Velocidade Online

Mundial - Fórmula 1

CAMPEONATO MMUNDO DE FÓRMULA 1 - 2020 - RENAULT E FERRARI MANTEM RECURSO À PUNIÇÃO

Quinta, 13 Agosto 2020 09:52 | Actualizado em Quarta, 23 Setembro 2020 11:10

A Renault e a Ferrari decidiram manter o recurso à punição dada à Racing Point no caso das tomadas de ar dos travões dos RP20. Já a McLaren decidiu fazer ‘marcha-atrás’ no seu apelo. Uma saga técnico-política despoletada pela marca do losango depois do Grande Prémio da Stíria, à qual a ‘Scuderia’ de Maranello e a equipa de Woking viram depois a dar o seu contributo. Já que os comissários decidiram retirar pontos apenas para o campeonato de construtores à escuderia de Silverstone, por considerarem que a conceção daqueles elementos é legal, mas não o conceito em si próprio. Renault e Ferrari dizem que as entradas de ar são da autoria da Mercedes e não da Racing Point.
Ao mesmo tempo a McLaren, que vai utilizar um motor Mercedes a partir de 2021, optou por não alinhar mais com o construtor francês, que lhe fornece a sua atual unidade motriz, muito embora o seu presidente, Zak Brown, se tenha mostrado particularmente agastado com a Racing Point. O comunicado da formação de Woking reflete o alinhamento que é obrigada a fazer face ao seu futuro com a Mercedes. A McLaren está igualmente satisfeita que a FIA vá trazer novas clarificações ao nível dos regulamentos técnicos e desportivos de modo a proteger a Fórmula 1 e o estatuto dos construtores, impedindo um concorrente de copiar o carro de outro”.
Percebe-se a situação delicada da McLaren, que por um lado se vê afetada competitivamente pela atitude da Racing Point, mas por outro quer reeniciar uma colaboração com a Mercedes com o ‘pé direito’. O que não quer dizer que não fique atente ao evoluir da situação relativamente ao recurso da Renault e da Ferrari. Certo é que Nikolas Tomazis, responsável técnico das competições de monolugares da FIA, destacou no passado fim de semana medidas que iriam ser colocadas em prática a partir de 2021 para evitar uma situação “com dez Mercedes na grelha”.

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos