Velocidade Online

Nacional - Montanha

CAMPEONATO PORTUGAL MONTANHA JC GROUP 2024 - HELDER SILVA E O NOVO OSELLA IMBATIVEIS NA RAMPA DA PENHA

Terça, 09 Abril 2024 15:47 | Actualizado em Quinta, 25 Abril 2024 21:23

Rampa da Penha: Hélder Silva dominou prova intensa e com muito público
A 45ª Edição da Rampa da Penha voltou a coroar Hélder Silva como o “rei” desta serra idílica, com o piloto da Power House a dominar a geral da prova, na estreia da nova Osella PA 21/S da Power House. Perante milhares de espetadores, o Demoporto rubricou uma excelente organização e as intensas batalhas travadas entregaram à posteridade os triunfos de José Rodrigues nos GT, Daniel Pacheco nos Turismo e Luís Nunes nos Super Challenge.
Num fim-de-semana em que a inconstância meteorológica provocou muitas dores de cabeça aos pilotos e às equipas, que ficaram a braços com a difícil tarefa de fazer boas opções nas escolhas de pneus, o muito público presente deu por bem empregue o tempo investido nos dois dias de competição. Recorde de participantes (72) e muito espetáculo e emoção ao longo dos 2780 metros do traçado da segunda prova da temporada do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group.
E quando se esperava um duelo sem tréguas entre José Correia, líder do campeonato e Hélder Silva, o campeão e título, tal acabaria por não suceder. Se na única subida de sábado, com os dois pilotos a rodarem em condições normais, o campeão impôs a “barchetta” da Power House por 2,5 segundos, no domingo o seu domínio foi ainda mais evidente, mesmo sendo percetível que rodava longe dos seus limites, mercê dos problemas técnicos que o “patrão” e piloto do JC Group Racing Team enfrentou na sua Norma FC20 e que limitaram o seu andamento, terminando os dois com uma diferença de 8,1 segundos no somatório das suas duas melhores marcas.
Hélder Silva conquistou assim com naturalidade a sua primeira vitória da temporada, igualando agora na geral pontual do campeonato José Correia, sendo de esperar que em Murça, próxima prova, os dois andem taco-a-taco.
Hélder e Correia fiaram, obviamente nos dois primeiros lugares da Divisão Protótipos A, com Nuno Caetano, na Osella PA 21 S Evo da equipa do vencedor, a assegurar com solidez o 3º lugar.
Nos Protótipos B, mais do mesmo. Nuno Guimarães continua a impor com naturalidade o Silvercar S2 da NJ Racing. No fecho desta prova, o “Capitão da Montanha” tinha uma vantagem de 5,3 segundos sobre Joaquim Rino, novamente muito eficaz com o BRC B49 Evo da Articimentos. Em crescendo de forma está o bracarense Sérgio Nogueira que, na Penha, levou o seu BRC CM05 Evo do NSF Racing Team a um positivo 3º lugar da divisão.
GT: José Rodrigues surpreendeu favoritos
Se já habitualmente, a Categoria GT encanta o público que acorre às rampas, a “batalha” travada por três protagonistas ao longo das três subidas de prova, levou ao rubro o vasto rol de espetadores espalhados pelo percurso.
José Rodrigues, no Porsche Carrera 997.2 GT3 CUP da Monteiros Competições sairia vitorioso do duelo travado com Gabriela Correia (Mercedes AMG GT4) e Vítor Pascoal (Porsche 991,2 GT3 CUP.
E fê-lo com autoridade, começando logo por ser claramente o mais rápido na subida de prova realizada na tarde de sábado, ganhando dois segundos a Gabriela Correia e 3,2 a Vítor Pascoal, vantagem que se revelaria fundamental para o resultado.
No domingo, o tricampeão em título e a vice-campeã tentaram reagir, com Pascoal a impor o Porsche do Baião Rallye Team na segunda subida de prova, na frente de Gabriela, enquanto Rodrigues era apenas o terceiro mais rápido.
Ficava tudo em aberto para a terceira e derradeira vez em que enfrentariam o traçado da rampa. Aí, José Rodrigues voltou a “abrir o livro” e estabeleceu mesmo a melhor marca de todo o fim-de-semana, rodando em 1:33.311 e reclamando uma vitória justa, mostrando que em nada o afetou estar já há algum tempo sem competir. Por seu lado, Gabriela Correia não conseguiu ser mais rápida do que Vítor Pascoal, acabando por se quedar no 3º posto, a dois décimos de segundo do seu adversário.
O piloto de Baião fez uma boa gestão de danos, garantindo a segunda posição, depois de um fim-de-semana em que nunca acertou as afinações do carro. O resultado, no entanto, permite-lhe manter o comando do campeonato.
Turismo: Daniel Pacheco vence pela primeira vez
O pódio final da Categoria Turismo foi preenchido com os respetivos vencedores de cada Divisão.
E quando olhámos para a classificação e vemos Daniel Pacheco e o seu Mitsubishi Lancer EVO X no lugar cimeiro da geral dos Turismo e da Divisão Turismo 1, tal só poderá ser uma surpresa para quem não esteve na Penha. O paredense foi sempre o mais forte, sendo inclusivamente o único a rodar nas três subidas de prova sempre abaixo de 1:40, conquistando com todo o mérito a sua primeira vitória na, sendo claro que o trabalho de evolução que a sua equipa está a fazer no carro nipónico começa a dar dividendos.
Nos Turismo 1, Pacheco foi secundado por Carlos Gonçalves, muito regular com o Mitsubishi Lancer EVO X do JC Group Racing Team, sendo de saudar o regresso a esta divisão de Daniela Marques, com a internacional do Grupo PDAuto a colocar o seu Subaru Impreza WRX STI no 3º posto.
Voltando à geral da categoria, assinalamos a segunda vez consecutiva que Gonçalo Inácio brilha e coloca o Peugeot 208 VTI R2 da Befast Motosport no 2º lugar, fazendo-o com a habitual maestria, que lhe permitiu colocar a sua concorrência nos Turismo 3 a larga distância. José Cardoso (Citroen Saxo CUP) foi 2º nos T2, com o pódio a incluir ainda no degrau mais alto o regressado Cláudio Baptista, com o Peugeot 208 R2 da Sucesso Automóvel.
Vencedor da categoria na Arrábida, Parcídio Summavielle nunca conseguiu ostentar o andamento a que sempre nos habituou, sendo claro que não viveu um fim-de-semana na Penha que o deixe completamente satisfeito com o comportamento do Cupra TCR. Mesmo assim foi 3º da geral dos Turismo, continuando a liderar a tabela pontual e dominou nos Turismo 2, continuando aqui invicto. Nesta divisão, saliência para o excelente 2º lugar de Paulo Silva, no Audi RS3 LMS do Grupo PDAuto. Foi a sua primeira prova do ano e esteve sempre muito sólido, conseguindo suplantar José Carlos Magalhães, que terminaria com o Seat Leon MKII da MNE Sport num positivo 3º lugar.
Super Challenge: Luís Nunes vence duelo com José Lameiro
Este é um reino cada vez mais dominado pela “cavalaria” e pela tração dos “monstros” que povoam o Grupo SC-A. Na Penha, três dos protagonistas dessa estirpe competitiva reservaram os lugares do pódio da categoria, fazendo valer toda a razão da potência e da capacidade para colocar a mesma no asfalto.
E se no final, o campeão em título e habitual dominador acabou por vencer, tal não aconteceu sem que Luís Nunes enfrentasse oposição musculada, sendo de assinalar que pela primeira vez o piloto da Nunes Sport se viu suplantado numa das subidas de prova, no caso a segunda, sendo depois obrigado a “puxar pelos galões” no derradeiro confronto contra o cronómetro, para suplantar um endiabrado José Lameiro.
Nunes venceu a subida inaugural, colocando o seu Skoda Fabia da Nunes Sport a rodar mais rápido dois segundos do que o Skoda Fabia MKIII Super Car do piloto da Diatosta. Mas este apareceu no domingo com uma alma renovada e foi 2,2 segundos mais rápido do que o “Foguetão de Valpaços” na segunda subida, indo para a derradeira no comando da categoria. Estávamos perante uma novidade!
Mas Nunes ainda tinha um “coelho na cartola” e na última subida fez, de longe, o seu tempo mais rápido, suplantando aí Lameiro por 3,8 segundos, mantendo assim a sua invencibilidade. No fecho, ambos se quedaram separados por uns enganadores 5,7 segundos. O duelo foi mais intenso do que essa diferença faz parecer.
Realce para a façanha de Luís Nunes, que juntou ao seu palmarés mais uma presença num pódio absoluto, sendo 3º da geral nesta Rampa da Penha.
A fechar o pódio da categoria e do grupo, encontrámos José Pedro Gomes. Nesta sua primeira aparição da temporada, o piloto da XMP Racing ostentou um forte andamento com o seu revigorado Opel Astra Super Car e será um protagonista a ter em conta nas próximas provas.
Tremenda foi também a luta que decidiu os destinos do Grupo SC-C. O plantel viu-se reforçado com dois pilotos de referência vindos do Ralicross, a saber, Mário Barbosa e Bruno Campos, bem alicerçados nos seus potentes Citroen Saxo S1600, ficando desde logo claro que Bruno Carvalho iria ter muito trabalho para impor o seu Citroen Saxo.
Carvalho ainda levou o carro francês da LX Sport à vitória na subida de prova inicial, embora por escassos cinco décimos de segundo em relação a Barbosa, enquanto Campos era terceiro a apenas 1,6 segundos.
No domingo, Mário Barbosa foi claramente melhor, atacando e colocando o seu Saxo KIT CAR na frente das duas subidas, terminando com uma vantagem de 1,6 segundos em relação a Bruno Carvalho, sendo de registar que este enfrentou alguns problemas mecânicos no seu carro. Registe-se que Mário Barbosa foi ainda 5º da geral da categoria e isto apesar de nunca ter utilizado os chamados pneus “slick”. Quanto a Bruno Campos fechou o pódio os SC-C a 5,7 segundos do vencedor.
Nos SC-D, a Penha assistiu ao regresso de Luís Silva e do seu icónico BMW M3 da Famaconcret. O rápido piloto fez jus ao seu cognome “Canhão de Famalicão” e foi sempre o mais rápido, com a exceção da segunda subida de prova, devido a um pião na chamada “curva do penedo”.
Luís Silva terminou com uma vantagem de 2,6 segundos sobre Pedro Alves e destaque-se ainda que, para além deste triunfo nos SC-D, o famalicense foi 4º da geral na categoria. Já Pedro Alves continua a ser um piloto muito lesto e está a fazer um excelente trabalho de desenvolvimento no seu KIA Ceed, sendo de esperar que cedo esteja na luta pelo triunfo.
O pódio fechou com a BMW 320 SW do jovem Carlos Pouca Sorte. O jovem piloto de Resende está muito eficaz com a carrinha alemã da Megamotors e este foi o seu segundo pódio consecutivo.
O Campeonato de Portugal de Montanha JC Group segue agora para o coração de Trás-os-Montes, cabendo ao CAMI Motorsport entrar ao serviço organizativo, erguendo nova edição da Rampa Porca de Murça. A terceira prova do campeonato será disputada nos dias 27 e 28 de abril.
Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos