Velocidade Online

Nacional - Ralis

CAMPEONATO REGIONAL NORTE DE RALIS - NELSON SILVA EM BOM PLANO NO RALI DE FAMALICÃO

Terça, 27 Julho 2021 20:27 | Actualizado em Segunda, 18 Março 2024 06:14

Nelson Silva faz prova de trás para a frente em Famalicão e garante Top 6 e vitória nos Kumho

 

O piloto do Mitsubishi Evo VI esteve em plano de evidência nesta terceira prova do Campeonato Norte de Ralis, a primeira em asfalto. Apesar de condicionado por um problema eletrónico, que lhe valeu a sexta posição absoluta, para além de mais um êxito na Divisão do 4º Desafio Kumho Norte e Desafio Kumho asfalto.

 

Animados pela exibição no RallySpirit, verdadeiro teste em asfalto e motivados pelos resultados de relevo alcançados nas duas primeiras provas “a doer” da época, Nelson Silva e José Janela encaravam a prova do Team Baia com a clara intenção de subir ao pódio absoluto. Pois para além do asfalto ser a superfície preferida do piloto vianense, havia também a clara noção que o andamento conseguido com o Mitsubishi Lancer Evo VI – que estreou uma nova decoração – permitia ter legítimas aspirações ao terceiro lugar final.

Só uma avaria no ALS no primeiro dia de prova comprometeu os objetivos da equipa, na prova em que José Janela competia em ‘casa’. Isso fez a dupla do Mitsubishi perder segundos precisos, e passar a procurar mitigar o prejuízo na jornada de domingo. E foi nisso que Nelson Silva se empenhou, vindo a concluir este Rali de Famalicão no sexto posto absoluto, juntando a esse pecúlio a vitória na Divisão 1 do Desafio Kumho Norte e Kumho Asfalto.

“Terminar era o primeiro objetivo. Depois já não foi como gostaríamos, pois, antes desta prova, tinha apontado para um top três. Mas foi um rali que fizemos de trás para a frente, em busca de colmatar o prejuízo que acumulamos muito cedo”, começa por dizer Nelson Silva em jeito de balanço.

O piloto de Viana do Castelo lembra o azar do primeiro dia de prova, que acabou por lhe condicionar o resultado: “Tivemos problemas de eletrónica no sábado. Ficamos sem ALS. Perdemos bastantes segundos nas duas primeiras especiais. Para domingo conseguimos resolver o problema. Depois foi ir atrás do prejuízo. Consegui atacar um bocado, tentando reduzir as perdas e chegar aos lugares da frente. O Sexto lugar acaba por ser, no fim de tudo, um resultado satisfatório e mantem-nos na corrida para um bom lugar no fecho do campeonato”, explica Nelson Silva que destaca ainda “a vitória entre os Kumho, que nos leva à liderança na nossa divisão, em duas das suas competições!”.

À parte do problema no ALS, o Mitsubishi Lancer Evo VI correspondeu ao que o piloto dele esperava, ainda que no segundo dia um toque tenha alterado ligeiramente a estética. Que segundo o próprio se deveu a “um pequeno percalço numa chicane, um excesso de confiança, que valeu um toque nos pneus. Mas nada demais”. E sobretudo nada que tenha influído no resultado alcançado pela dupla que apontam já as atenções “para o Rali de Mesão Frio. É uma prova de que gostamos muito e onde vamos atacar!”, remata um ambicioso Nelson Silva.

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos