Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - RIMAC EM TESTES

Segunda, 01 Março 2021 14:19 | Actualizado em Terça, 21 Novembro 2023 02:30

Rimac C_Two: testes aerodinâmicos finais

Do conceito inicial C_Two ao protótipo de validação, como resultado de uma otimização contínua, a eficiência aerodinâmica foi melhorada em 34%.


Nos últimos dois anos, a marca tem exposto três gerações diferentes do protótipos C_Two a uma série de testes em túnel de vento. O objetivo? Garantir que a aerodinâmica do carro-modelo funcione no nível ideal em termos de desempenho, alcance e eficiência quando se trata de lidar com o impacto do vento.

A equipa de engenharia da marca executou milhares de simulações CFD para o C_Two. Cada modelo de simulação consiste em mais de 120 milhões de elementos com até 180 milhões para os modelos detalhados de transferência de calor. Com o teste em tempo real, é fundamental validar os resultados esperados. Os testes em tempo real são realizados num ambiente de teste de túnel de vento controlado e na pista.

"Durante os testes, os nossos engenheiros procuram avaliar o carro em relação a três aspectos fundamentais: eficiência do carro, desempenho da refrigeração e sistemas aerodinâmicos ativos", referem os responsáveis da marca. Tudo isso é ainda mais importante para um carro elétrico do que para um carro tradicional com motor de combustão interna. Por exemplo, em viagens de longa distância, as necessidades de arrefecimento serão naturalmente menores do que quando C_Two estiver a ser conduzido na pista. Ao mesmo tempo, garantir o alcance ideal das suas baterias e a capacidade geral do carro de aproveitar totalmente a sua imensa potência e torque também é fundamental.

A aerodinâmica do carro desempenha um papel fundamental a este respeito. O C_Two foi cuidadosamente projetado e desenvolvido com este elemento em mente. O C_Two tem quatro partes aerodinâmicas ativas específicas. Tudo, desde o divisor dianteiro ativo e os flaps de ar inteligentes na parte inferior da carroceria até a asa do travão adaptável, provam que o C_Two é moldado pelo desempenho.

"Todos os testes decorreram extremamente bem em termos de correlação com as nossas simulações". Do conceito inicial C_Two ao protótipo de validação, como resultado de uma otimização contínua, a eficiência aerodinâmica foi melhorada em 34%.
Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos