Velocidade Online

Mundial - Fórmula 1

CAMPEONATO MUNDO DE FÓRMULA 1 - GRANDE PRÉMIO DO BAHREIN - HAMILTON RECLAMA VICTÓRIA SUADA NO BAHREIN

Domingo, 28 Março 2021 20:27 | Actualizado em Segunda, 15 Abril 2024 12:15

 Hamilton reclama vitória suada no Bahrein

 

Hamilton ganhou em Sahkir o GP do Bahrein, mas esta foi uma vitória suada do britânico que já percebeu que esta época não será igual às outras.

 

Ainda o GP não tinha começado e já havia história para contar: Vettel, à conta do desrespeito às bandeiras amarelas que o impediram de avançar para a Q2, levou uma penalização de 5 lugares e -3 pontos. O alemão ficou furioso, mas não teve outro remédio senão arrancar do final da grelha e com pontuação negativa. Esta não era a forma como esperava esquecer o último ano na Ferrari.

 

Na volta de apresentação Perez fica parado e a partida é abortada. O mexicano consegue pôr o Red Bul a andar e arranca do Pit-lane para a corrida. Vida dura a destes dois pilotos.

 

A corrida começa, Verstappen defende-se bem de Hamilton e ganha alguma distância em pista. Mazepin, no Haas, sai e bate com alguma violência no muro… Nova estreia; desta vez do Aston Martin Safety Car.

 

Vettel recuperou até 16º e Carlos Sainz caiu para 10º. Gasly toca com a asa da frente no McLaren de Ricciardo e nova interrupção, Vitual Safety Car. Schumacher, entretanto sai de pista e Bottas recupera o terceiro lugar a Leclerc que tinha feito um arranque soberbo. Finalmente a corrida começa a sério…

 

Na frente Verstappen ganha vantagem a Hamilton; no meio do pelotão Perez continua a sua ascensão, o mexicano roda ao nível dos dois Mercedes e do seu colega de equipa.

 

McLaren e Ferrari assumem o protagonismo pela liderança do segundo pelotão com sucessivas trocas de posições, sobretudo entre Norris, Leclerc e Ricciardo. Stroll mantém-se nesta luta, mas está claro que o Aston Martin ainda não está ao nível do Racing Point de 2020.

 

Começam os primeiros pit-stops. Alonso, Norris, Leclerc e Stroll são os primeiros. Perez que trocara de pneus logo no início, aproveita a vantagem para subir na classificação e já é 7º, atrás de Raikkonen. Na volta 17 Perez já está em 3º e Vettel em 7º. O Aston Martin mostra potencial, mas ainda tem de “comer muita papa” para chegar aos seus adversários.

 

Hamilton troca para pneus duros (saíra com médios), tal como Bottas, mas os Red Bull preferem os médios (aqueles que a Pirelli considerou serem a melhor escolha para este circuito). Estaria a Mercedes a apostar numa estratégia de uma só paragem? Hamilton está agora no comando da corrida.

 

Estamos na volta 21 e Vettel, Alonso e Sainz seguem juntos. Na curva 1 Alonso passa Vettel e Sainz aproveita a boleia, pressiona Alonso que está na sua frente e ultrapassa-o na curva 4. Vettel vem atrás e ultrapassa também o asturiano. Na volta seguinte Vettel falha a travagem na curva 1 e cai para P12. O germânico está a ficar desesperado e atrás de si vem um jovem de olhos em bico. É Tsunoda, o japonês estreante da Alphatauri que tão boa conta de si deu nos treinos e qualificação. Ninguém diria que esta é a sua primeira corrida na Formula 1. Sem erros e sem medos, bate Vettel e Alonso sem apelo nem agravo. O seu carro é melhor e ele, apesar da idade, não tem nada a menos que os outros.

 

Hamilton volta à box e troca pneus, mas mantém os duros. Verstappen assume a primeira posição.

Mais tarde é o holandês que troca pneus, mas a Red Bull escolhe os pneus duros em vez dos médios que trazia. Hamilton volta ao comando.

Recado da box para Hamilton: “ A este ritmo, o Verstappen apanha-te em 10 voltas (faltam 16 para o final)”. Resposta do Piloto da Mercedes: “ OK, deixem-no comigo…”

 

Perez é agora quinto, atrás de Norris que está atrás de Bottas. Atrás destes três seguem Leclerc, Ricciardo e Sainz.

 

Volta 42, Hamilton bate novo recorde: 5112 voltas a liderar um grande prémio. Verstappen aproxima-se velozmente. Na volta 52 consegue colocar-se a menos de um segundo do Mercedes e usufruir do DRS. Na volta 53 Hamilton fecha a porta na curva 1, Verstappen pressiona e passa o britânico na curva 4… mas, ultrapassa os limites da pista e, por conselho da sua box, deixa Hamilton retomar a posição. O Red Bull tenta tudo para passar o Mercedes, mas a sua hora já tinha passado… Temos campeonato!

 

Hamilton P1 – Verstappen P2 (+0,745) – Bottas P3 (+37,383) – Norris P4 (+46,466) – Perez P5 (+52,047) – Leclerc P6 (+59,090) – Ricciardo P7 (+1:06,004) – Sainz P8 (+1:07,100) – Tsunoda P9 (+1:25,692) – Stroll P10 (1:26,713)

 

Os nossos destaques: Verstappen, Perez (provavelmente o melhor em pista) e Tsunoda (um jovem cheio de maturidade a manter debaixo de olho). Mclaren (a candidata a terceira melhor equipa)

 

Observação: Os regulamentos são para cumprir, mas esta história dos limites de pista são uma treta...

 

Texto de Joao  Lamares – www.velocidadeonline.com

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos