Velocidade Online

Nacional - Ralis

CAMPEONATO PORTUGAL DE RALIS - A OPINIÃO DE MÁRIO CASTRO

Sábado, 22 Janeiro 2022 20:12 | Actualizado em Sexta, 20 Maio 2022 14:55

REFLEXÃO DO DIA...
CAMPEONATO PROMO DE RALIS 2022
Tendo feito uma análise rápida do regulamento desportivo referente ao Campeonato Promo de ralis 2022 deparei-me com alguns pontos de interesse.
Sou completamente a favor da criação de um campeonato de escalão intermédio (entre regionais e nacional) e que se realize por todo o país.
Mas, esse campeonato (do meu ponto de vista) só faz sentido se o mesmo não acarretar tantas despesas como o Nacional, ou seja, mais barato que o Nacional e, claro está, consequentemente mais caro que os Regionais.
Mas olhando para o regulamento, temo que este campeonato (exceção feita ao facto de não se poder correr com os carros mais caros: Rally 1, Rally 2, Rally 3, pois os Rally 4 não são mais caros que muitos que poderão correr no Promo) venha a tornar-se um campeonato tão ou mais caro que o Nacional e isto porquê:
1- O Promo terá 10 ralis e o Nacional 8
2- No Promo, quem quiser ser campeão terá de ir quase de certeza ás 10 provas, exceto se as primeiras 7 lhe correrem bem. No Nacional só precisa de ir a 8 provas.
3- Excetuando as Ilhas no campeonato Nacional, o Promo percorrerá (e bem) o país de uma ponta á outra e o Nacional será maioritariamente a norte.
4- No Promo terá 80km de especiais e o nacional 100km o que não é relevante em termos de manutenção dos carros.
5- No Promo não há limite de pneus sendo que muito possivelmente estes ralis poderão ser compostos por duas ou três secções o que quer dizer que quem quiser poderá utilizar 12 ou 18 pneus. No Nacional há (e bem) um limite de 10 pneus para os 4RM e 8 para os 2RM.
6- Continua a regra dos anteriores no que respeita ao número de participações exigidas para se ficar classificado no campeonato (50% + 1).
Posto isto, sou o primeiro a assinar por baixo quanto á criação deste campeonato, mas nestas condições não sei não!!!...
Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos