagnéticos estipula que, para ser considerado antimagnético, um relógio não poderá sofrer um desvio superior a 30 segundos por dia depois de exposto a 200 gauss. O Calibre 400 registou um terço do desvio permitido após exposição a um valor 11 vezes superior ao permitido, tornando-o num movimento altamente antimagnético.

PVP Recomendado – Oris Aquis Date Cal. 400 41.5mm | € 3.000 c/pulseira; € 2.900 c/correia.

 

FICHA TÉCNICA ORIS AQUIS DATE CAL.400 41.5MM

Caixa

Caixa: Caixa multipeças em aço, luneta rotativa unidirecional em cerâmica azul, antracite ou verde

Dimensão: 41.50 mm (1.634 polegadas)

Mostrador: Azul, antracite ou verde

Material luminoso: Índices e ponteiros com Super-LumiNova®

Vidro: Safira, abobadado, acabamento antirreflexo no interior

Fundo de caixa: Aço, aparafusado, vidro transparente

Mecanismo operativo: Coroa de rosca de segurança em aço, com proteção

Correia: Pulseira em aço ou correia em borracha preta, ambas com fecho de báscula extensível e sistema Quick Strap Change

Resistência à água: 30 bar (300 m)

 

Movimento

Número:  Oris Calibre 400

Funções: Ponteiros centrais para horas, minutos e segundos, janela de data às 6 horas, corretor de data, dispositivo preciso de cronometragem e paragem de segundos

Precisão: -3/+5 segundos por dia (conforme c/ tolerância COSC)

Funcionalidades extra: Altamente antimagnético

Movimento: Automático

Reserva de marcha: 120 horas

Garantia: Alargada a 10 anos após inscrição em MyOris. Aplicável ao relógio e movimento. Revisão recomendada de 10 em 10 anos, verificação de estanqueidade recomentada a cada 5 anos

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos