Velocidade Online

Mundial - Ralis

CAMPEONATO DO MUNDO DE RALIS - A CITROEN NO RALI DA ARGENTINA

Sábado, 28 Abril 2018 17:52 | Actualizado em Terça, 23 Abril 2024 07:19

333º Rali da Argentina (26-29 abril 2018) – Dia 2

OS CITROËN C3 WRC NO ENCALÇO

 

Combinando velocidade e fiabilidade, o Citroën Total Abu Dhabi WRT cumpriu na totalidade uma das mais duras Etapas de todo o campeonato. Kris Meeke e Paul Nagle terminaram o dia no segundo lugar à Geral, posicionando-se de novo na luta pelo pódio final. Por sua vez, Craig Breen e Scott Martin posicionaram-se no sexto lugar, superando esta sua primeira verdadeira participação neste rali tão fora do vulgar. Quanto a Khalid Al Qassimi e Chris Patterson, terminaram o dia no 15º posto e cumpriram os seus objectivos de se familiarizarem com o C3 WRC.

 

Realizado nas estradas em redor de Santa Rosa de Calamuchita, a sul de Villa Carlos Paz, o primeiro dia completo de competição foi, para os pilotos, um desafio de meter respeito. Isto deveu-se, claro, à sua extensão – congregando mais de 43 por cento do total do percurso cronometrado – bem como às elevadas temperaturas, mas acima de tudo, devido à natureza dos troços. Extremamente rápidos e repletos de pedras cravadas no piso, os troços cronometrados prometiam sujeitar os carros ao máximo da sua fiabilidade devido à dureza das condições nas estradas.

Perante condições tão exigentes, os C3 WRC revelaram todas as suas qualidades: depois de sujeitos à poeira logo no início e sentindo algumas dificuldades em encontrar o seu andamento na ES3, Kris Meeke terminou as passagens matinais em grande estilo. Com dois melhores tempos consecutivos, Meeke chegou à assistência intermédia no terceiro posto. Da parte da tarde manteve o mesmo registo, com mais um segundo melhor tempo na Especial após o almoço, o que lhe permitiu subir para o segundo lugar à Geral e terminar esta primeira Etapa a 22,7 segundos do comandante, apesar de um furo no último troço do dia.

Também Craig Breen teve um bom desempenho. Prejudicado por uma penalização de dez segundos por chegar atrasado ao controlo de tempo na noite anterior, Breen compensou o tempo perdido de forma notável, com um terceiro melhor tempo na Especial mais longa da primeira passagem matinal (33,58 km) e registando diversos tempos entre os cinco mais rápidos, tudo isto apesar do seu fraco conhecimento dos troços. Na última Especial do dia voltou a ser o terceiro mais rápido e terminou a Etapa na sexta posição à Geral, a apenas 4,8 segundos do piloto à sua frente.

Por sua vez, Khalid Al Qassimi concentrou-se em melhorar a sua condução à medida que cumpria os troços, tentando acumular quilómetros ao volante do C3 WRC. Al Qassimi terminou o dia na 15ª posição.

A Etapa de hoje apresenta mais sete Especiais, incluindo duas passagens por Cuchilla Nevada – Rio Pintos (40,48 km), o troço cronometrado mais longo do programa. Mais uma vez, espera-se muita ação e emoção. Principalmente porque as condições meteorológicas poderão tornar-se mais difíceis, com previsões de nevoeiro para o dia de hoje.    

 

O QUE ELES DISSERAM…

 

Pierre Budar, Diretor do Citroën Racing Team

“Dadas as dificuldades da Etapa de hoje (ontem), é óbvio que estamos contentes com o segundo lugar do Kris no final do dia. Ele conseguiu encontrar o equilíbrio ideal entre andar depressa e evitar erros. Ou seja, adotou a abordagem correta. Neste seu regresso à ação em competição, num rali onde ainda tem muito para aprender, o Craig não só registou tempos muito promissores como foi aumentando o seu ritmo à medida que cumpria mais troços. Por isso, também para ele o dia foi positivo. Por sua vez, o Khalid manteve-se fiel ao seu plano, que consiste em recuperar o andamento e, gradualmente, aumentar o seu ritmo à medida que for ganhando confiança.”

 

Kris Meeke

“Embora o nosso dia tenha começado de forma difícil, com alguns problemas de visibilidade na primeira Especial e algumas dificuldades em encontrar o andamento certo na Especial seguinte, acabámos depois por resolver bem as coisas. Esta Etapa impunha muito respeito, portanto estamos contentes por termos sido ambos inteligentes e consistentes. Senti-me bastante confiante ao volante, o que demonstra que as alterações feitas ao carro vão no caminho certo e, pela nossa parte, vamos ter de acompanhar essas evoluções. Se o nevoeiro aparecer, as coisas irão alterar-se mais uma vez, com as diferenças na casa dos minutos em vez de segundos. Portanto, cabe-nos lutar por um bom desempenho.”

 

Craig Breen

“Foi uma bela Etapa para nós, dado o nosso pouco conhecimento das Especiais. Penso que, durante a tarde, consegui uma forte evolução no meu desempenho, tentando adaptar a minha condução ao comportamento do C3 WRC. Os meus tempos nos últimos troços mostram isso mesmo, abrindo boas perspectivas para o resto do rali.”

 

Khalid Al Qassimi

“Devido ao nevoeiro que apanhámos nos reconhecimentos, as minhas notas de navegação não eram as melhores, mas conseguimos chegar ao fim da Etapa e fazer alguns progressos na nossa condução. Embora as primeiras passagens tenham sido difíceis, a minha dose de confiança aumentou na parte da tarde graças às afinações que a equipa de mecânicos introduziu no set-up do meu C3 WRC.”

 

RALI DA ARGENTINA 2018

CLASSIFICAÇÃO APÓS DIA 2

1. Tänak/Jarveoja (Toyota Yaris WRC) 1:30:38.6

2. Meeke/Nagle (Citroën C3 WRC) +22.7
3. Neuville/Gilsoul (Hyundai i20 WRC) +28.6

4. Sordo/DelBarrio (Hyundai i20 WRC) +29.5

5. Ogier/Ingrassia (Ford Fiesta WRC) +36.4
6. Breen/Martin (Citroën C3 WRC) +41.2
7. Mikkelsen/Jaeger (Hyundai i20 WRC) +58.5
8. Lappi/Ferm (Toyota Yaris WRC) +1:07.9
9. Evans/Barritt (Ford Fiesta WRC) +1:10.3
10. Suninen / Markkula (Ford Fiesta WRC) + 1:33.7


15. Al Qassimi / Patterson (Citroën C3 WRC) + 8:03.8

 

RESTANTE PROGRAMA DO RALI DA ARGENTINA

(Nota: menos 4 horas do que em Portugal Continente



 

DIA 3 – SÁBADO, 28 DE ABRIL


07h30: Partida e Assistência D (V. Carlos Paz – 15')

08h23: ES 9 – Tanti/Mataderos 1 (13,92 km)

09h08: ES 10 – Los Gigantes/Cuchilla Nevada 1

 (16,02 km)

09h35: ES 11 – Cuchilla Nevada/Rio Pintos 1

 (40,48 km)

11h38: ES 12 – Super Especial Fernet Branca 2

 (6,04 km)

12h15: Assistência E (Villa Carlos Paz – 30')

13h23: ES 13 – Tanti/Mataderos 2 (13,92 km)

14h08: ES 14 – Los Gigantes/Cuchilla Nevada 2

 (16,02 km)

14h35: ES 15 – Cuchilla Nevada/Rio Pintos 2

 (40,48 km)

16h35: Flexi Assistência F (Villa Carlos Paz – 45')


 

DIA 4 – DOMINGO, 29 DE ABRIL


07h45: Partida e Assistência G (V. Carlos Paz – 15’)

09h08: ES 16 – Copina/El Condor (16,43 km)

09h55: ES 17 – Giulio Cesare/Mina Clavero

 (22,41 km)

12h18: ES 18 – Copina/El Condor Power Stage

 (16,43 km)

14h21: Assistência H (Villa Carlos Paz – 10’)

14h31: Chegada e Pódio Final


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos