Velocidade Online

Nacional - Ralis

CAMPEONATO PORTUGAL DE RALIS 2022 - VICTÓRIA DE JORGE CARVALHO NO RALI DA BAIRRADA

Sexta, 25 Março 2022 09:05 | Actualizado em Segunda, 29 Abril 2024 01:55

O piloto de Poiares venceu a terceira edição do Rali da Bairrada, primeira pontuável para o Campeonato Start Centro de Ralis, beneficiando do abandono de Pedro Pereira a cair do pano, quando liderava desde a primeira especial.

Depois de três anos afastado da competição, Jorge Carvalho, navegado por Rodrigo Pinheiro, chegou, viu e venceu o Rali da Bairrada, com o tempo total de 26m55,0s. Aos comandos de um Peugeot 208 R2, o piloto de Vila Nova de Poiares nunca baixou os braços para desferir um ataque cirúrgico para ganhar 11 preciosos segundos ao segundo classificado.

Um triunfo que não estava nos planos do piloto poiarense, até porque já estava afastado da competição há cerca de três anos, travando-se de razões para superar a legítima ambição do irmão Armando Carvalho que, ao volante de um Peugeot 208 VTI e navegado por Ana Santos, teve de contentar-se com a segunda posição.

Recorde-se que Armando Carvalho e Ana Santos foram os vencedores da primeira edição do Rali da Bairrada, em 2020, na altura com um Mitsubishi Lancer Evo V, pontuável para o Campeonato Centro de Ralis. Este ano esteve a um pequeno passo de repetir a façanha, mas “travado” pelo irmão.

Naquela que foi a sua primeira participação nesta prova, primeira pontuável para o Campeonato Start Centro de Ralis 2022, Jorge Carvalho saiu favorecido logo após o abandono do piloto sensação do rali, Pedro Pereira. O jovem do Buçaco (Luso), que faz equipa com Tiago Silva, não evitou um toque no passeio com o seu Peugeot 208 VTI na última curva da primeira passagem pela super-especial noturna de Vagos, hipotecando as suas aspirações de vencer em Vagos.

De referir que Pedro Pereira e Tiago Silva lideraram de fio-a-pavio a prova organizativa do Clube Automóvel do Cento, apoiada pelo Município de Vagos e promovida pela Promolafões, acabando, todavia, numa posição bastante improfícua, sobretudo depois do brilhantismo durante toda a tarde.

Depois de muito porfiar, indiferente ao domínio de Pedro Pereira e à “guerra” protagonizada entre irmãos, José Gomes e Fábio Reis, em Renault Clio R3, encerraram a participação na prova vagense no degrau mais baixo do pódio, a 14,2 segundos do topo da classificação geral.

Uma penalização de 10 segundos por partir milésimos de segundo mais cedo na primeira incursão pela super-especial de Vagos retirou ao piloto viseense de destronar Armando Carvalho da segunda posição, o que traduz na perfeição os andamentos muito homogéneos das equipas que lutavam pela vitória.

A dupla formada por Fábio Santos e Luís Ribeiro, em Citroën Saxo, “agarrou” a quarta posição no final do Rali da Bairrada, a 45,6 de diferença para os vencedores da competição, relegando para o quinto posto Miguel Carvalho e António Reis, em Peugeot 206 GTi, a 1m02,6s.

Jorge Angel Perez triunfou a prova Extra

Na prova Extra, muito interessante e que entusiasmou o público que acorreu em grande número às bermas das estradas de asfalto do concelho de Vagos, os espanhóis Jorge Angel Perez e Angel Perez Alonso não deram a mínima hipótese às equipas adversárias.

Aos comandos de um Porsche 997 GT3 CUP Rally, “nuestros hermanos” conquistaram por vitórias todas as nove provas especiais na agenda do Rali da Bairrada, com o tempo total de 42m09,3s. Quem continua em maré baixa no Rali da Bairrada é o piloto Nuno Mateus.

O piloto de Vagos, navegado por Paulo Pimentel, que tinha a segunda posição cimentada, foi forçado a abandonar precisamente na derradeira prova especial de classificação com a cedência de uma transmissão do Mitsubishi Lancer Evo VI. Um desfecho inglório para o piloto local que, mais uma vez, não terminou a prova.

António Santana e Joana Santana Gonçalves, em Mitsubishi Lancer EvoX, acabaram por beneficiar do abandono da dupla de Vagos para receber de bandeja o lugar intermédio do pódio, a 5m47,4s dos vencedores. Por seu turno, Paulo Carvalheiro e Dércio Carvalheiro, em Porsche 911 GT3 CUP (991), reclamaram para si a terceira posição, a 7m41,3s dos espanhóis.

O piloto João Martins, navegado por João Greno, ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo IV, terminou na quarta posição, a 9m09,7s, com os irmãos António Cruz Monteiro e Ana Cruz Monteiro, em Peugeot 208 T16, fecharem o “top five”, a 12m29,9s do topo da classificação geral.

Finalmente, e no que diz respeito à competição Extra – equipas que alinharam na prova Start Centro de Ralis, optando por prosseguir em competição no segundo dia –, José Gomes e Fábio Reis conduziram o Renault Clio R3 ao degrau mais alto do pódio, com o tempo de 54m08,5s.

Fábio Santos e Luís Ribeiro, em Citroën Saxo Kit Car, cotaram-se os segundos mais rápidos, a 53,1s dos vencedores, com Viana Martins e Gonçalo Palmeira, em Renault Clio 3 RS, a ocuparem a terceira posição, a 2m09,5s de José Gomes e Fábio Reis.

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos