Velocidade Online

Mundial - Ralis

CAMPEONATO MUNDO DE RALIS 2020 - RALI DA SUÉCIA - O PROBLEMA DA NEVE

Sexta, 14 Fevereiro 2020 13:49 | Actualizado em Domingo, 24 Março 2024 22:21

WRC: Rally da Suécia - Pregos a quanto te obrigas....

Vai para duas semanas, que as primeiras previsões sobre as condições climatéricas para este fim de semana no itinerário para o Rally da Suécia, indicavam temperaturas amenas (entre os 0 e os 2.º) e uma substancial falta de neve e gelo. Face a esta situação e após uma inspecção positiva efectuada pelos delegados da FIA na passada terça-feira, foi decidido modificar e reduzir substancialmente a distancia da prova sueca, que contaria com apenas 180 kms de especiais cronometradas, contra os 300.84 km inicialmente previstos....

Entretanto, no Shakedown disputado esta manhã, neve nem vê-la, e como tudo fazia prever, os primeiros problemas relacionados com a utilização de pneus de pregos neste tipo de condições ficaram bem patentes, pois ao cabo de vinte e poucos quilómetros, os pregos pura e simplesmente desapareceram. Questiona-se: mas porque não utilizar pneus de terra nesta condições? A resposta não é tão simples assim quanto parece. Já lá vamos!

1- O composto de pneus de terra para o WRC, não são concebidos para rolarem a temperaturas muito frias no inverno.
2- A legislação sueca obriga a utilização de pneus com pregos desde o 1.º de dezembro a 31 de março, nas suas estradas florestais.
3- Não existem pneus de terra disponíveis para o Rali da Suécia, pura e simplesmente porque o fornecimento de pneus é feito de uma forma muito atempada.
4- Em outubro e novembro os pneus de neve são enviados para a Däckproffsen Växjö, uma empresa sueca há muito tempo especializada na colocação de pregos nos pneus. É um trabalho de ultra-alta precisão, pois cada prego (feitos num composto em aço e tungsténio) tem 20 mm de comprimento é colocado manualmente e em 3 fases: perfuração da borracha, colagem do buraco e colocação do prego, que terá de ter 6,5 milímetros de altura (entre a ponta do prego e o piso da borracha).
5- É necessário, em média, uma hora para a colocação dos 384 pregos por cada pneu, e se contabilizarmos, são cerca de 500 unidades só para a prova sueca, ou seja 200 mil pregos, a serem colocados entre dezembro e janeiro.
6- Segundo valores dos técnicos da Michelin, os pneus Michelin X-Ice North 3 que têm individualmente 384 pregos, num WRC a 120 km / h, rodam 16 vezes a cada segundo, e aos 180, 24... Ora em pisos de terra, e face aos valores apresentados, não há prego que resista!

Nestas condições, já surgiram fortes críticas em levar a prova em avante, ao invés de pura e simplesmente anularem a prova. Fica o registo para memória futura....

Andrea Adamo: "É uma boa ideia organizar este rali? Vamos descobrir no domingo à tarde ... Acho que é bom estar aqui e tentar fazer o rali. Mas os pilotos vão competir a altas velocidades sem paredes de neve ... e eles podem acabar por rolar no gelo sem pregos. Vamos ver as condições na manhã de sexta-feira. Se necessário, notificaremos a FIA que estamos aqui pelo desporto, não


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos