Velocidade Online

Mundial - Ralis

CAMPEONATO MUNDO DE RALIS - A CITROEN NO RALI DE PORTUGAL

Terça, 22 Maio 2018 19:11 | Actualizado em Quinta, 25 Abril 2024 10:00

52º Rally de Portugal (17 a 20 maio 2018) – Dia 3

CITROËN TOTAL ABU DHABI WRT NO LIMIAR DO TOP 5

Se o Citroën Total Abu Dhabi WRT perdeu hoje o contributo de Kris Meeke e Paul Nagle, vítimas de uma saída de estrada, já as suas duplas Mads Ostberg/Torstein Eriksen e Craig Breen/Scott Martin, prejudicados pela sua ordem de partida para a estrada, fizeram o que deles era esperado, regressando à Assistência nas 6ª e 7ª posições da geral, acumulando um conjunto de novas informações e conhecimentos.

 

 

Tendo a tarefa de limpar os troços ao longo da etapa mais longa do Rally de Portugal, as duplas do Citroën Total Abu Dhabi WRT já esperavam ter pela frente um árduo segundo verdadeiro dia de competição. Como resultado das suas desventuras da véspera, Craig Breen, Kris Meeke e Mads Ostberg eram, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro pilotos nos troços, cabendo-lhes, por isso, limpar a fina película de gravilha das especiais do dia, em vez de poderem lutar com os demais sob um piso mais duro.

 

Este exercício, para além disso de servir de ensinamento, impõe que nunca se saia fora dos trilhos rasgados no piso, sob pena de se perder o controlo da viatura, penalizando-se significativamente em termos de tempo. Mas Ostberg e Breen conseguiam tirar o melhor partido possível das condições que encontraram, alcançando o final do dia nas 6ª e 7ª posições, respetivamente, apesar de uma pequena incursão fora de estrada do norueguês na 14ª Especial, depois de se ver repentinamente surpreendido por uma chuva torrencial.

 

Quanto a Kris Meeke et Paul Nagle, também eles seguiam o programa que lhes havia sido definido, quando, de repente, na abordagem de uma curva à esquerda feita a alta velocidade, capotou violentamente para fora de estrada. Levado para o hospital por precaução, o britânico sairia algumas horas depois com simples escoriações, estando apto a apresentar-se à partida do Rali da Sardenha.

 

Amanhã (domingo) disputa-se a derradeira etapa do Rally de Portugal 2018, com as equipas a terem pela frente 5 especiais, num total de 51,53 km cronometrados, entre elas a dupla passagem pela célebre classificativa de Fafe, onde são esperados milhares de espectadores para os aplaudir, nomeadamente nas imediações do salto que precede a tomada final de tempos.

 

O QUE ELES DISSERAM…

Pierre Budar, Diretor de Equipa da Citroën Racing: “Vermos o Kris e o Paul fora de estrada foi, obviamente, uma nova decepção para nós, mas estamos especialmente felizes por saber que nada lhes aconteceu. Quanto ao Mads e ao Craig, eles fizeram o seu melhor dadas as suas posições na estrada, aprendeendo muitos ensinamentos que nos irão ajudar no futuro”.

Kris Meeke

“Falhei a trajectória na entrada de uma esquerda rápida, perdendo o controlo quando saí dos trilhos e as rodas tocaram a gravilha do exterior da curva. Peço, por isso, desculpa a toda a equipa que merecia claramente melhor, querendo também e sinceramente agradecer-lhes por terem projetado um carro com esta robustez. Eu cometi um erro, assumo-o, mas não pude deixar de lembrar o que houve de positivo neste fim de semana, quando me senti na perfeição ao volante do meu C3 WRC.”

Craig Breen

"Foi um dia difícil, já que tivemos de varrer troços de solo arenoso e seco. Vê-se que há muito que não chove por estas paragens. Mas é o tipo de experiência que é precisa para se poder lutar num outro dia qualquer com os melhores, e eu prefiro ficar na memória com as muito boas sensações que tive ao volante do meu C3 WRC.”

Mads Ostberg

“A manhã correu-nos bem, senti-me confiante com o meu C3 WRC e os tempos registados foram os possíveis, dada a nossa ordem de partida. À falta de uma luta directa com um concorrente, a tarde permitiu-nos realizar testes de afinações para continuar a evoluir o carro, e de certeza de que exagerámos um pouco, mas isso é parte da aprendizagem.”

 

 


 

RALLY DE PORTUGAL 2018

CLASSIFICAÇÃO NO FINAL DO DIA 3

1.      Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) 3h16’30’’0

2.      Evans / Barritt (Ford Fiesta WRC) + 39’’8

3.      Sordo / Del Barrio (Hyundai i20 WRC) + 57’’2

4.      Suninen / Markkula (Ford Fiesta WRC) + 1’01’’9

5.      Lappi / Ferm (Toyota Yaris WRC) + 1’13’’0

6.      Ostberg / Eriksen (Citroën C3 WRC) + 3’14’’1

7.      Breen / Martin (Citroën C3 WRC) ) + 4’53’’1

 

RALLY DE PORTUGAL 2018

PROGRAMA


DIA 4 - AMANHÃ, DOMINGO, 20 MAIO


07h00: Assistência G (Exponor – 19’)

08h35: ES 16 – Montim 1 (8,64 km)

09h08: ES 17 – Fafe 1 (11,18 km)

09h36: ES 18 – Luilhas (11,89 km)

10h35: ES 19 – Montim 2 (8,64 km)

12h18: ES 20 – Fafe 2 - Power Stage (11,18 km)

13h50: Assistência H (Exponor – 14’)

14h20: Chegada / Pódio Final (Matosinhos)


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos