In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player
Joomla! Slideshow

VELO CAB2012


WEBBER NA PORSCHE

 

Campeonato do Mundo de Endurance e 24 Horas de Le Mans


Piloto de Fórmula 1, Mark Webber, na Porsche para as 24 Horas de Le Mans


Estugarda. O piloto de Fórmula 1 australiano Mark Webber assinou um contracto com a Porsche por vários anos. A partir da temporada de 2014 vai competir com o novos Porsche LMP1 de Sport Protótipos nas 24 Horas de Le Mans e no Campeo-nato do Mundo de Endurance (WEC). Com 36 anos, o australiano já correu em Le Mans por duas vezes. Em 1998 terminou a corrida ao volante de um sport protótipo no Campeonato de FIA GT. Durante a sua carreira de Formula 1, desde 2002 até hoje, Webber conseguiu 36 pódios, nove vitórias e partiu da pole position por onze vezes.
“É uma honra para mim poder juntar-me à Porsche e regressar ao topo da categoria em Le Mans e dos Sport Protótipos no Campeonato do Mundo de Endurance e poder fazer parte desta equipa. A Porsche escreveu uma história na competição como construtor e mantém-se no topo da tecnologia e performance”, disse Mark Webber. “Estou ansioso com este novo desafio depois da minha temporada na Fór-mula 1. A Porsche vai, sem dúvida, colocar objectivos bastante elevados. Mal consi-go esperar por conduzir um dos veículos desportivos mais rápidos do mundo.”
“Estou muito honrado por ter o Mark Webber no nosso projecto LMP1 como um dos melhores e mais bem sucedidos pilotos de Formula 1 dos nossos tempos,” referiu Wolfgang Hatz, Membro do conselho para a pesquisa e desenvolvimento da Pors-che AG. “Mark é, sem dúvida, um dos melhores pilotos do mundo, teve experiências nas 24 Horas de Le Mans e, para além disso, é um fã da Porsche há muitos anos.”
webberPorsche LMP1-01Porsche LMP1_2b
“Aprendi a apreciar as qualidades do Mark quando ambos estivemos envolvidos na Formula 1,” disse Fritz Enzinger, responsável do projecto LMP1. “É um dos melhores pilotos que poderia imaginar para a nossa equipa. Estou deliciado com o facto de termos um piloto com tanta experiência, rápido e regular, connosco a partir de 2014.”
No novo veículo LMP1 ao lado de Mark Webber estão dois pilotos da Porsche de longa data, Timo Bernhard (Alemanha) e Romain Dumas (França), bem como o ex-piloto de testes da Formula 1 Neel Jani (Suiça). Bernhard e Dumas juntaram forças em 2010 para alcançar a vitória na geral nas 24 Horas de Le Mans. Em 2007 e 2008 asseguraram o título na American Le Mans Series ao volante de um RS Spyder LMP2. Neel Jani compete na classe LMP1 desde 2010.

 

RACE FOR LIFE NO CIRCUITO BOAVISTA

RACE 4 LIFE NO CIRCUITO DA BOAVISTA


DSC 0222

Luis Pedro Magalhães e o Padre Almiro Mendes, vão dar seguimento ao projecto que pretende juntar a responsabilidade social com as corridas, integrados no troféu Super Seven by Kia, depois de um convite de Tiago Raposo Magalhães e Ricardo Megre.

 

RENAULT REVELA POWER UNIT

 

A RENAULT REVELA A SUA POWER UNIT PARA 2014: ENERGY F1-2014

 

No salão Internacional de Aeronáutica e do Espaço em Paris, a Renault apresentou a sua nova Power Unit, que equipará alguns monolugares do

Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 1 de 2014.

 

Esta Power Unit é oficialmente designada por Renault Energy F1, de forma a simbolizar as sinergias existentes com a gama Energy de motores

de grande série.

 

Revelada pela primeira vez em configuração de corrida, esta Power Unit representa um avanço radical na tecnologia de motores de Fórmula 1, com

destaque para os revolucionários níveis de consumo obtidos pelo motor turbo de injecção directa, acoplado a inovadores sistemas de recuperação

de energia que alimentam dois motores eléctricosRenault-Energy-F1---2014Renault-Energy-F1-2014
 

PROBLEMAS NOS TREINOS PARA OLIVEIRA

 

Sessões atípicas impedem desenvolvimento da Mahindra

 

Assen: Problemas elétricos e chuva intensa no 1.º dia de treinos 

As temperaturas elevadas sentidas em Portugal, na última semana, são exceção nos Países Baixos, especificamente na Holanda, em Assen, onde Miguel Oliveira executou os primeiros treinos da 7.ª etapa do Campeonato do Mundo de MotoGP. Com problemas elétricos na sessão inaugural, e impedido de terminar a segunda devido às condições climatéricas, o português espera que o dia de amanhã se revele mais proveitoso.

No rescaldo da segunda tentativa do dia de poder trabalhar na Mahindra, Miguel Oliveira faz um balanço não tão positivo quanto gostaria do primeiro dia de trabalho: “Hoje os treinos foram um pouco atípicos. Na primeira sessão tivemos um pequeno problema elétrico que condicionou uma parte do treino. Na segunda, pouco a pouco fui encontrando uma boa afinação que me possibilitou estar confortável, mas as gotas que caíam não me permitiram encontrar o feeling necessário para poder ser mais rápido, acabando por cair um dilúvio que obrigou a sessão a terminar mais cedo”.

O piloto, em 6.º lugar na tabela de classificação geral do Campeonato Mundial de MotoGP, espera para esta sexta-feira um bom aproveitamento do tempo disponível, para o qual está mentalizado, se assim for possível: “Amanhã espero que as condições sejam melhores, porque estas não me permitem desenvolver qualquer tipo de trabalho”, revela Oliveira, ansioso pela oportunidade de se poder preparar corretamente para mais uma corrida.

O jovem de Almada, que ficou em 4.º e 6.º lugares nas etapas anteriores, pretende recuperar pontos no campeonato, motivado para executar o melhor desempenho que lhe for permitido no próximo domingo.

 

NISSAN PUBLICA RELATÓRIO

 

NISSAN PUBLICA

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE DE 2013

 

 

 

A Nissan Motor Co., Ltd. publicou o seu Relatório de Sustentabilidade de 2013. O relatório inclui a avaliação da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) da empresa e acompanha o progresso e os resultados alcançados durante o ano fiscal de 2012.

 

A actuação em CSR da Nissan é descrita com base em oito estratégias de sustentabilidade: Ambiente, Segurança, Filantropia, Qualidade, Cadeia de Valor, Funcionários, Contribuição Económica, Direcção Corporativa e Controlo Interno.

 

Carlos Ghosn, Presidente e CEO da Nissan, afirmou: “Como um dos fabricantes de automóveis líderes a nível mundial, a Nissan tem a responsabilidade de ajudar a construir uma sociedade sustentável. Levamos esta responsabilidade muito a sério. Enriquecer a vida das pessoas não é apenas o nosso lema empresarial, é uma parte importante da nossa cultura e das actividades comerciais do nosso dia-a-dia. Quer seja através de medidas para preservar os recursos, para aumentar a segurança e a eficiência do combustível ou para expandir os nossos investimentos filantrópicos, trabalhamos para criar valor económico e para produzir um impacto positivo e duradouro em todos os mercados onde estamos presentes.”

 

Para aceder ao relatório: http://www.nissan-global.com/EN/CSR/SR/2013/

 

TT NO BRASIL

 

Codipar Racing fará sua oitava participação no Rally dos Sertões


Willem e Doris van Hees, piloto e navegadora, estiveram presentes no briefing que apresentou o roteiro da 21ª edição do rali, que acontece de 25 de julho a 03 de agosto pelo sertão brasileiro

O casal veterano no Rally dos Sertões, Willem e Doris van Hees, da Codipar Racing, irão para a oitava edição da equipe no maior evento de rali cross country das Américas. Depois de conquistar em 2009 a vice-colocação na categoria Production e uma experiência em 2010 na categoria Protótipos, em 2011 retornaram à categoria Production T2 e agora na edição 2013, a equipe está preparada para buscar novas conquistas. Na última terça-feira (25), Willem e Doris prestigiaram o briefing que apresentou aos competidores o roteiro oficial da prova, que tem início dia 25 de julho, com partida e chegada de Goiânia (GO), após 10 dias de rali.

Segundo a organização, a prova terá um total de 4.115 quilômetros de percurso, sendo 2.488 quilômetros de especiais cronometradas, o que representa 60,4% do total (recorde do evento), sendo o restante de deslocamento. Além disso, a caravana do Sertões terá passagem por dois estados brasileiros, partindo de Goiás, seguindo por Tocantins. Apesar do percurso ter sido reduzido em relação a temporada anterior, que contou com 4.840 quilômetros, Willem acredita que os competidores terão mais uma disputa emocionante.

Doris e Willem van Hees seguem para o Rally dos Sertões com um excelente desempenho no início da temporada, com liderança do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, na categoria Production T2. "Estamos confiantes para mais este desafio, nos preocupamos mais com pilotagem e navegação, a equipe está bem estruturada com a parte técnica e a logística. Cada componente sabe exatamente o que fazer em qualquer situação, livrando piloto e navegador de preocupações", ressaltou o holandês Willem van Hees.

"A estratégia é fazer um dia de cada vez e vamos focar em um resultado positivo, estou otimista, sei que não errar roteiro, será primordial, darei meu melhor. Temos uma equipe forte, logística treinada e vamos chegar lá com muita garra, empenho e principalmente com dever cumprido", finalizou Doris van Hees.
Willem e Doris van Hees recebem o patrocínio da Codipar - Equipamentos e Assessoria para Indústria Alimentícia.

Cronograma da edição 2013 do Rally dos Sertões:

Programação pré-largada Goiânia:

22/07 - Abertura da Secretaria de Prova
23/07 - Secretaria de Prova / Vistorias administrativas e técnicas
24/07 - Secretaria de Prova / Vistorias administrativas, técnicas e briefings

1ª etapa: 25/07 - quinta-feira
Goiânia (GO)
Prólogo e Super Prime

2ª etapa: 26/07, sexta-feira
Goiânia (GO) - Pirenópolis (GO)
Deslocamento Inicial: 133 km
Trecho de Especial: 84 km
Deslocamento Final: 32 km
TOTAL: 249 km


3ª etapa: 27/07, sábado
Pirenópolis (GO) - Uruaçu (GO)
DI: 37 km
TE: 287 km (183 km para caminhões)
DF: 89 km
TOTAL: 414 km

4ª etapa: 28/07, domingo
Uruaçu (GO) - Porangatu (GO)
DI: 31 km
TE: 233 km (180 km para caminhões)
DF: 25 km
TOTAL: 289 km

5ª etapa: 29/07, segunda-feira
Porangatu (GO) - Natividade (TO) [ETAPA MARATONA]
DI: 82 km
TE: 295 km (135 km para caminhões)
DF: 110 km
TOTAL 487 km

6ª etapa: 30/07, terça-feira
Natividade ((TO) - Palmas (TO)
DI: 27 km
TE: 355 km (182 km para caminhões)
DF: 43 km
TOTAL: 424 km

7ª etapa: 31/07, quarta-feira
Palmas (TO) - Palmas (TO)
DI: 109 km
TE: 514 km (142 km para caminhões)
DF: 123 km
TOTAL: 746 km

8ª etapa: 01/08, quinta-feira
Palmas (TO) - Minaçu (GO)
DI: 312 km
TE: 333 km (258 km para caminhões)
DF: 20 km
TOTAL: 666 km

9ª etapa, 02/08, sexta-feira
Minaçu (GO) - Goianésia (GO)
DI: 32 km
TE: 264 km (231 km para caminhões)
DF: 253 km
TOTAL: 550 km

10ª etapa, 03/08, sábado (Final)
Goianésia (GO) - Goiânia (GO)
DI: 7 km
TE: 123 km
DF: 160 km
TOTAL: 290 km
Premiação

 

OLIVEIRA COM POLE EM ASSEN

Miguel Oliveira torna-se o primeiro português na "pole" no Mundial de motociclismo

O piloto português estabeleceu a melhor volta ao circuito de Assen, palco da sétima prova do Campeonato do Mundo, com o tempo de 1.43,588 minutos, precisamente a mesma marca obtida por Alex Marques (KTM), mas o português ficou em vantagem por ter um segundo registo melhor do que o do espanhol.

Miguel Oliveira, sexto classificado no campeonato, já se tinha tornado o primeiro português a subir ao pódio no Mundial de motociclismo de velocidade, ao terminar no terceiro lugar a corrida de Moto3 do Grande Prémio da Catalunha do ano passado.

Agência Lusa

 

MIGUEL OLIVEIRA EM FOCO

Miguel Oliveira espera reencontrar o sucesso em Assen, a partir da "pole"

"Amanhã (sábado), gostaria de poder, aqui neste circuito, voltar a dar uma alegria a todos, como há cinco anos, quando fiz tocar a Portuguesa no pódio, mas como não compito sozinho, vou fazer todos os esforços", recordou Miguel Oliveira, em comunicado divulgado pela sua assessoria de comunicação.

A 28 de junho de 2008, o piloto português, então com 13 anos, venceu em Assen a sétima prova da Red Bull Rookies Cup, arrebatando o seu segundo triunfo consecutivo na competição, que se disputava em paralelo com os Grandes Prémios do Campeonato do Mundo de motociclismo de velocidade.

Agência Lusa

 

RALI DE PORTUGAL NA CIDADE DO PORTO

Rali no Porto pode avançar com garantias de Menezes - Moreira e Pizarro

"A partir de agora, o atual executivo pode perfeitamente assumir este compromisso. Pela minha parte aplaudo. Seria bom que o candidato do Governo dissesse quem são os mecenas disponíveis a pagar. Já que existem que se fique a saber quem são", observou Rui Moreira, candidato independente à Câmara do Porto, em resposta à agência Lusa.

Referindo-se à carta que, de acordo com o Jornal de Notícias, a candidatura do PSD enviou ao presidente da Câmara do Porto a informar que "garantiu financiamento privado" para o evento, Manuel Pizarro, do PS, considera que "se é assim está tudo tratado".

Agência Lusa

 

CARLOS BARBOSA E JORGE CRUZ COM AZAR NA BOAVISTA

 

CIRCUITO DA BOAVISTA

 

CARLOS BARBOSA E JORGE CRUZ COM MUITO AZAR NA BOAVISTA

FOX 8559

A dupla Carlos Barbosa/Jorge Cruz não teve a sorte pelo seu lado, quando na 1ª corrida seriam obrigados a desistir por despiste. Recorde-se na altura era Jorge Cruz que estava aos comandos do BMW 323, mas quase no final, de repente o motor do Ford Capri de António Nogueira parte-se, e derrama óleo numa extensão superior a 200 metros. Como o facto não foi assinalado a tempo, Jorge Cruz, não se apercebeu da existência de óleo na pista, e acabaria por bater de forma violenta com o BMW 323 contra os rails, danificado o carro na sua totalidade. Por isso Carlos Barbosa estava desapontado”não esperava que isto acontecesse, o carro deverá estar pronto já para este fim de semana, mas estou como o S.Tomé, ver para crer. Estando pronto, pretendo acertar o carro o melhor possível, para podermos fazer uma boa corrida e vingarmos o mau resultado do fim de semana passado”.

s
 

NUNO COELHO QUER LUGAR NO PÓDIO

 

Nuno Coelho - “Tentar um lugar do pódio, mas
essencialmente terminar!”

NUNO COELHONUNO COELHO.jpg_2
Depois do azar na prova anterior, a dupla Nuno Coelho e Pedro Alves prosseguem
este fim-de-semana o seu programa desportivo de 2013 com o Rallye Oliveira do
Hospital, prova pontuável para o Campeonato Open de Ralis e Desafio Modelstand.
A prova do Clube Automóvel do Centro marca assim o regresso do Campeonato aos
pisos de Terra já que a época iniciou-se neste tipo de piso com o Rali Serras de
Fafe.
Nuno Coelho deu-se bem com a prova, e apesar de estar parado já algum tempo
sem alinhar em provas neste tipo de piso, terminou em segundo troféu, segundo no
COR 2 RM. Em Oliveira do Hospital, o piloto do Peugeot 206 Gti pretende uma vez
mais lutar pelos três primeiros lugares do disputadíssimo troféu monomarca, mas
acima de tudo será essencial terminar para manter as aspirações a um bom
resultado no final da época.
“O nosso objectivo é ficar nos três primeiros, como tem sido até agora, se bem que
tenhamos consciência que temos de chegar ao fim do rally.
Temos sido sempre rápidos e consistentes, mas de facto a sorte não nos tem
acompanhado. Em quatro provas subimos por duas vezes ao pódio final, mas já
temos duas desistências, por isso se desistirmos esta prova, torna-se impossível de
obtermos um bom resultado no final do ano.
Não vamos testar e para além disso não vamos o carro habitual, por isso só no final
do primeiro troço é que sabemos onde nos podemos colocar em termos de tabela
classificativa”, salientou Nuno Coelho.
A prova disputa-se no Sábado, com os concorrentes a terem pela frente
aproximadamente 140 quilómetros de percurso, com 60,98 destes a ser percorridos
pelas especiais de Ervedal – Pisão, Cordinha, Anta da Arcaínha e Oliveira do
Hospital.

 

PROTÓTIPO JAGUAR X 75

 

O PROTÓTIPO JAGUAR C-X75 SUPER DESPORTIVO HÍBRIDO
APRESENTA TECNOLOGIA DO FUTURO

 

 

Jag C-X75_Image_01_270713_LowResJag C-X75_Image_02_270613_LowResJag C-X75_Image_03_270613_LowResJag C-X75_Image_05_270613_LowRes

 

Panorâmica

 

  • O Jaguar C-X75 é um híbrido super desportivo avançado com a eficiência de um veículo citadino de emissões reduzidas.
  • O C-X75 acelera de zero a 160 km/h em menos de seis segundos e até uma velocidade máxima de 354 km/h.
  • Pode emitir menos de 89g/km de CO2 e tem uma autonomia de 60km em modo exclusivamente elétrico.
  • O seu motor de 1,6 litros, quatro cilindros e 502cv incorpora um turbo compressor e um compressor volumétrico e é um dos motores com a potência específica mais elevada do mundo, com 313cv por litro.
  • Os dois motores elétricos do C-X75 proporcionam 390cv adicionais, para uma potência combinada superior a 850cv.

 

“O programa C-X75 representa o expoente máximo da engenharia e design Jaguar. É o veículo de testes mais veloz do mundo para as tecnologias mais avançadas do mundo, conjugando um sistema de motor/transmissão híbrido notável com uma performance excecional. A Jaguar procura definir o design dos veículos do futuro e com projetos como o C-X75 estamos a criar os alicerces para a próxima geração de inovações Jaguar.”
- Adrian Hallmark, Diretor Global de Marca, Jaguar Cars

 

Introdução

 

No seguimento da apresentação de sucesso aos meios de comunicação do super desportivo C-X75 para testes e ensaios em Junho de 2013, a Jaguar lança um filme sobre os bastidores do seu desenvolvimento: C-X75 – Um protótipo super desportivo inigualável.

 

O filme inclui contribuições dos engenheiros principais do programa e revela os desafios superados no desenvolvimento de um veículo com uma velocidade máxima de 354 km/h mas com emissões inferiores a 89g de CO2 por quilómetro e até 60km de condução com zero emissões.

 

Quando a Jaguar revelou o protótipo C-X75 em 2010 iniciou um novo capítulo de inovação e desenvolvimento tecnológico que resultaria na evolução de estudo de design para um protótipo integralmente funcional em apenas dois anos.

 

Nesse intervalo de tempo incrivelmente curto a Jaguar e o parceiro de desenvolvimento Williams Advanced Engineering criaram um veículo híbrido elétrico paralelo plug-in (PHEV) de tração integral com o motor com a potência específica mais elevada do mundo e o primeiro chassis monobloco em compósito de carbono da Jaguar.

 

Embora a decisão de não produzir o C-X75 devido ao clima económico tenha sido tomada em 2012, era óbvio que seria uma demonstração poderosa da liderança mundial da Jaguar na construção de veículos leves e a plataforma de testes ideal para a investigação e desenvolvimento inovadores da companhia sobre sistemas de propulsão e transmissão de alta performance e emissões reduzidas.

 

Os avanços conseguidos no desenvolvimento dos protótipos C-X75 – incluindo tecnologias híbridas de ponta, materiais compósitos de carbono e soluções avançadas de conceção estreadas em parceria com a Williams Advanced Engineering – serão utilizados em outras áreas de investigação e desenvolvimento, produtos futuros inovadores e engenharia da próxima geração para as marcas Jaguar e Land Rover.

 

A mais elevada densidade de potência e binário

 

O C-X75 tem uma potência combinada superior a 850cv e 1000Nm de binário, graças ao seu motor avançado de 1,6 litros com sobrealimentação dupla (turbo compressor e compressor volumétrico) de quatro cilindros inspirado na Fórmula 1, que desenvolve 502cv às 10.000 rpm.

 

Este motor encontra-se acoplado aos motores elétricos com a maior densidade de potência e binário de sempre, que desenvolvem 390cv adicionais. O conjunto de baterias incorporado no C-X75 tem a maior capacidade de potência contínua num PHEV do mundo, capaz de disponibilizar mais de 300kW no estado de carga de funcionamento normal.

 

O C-X75 acelera de 0 a 160 km/h em menos de seis segundos, graças à avançada caixa manual automatizada de 7 velocidades que permite passagens de caixa em menos de 200 milissegundos. O primeiro protótipo C-X75 excedeu 322km/h com facilidade durante os testes e o veículo tem uma velocidade máxima teórica de 354km/h.

 

O spoiler ativo e a secção inferior do veículo geram mais de 200kg de carga aerodinâmica a 322km/h e os sistemas ativos maximizam a estabilidade a velocidades elevadas.

 

Emissões ultra reduzidas em modo elétrico

 

Devido à especificação PHEV mais radical de sempre num veículo a baterias sob desenvolvimento, o C-X75 tem também uma autonomia de 60km em modo exclusivamente elétrico e as suas emissões de CO2 são inferiores a 89g/km.

 

O projeto C-X75 permite à Jaguar reforçar a sua posição de maior investidor em tecnologias inovadoras do Reino Unido. Os resultados do programa C-X75, em especial as tecnologias avançadas de motor/transmissão e compósitos de peso reduzido, demonstram a liderança tecnológica da Jaguar na tecnologia avançada de desenvolvimento e produção automóvel.

 

 

JAGUAR C-X75: ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Motor

1,6 litros com turbo compressor e compressor volumétrico, quatro cilindros em linha a gasolina, com 2 x 150 kW motores elétricos

Potência Máxima (cv@rpm)

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar (apenas gasolina);

>850 (combinada gasolina e elétrico)

Binário Máximo (Nm)

>1000 (combinado)

Autonomia, modo exclusivamente elétrico (km)

60

0-160 km/h (seg.)

<6,0

Velocidade máxima (km/h):

>322

Emissões CO2 (g/km)

<89

 

 

PORTO DE MÓS

 

Porto de Mós vai contar com 125 equipas tornando esta prova uma vez mais, numa grande festa do automobilismo desportivo.

 

Assim para conhecimento de todos vimos publicar a magnifica Lista de Inscritos que alinharão no próximo domingo a partir das 08:15h e se prolongará até cerca das 18:00h com 5 subidas para cada equipa ( 2 de treinos e 3 de prova ).

 

Desde um Alfa Romeo F1 dos anos 50, passando pelos muito bem preparados BMW, Porsches, Ford Escorts, Minis, nos clássicos, um batalhão de Subaru e outros desportivos terminando nos sempre espectaculares Kartcross, são mais que bons motivos para uma assistência em grande!

 

Aliás são motivo de grande orgulho para a nossa organização contar com a presença de dois grandes nomes do desporto automóvel,  falamos de José Nobre e Toy Borges que utilizarão um bonito e raro Opel Manta GTE da equipa J.Silva,Lda da Mealhada.

 

AVISO IMPORTANTE: Quem pretender fazer as verificações administrativas antecipadamente pode dirigir-se ao nosso Kartodromo durante as horas de expediente durante sexta-feira e sabado, dias 28 e 29.


G

 

 

PARENTE CONFIANTE

 

Álvaro Parente confiante mas consciente

AParente FT_022
Álvaro Parente mostra-se confiante para a terceira ronda do Blancpain Endurance Series, a realizar no próximo fim-de-semana em Paul Ricard, e espera poder bater-se pelas posições cimeiras.
A competição da SRO continua a gozar de enorme prestígio no contexto europeu de corridas de endurance para GT’s e na ronda francesa apresentará uma grelha composta por mais de sessenta carros, sendo vinte e dois deles inscritos na classe Pro Cup, a mais importante da disciplina e na qual Álvaro Parente marcará presença.
O piloto português defenderá as cores Hexis Racing, equipa com a qual disputou o Campeonato do Mundo FIA GT1 de 2012 e venceu a derradeira prova do Blancpain Endurance Series do ano passado, dividindo o McLaren MP4-12C GT3 da formação francesa com Stef Dusseldorp e com Alexander Sims, seu colega no programa de GT da McLaren.
O trio terá pela frente um desafio exigente, uma vez que a classe Pro Cup conta com algumas das mais importantes equipas da categoria apoiadas directamente por construtores e pilotos de elevadíssimo nível. Contudo, Álvaro Parente está confiante de que terá ao seu dispor material performante. “O campeonato está cada vez mais competitivo e qualquer pequeno erro paga-se muito caro, uma vez que existem em pista muitos carros rápidos e fiáveis, bem assistidos e bem pilotados. Sabemos que vai ser difícil, mas acredito que teremos um bom carro em Paul Ricard”, afirmou o português.
Depois de alguns problemas nas duas primeiras provas, Álvaro Parente crê que no próximo fim-de-semana em Paul Ricard poderá poder imiscuir-se na luta pelas posições cimeiras, muito embora sublinhe que é necessário protagonizar um fim-de-semana perfeito. “Acredito que estamos bem preparados para esta corrida, dado que o nosso carro, em circunstâncias normais, é bastante competitivo. Para além disso, a Hexis Racing é muito forte tecnicamente e temos um bom trio de pilotos. Contudo, como já afirmei, o campeonato está cada vez mais competitivo e temos que ter uma prestação irrepreensível para alcançar os nossos objectivos”, sublinhou o piloto oficial da McLaren GT.
Álvaro Parente entrará em pista no próximo sábado, para realizar as sessões de treinos-livres e a pré-qualificação, disputando no domingo a qualificação e a corrida de três horas.

 

GIL ANTUNES QUER VITÓRIAS

 

Gil Antunes - “Objetivo é voltar às vitórias”

Gil AntunesGil Antunes.jpg_2
O Campeonato Open de Ralis vai prosseguir este próximo sábado com a sexta ronda da época, o Rallye
Oliveira do Hospital, prova a cargo do Clube Automóvel do Centro.
A prova em pisos de terra será ainda pontuável para o competitivo Desafio Modelstand, onde alinhará o
piloto de Sintra Gil Antunes.
Depois do azar no Rallye Vidreiro, onde foi obrigado a desistir devido a um problema mecânico, o piloto de
Almargem do Bispo quer voltar às vitórias, sobretudo num tipo de piso onde tem mostrado grandes
resultados e onde a motivação é ainda maior.
Com provas mais de dadas neste tipo de piso, Gil Antunes espera voltar a ter a sorte do seu lado, fazendo
um rali sempre ao ataque de forma a recuperar a liderança do Troféu.
Como nos salientou o mesmo “Nesta fase do campeonato só temos que nos centrar em lutar pela vitória.
Sabemos que voltamos a contar com dois adversários muito fortes e que será certamente um rali
muitíssimo bem disputado na luta pelos três primeiros lugares do troféu. Os ralis de terra são sempre
muito demolidores, é preciso fazer sempre uma boa gestão da nossa prova, mas em termos de troféu
nunca podemos baixar o ritmo e temos que manter sempre uma toada alta para nos mantermos na luta
pela vitória.
Com os azares das duas últimas provas, perdemos alguns pontos em termos de classificação, mas nada
ainda perdido, temos que manter a nossa confiança e nas próximas provas vamos tentar recuperar e
chegar novamente a primeiro”.
Desta feita e devido a compromissos profissionais não será possível a Carlos Ramiro alinhar na prova, pelo
que será Diogo Correia, navegador que o tem acompanhado no Regional Sul, a fazer equipa com o piloto
de Sintra.
No momento o piloto do Peugeot 206 Gti ocupa a quarta posição do Desafio Modelstand, sendo os sextos
em termos de Campeonato Open de Ralis 2 rodas motrizes.
O Rallye Oliveira do Hospital vai para a estrada no sábado, dia 29, com o CAC a apresentar um programa
com 8 especiais de classificação, numa dupla passagem pelos troços de Ervedal – Pisão, Cordinha, Anta da
Arcaínha e Oliveira do Hospital. No total percorrem 142 quilómetros, entre os quais, 60,98 disputados em
contra relógio.

 

VITÓRIA DE JOÃO LOPES

 

Baja Terras de Alcoutim

22 e 23 de Junho

 

Vitória de João Lopes com marca excecional

Campeão nacional ficou muito próximo do vencedor auto

 

A dupla campeã nacional João Lopes/Bruno Santos triunfou de forma categórica na Baja Terras de Alcoutim, quarta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno que este fim-de-semana se disputou no Algarve. Conquistaram este excelente triunfo gastando 3h37m27s a percorrer os 225 quilómetros de sector seletivo, menos 12m52s que o 2º classificado.

 

Aos comandos de um Polaris Ranger RZR XP a dupla da JL Racing teve um desempenho excecional gastando no setor seletivo disputado no Domingo, com temperaturas a rondar os 40 graus e com o piso já bastante massacrado pela anterior passagem dos automóveis, apenas mais 1m30s que o vencedor auto, superando todos os restantes concorrentes desta classe.

 

Para o piloto de Torres Vedras esta “foi uma corrida limpa, sem problemas, feita num bom ritmo, sem quebras, onde apenas perdemos algum tempo a conseguir ultrapassar o João Dias que partiu para a pista à nossa frente, salienta o piloto da JL Racing, atual campeão nacional Buggy/UTV, que acrescenta: “Estou muito satisfeito com o desempenho do nosso Polaris porque finalmente conseguimos acertar a sua ciclística e a máquina portou-se de forma impecável. Este triunfo aproxima-nos da liderança no campeonato onde que estamos altamente empenhados em revalidar o título”.

 

Menos feliz foi a dupla Valter Martins/Bruno Alvarinhas que, depois do excelente 4º tempo no prólogo, se viu forçada a abandonar devido a uma sucessão de furos e problemas de travões.

 

Disputadas quatro provas o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2013 terá agora uma pausa de dois meses, regressando no início de Setembro com a Baja TT Oleiros Proença.

 Joo Lopes_2

 

F 2000 - ESTADOS UNIDOS

 

F-2000 disputa 100ª corrida de sua história em Watkins Glen


Com adição de companheiro de equipe, brasileiro Roberto Lorena busca dar ao time sua primeira vitória no ano em rodada dupla histórica

O fim de semana será muito especial para a F-2000 Championship Series. Criada em 2006, um dos principais campeonatos de formação de pilotos dos Estados Unidos atingirá a marca de 100 corridas disputadas neste fim de semana, quando acontece a rodada dupla no mítico circuito de Watkins Glen.

E este encontro histórico terá a presença de um piloto brasileiro, Roberto Lorena (Cia. Athletica), de 17 anos. Correndo pela equipe HP-Tech, o competidor natural de Itu espera construir em cima da etapa anterior, em Lime Rock - quando subiu duas vezes no pódio - para dar ao time sua primeira vitória neste ano.

"É uma pista clássica, rápida e com curvas de alta, onde eu costumo ir bem, o time também rende bem e no ano passado conseguimos bons resultados na F1600. Além disso, tem outro aspecto muito legal: como é uma cidade muito pequena, tudo gira em torno do autódromo e isso nos incentiva a fazer um bom trabalho, pois é um evento importante para o público local", comenta.

A partir desta rodada, Lorena ganhará um companheiro de equipe: o kartista norte-americano Santino Ferrucci, de 15 anos, pilotará o carro número 10 da HP-Tech até o fim da temporada. Para o brasileiro, a entrada de Ferrucci só tem a acrescentar não só para ele, como para a equipe venezuelana.

"Isso é muito bom para a equipe melhorar seus resultados, pois teremos um leque maior de informações para comparar e aplicar. Vamos evoluir. A estrutura não será mais a mesma, pois tinha todos à minha volta, mas isso não mudará o ambiente da equipe e só favorecerá a nós", completa. Confira a programação completa do fim de semana:

Treino livre 1: quinta-feira (27), 14h00 às 14h30
Treino livre 2: quinta-feira (27), 15h45 às 16h15
Treino livre 3: sexta-feira (28), 10h00 às 10h30
Classificação: sexta-feira (28),11h30 às 12h00
Corrida 1: sexta-feira (28), 18h30 às 19h00 (14 voltas)
Corrida 2: sábado (29), 12h55 às 13h25 (14 voltas)




 

ESTREIA POSITIVA PARA MANUEL CASTRO NO CIRCUITO DA BOAVISTA

 

CIRCUITO DA BOAVISTA

 

 

ESTREIA POSITIVA PARA MANUEL CASTRO NO CIRCUITO DA BOAVISTA

De forma inesperada, Manuel Castro acabou por ser convidado por Armando Pais para ocupar o lugar de Francisco Gallego, que não pode alinhar por motivos profissionais. Assim Manuel Castro fez a sua estreia nos clássicos, ao volante dum Alfa Romeo, na qual terminou uma das corridas, para desistir noutra como nos explicou “ gostei muito, conduzir um Alfa Romeo clássico, é bem diferente de conduzir um Porsche ou mesmo um Radical SR 3.Na primeira corrida fomos obrigado a desistir, pois partiu-se o cabo do acelerador, e depois na segunda corrida conseguimos terminar a prova e ainda fomos ao pódio, o que foi muito positivo”.


FOX 8846

PRESENTE  NOS GT JÁ ESTE FIM-DE-SEMANA

Manuel Castro vai este fim de semana voltar ao circuito da Boavista ao volante dum Porsche 997, onde fará equipa com Gonçalo Manahu. Depois da prova anterior que ficou pautada pelo azar, Manuel Castro quer-se desforrar, e por isso está confiante, que poderá obter um bom resultado” o carro está bom, tanto eu como o Gonçalo vamos lutar pela melhor posição possível, esperando que não haja problemas de ordem técnica com o Porsche “, disse-nos.

 

MAN PREPARA-SE PARA GRANDES PROVAS

 

MAN TGS prepara-se para grandes competições

  • No horizonte estão Baja Aragón, Rali de Marrocos e Africa Eco Race 2014


O MAN TGS do Team OLEOBAN®/MAN Portugal esteve recentemente em Marrocos para realizar os últimos ajustes no trabalho de evolução do camião para que tudo esteja a postos para as próximas provas da temporada de 2013.

 

Esta sessão de treinos, que teve lugar nas dunas do Erg Chebbi e nas pistas da região de Erfoud, foi realizada com o intuito de afinar os detalhes que permitam manter um bom nível competitivo do MAN TGS, num ambiente muito semelhante ao de competição.

 

O camião pilotado por Elisabete Jacinto está agora nas instalações da Hydraplan, em Alverca, onde está a ser preparado para a participação da equipa na Baja Aragón, competição da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno que se realiza no final de Julho, em Espanha. Em Outubro, decorre o Rali de Marrocos, que antecede a grande maratona africana de todo-o-terreno, o Africa Race 2014 prova na qual o MAN TGS já conquistou um 2º e um 3º lugar dentro da sua categoria.

 

De relembrar que o MAN TGS do Team OLEOBAN® / MAN Portugal já esteve, em Maio deste ano, em Marrocos onde testou o novo suporte de cabine e se deu início ao processo de afinação dos amortecedores.

 MAN TGS_em_preparacao_Hydraplan

 

CONDUTORES DE TAXIS ANALISAM

 

Condutores e proprietários de frotas de táxis

analisam o protótipo final do Táxi do Futuro

 

 

A visão do Táxi do Futuro da Cidade de Nova Iorque está perto de se concretizar; dentro de alguns meses, neste Outono, os táxis totalmente novos e redesenhados começarão a circular nas ruas daquela cidade.

 

Durante estes dois anos que decorreram desde que a proposta da Nissan, fabricante global de automóveis, para repensar e fornecer a frota de táxis da Cidade de Nova Iorque foi aceite, a empresa tem estado especialmente concentrada em aperfeiçoar o veículo para os passageiros, condutores e proprietários.

 

Recentemente, as reuniões oficiais decisivas para os agentes interessados realizaram-se em Manhattan. Esta foi uma oportunidade para a Comissão de Táxis e Limusinas, os condutores e os inspectores se manifestarem relativamente ao protótipo do Táxi do Futuro antes de se iniciar a respectiva produção.

 

Esta reunião, tal como muitas outras antes desta, foi preparada para refinar ainda mais o veículo antes de este ser posto em funcionamento para as mais de 600.000 pessoas que, todos os anos, utilizam um táxi na cidade de Nova Iorque.

 

"É verdadeiramente entusiasmante ver os botões colocados, ver o ecrã no seu lugar, ver tudo isto a ganhar vida. Quando começámos a circular, percebemos que agora tudo realmente se concretizou", disse Andrew Salkin, comissário adjunto de operações, Departamento de Finanças da cidade de Nova Iorque.

 

 

SFR MOTORSPORT EM OLIVEIRA DO HOSPITAL

 

SFR Motorsport e António Rodrigues na luta pela vitória em Oliveira do Hospital

1
Este próximo sábado vai ter palco mais uma edição do Rallye Oliveira do Hospital, prova pontuável para o
Campeonato Open de Ralis e Desafio Modelstand.
A SFR Motorsport vai marcar presença com a dupla António Rodrigues/Jorge Carvalho, eles que são os atuais lideres
da competição monomarca que utiliza os Peugeot 206 Gti.
Em Oliveira do Hospital a dupla pretende lutar pela vitória, num tipo de piso muito do seu agrado, isto apesar de já
não fazerem ralis de terra desde 2011.
Como nos refere o piloto de Murça “Os objetivos passam por lutar pela vitória, como sempre. É certo que já desde
2011, que não conduzo em pisos de terra, mas é um tipo de piso que gosto e sinto-me à vontade. Espero ter uma
rápida adaptação, para podermos estar na «luta».”
A equipa é ainda uma das favoritas ao top três do Campeonato Open de Ralis 2 RM, competição onde ocupam no
momento a quarta posição, com três provas disputadas.
A prova disputa-se na íntegra no sábado, dia 29, com um programa de 8 especiais de classificação, numa dupla
passagem pelos troços de Ervedal – Pisão, Cordinha, Anta da Arcaínha e Oliveira do Hospital.
Pilotos SFR Motorsport no Rallye Oliveira do Hospital:
António Rodrigues/Jorge Carvalho – Peugeot 206 Gti – Desafio Modelstand/COR 2 RM

 

TT NO BRASIL

 

Transparaná 2014: Inscrições continuam abertas com preços promocionais


Aproveite e antecipe sua participação, prazo vai até 30 de junho

Entre os dias 26 de janeiro e 1º de fevereiro de 2014, o Paraná será o centro do off-road nacional com a realização do 20º Transparaná, uma das mais importantes disputas do gênero no país e que reunirá algumas das principais feras da modalidade nas categorias de regularidade: Master, Graduados, Junior e Jeep. Serão aproximadamente 1500 quilômetros de trilhas e estradas com grande diversidade de terreno e inúmeros desafios para os participantes.

O 20º Transparaná próximo de completar 20 anos de história, e consolidado como o maior rali das Américas, a organização da prova prepara muitas surpresas e novidades para a próxima edição, que será realizada no início do próximo ano. As inscrições com preços promocionais seguem abertas e os interessados devem se apressar, pois o prazo prossegue até o dia 30 de junho. A presença poderá ser confirmada no site oficial, www.transparana.com.br, onde também encontrarão todas as informações. Se preferir, podem enviar um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

Segundo Alex Kolling, organizador do evento, os preparativos para a edição comemorativa do 20º aniversário do certame já estão a todo vapor. A previsão é da participação de cerca de 100 inscritos, divididos nas categorias: Master, Graduado, Junior e Jeep. Além disso, é esperado um público de 50 mil espectadores durante os sete dias de evento. "O trajeto está em fase final de preparação e em breve divulgaremos as cidades sedes do evento", disse o diretor de prova.


 

 

BALANÇO POSITIVO PARA A RP MOTORSPORT NA BOAVISTA

 

CIRCUITO DA BOAVISTA

FOX 8503

BALANÇO POSITIVO PARA A RP MOTORSPORT

 

A edição do passado circuito da Boavista, foi sem duvida alguma histórica na curta existência da RP Motorsport, que teve sob a sua responsabilidade uma série de carros, na qual segundo Ricardo Pereira, teve “ um balanço positivo, sem dúvida alguma, muito trabalhoso, mas mesmo assim o Domingos Sousa Coutinho faz nos treinos com o BMW 2.8 o quarto melhor tempo, e o Alexandre Guimarães num Lotus Elan, faz o sexto, isto na corrida do Historic Endurance.Na primeira corrida Domingos Sousa Coutinho acaba por ter uma saída contra os rails de protecção, e acaba por desistir. Na 3ª posição terminou o Lotus Elan do Alexandre Guimarães, enquanto o Triumph GT 6 de Francisco Abreu/Gonçalo Silva acabou em 25º.O Triumph Spitfire de Gama da Rocha acabaria por desistir com a junta da culassa queimada”.Mas o panorama para a segunda corrida, foi mais animador , como nos explicou “ o Domingos Sousa Coutinho e o Luís Sousa Ribeiro com o BMW 2.8 são autores duma excelente recuperação e terminam em 5º, enquanto o Alexandre Guimarães, partiu de terceiro, e cortou a linha de chegada na mesma posição. Por sua vez o Triumph GT 6 de Francisco Abreu terminou na 27ª posição, e o Spitfire de Gama da Rocha, na 36º posição”.

“Na Taça Anpac, o BMW 323 de Jorge Cruz/Carlos Barbosa acaba por desistir, fruto dum acidente, depois do Ford Capri de António Nogueira ter derramado óleo na pista, enquanto o Lotus Elan de Luís Sousa Ribeiro/Domingos Sousa Coutinho, é obrigado a desistir com problemas eléctricos, sucedendo o mesmo com o Lotus Elan de Diogo Ferrão”.

DE NOVO ESTE FIM DE SEMANA NA BOAVISTA

A RP Motorsport vai marcar presença de novo no circuito da Boavista já este fim-de-semana, mas já com um plantel de carros mais reduzido, estando prevista a entrada em pista do Lotus Elan de Alexandre Guimarães, o BMW 323 de Carlos Barbosa/Jorge Cruz, o BMW 2.8 de Domingos Sousa Coutinho, e finalmente o Jaguar XJS de Luís Sousa Ribeiro. Sobre os objectivos, Ricardo Pereira afirmou” espero que corras tudo bem, e que todos os carros terminem o melhor classificados possível”.

 

JOSÉ MOTA FREITAS NA BOAVISTA

 

JOSÉ MOTA FREITAS NO CIRCUITO DA BOAVISTA


RUICS 8907

O Austin Cooper S vai reaparecer no próximo fim-de-semana com a presença no Circuito da Boavista – WTCC.

Os horários da prova de Clássicos 1300 são os seguintes:

Sexta feira às 10:30 - treinos livres

Sexta feira às 15:50 - treinos cronometrados

Sábado às 8:40 - 1ª corrida

Domingo às 12.10 - 2ª corrida

A equipa é apoiada por:

Glassdrive, Rui Osório seguros, Restaurante “O Alfaiate”, Isoder, Churrasqueira Central de Rio Tinto, In Patio Guesthouse, SinAse, Ruic`s Photo Design, Óptica Lisboa, Delight Works, revista Topos & Clássicos, Carlos Carneiro Publicidade e Vianalube GULF.

 

19ºSUPER BOCK SUPER ROCK

19º Super Bock Super Rock


Horários dos Concertos

18, 19 e 20 de Julho, Herdade do Cabeço da Flauta
Junto à Praia do Meco, Sesimbra


www.superbocksuperrock.pt | www.facebook.com/sbsr

 

Falta menos de um mês para o 19º Super Rock Super Bock. Adivinham-se 3 dias memoráveis que, como sempre, terão como protagonistas nomes grandes do universo musical de qualidade incontestável, de diferentes gerações, e que trazem para o festival a diversidade de géneros que lhe garante singularidade e inegável cariz distintivo. A multiplicidade do cartaz oferecerá performances para gostos vários, mas todos poderão atestar os atributos dos diferentes artistas, atentando nos horários.

VER HORÁRIOS AQUI

Cartaz completo do 19º Super Bock Super Rock

17 de Julho (Noite de recepção)
António Freitas convida Rockline Tribe
Nuno Calado B2B Miguel Ângelo
Rui Estevão e Señor Pelota

18 de Julho
Palco Super Bock – Arctic Monkeys, Johnny Marr, Azealia Banks, Anarchicks
Palco EDP – TOY, Efterklang, Owen Pallett, Kalú
Antena 3 @Meco - Ben Klock B2B Marcel Dettmann, Nina Kraviz,  Expander, Freshkitos, Kinetic, Mazgani, Trêsporcento

19 de Julho
Palco Super Bock – The Killers, Kaiser Chiefs, Tomahawk, Black Rebel Motocycle Club
Palco EDP – Miguel, Clã, Midnight Juggernauts, Manuel Fúria e os Náufragos
Antena 3 @Meco - Ricardo Villalobos, João Maria, Julien Bracht LIVE, Henriq, Miguel Neto, Samuel Úria, Octa Push

20 de Julho
Palco Super Bock– Queens Of The Stone Age, Gary Clark Jr., Ash, Miss Lava
Palco EDP - Digitalism DJ Set, Chk Chk Chk, We Are Scientists, Asterisco Cardinal Bomba Caveira, Tara Perdida
Antena 3 @Meco - Josh Wink, Carl Craig, Rui Vargas & André Cascais, Mary B, Sam Alone and The Gravediggers, The Quartet of Woah!, Surveillance

   
 

 

X GAMES

 

X Games: GRC disputa rodada dupla em Munique

Representando o X Team Mitsubishi, Guilherme Spinelli terá "batismo de fogo" com duas corridas no mesmo fim de semana

Para compensar os problemas enfrentados na etapa anterior, em Barcelona, quando a chuva impediu a realização da segunda etapa, o GRC fará uma rodada dupla neste fim de semana em Munique, na Alemanha, palco de mais uma edição do X Games em 2013. O que significa um batismo de fogo para Guilherme Spinelli, representante do X Team Mitsubishi.

Um dos melhores pilotos da história do off-road brasileiro, Guiga deveria estrear em Barcelona no lugar de Nelsinho Piquet; agora, ele terá trabalho dobrado para adaptar-se rapidamente ao carro e ao formato da categoria para fazer bonito nas duas corridas marcadas para o solo tedesco, que também terão uma novidade: a presença do bicampeão do DTM, o sueco Mattias Ekstrom.

"Continuo com a mesma vontade que estava em Barcelona. A pista está diferente, bem mais legal do que tinha visto nas etapas anteriores. Em Munique, tem duas curvas no cimento, que já cria um diferencial em relação ao que foi a prova de Foz do Iguaçu, e de como seria Barcelona. O traçado parece ser bem interessante", explica Spinelli, que vê na rodada dupla uma boa oportunidade de ganhar experiência no GRC, mesmo com pouco tempo.

"A vantagem é que teremos mais tempo de pista, mais chances de treinar e andar com o Lancer Evo XTR. Nunca andei no carro e nem corri esse tipo de prova. Com certeza, para o segundo dia, vou estar mais familiarizado com todas as novidades", analisa Guiga, que competirá com o apoio de Mitsubishi, Petrobras, SKY e Outback em seu carro.

"Estamos felizes em voltar à pista. Depois de Foz do Iguaçu, todos nós ficamos muito empolgados mas tivemos de nos conter um pouco com o cancelamento da etapa de Barcelona. Foi bom, pois conseguimos fazer uma preparação melhor para esta rodada dupla, que, certamente, será muito intensa", completa Geraldo Rodrigues, sócio do X Team Mitsubishi. A etapa do domingo será transmitidas ao vivo pelo canal por assinatura ESPN HD; via internet, será possível acompanhar o evento completo, inclusive a etapa de sábado, ao vivo pelo site www.watchespn.com. Confira a programação no horário de Brasília:

Sábado, 29 de junho - exibição ao vivo pelo www.watchespn.com
Treino livre: 09h00 às 10h00
Baterias, Repescagem e Final: 10h30 às 12h00

Domingo, 30 de junho - exibição ao vivo pelo ESPN HD
Treino livre: 09h20 às 10h00
Baterias, Repescagem e Final: 12h00 às 14h00


FICHA TÉCNICA - PETROBRAS MITSUBISHI EVO XTR
Motor: 2.0L MIVEC Turbo (Garrett TR30R)
Potência: aproximadamente 475 cavalos
Câmbio: sequencial, seis marchas
Tração: integral
Suspensão: Exe-tc
Rodas: Enkei Nt03+M
Pneus: Cooper RallyCross
Freios, pinças e rotores: AP Racing
Capô e asa traseira: fibra de carbono
Portas, parachoques, carroceria traseira e paralamas: material composto
Painel: fibra de carbono
Banco, cinto, extintor e santantonio: de acordo com as especificações da FIA

Calendário do Global RallyCross em 2013
1ª etapa - 18 a 21 de abril - Foz do Iguaçu (Brasil)
2ª etapa - 16 a 19 de maio - Barcelona (Espanha)
3ª etapa - 27 a 30 de junho - Munique (Alemanha)
4ª etapa - 10 a 13 de julho - New Hampshire (Estados Unidos)
5ª etapa - 17 a 20 de julho - Bristol (Estados Unidos)
6ª etapa - 31 de julho a 3 de agosto - Los Angeles (Estados Unidos)
7ª etapa - 7 a 10 de agosto - Atlanta (Estados Unidos)
8ª etapa - 19 a 22 de setembro - Charlotte (Estados Unidos)
9ª etapa - data a definir - Las Vegas (Estados Unidos)

SOBRE OS X GAMES
Criados em 1995 nos Estados Unidos com o nome The Extreme Games, os X Games são considerados a Olimpíada dos esportes radicais. O evento é reconhecido no mundo todo como referência em esportes de ação. A partir de 2013, os X Games passam a ter seis eventos ao redor do mundo, com Foz do Iguaçu se juntando a Aspen (EUA), Tignes (FRA), Barcelona (ESP), Munique (ALE) e a cidade-sede Los Angeles (EUA). No Brasil, os melhores atletas das modalidades Moto X, Global RallyCross, Skate e BMX disputarão medalhas de ouro, prata, bronze e prêmios em dinheiro em 15 competições. No GRC, categoria do X Team Mitsubishi Racing, 16 pilotos correm em uma pista que se alterna entre asfalto e terra. Na briga pelo ouro, são classificados dez pilotos para a fase final. Eles disputam uma corrida de seis voltas, na qual vence quem ultrapassar primeiro a linha de chegada.

SOBRE A MITSUBISHI
A Mitsubishi Motors do Brasil, presente no país há 23 anos, é a única operação industrial de veículos Mitsubishi no mundo que não pertence à marca japonesa. Com uma fábrica instalada em Catalão (GO), a MMCB conta hoje com mais de 180 concessionárias, que levam veículos de última geração e todo o espírito inovador da marca para os vários cantos do território nacional. No segmento esportivo, organiza os ralis Mitsubishi Motorsports, Mitsubishi Outdoor e Mitsubishi Cup, além da competição de pista Mitsubishi Lancer Cup, e apoia atletas de ponta, como a dupla da Equipe Mitsubishi Petrobras, Guiga Spinelli e Youssef Haddad, o velejador Beto Pandiani, o surfista Carlos Burle, o multiesportista Luis Roberto Formiga, o alpinista Rodrigo Raineri, o paraquedista Luigi Cani e o piloto Ulysses Bertholdo.

SOBRE A SKY
A SKY é a maior a operadora de TV por assinatura via satélite do país. Transmite seu sinal 100% digital para todos os seus assinantes, em todo território nacional. É a operadora que trouxe o maior número de inovações tecnológicas em televisão no Brasil aliada a melhor programação e excelência no atendimento aos mais de 17 milhões de telespectadores que possui. Em 2011, mais uma vez, a SKY foi pioneira com o lançamento da primeira operação de banda larga 4G na América Latina. No segmento esportivo, apoia atletas e equipes de ponta em diversos segmentos, como a equipe Red Bull/SKY (Stock Car), o Pinheiros/SKY e o SKY/Basquete Cearense (basquete masculino), o Unilever do técnico Bernardinho (vôlei feminino), além dos atletas Vitor Belfort (UFC) e Felipe Nasr (GP2).

SOBRE A PETROBRAS
A primeira vez que a Petrobras exibiu sua logomarca em uma competição esportiva foi em 1956, na corrida de estreia das Mil Milhas Brasileiras de automobilismo. Atualmente, os patrocínios da Companhia a competições automobilísticas estão alinhados ao Programa Petrobras Esporte Motor, que tem como principal objetivo apoiar o automobilismo/motociclismo por meio da cooperação tecnológica e/ou patrocínios a eventos incluindo fornecimento de combustíveis e/ou lubrificantes, utilizando as competições como campos de pesquisas e desenvolvimento dos nossos produtos permitindo que os mesmos sejam testados e aprovados por quem os utiliza sob as condições mais rigorosas. Entre as categorias em que a Petrobras está presente podem ser citadas a Copa Petrobras de Marcas (Turismo), a Fórmula Truck (Caminhões), a Equipe Mitsubishi Petrobras (Rali), a Moto 1000 GP, a Seletiva de Kart Petrobras (Kart) e a Baja SAE Brasil-Petrobras.

SOBRE O OUTBACK STEAKHOUSE
A rede Outback Steakhouse possui 41 restaurantes no Brasil e está presente em 19 cidades e 11 estados brasileiros. No mundo está em 22 países entre Europa, Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no país foi inaugurado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais, o Outback caiu no gosto do brasileiro graças à qualidade, fartura e sabor marcante da culinária oferecida, somada à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes.


 

VELOSO AMARAL HOMENAGEADO

 

Aproveitamos a realização de mais este fantástico Circuito para Homenagear uma pessoa que tanto deu e tem dado ao automobilismo nacional. Parabéns Veloso Amaral !

Homenagem a decorrer na tarde de sábado na Tenda da ANPAC, contamos com a vossa participação.
veloso

 

DANIEL NUNES REGRESSA AO OPEN

 

Daniel Nunes regressa ao Open de Ralis
daniel nunes
O sempre espetacular e rápido piloto de Sintra, Daniel Nunes vai
regressar ao Campeonato Open de Ralis já este próximo fim-desemana,
com a realização do Rallye Oliveira do Hospital, ele que tem
estado ausente do Campeonato por não estar de acordo com a
junção com o Campeonato de Portugal de Ralis.
No momento o piloto tem já confirmado a presença na prova do
Clube Automóvel do Centro com o seu Mitsubishi EVO VI, bem como
a participação no Rali Santa Maria/Além Mar, nos Açores onde irá
estrear um competitivo Citroën Saxo full Gr. A.
Além destas provas o piloto pretende ainda prosseguir a época no
Open de Ralis, alinhando no Rali de Gondomar e Baião, mas só mais
perto da realização das provas poderá confirmar a sua presença.
A seu lado estará o Famalicense e atual Campeão Regional Ralis
Norte - Navegadores, Rui Raimundo, navegador com o qual já
disputou alguns ralis em 2012.
Como nos refere Daniel Nunes “como prometido é altura de voltar ao
Open de Ralis, onde vamos alinhar já no Rallye Oliveira do Hospital,
que é das poucas provas que disputamos sem a junção com o CPR.
Acredito e tenho vindo a defender que só nestas provas
conseguimos dar a merecida visibilidade e retorno que os nossos
patrocinadores nos merecem.
Vamos encarar este rali como o nosso primeiro do campeonato,
vamos com alguma vontade de andar depressa, ser rápidos e
consistentes para poder sair de Oliveira do Hospital com um
excelente resultado e desta forma garantir as condições para estar á
partida das restantes provas do Campeonato.
Vamos apostar no mesmo carro dos últimos três anos agora, com
uma nova imagem, onde foi alvo de uma profunda revisão pelo
nosso preparador João Lima Carlos.
A Nunes Motorsport, com a dupla Daniel Nunes e Rui Raimundo,
arranca para a prova em pisos de terra com o número 5 nas portas
do seu Mitsubishi EVO VI”.
A prova disputa-se na íntegra no sábado, dia 29, com um programa
de 8 especiais de classificação, numa dupla passagem pelos troços
de Ervedal – Pisão, Cordinha, Anta da Arcaínha e Oliveira do
Hospital.
Piloto:
Daniel Nunes
Co-piloto:
Rui Raimundo
Apoios

 

CAMPEONATO NACIONAL DE TRIAL 4X4

 

Campeonato Nacional Trial 4x4 - Moimenta da Beira 

CNTrial 4x4 I Taça Rock Crawler I Promoção

Quatro dezenas de equipas a caminho de Leomil

O Campeonato Nacional de Trial 4x4 está de regresso e com ele, uma das mais aguardadas provas do calendário de 2013, face à estreia organizativa do Clube Desportivo de Leomil na mais participada competição de trial em Portugal. A jornada de Moimenta da Beira é claramente o ponto alto da coletividade beirã, representando uma oportunidade para promover a região, a gastronomia, os usos e costumes das gentes hospitaleiras e, acima de tudo, envolver e enriquecer a modalidade num concelho que, mesmo relativamente pequeno em população, se vai multiplicando na aptidão pelo desporto motorizado e em especial pelo todo-o-terreno. A freguesia de Leomil no concelho de Moimenta da Beira está preparara para receber as quatro dezenas de equipas que irão abrilhantar o dia de domingo, reservado à vertente competitiva, numa jornada que se perfila repleta de muita adrenalina e emoção. O palco montado no Monte do Alto da portela não foi descurado pelos homens do Clube Desportivo local, apresentando uma pista muito completa e com uma diversidade impar de obstáculos, em numero de dezassete, predominantemente naturais e com diferentes graus de dificuldades - face às diversas classes que se elegem no CNTrial4x4. Esta terceira jornada perfila-se de elevada importância para os principais candidatos ao título, numa competição muito equilibrada e com um elevado lote de equipas preparadas para ombrear pela vitória final. Com duas rondas ultrapassadas e com outros tantos vencedores diferentes (Roger Auto e Pizzaria Refugio), a Hortícolas Team chega na liderança com 74 pontos, mais dois que o ultimo vencedor em Lousada e mais quatro que a Roger Auto. Face ao elevado nível competitivo evidenciado nas jornadas anteriores e às inúmeras adversidades do terreno (provocadas pelos obstáculos) um duelo de gigantes é esperado em Leomil. Entre as mais profundas valas, os mais elevados taludes, as mais resistentes elevações rochosas, irão perfilar os melhores e assíduos praticantes do trial 4x4, associados à chegada de novos valores e regresso de outros competidores afetos à modalidade.

O programa do Campeonato Nacional de Trial 4x4/Moimenta da Beira tem agendadas as verificações documentais e técnicas para o inicio da tarde de Sábado (29), prolongando-se durante a manhã de domingo (30). Neste mesmo período serão disponibilizadas duas horas para a realização do Prólogo que irá estabelecer a grelha de partida par as três horas de resistência que terão lugar entre as 14h30 e as 17h30 - para o CNTrial4x4, partilhando em períodos diferentes, com as restantes classes que englobam o CNTrial4x4.

Para mais informações, consultar o site: www.cntrial4x4.com

Programa
Sábado, 29 de Junho

16h00/20h00 - Secretariado, verificações técnicas e administrativas

16h00/20h00 - Parque fechado Paços do concelho

20h30 - Briefing c/ os pilotos Salão Nobre da Câmara Municipal Moimenta da Beira

21h30 - Jantar com as equipas Hotel Verdeal

22h30 - Festa do 4x4 Vila Moimenta da Beira


Domingo, 30 de Junho

08h00/09h00 - Abertura parque fechado

09h00/12h00 - Secretariado, verificações técnicas e administrativas (continuação na pista)

09h00 - Deslocação até local da prova

10h00/12h00 - Prologo para qualificações pré-grelha

12h15 - Publicação de tempos

13h00/14h00 - Pausa para almoço

14h00/14h20 - Entrada em Parque Fechado / Grelha de Partida

14h25 – Briefing na pista

14h30/17h30 - Prova Resistência Campeonato Nacional Trial 4x4 (3 horas)

15h00/17h30 - Prova Resistência Taça Rock Crawler (2h30 horas)

15h30/17h30 - Prova de Resistência Classes da Promoção (2 horas)

17h45 - Divulgação das classificações das provas Resistência

18h00 - Cerimónia de entrega dos prémios

 

Informações:
Clube Desportivo de Leomil

Presidente | José Luís | 962078154

Diretor Prova | Nuno Almeida | 936560728

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar " target="_blank"> Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Mais informações e documentos obrigatórios CNTrial4x4:

Antero Bessa | 966501745 |   Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar "> Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  site: www.cntrial4x4.com 

Secretariado: Marta Fernandes | 962379966

 

Onde Dormir:

Hotel Verdeal 

Quinta do Verdeal 

3620 Moimenta da Beira 

Tel.: 254 584 061/2   *  Fax: 254 584 063   *  Tlm.: 934 501 320 

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar "> Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Como Chegar / Coordenadas GPS:

Parque Fechado: 40°58'45.74"N / 7°36'47.28"W

Pista: 40°58'36.79"N / 7°37'51.58"W

 

 

Campeonato Nacional Trial 4x4 – Moimenta da Beira
29 e 30 Junho 2013
Lista de Inscritos Oficial Campeonato Nacional Trial 4x4
Nº Nome equipa
Piloto Navegador Localidade Viatura Classe
1 Hortícolas Tem Luís Jorge Nuno Passos Torres
Vedras
Suzuki Samurai
Campeonato
3 Preparações
Badinho 4x4
Pedro Costa Filipe Alves Santa Maria
da Feira
Nissan Navara Campeonato
4 Revi-Clap Domingos Diniz Mickael Diniz Calvão/Vago
s
Suzuki Jimny Campeonato
5 Roger Auto Roger Puyal Humberto
Reis
Trofa Toyota Hilux Campeonato
6 Fevinor S.A. Vitor Ribeiro Vitorino
Morais
Penafiel Nissan Navara Campeonato
7 Padaria Flor de
Ermesinde
Miguel Rios António
Sousa
Ermesinde
Toyota Hilux
Campeonato
8 Nordhigiene António Calçada Francisco
Moura
Bragança Suzuki Samurai Campeonato
9 TaBo-Team 4x4 Flávio Gomes Pedro
Nascimento
Bragança Jeep Wrangler Campeonato
10 Disco Campos Paulo Campos Vitor
Rodrigues
Vila Pouca
Aguiar
Suzuki samurai Campeonato
11 Restaurante
Pizzaria Refugio
Ricardo
Lourenço
Paulo
Lourenço
Pedras
Salgadas
Jeep Campeonato
14 SSB Automóveis Zé Rabal Pedro
Rodrigues
Bragança Nissan Patrol
GR
Campeonato
15 Team Serrão Alexandre
Lemos
José Silva Macedo de
Cavaleiros
Jeep Wrangler Campeonato
16 Brasa
d'Ouro/TorresPower
Desiderio Pinhal Miguel Pinhal Sesimbra Land Rover Campeonato
17 TUFF 4x4 /
GIGGLEPIN
Vitor Sousa Diogo
Mendes
V.N.
Famalicão
Toyota Hilux
Proto
Campeonato
18 Patryota Guilherme
Coelho
José
Fernando
Cadaval Toyota Campeonato
19 Dreamcar Alvaro Alves Pedro Santos Viseu Toyota Campeonato
21 Team Suzuki Fafe Victor Silva Eduardo
Noya
Fafe Suzuki Samurai Classe
Samurai
23 Samurai 4x4
Extreme
Alvaro Costa Carlos Pires Fafe Suzuki Samurai Classe
Samurai
24 SUB LAMAS Rui Abreu Ricardo
Almeida
Santo Tirso Suzuki Samurai Classe
Samurai
25 Autodiesel Pedro Oliveira Sandro
Magina
Guimarães Suzuki Samurai Classe
Samurai
26 Team Auto Socorro Filipe Bernardo Pedro
Miranda
Baião Suzuki Samurai Classe
Samurai
32 Trava Embraia Floriano Maia Rui Magina Fafe Suzuki Samurai Classe
Samurai
27 Sucatas David
Rocha & Filhos
Renato Rocha Sérgio
Pereira
Gondomar Nissan Patrol Classe 1
(pneus até
35")
29 FASTLANE Manuel Silva Tiago Couto Leça da
Palmeira
Suzuki Vitara Classe 1
(pneus até
35")
30 Sopedra 4X4 /
Kaiser
Carlos Rosa Pedro Silva Vila do
Conde
LAND ROVER
DEFENDER
Classe 1
(pneus até
35")
31 Produtor de Vinhos
Luís Fonseca
Tiago Fonseca João Duarte Viseu UMM Cornil Classe 1
(pneus até
35")
32 LUIS SOARES
DUARTE WINES
LUIS SOARES
DUARTE
Ricardo
Ferreira
Vila Real Land Rover
Defender
Classe 1
(pneus até
35")
34 Auto Sernancelhe José Jesus Sérgio
Fernandes
Moimenta da
Beira
Land Rover Classe 1
(pneus até
35")
35 Auto José Fernando Otavio Carlos Samuel
Santos
Cadaval Suzuki Samurai Classe 1
(pneus até
35")
36 Fernandes &
Jacinto Lda.
João Fernandes Vitor Sousa Aguiar da
Beira
Nissan Patrol
GR
Classe 1
(pneus até
35")
44 Landroversdoteles Bruno Teles António
Fonseca
Santo Tirso Land Rover
Defender
Classe 2
(pneus até
37")
45 JMF Frederico
Fernandes
António
Azevedo
V.N.
Famalicão
Jeep Wrangler Classe 2
(pneus até
37")
46 Furões TT -
Vimioso
Bruno Calmeirão Paulo
Calmeirão
Vimioso Land Rover
Defender
Classe 2
(pneus até
37")
47 JIIPARK Nelson Sousa Tiago Santos Paços de
Ferreira
Nissan Patrol Classe 2
(pneus até
37")
48 JUDAS 4x4 Nuno Urbano Fábio
Loureiro
Moimenta da
Beira
Nissan Patrol Classe 2
(pneus até
37")
49 Rei da Palha Mário Gomes António
Duarte
Sátao Nissan Patrol
Gr
Classe 2
(pneus até
37")
50 ARC Spor Hugo Tenreiro Rodrigo
Sousa
Fornos de
Algodres
UMM Classe 2
(pneus até
37")
101 Team CarJaime /
Troqouro
Domingos
Parente
João Pinto Gondomar Rock Crawler Taça Rock
Crawler
102 EC 4x4 Emanuel Costa Gerardo
Sampaio
Penafiel Crawler Chevy Taça Rock
Crawler
103 Paljet Jorge Silva José Pires Rio Tinto Crawler Taça Rock
Crawler

 

5º TRIUNFO DA VOLKSWAGEN

 

RALLY DE ITÁLIA / SARDENHA


Quinto triunfo para a Volkswagen e Ogier


Cumprida a primeira metade da temporada 2013 do Mundial de Ralis, a Volkswagen venceu cinco das sete jornadas já realizadas. A equipa da Volkswagen também ampliou a sua liderança no campeonato. Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (F / F) venceram com o seu Polo R WRC o Rali de Itália disputadas nas exigentes classificativas da ilha da Sardenha, terminando com uma vantagem de 1m 16.8s sobre o segundo classificado, Thierry Neuville (Ford). Um resultado que, simultaneamente permitiu à dupla francesa cimentar a liderança no campeonato de Pilotos, contabilizando agora mais 64 pontos que o segundo classificado.
Os seus colegas da equipa Volkswagen - Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (FIN / FIN) – imprimiram um impressionante andamento ao seu Polo R WRC para chegar ao final no pódio, terminando em terceiro lugar. Isto depois de terem baixado para o décimo segundo lugar logo no início do rali devido a um pneu furado. Um desempenho que coloca os dois finlandeses no segundo lugar do campeonato. As duas equipas tiveram um papel fundamental ao volante do Volkswagen Polo R WRC com 315 Cv e tração às quatro rodas para a equipa também consolidar a liderança no Campeonato de Construtores.
Andreas Mikkelsen, que comemorou o 24 º aniversário no sábado passado, também esteve em plano de evidência. Mas numa altura em que ocupava o quarto lugar e quando faltavam disputar apenas três classificativas teve uma ligeira saída de estrada que provocou danos irreparáveis na suspensão, obrigando ao seu primeiro abandono do ano.
A equipa da Volkswagen voltou a ter bom desempenho nesta sétima jornada de um total de 13 ralis agendados para o WRC 2013, na presença do Dr. Ulrich Hackenberg, membro

do Conselho de Administração da marca Volkswagen e responsável pelo Departamento de Desenvolvimento. "Foi um grande sucesso para toda a equipa e estar presente na prova foi uma experiência fantástica", salientou o Dr. Hackenberg. "Este foi o meu último rali como o Diretor do Departamento de Desenvolvimento da Volkswagen, o que não quer dizer que irei estar presente em mais provas. Dediquei-me de alma e coração a este projeto pelo que não me vou afastar, apesar de ter assumido nossas funções".
O fator piloto: excelente desempenho de Ogier e Latvala
Dos 16 troços disputados, o Polo R WRC foi o mais rápido por 13 vezes, sete através de Sébastien Ogier e seis por parte de Jari-Matti Latvala, voltando a equipa da Volkswagen a ser a mais forte também nesta edição do Rali de Itália. Enquanto Ogier ocupou a liderança desde o início, Latvala esteve sempre ao ataque na sequência de um furo sofrido logo no troço de abertura, perdendo cerca de dois minutos. Ogier manteve sempre uma forte cadência nos exigentes e difíceis troços da Sardenha, tendo liderado a prova de início ao fim. Simultaneamente uma escolha acertada de pneus permitiu ao francês de 29 anos de idade ocupar por 14 vezes o pódio nos 16 troços disputados. Também Jari-Matti Latvala teve um desempenho notável, assegurando estar 14 vezes entre os três primeiros. Aliás, mesmo com o pneu danificado, o que lhe custou 1m 56.4s, Latvala terminou a apenas 1m 48.0s de Ogier, cumpridos 304,50 km de troços cronometrados.
Trabalho da equipa sem falhas: a fiabilidade mecânica foi fundamental para as prestações de Ogier, Latvala e Mikkelsen
Com apenas dois dias de prova, o rali disputado na Sardenha foi o mais compacto de toda a presente temporada do WRC. Um bom desempenho do Polo R WRC ao longo de toda a prova era fundamental e a equipa da Volkswagen realizou um trabalho meticuloso e sem falhas aos seus três carros nas seis zonas de assistência do rali. Ogier, Latvala e Mikkelsen tiveram sempre à sua disposição um Polo R WRC com o set-up ideal. Só no segundo dia de prova, Sébastien Ogier levou o Polo R WRC à vitória em quatro troços, embora tenha sido substituído um braço da suspensão e o sistema hidráulico da direção

hidráulica por mera precaução. Dois mecânicos realizaram este trabalho no incrível tempo de apenas oito minutos.
Calor intenso: condições desafiantes na Sardenha
O Rali de Itália foi mais uma vez de grande exigência para os pilotos: por um lado devido às elevadas temperaturas e, por outro lado, troços muito estreitos ladeados por verdadeiros precipícios. A dupla passagem pelos primeiros oito troços aconteceu numa combinação de gravilha com uma camada de areia solta por cima, tornando o piso muito escorregadio. Estas condições significavam que os pilotos tiveram que usar toda a sua concentração, perícia de condução e uma utilização sem falhas de cada jogo de pneus. O mais pequeno erro poderia ditar o abandono ou a perda de um tempo precioso para o resultado final.
Vantagem na Power Stage: pontos suplementares para os pilotos da Volkswagen
Pela quinta vez em seis ocasiões, o já denominado “Mr Power Stage” - Sébastien Ogier - e a Volkswagen conseguiram averbar o melhor tempo na Power Stage, em que são atribuídos pontos suplementares aos três melhores pilotos. Com este triunfo, Ogier somou mais três pontos e Jari-Matti Latvala ao conseguir o terceiro lugar nos 22,5 kms deste troço contabilizou mais um ponto em termos de campeonato. A Volkswagen continua, assim, como a marca de ter alcançado todos os tempos mais rápidos nas provas já realizadas em 2013.
Campeonatos de Pilotos e de Construtores: Ogier, Ingrassia e a Volkswagen continuam na liderança
A Volkswagen averbou a pontuação máxima na Sardenha, enquanto o líder atual do campeonato - Sébastien Ogier - ampliou a sua vantagem entre os pilotos, o mesmo acontecendo com o seu navegador Julien Ingrassia. Uma dupla que tem agora uma vantagem de 64 pontos sobre seus colegas de equipa Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila, que ocupam o segundo lugar. Com o resultado alcançado no Rali de Itália, a Volkswagen

também está na liderança entre os Construtores, ampliando a sua vantagem sobre o atual campeão Citroën para 46 pontos.
Classificação Final
1. Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (F/F), Volkswagen, 3h 22m 57,9s
2. Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (B/B), Ford, a 1m 16,8s
3. Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (FIN/FIN), Volkswagen, a 1m 48,0s
4. Daniel Sordo/Carlos del Barrio (E/E), Citroën, a 3m 19,2s
5. Martin Prokop/Michal Ernst (CZ/CZ), Ford, a 8m 34,1s
6. Elfyn Evans/Giovanni Bernacchini (GB/I), Ford, a 11m 51,8s
7. Michal Kościuszko/Maciej Szczepaniak (PL/PL), Ford, a 11m 52,7s
8. Mads Østberg/Jonas Andersson (N/S), Ford, a 13m 21,5s
9. Robert Kubica/Maciek Baran (PL/PL), Citroën, a 16m 47,6s
10. Khalid Al Qassimi/Martin Scott (UAE/GB), Citroën, a 17m 19,9s; etc.


Assim vão os Mundiais

VW-Latvala-ItliaVW-Mikkelsen-ItliaVW-Ogier-Itlia
Pilotos: 1. Sébastien Ogier, 154 pontos; 2. Jari-Matti Latvala, 90; 3. Thierry Neuville, 70; 4. Sébastien Loeb, 68; 5. Mikko Hirvonen, 61; 6. Dani Sordo, 59; 7. Mads Østberg, 50; 8. Martin Prokop, 37; 9. Evgeny Novikov, 31; 10. Nasser Al-Attiyah, 30; 11. Andreas Mikkelsen, 25; etc.
Marcas: 1. Volkswagen Motorsport, 220 pontos; 2. Citroën Total Abu Dhabi World Rally Team, 174; 3. Qatar M-Sport World Rally Team, 89; 4. Qatar World Rally Team, 89; 5. Jipocar Czech National Team, 39; 6. Abu Dhabi Citroën Total World Rally Team, 33; 7. Volkswagen Motorsport II, 26; 8. Lotos WRC Team, 20.
Próxima prova: Rali da Finlândia (1000 Lagos): 1 a 3 de agosto

 

TOYOTA TERMINA LE MANS EM 2º

 

Toyota Racing termina 24h de Le Mans na 2ª posição

FIA WEC 2013 – TOYOTA Racing – 24h de Le Mans

Toyota Racing termina 24h de Le Mans na 2ª posição

# Corrida emocionante, com muitos desafios colocados a pilotos, máquinas e às equipas de assistência#


O TS030 #8 de Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Stéphane Sarrazin terminou na segunda posição enquanto que o #7 de Alex Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima cumpriu e terminou as 24h na quarta posição.

A corrida ficou também marcada pelo trágico acidente que vitimou Allan Simonsen, que não resistiu aos ferimentos depois de um grave embate logo após o arranque de prova.

TOYOTA Racing lamenta o falecimento e envia as suas sinceras condolências à família, amigos e a toda a equipa.

A corrida foi caótica, caracterizada pelas constantes alteações climatéricas que influenciaram as condições de pista, colocando grandes desafios a pilotos e máquinas e a fazer com que o safety car entrasse 11 vezes.

O carro #7 superou todas as contrariedades das 24 horas, incluindo uma perda de pressão de combustível logo no início da corrida, uma volta muito lenta para poupar combustível e duas mudanças de pneus extra devido ao aviso dos sensores que indicaram um furo lento.

A apenas uma hora para terminar, o carro #7 esteve numa emocionante luta pelo terceiro lugar até que um forte aguaceiro em parte do circuito colocou as condições de pista quase impossíveis de passar. Nicolas que estava ao volante pouco conseguia fazer para impedir que o TS 030 híbrido deslizasse para fora da pista e embatesse nas barreiras.

Apesar deste contratempo, Nicolas Lapierre conseguiu trazer o carro para as boxes e graças a um excelente trabalho de toda a equipa foi possivel reparar os fortes danos na parte frontal da carroçaria e da suspensão em apenas 30 minutos. Com esta dedicação, empenho e conhecimento foi possivel terminar na quarta posição.

O carro #8 beneficiou de uma corrida muito mais suave apesar das difíceis circunstâncias. Perdeu tempo apenas em dois reabastecimentos, altura em que o safety car entrou em pista, impedindo a saída das boxes,  obrigando-o a esperar para retomar a corrida.

Um dia de fiabilidade para o carro #8 que esteve constantemente a lutar pela vitória durante as 24h, tendo terminado apenas a uma  volta do Audi vencedor #2.

Terminar na segunda posição iguala o melhor resultado de sempre da Toyota nas 24h de Le Mans com o TS 030 híbrido.

Le Mans_imagem_1Le Mans_imagem_2Le Mans_imagem_3Le Mans_imagem_5Le Mans_imagem_7
 

VIA VERDE NA BAIXA-CHIADO

 

Via Verde na Baixa-Chiado

Sistema implementado no centro turístico de Lisboa

 

A Via Verde Portugal informa que já se encontra em funcionamento, com o sistema Via Verde, o parque de estacionamento da Baixa-Chiado, em Lisboa.

O serviço Via Verde passa assim a estar presente em 98 parques de estacionamento, distribuídos por todo o país: Lisboa (58); Amadora (1); Cascais (4); Estoril (1); Barreiro (1); Torres Vedras (1); Aveiro (1); Leiria (2); Coimbra (2); Porto (15); Matosinhos (3); Vila Nova de Gaia (2); Portimão (1); São Julião do Tojal (1); Braga (2); Viana do Castelo (2); Santarém (1).

As soluções de pagamento electrónico em parques de estacionamento, disponibilizadas através do sistema Via Verde, asseguram rapidez e comodidade ao seu utilizador final.

O funcionamento do sistema é simples: à entrada do parque, o utilizador só tem de carregar no botão Via Verde existente na consola. Quando o veículo sai do parque fica, automaticamente, registado o tempo de estacionamento, sendo o respectivo valor descontado posteriormente na conta bancária do cliente associada à Via Verde.

As transacções efectuadas, correspondentes às utilizações dos parques equipados com este sistema, são mensalmente comunicados a cada cliente via e-mail ou carta-extracto.

A Linha de Apoio ao Cliente da Via Verde (707 500 900) está à disposição dos clientes, para prestar as informações e os esclarecimentos que considerem necessários.

 

QUEM LEVARÁ O BONÉ?

 

Quem levará o boné na Boavista?

Para lá das eventuais Taças e Troféus conquistadas, há um objecto que é altamente cobiçado por quantos competem em séries apoiadas pela Dunlop Motorsport.

Trata-se do boné "Dunlop Winners", que engravado com o Nº 1 de lado, só é dado aos pilotos que ascendem ao mais alto degrau do pódio.

Coloca-se assim a questão, quando se sabe que para a corrida de Sport-Protótipos na Boavista há pelo menos três novos concorrentes de peso, de quem levará o boné na Categoria CN... de facto, a par e passo com os regulares do campeonato, com duplas de respeito como o também Nortenho César Machado em parceria com Gonçalo Inácio, justamente os vencedores da primeira corrida do ano em Braga, ou os actuais comandantes do Campeonato, Gonçalo Araújo e João Luís, ambos em Norma, perfilham-se alguns concorrentes de respeito, como a dupla da CRM Motorsport António Ricciardi, em crescente evolução, e o experiente Nuno Santos, em Wolf GB08.

Para mais, certos de apimentar a acção, teremos de contar com a estreia dos homens fortes do Campeonato de Montanha, disputado em viaturas semelhantes, até porque quer Pedro Salvador, quer Tiago Reis, foram secundar-se em nomes bem credenciados do nosso meio, no caso do primeiro o regressado Gonçalo Gomes e no caso do segundo o Campeão de GTs Carlos Vieira...
sem esquecer a estreia em 2013 de Luis Martins, em parceria com Luís Nunes, ou "outsiders" como a dupla Mário Melo e Paulo Costa, que na sequência de problemas no Estoril renovaram completamente o motor do seu Norma M20FC.


Depois, a categoria C3, com os mais pequenos mas nem por isso menos rápidos Radical, garante mais meia-dúzia de concorrentes na grelha, que por certo acrescentarão uma dose suplementar de adrenalina ao fim de semana, até porque o comandante da classe, o Funchalense Francisco Abreu, já demonstrou por várias vezes que não se faz rogado em ir procurar adversários à sua altura à categoria superior.


Assim, a emoção parece garantida para as duas corridas da Boavista, ambas disputadas a fechar o programa do fim de semana do WTCC Sábado e Domingo, como que a encerrar com chave de ouro a grande festa do automobilismo nacional.
DunlopSC 1110
 

WEBBER DEIXA A FÓRMULA 1

Webber deixa a Fórmula 1 e vai para a Porsche

 

 

O australiano é aposta da marca alemã para vencer Le Mans, na categoria principal, em 2014.


Mark Webber vai retirar-se da Fórmula 1, no final da temporada, e vai passar para a Porsche, integrando o novo projecto da marca alemã, que está a desenvolver um carro para competir no Campeonato do Mundo de Resistência e cujo objectivo principal, e mais mediático, passa por voltar a vencer em Le Mans, na categoria rainha.

O australiano, de 36 anos, anunciou a mudança e não escondeu a satisfação: "É uma honra fazer parte da equipa da Porsche, no seu regresso à catergoria principal em Le Mans e ao Campeonato do Mundo de Resistência".

Desde 2002 que Mark Webber anda pela Fórmula 1 e este ano vai ultrapassar a barreira dos 200 grandes prémios. Antes da Red Bull, o piloto esteve na Minardi, na Jaguar e na Williams.

Os rumores da sua saída da Red Bull ganharam maior dimensão, após a segunda prova do Mundial de Fórmula 1, quando Sebastian Vettel desrespeitou uma ordem da equipa e ultrapassou o companheiro, vencendo a corrida. Webber não gostou e manifestou-o publicamente.

Na Porsche, vai juntar-se a Neel Jani, Romain Dumas e Timo Bernhard.

webber

Fonte : Rádio Renascença

 

18 GT NA BOAVISTA

 

18 inscritos no Campeonato de Portugal de GT na Boavista

O Campeonato de Portugal de GT prossegue este fim-de-semana, de 28 a 30 de Junho, num dos mais emblemáticos circuitos do panorama automobilístico nacional mas também Europeu, o Circuito da Boavista no Porto. Carismático e adorado pela maioria dos pilotos o Campeonato de Portugal de GT vê a sua lista de inscritos aumentar consideravelmente para um total de 18 participantes divididos por quatro categorias: GT3, GT4, GT Cup e Special.

À chegada á Boavista e depois da realização de duas corridas, César Campaniço/Carlos Vieira/Mikko Eskelinen no Audi R8 LMS lideram confortavelmente a tabela classificativa. No entanto, vários são os candidatos que nesta prova querem quebrar a hegemonia do trio da Novadriver. José Pedro Fontes/Miguel Barbosa no Mercedes SLS AMG têm sede de vitória. A dupla da Sports & You não foi feliz nas duas rondas inaugurais e espera definitivamente ultrapassar a 'mala pata' que os arreda para já, do topo das tabelas. Mas não serão os únicos, para além da presença de Luís Silva/António Coimbra também no Mercedes AMG SLS e de João Figueiredo/João Ramos/Antti Buri no Audi R8 LMS há ainda que contar com a rapidez e destreza de duplas como António Nogueira/Pedro Salvador no Porsche 997 GT3 mas também de René Munnich com o terceiro Mercedes AMG SLS.

Na GT Cup o trio do Ferrari 430, Miguel Ferreira/Francisco Carvalho e Diogo Ferrão lideram a classificação mas vão ter adversários de peso, Pedro Marreiros/Nuno Baptista no Porsche 911, Gonçalo Manahu/Manuel Castro no Porsche 997 e João Baptista/Amândio Dias/Renato Machado também num Porsche 911.

Novidade são os inscritos nas classe GT4 e Special. Na primeira teremos a Veloso Motorsport com dois carros, o Aston Martin V8 Vantage entregue a Fábio Mota e ainda o Lotus Evora com pilotos por definir e Manuel Silva/Manuel Pereira com um Porsche 911. Na categoria Special cinco novidades em pista. A Ray Racing Team regressa à actividade com o Ferrari 430 mas ainda sem pilotos definidos. Martine Pereira está igualmente de regresso agora com o Alfa Romeo 156 que fez furor no Nacional de Velocidade em 2009. Peter Peters e C.O Jones farão equipa num Renault Megane e Joaquim Santos/Joaquim Teixeira num Seat Leon Supercopa tal como Fernando Monje/Hugo Valente/Nikolai Karamishev que também estarão em pista com um SEAT Leon

Grelha extensa que vai certamente provocar muitas lutas e animar um fim-de-semana que de si, já será dos mais interessantes da época.

Os treinos livres estão previstos para Sexta-feira, a qualificação no Sábado pelas 15.45h e a corrida arranca no Domingo às 14.15h.Supercars1

 

NOVO MERCEDES OPTA POR DUNLOP

 

NOVO MERCEDES-BENZ 45 AMG OPTA POR PNEUS DUNLOP

 

Novo modelo da Mercedes-AMG equipado com pneus Sport Maxx RT da Dunlop na medida 235/35R19 91Y XL

Pneus oferecem um elevado nível de aderência e um excelente rendimento de travagem

 

A Dunlop, um dos fabricantes líderes mundiais de pneus de altos e ultra altos desempenhos, anuncia que os pneus Sport Maxx RT foram escolhidos para equipar a última inovação da Mercedes-AMG, o A 45 AMG.

 

A Mercedes-AMG vai equipar o novo modelo A45 AMG com os Sport Maxx RT da Dunlop na medida 235/35R19 91Y XL. O pneu foi especialmente desenvolvido para o A45 AMG e oferece um elevado nível de aderência, excelente rendimento de travagem e adapta-se, especificamente, às necessidades de altas prestações deste carro desportivo compacto com tração às quatro rodas 4MATIC.

 

"Trabalhámos de perto com a Mercedes-AMG no desenvolvimento do Sport Maxx RT para o novo A45 AMG e juntos definimos as necessidades e especificações para o pneu”, comenta Bernd Löwenhaupt, diretor de engenharia de automóveis da Goodyear Dunlop. “As exigências de rendimento relacionadas com a tração às quatro rodas 4MATIC eram novas para nós. Utilizámos as especificações do Sport Maxx RT para o A45 AMG e desenvolvemos um design de carcaça especialmente desenvolvido para ele, incluindo um reforço de Amarida”. O desenvolvimento assegura um pneu que tem uma distância mínima de travagem e um nível máximo de aderência tanto em condições húmidas como secas, enquanto proporciona uma manobra bem equilibrada.

 

Os pneus foram testados com a Mercedes-AMG na pista de Nürburgring Nordschleife e foi confirmado que os pneus cumprem com os padrões elevados estabelecidos pela AMG em termos de aderência, rendimento de travagem e manobra.

 

Acerca da Dunlop

 

A Dunlop é um dos maiores fabricantes de pneus para motos com um impressionante currículo de sucessos no motociclismo. A vasta experiência competitiva da Dunlop proporcionou o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para pneus concebidos para o uso no dia-a-dia. Sempre com o objetivo de transmitir total confiança aos motociclistas, a Dunlop oferece a todos os tipos de motociclistas o desempenho e a durabilidade das mais recentes tecnologias de pneus. Em 2013 celebra-se o 125º aniversário da Dunlop e a criação do pneu pela mão do nosso fundador.

Muitos dos principais fabricantes de motociclos e scooters, incluindo KTM, Triumph, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha, aplicam produtos Dunlop de origem.

Para mais informações sobre a Dunlop visite www.dunlop.pt, a página do Twitter ou do FacebookDunlop Mercedes-Benz_A45_AMG2_BR

 

RENAULT GRAND SCENIC

 

Renault GRAND Scénic: VIAjante de eleição

 

Símbolo da democratização das viagens em “classe executiva”, o Renault Grand Scénic tem beneficiado de constantes evoluções, que têm contribuído para que a família Scénic mantenha o estatuto de monovolume preferido dos europeus. E com a chegada do Verão, há um novo Grand Scénic, mais sedutor, mais moderno, ainda mais distinto e a “culpa” é da dianteira, que herda a nova identidade de design da Renault. Também natural destaque para o excelente nível de equipamento – R-Link, Visio System, câmara de marcha atrás, sistema de som Bose®… – e para a gama de motores, composta pelo económico e comprovado dCi 110 e, claro, o 1.6 dCi 130, o bloco mais tecnológico, mais económico e com melhores desempenhos do segmento. Com sete lugares individuais, o novo Grand Scénic é comercializado a partir de 28.900€.Renault-Grand-Scenic Renault-Scenic-e-Grand-Scen

 

CÉSAR MACHADO QUER VENCER NA BOAVISTA

 

CIRCUITO DA BOAVISTA

 

CAMPEONATO PORTUGAL DE SPORT PROTOTIPOS

 

 

CÉSAR MACHADO QUER VENCER NA BOAVISTA

FOX 4608

O piloto de Vila Nova de Famalicão está optimista para as duas corridas deste fim de semana a terem lugar no circuito da Boavista. Assim é a primeira vez que César Machado vai participar no circuito da Boavista ao volante dum sport protótipo, começando por dizer “ penso que vão ser duas corridas renhidas, pois os pilotos inscritos, vão de certeza absoluta dar um grande despique em pista. Por isso o meu objectivo é lutar pela vitória, esperando ter o meu Norma em condições, pois é preciso não esquecer os problemas que houve com a gasolina na prova anterior no autódromo do Estoril, e que nos tirou a hipótese de podermos vencer, mas agora há que olhar para a frente, e lutar pela vitória, isso é o que me interessa”.

César Machado e o Norma irão fazer as verificações técnicas hoje de tarde no paddock do circuito da Boavista.

 

ESTREIA DAS IRMÃS BARBOSA NA BOAVISTA

 

CIRCUITO DA BOAVISTA

 

 

TROFEU ABARTH

 

 

A ESTREIA DAS IRMÃS BARBOSA NO CIRCUITO DA BOAVISTA

FOX 5394FOX 5438

Novo desafio para Adriana e Joana Barbosa, já este fim de semana no circuito da Boavista, onde se irão estrear. Sobre a prova que as espera, Adriana Barbosa começou logo por nos dizer “ é na realidade mais um desafio, na qual espero dar o meu melhor. É um circuito citadino, bem diferente por onde tenho corrido, tem muitas dificuldades, não há grande margem para erros, senão paga-se caro, mas vou dar o meu melhor”.Já  Joana Barbosa acrescentava “ espero que o carro esteja a 100%, e que tudo nos corra bem, e que consigamos andar depressa, e fazer bons tempos, são estes nos nossos objectivos para a prova deste fim de semana no circuito da Boavista”, disse-nos.

 

KART - BRASIL

Com vitória na corrida final, Gianluca Petecof conquista 3º lugar no SKB 12

Paulista subiu ao pódio na última prova antes do Brasileiro de Kart, e agora foca na preparação para a principal competição nacional

O fim de semana foi de muito trabalho e bons resultados para Gianluca Petecof, que disputou a 12ª edição do Super Kart Brasil no tradicional kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos (SP). As disputas foram acirradas nas oito classes que foram à pista e com a vitória na bateria final, Petecof garantiu o 3º lugar na categoria Júnior Menor, que teve 14 concorrentes.

Faltando pouco menos de três semanas para o Brasileiro de Kart - mais importante campeonato nacional, que acontece entre 8 e 13 de julho em Serra (ES) -, os pilotos aproveitaram o SKB para desenvolver o equipamento e testar os últimos acertos em condições de corrida. Além do alto nível, o formato da competição é interessante, pois conta com duas classificações e quatro provas.

Gianluca começou com o pé direito, marcando a volta mais rápida na tomada de tempos do sábado, e largou da pole position na primeira bateria. Porém, com a temperatura ambiente bem mais alta na hora da corrida, o kart não teve o mesmo rendimento e o paulista terminou em 5º, mesma posição em que completou a segunda corrida. No domingo, o piloto da equipe ONS Motorsport fez bons tempos na classificação, garantindo o 3º lugar no grid de largada para a corrida 3, em que ficou em 5º após 12 voltas. Petecof fechou sua participação com chave de ouro ao vencer a prova final. Largando em 2º, ele se manteve entre na briga pela ponta e na metade da corrida assumiu a liderança e recebeu a bandeirada em primeiro.

Na soma dos resultados das quatro baterias, Gianluca subiu ao pódio na 3ª posição, cumprindo o objetivo traçado. O evento foi válido também pela sétima e oitava etapas do Campeonato Paulista, em que Petecof terminou em 5º e 2º lugares, respectivamente.

Gianluca Petecof:

"Vínhamos de uma boa sequência e esperávamos um resultado positivo, então o sentimento é de objetivo cumprido. A equipe ONS fez um grande trabalho, junto com a Birel, RBC Preparações e meu coach Dennis Dirani, e estamos satisfeitos com o desenvolvimento do kart. Evoluímos bastante na tomada de tempos, que era um ponto a melhorar, e isso dá ainda mais confiança para o Brasileiro"

 

Gianluca Petecof venceu a bateria final do SKB 12 em Interlagos
Jackson de Souza

Clique na imagem para fazer o Donwload...

O paulista ficou satisfeito com desempenho na preparação para Brasileiro de Kart
Jackson de Souza

Clique na imagem para fazer o Donwload...

Petecof subiu ao pódio no 3º lugar na categoria Júnior Menor
Jackson de Souza

Clique na imagem para fazer o Donwload...

 

DUNLOP DÁ A OPORTUNIDADE....

 

Dunlop dá-lhe a oportunidade de realizar

“A viagem dos seus sonhos”

 

Através da aplicação ‘A viagem dos seus sonhos’ disponível na página do Facebook da Dunlop habilita-se a ganhar a viagem que sempre sonhou, ao volante de carros e motos da Ferrari, Lamborghini ou Ducati.

Este ano é o 125.º aniversário da Dunlop e a empresa quer celebrá-lo com os fãs e seguidores da marca nas redes sociais.

Para isso, a Dunlop lançou a aplicação A VIAGEM DOS SEUS SONHOS no perfil de Facebook da Dunlop Portugal. Através de uma simples aplicação, os participantes vão competir para conseguir a pontuação máxima e arrebatar o prémio que consiste numa viagem por paragens paradisíacas em carros e motos de sonho.

Para participar, basta entrar na aplicação e eleger a rota e o veículo que mais desejar, a estrada onde sempre quis conduzir e o carro ou moto que sempre sonhou pilotar.

A partir daí a aplicação vai gerar por um lado um perfil de jogador, com a posição que ocupa na competição e os ‘quilómetros percorridos’, que serão os pontos conseguidos. Por outro lado, será criado um microsite que o participante terá que divulgar para somar pontos e ser o vencedor.

Como se podem conseguir esses “quilómetros”? Existem duas formas: tornando o microsite “viral”, gerando visitas e conseguindo mais jogadores, e respondendo corretamente a algumas perguntas sobre a história da Dunlop.

O vencedor será o participante que consiga uma melhor divulgação da aplicação e demonstre que é um perfeito conhecedor da marca Dunlop. Tudo isto deverá ser feito até ao próximo dia 15 de julho, altura em que a aplicação deixa de estar ativa.

O vencedor vai desfrutar de uma viagem para duas pessoas pela rota desejada, entre as quatro disponíveis, com o veículo que selecionou na aplicação.

 

O prémio inclui os voos, deslocações e alojamento durante três noites em hotéis de luxo, além de 500€ em numerário para os gastos durante esses dias. É uma experiência completa ao alcance de muito poucos. 

Toda a informação está disponível na página de Facebook da Dunlop.

 

 

Acerca da Dunlop

 

A Dunlop é um dos maiores fabricantes de pneus para motos com um impressionante currículo de sucessos no motociclismo. A vasta experiência competitiva da Dunlop proporcionou o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para pneus concebidos para o uso no dia-a-dia. Sempre com o objetivo de transmitir total confiança aos motociclistas, a Dunlop oferece a todos os tipos de motociclistas o desempenho e a durabilidade das mais recentes tecnologias de pneus. Em 2013 celebra-se o 125º aniversário da Dunlop e a criação do pneu pela mão do nosso fundador.

Muitos dos principais fabricantes de motociclos e scooters, incluindo KTM, Triumph, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha, aplicam produtos Dunlop de origem.Dunlop 1_BRDunlop 2_BR

 

WTCC PARADE ESTA TARDE NO PORTO

 

O CIRCUITO DA BOAVISTA recebe este fim-de-semana o WTCC - Campeonato do Mundo FIA de Viaturas de Turismo. Com vista a promover o contacto dos Portuenses com muitos dos pilotos e viaturas que vão competir, será organizada uma sessão de autógrafos, seguida de desfile pelas ruas da cidade na tarde da próxima Quinta-feira, dia 27 de Junho.
Pelas 14h30, alguns dos pilotos que integram a competição, entre os quais o piloto nacional Tiago Monteiro, vão sair do “paddock” para subir a bordo de um autocarro da BLUE BUS, que os levará a conhecer alguns dos ícones turísticos da cidade, numa acção promocional do Porto enquanto destino turístico de eleição.
Por volta das 16h00 será realizada uma sessão de autógrafos com 10 dos pilotos inscritos, em plena Praça da Ribeira, onde vão estar também expostos alguns dos carros que vão competir. Às 16h45, logo após a sessão de autógrafos, cinco dos pilotos vão efectuar um desfile com os seus carros de competição entre a Praça da Ribeira e o Circuito da Boavista, onde se inclui o Honda Civic TC de Tiago Monteiro, seguindo a linha marginal do Douro.
O objectivo passa por promover a imagem do Porto e suas zonas turísticas para além da circunscrição ao Circuito, aproveitando a oportunidade da presença de uma das mais prestigiadas competições do desporto automóvel mundial na cidade, levando ao mesmo tempo o desporto até bem junto do público Portuense.
PARTICIPANTES NO DESFILE
CAR TEAM DRIVER OFFICIAL CIRCUIT PACE CAR n.a.
HONDA CIVIC S2000 TC
JAS
Tiago Monteiro BMW 320 TC PB RACING Stefano D’Aste
SEAT LEÓN WTCC
CAMPOS
Fernando Monje LADA GRANTA SPORT LADA SPORT Mikhail Kozlovskiy
BMW 320 TC
PROTEAM
Mehdi BennaniWTCC PARADE

 

MOTA E MARQUES NA BOAVISTA

 

Mauro Marques e Fábio Mota no Circuito da Boavista

 

A jovem dupla de pilotos que este ano corre numa das principais competições mundiais de GT e em especifico da categoria GT4, a “Avon GT4 Cup”, vão estar no próximo fim-de-semana presentes na jornada do Campeonato de Portugal de Circuitos – GT, que vai ter lugar no Circuito da Boavista. Mota e Marques fazem assim uma pausa nas provas internacionais, para ao volante do Aston Martin Vantage V8 da Veloso Motorsport, desfrutarem de uma jornada à porta de “casa”, num circuito citadino e com um excepcional programa de provas, onde se incluem entre outros o Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC).

 

Apesar de os nossos objectivos neste momento estarem virados para a “Avon GT4 Cup”, não poderíamos deixar de estar presentes no Circuito da Boavista, pelo que este circuito encerra em termos de interesse para todos os agentes envolvidos. Queremos com esta presença proporcionar algum retorno extra aos nossos patrocinadores e ao mesmo tempo, estar junto dos nossos amigos e família, num ambiente que esperamos seja de festa. Em termos desportivos, o Aston Martin da Veloso Motorsport vai apresentar algumas melhorias, por isso vamos estar inscritos na categoria GT Cup. Vamos obviamente fazer o melhor possível, sendo que estou convencido que se tudo correr bem, estaremos na luta pelo triunfo na categoria.“ Referiu Fábio Mota.

 

Como o Fábio disse, este é um evento onde tínhamos de estar por todas as razões, quer seja para dar mais visibilidade aos nossos patrocinadores, quer pelo ambiente que normalmente rodeiam as provas deste género em circuito citadino, com muito público. Eu pessoalmente nunca corri na Boavista, pelo que vou ter de aprender o circuito durante os treinos com a ajuda do Fábio e do Luís Veloso, isto apesar de já ter treinado bastante ao nível de simuladores, que apesar de não ser obviamente a mesma coisa, ajuda bastante. Vamos para lutar pelos primeiros lugares e se possível vencer a categoria, salvaguardando o facto de que não podemos correr riscos demasiado elevados, até porque este não é o “nosso campeonato”.” Disse Mauro Marques.    

 

Mauro Marques e Fábio Mota contam uma vez mais com o fundamental apoio dos seus patrocinadores, Wurth, Madimarques, Sika, Pureco, CMSocks, Glassdrive, Serafim Marques, Fexxt, Wettor e Projectiva.


Horário – CPGT/SUPER CARS INTERNATIONAL SERIES:

Sexta-Feira – 28.06.2013

13h00 – 1ª Sessão de Treinos Livres (30m)
14h40 – 2ª Sessão de Treinos Livres (30m)
17h50 – 3ª Sessão de Treinos Livres (30m)

Sábado – 29.06.2013

16h00 – Qualificação 1 (15m)
16h20 – Qualificação 2 (15m)
16h40 – Qualificação 3 (15m)

Domingo – 30.06.2013

14h00 – Corrida (130m)

 PRGT260613

 

CIRCUITO DA BOAVISTA - FOTÓGRAFOS

CIRCUITO DA BOAVISTA

 

FOTÓGRAFOS

 

Este é umFOX 0329FOX 0330FOX 0331FOX 0332FOX 0333FOX 0334FOX 0335FOX 0336FOX 0343FOX 0347 artigo de homenagem aos muitos fotógrafos que estiveram presentes no circuito da Boavista a trabalhar debaixo de dificieis condições.

 

Fotos de João Raposo - www.velocidadeonline.com

 

MARTINS E FERREIRA NA BOAVISTA

 

Rebelo Martins e Tó Zé Ferreira querem brilhar na “corrida caseira”

 

A dupla de pilotos da Roadgalaxy, João Rebelo Martins e Tó Zé Ferreira, que corre com as cores da ENI, Fluidotrónica, Powercoaching, AraxGazzo,  Kartódromo de Oiã, Globaz, Norfer, Cerveja Vadia, Eumel, RayJustEnergy Drink, Konica Minolta, Páginas Coloridas, Molfil e Quinta do Estanho, vão correr este fim-de-semana no Desafio Único FEUP 3, integrando o programa do WTCC do G.P da Boavista.

As corridas do Porto, um marco na gestão autárquica de Rui Rio, têm sempre um ambiente glamoroso, proporcionando ao público um ambiente fantástico e, ao mesmo tempo, um grande retorno aos sponsors. Para Tó Zé Ferreira “ é um prazer correr nas ruas onde passo no meu dia-a-dia”.

Na Boavista, a Cerveja Vadia e a Roadgalaxy irão proporcionar provas de cerveja aos seus convidados!

Em termos desportivos, João Rebelo Martins é peremptório ao afirmar que “ vamos para Boavista com vontade de vencer e vamos fazer por isso”.

Tó Zé Ferreira tem a mesma vontade mas “ deram ao Desafio Único 20minutos de treinos em vez dos 40minutos anteriores, assim como 20minutos de treinos cronometrados para os dois pilotos; não bastasse, alterarem a hora da corrida 2 das 16h55m de Sábado para as 13h55m, imediatamente antes do WTCC”, ou seja, caso haja atrasos na corrida do Desafio Único, a mesma não terá o tempo previsto porque há hora definida o Eurosport começa a transmissão dos treinos cronometrados do WTCC.

Assim sendo, a verdade desportiva poderá começar a ser, desde já, colocada em causa. NunOrganistA Falperra_2013_011

 

CIRCUITO BOAVISTA - AS ATRAVESSADELAS DE PAULO ANTUNES

CIRCUITO BOAVISTA

 

AS ATRAVESSADELAS DE PAULO ANTUNES

 

A forma exuberante como Paulo Antunes conduz, é demais conhecida, mas desta vez trazemos até aos nossos leitores, uma série de imFOX 1442FOX 1443FOX 1444FOX 1445FOX 1446FOX 1447FOX 1448FOX 1449FOX 1450FOX 1451FOX 1452FOX 1453FOX 1454agens que demonstra como Paulo Antunes ao volante do seu Datsu 1200, faz a chicane que antecede a recta da meta no circuito da Boavista.Palavras para quê?....

 

Fotos de JOão Raposo - www.velocidadeonline.com

 

PROVA ATIPICA PARA SOUSA COUTINHO NA BOAVISTA

 

CIRCUITO DA BOAVISTA

 

PROVA ATIPICA PARA SOUSA COUTINHO NA BOAVISTA

FOX 8932

Pela primeira vez Domingos Sousa Coutinho, participou em duas provas distintas no circuito da Boavista, ao volante dum Lotus Elan, e do seu já habitual BMW 2.8.Sobre as provas em que participou, Domingos Sousa Coutinho falou-nos em primeiro lugar como foi a sua estreia ao volante do Lotus Elan, “ foi na realidade um fim-de-semana com coisas muito boas, e outras muito más…,mas irei explicar de forma mais detalhada. O muito bom, pois tive a oportunidade de poder correr noutro carro, que neste caso foi o Lotus Elan, que depois levou-me para o muito mau, pois tive uma série de problemas mecânicos, e a prova foi curta, pois na primeira  corrida, dei apenas três voltas e fui obrigado a parar. Na segunda corrida, ainda tentei dar duas voltas, mas o carro falhava, e parei para não provocar danos, em suma para esquecer….”

 

 

Mas a “epopeia” ao volante do BMW 2.8, foi diferente, como referiu-nos “ estive muito bem, pois acabei por fazer o quarto melhor tempo nos treinos, e depois na primeira corrida, fiz um excelente arranque, e estava na terceira posição com uma distância confortável para o adversário que me precedia, e por excesso de confiança, acabei por me despistar na curva do Parque da Cidade, e fui obrigado a abandonar”.Perante este desaire, Domingos Sousa Coutinho apostou tudo na segunda corrida, como viria a confirmar “ na  segunda foi o Luís Sousa Ribeiro a iniciar a mesma, e foi o autor da notável recuperação de 39º lugar até 5, à semelhança do que sucedeu na prova de Jarama, mas esta disputada no circuito da Boavista, bem mais difícil, por ser um circuito citadino, e com pontos de ultrapassagem mais difícil. Mesmo assim com esta notável recuperação, fui o primeiro da classe e fomos ao pódio”, disse-nos.

PROVA DESTE FIM DE SEMANA ESTEVE EM RISCO

Domingos Sousa Coutinho  esteve quase a não participar na prova deste fim de semana, pois numa deslocação profissional, acabaria por cair, no entanto, após consulta com um médico amigo, verificou que estava tudo bem, apenas dorido do braço que suportou a pancada, neste caso o direito, mas o piloto do Porto, está animado “ estava a ver que não ia participar, mas isto está a melhorar a cada dia que passa, por isso estou confiante que vou correr, e é para lutar por uma posição no pódio, esperando que não cometa erros, e o carro esteja impecável”.

Domingos Sousa Coutinho irá fazer as verificações técnicas hoje da parte da tarde no paddock do circuito da Boavista.

 

PEDRO BARROS QUER RALI DE PORTUGAL EM AMARANTE

 

Candidato independente já reuniu com presidente do ACP

 

PEDRO BARROS EMPENHADO NO REGRESSO

DO RALI DE PORTUGAL A AMARANTE

 

  • Adepto confesso do desporto automóvel, diz apoiar a ideia “independentemente dos resultados das eleições” de 29 de setembro

 

CarlosBarbosa ACP_comPedroBarros O candidato independente à presidência da Câmara Municipal de Amarante, Pedro Barros, está apostado em fazer incluir o concelho no itinerário do Rali de Portugal, a prova rainha do automobilismo português, que no próximo ano deverá voltar a estar centrado, de novo, na região Norte.

“O ambiente fantástico e as espetaculares classificativas de Amarante não estão esquecidos e vamos voltar a fazer parte da festa maior do automobilismo português”, salientou o candidato amarantino após uma reunião com o presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, a quem cabe a organização da prova portuguesa do Mundial de Ralis.

O encontro com o líder do ACP “correu muito bem” e “saí convencido que Amarante vai voltar a fazer parte do Rali de Portugal”, comentou Pedro Barros, ele próprio com antigas e fundas ligações ao automobilismo, de cuja federação desportiva já foi diretor. Atualmente é vogal do seu Tribunal de Apelação Nacional.

“Amarante e a zona envolvente foram sempre uma referência dos ralis em Portugal. Temos alguns dos mais emblemáticos troços de Portugal, como o Cavalinho, Marão, Carvalho de Rei, Aboboreira, e, até, a Senhora da Graça”, justifica o candidato do movimento cívico Renovar, por Amarante. Nesta altura, acrescenta, o ACP está “a avaliar as condições que tem para transferir o Rali de Portugal do Algarve, onde a prova tem tido o seu quartel-general, para o Norte. E aí as questões da segurança e da logística são determinantes, pelo que a organização está a tentar a colaboração e o apoio das autarquias locais. Algumas já encetaram contactos e aprovaram esse apoio, mas o facto de estarmos em ano de eleições está a criar algumas dificuldades. Pela minha parte, entendo que Amarante merece e deve estar no programa do Rali de Portugal. Independentemente dos resultados das eleições, quero deixar claro, desde já, que tudo farei para que isso aconteça”.

No encontro com o presidente do ACP, Pedro Barros soube que a organização da prova encara a “possibilidade de firmar com as câmaras um contrato por três anos, o que espero que em Amarante se venha a verificar, para alegria de todos os amantes do desporto automóvel da região”.    

Este sentimento foi há dias reiterado num encontro que o candidato manteve com cerca de cinco dezenas de praticantes e adeptos do desporto automóvel (pilotos, navegadores e membros de clubes organizadores provas, nomeadamente), tendo então garantido que “Amarante vai voltar ao Rali de Portugal”. O assunto “está em cima da mesa e é um objetivo que fará parte do meu compromisso eleitoral com os amarantinos, pelos efeitos induzidos na economia local e pelo valor que traz à marca Amarante em termos de turismo”, realçou.

Até abril passado, o Rali de Portugal disputou-se no Baixo Alentejo e no Algarve, mas as mais recentes indicações da Federação Internacional do Automóvel apontam para que as provas do Campeonato do Mundo de Ralis aconteçam em regiões que garantam grande adesão de público, assegurando, assim, visibilidade mediática e retorno publicitário.

Na edição deste ano, Jean Todt, presidente da FIA e ex-praticante de ralis, com várias participações na prova portuguesa no seu palmarés, esteve em Fafe e ficou rendido ao entusiasmo que os adeptos nortenhos dispensam ao desporto automóvel, tendo-se manifestado sensível ao regresso do Rali de Portugal às classificativas da região.

Nessa linha, o candidato independente à presidência da Câmara de Amarante, na reunião com Carlos Barbosa, confirmou que o ACP está já a trabalhar na “mudança do figurino da prova, facto que poderá acontecer já em 2014 ou, o mais tardar, em 2015”.

Pedro Barros mantém grandes ligações ao desporto automóvel, tendo sido fundador do Clube Automóvel de Amarante e da Associação Amarante Automóveis Antigos. Colaborou com vários títulos da imprensa especializada e foi membro da direção da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, a cujo Tribunal de Apelação Nacional pertence atualmente.

…………………………

 

LUIS REIS PRONTO PARA O CIRCUITO DA BOAVISTA

 

TROFÉU ABARTH – CIRCUITO DA BOAVISTA

 

LUIS REIS PRONTO PARA O CIRCUITO DA BOAVISTA

 

Depois da passagem pelo autódromo do Estoril, onde Luís Reis ao volante do seu Fiat Abarth, espera desta vez ter os problemas na caixa de velocidades solucionados, pois os mesmos foram penalizantes para a sua actuação em pista na prova anterior.

 

 

.Assim para este fim de semana o piloto de Lisboa está optimista” esperando que todos os problemas com a caixa de velocidades estejam resolvidos, pois este órgão mecânico é essencial no desempenho neste circuito citadino, em que se está sempre a reduzir, e a fazer mudanças de caixa de velocidades. Por outro lado, o meu objectivo é ser o mais rápido possível nas sessões de treinos para assim poder largar dos lugares da frente e estar assim em condições de poder disputar a vitória, esperando que me divirta o mais possível, e consiga ir ao pódio nas duas corridas.

FOX 4422

Luís Reis irá fazer as verificações técnicas esta tarde no paddock do circuito da Boavista.

 

SUGESTÃO DA SEMANA

 

Cais D'4 recebe Chefe Cozinheiro do Ano (5 de Julho, Jantar, Leça da Palmeira)


Jantar especial a 5 de Julho

CHEFE COZINHEIRO DO ANO NO CAIS D'4

Chef Louis_Anjos

Louis Anjos, o Chefe Cozinheiro do Ano 2012 e membro da Prochef Agency, vai ao Cais D'4 apresentar o seu Menu de Autor, no dia 5 de Julho, ao Jantar. Chef no Suites Alba Resort & Spa, no Carvoeiro, Louis Anjos é natural de Minde, mas é no Algarve que tem vindo a somar algumas experiências quanto ao que de melhor que se pratica naquela região, com passagens pelo Vila Vita Parc ou Vila Lara Resort.

'Apaixonado’ por concursos, é agora júri do Jovem Talento da Gastronomia 2013, acompanhando as várias etapas.

O preço para esta degustação de algumas das especialidades do Chef é de 35€/ pessoa (com vinho).

As reservas podem ser feitas pelos tel. 22 4906422/ 93 6602908 ou Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar " target="_blank"> Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

Situado em Leça da Palmeira, junto ao Castelo, o Restaurante Cais D’4 tem vindo a promover a apresentação de Menus de Autor de diversos Chefs, de Norte a Sul do País, proporcionando aos seus clientes a experimentação de cozinhas personalizadas a que não teriam acesso doutro modo.

 

EXTREME SAILING - PORTO

 

 

Sparrings suíços em preparação para Act 5, Porto

EXTREMESAILING
- 2013 Série Extreme Sailing ™ chegando na metade palco como o chefe da frota para a Europa e o "melhor de sempre" estádio da frota já correu em Porto, Portugal
- Equipes Swiss Equipe Tilt e Realteam embarcar em programa de treinamento intensivo em preparação para apertado estádio autódromo
- Leia a última edição do Extreme Sailing Series ™ revista on-line com recursos exclusivos escritos por jornalistas da revista SportsPro, o Financial Times, Revista Square Mile, thedailysail.com, Vela Revista Racing e yachtracing.biz AQUI.
Depois de Atos em Omã, Cingapura e China frota Extrema 40 está indo para Porto, Portugal, um local que em 2012 atraiu as maiores multidões Extreme Sailing Series ™ já testemunhou. Assista os destaques de 2012, para uma amostra do que esperar quando do retorno da frota do 25-28 julho aqui. Com pouco mais de quatro semanas para ir, duas das três equipas suíças concorrentes têm atraído as linhas de um contra o outro como sparrings durante três dias de treinamento intensivo. Realteam, uma nova entrada para 2013 construído em torno da equipa de sucesso que conquistou o campeonato D35 em 2012, e Team Tilt, a equipe da Copa do Swiss Red Bull Juventude da América, que foram concedidos entrada wildcard para o Porto, passou três dias no Lago de Genebra, em sua decisão 35s afinar suas habilidades na preparação para o Racecourse Stadium.
23-year-old capitão Lucien Cujean equipe de Tilt e da Realteam Jérôme Clerc ambos admitem o ajuste dos lagos suíços para 'Stadium Racing' é o maior desafio nas aulas de comutação. Com três atos agora em seu currículo este ano, Clerc refletiu sobre curva de aprendizado do Realteam. "O maior desafio para nós foi se acostumar com este formato de regatas. É muito curto muito emocionante corrida, e de alta pressão. Tivemos que se acostumar com isso, eu acho que estamos no caminho. "Pensamentos de Cujean espelhado Clerc, prevendo que para a equipe Tilt," O aspecto mais difícil será tomar decisões rápidas, evitar o contato e navegar corretamente entre uma frota muito competitivo . O Extreme Sailing Series tem seu próprio formato de corridas curtas e rápidas que será uma mudança para o que estamos acostumados. "
As partidas estreitas e ultra-curto curso de Extreme 40 estádio autódromo ditou o regime treinamento das equipes, o que é de especial importância para a equipe Tilt, que terá apenas 10 dias navegando em um extremo de 40 em seus cintos antes do ato em Porto (três dias da Regatta Pirelli e sete dias de treinamento no Porto). Clerc deu uma corrida para baixo do que o treinamento envolveu: "Ao longo dos três dias, montamos um monte de corridas curtas e praticou uma série de partidas chegando a tentar replicar o Extremo 40 autódromo. Nós estávamos em barcos diferentes - o D35 - e navegou com cinco tripulantes em vez dos habituais seis para tentar igualar a extrema 40. Ele era muito exigente, mas uma boa sessão para nos ajudar a melhorar neste formato. "
Para a equipe Tilt o principal benefício do treinamento de dois barco estava a acelerar o seu aprendizado, como Cujean explicou, "Realteam é uma equipe muito competitiva e um grande parceiro de treino. Tivemos muita sorte tempo sábio e tinha condições de vento ideais para algum grande treinamento na água com os nossos dois treinadores Laurent Voiron e Arnaud Psarofaghis, (que disputou em 2012 a bordo do Groupe Edmond de Rothschild terminando em terceiro lugar geral e com Realteam este ano). Então, apesar de tudo, foi muito benéfico ... mas vamos ver no Porto como vamos realizar! "
Passando a falar sobre seus objetivos no Porto, Cujean continuou: "Nosso objetivo é ser competitivo o suficiente para permanecer no jogo. Esta é a nossa primeira competição no nível extremo de 40 então não temos ambições sobre os resultados finais, mas vamos lutar muito em cada corrida! Boas largadas será crucial, bem como abordagens marca. Esta também é a nossa última oportunidade de competição de alto nível antes de nossa partida para San Francisco para começar a treinar no AC45. Nós também estamos ansiosos para competir no Porto com algumas das outras equipes da Juventude. "Contingente Cup The Kiwi Juventude da América no GAC Pindar competir como uma equipe série completa, enquanto a roupa Português em ROFF Cascais Sailing Team participará como a equipe nacional em casa no ato Português.
E para Realteam? Bem, com três atos sob o seu cinto, a equipe espera que eles podem virar o jogo nos Atos europeus. "Nosso objetivo principal? Não navegar na parede rio! A sério, nós queremos melhorar. Tivemos alguns bons resultados na China, mas precisamos elevar o nível dos nossos resultados médios. Eles foram misturados até à data. "
Mais uma vez, oito 40s extremos estarão no grid de largada no Porto, incluindo o actual líder do campeonato e compatriotas suíço Alinghi liderada por Ernesto Bertarelli, a única equipa a terminar no pódio em cada ato até agora este ano. Act 4, Istambul foi adiada com uma revisão em curso de reescalonamento no final do ano pela Série organizadores OC Desporto.

 

QUEDA IMPEDIU VITÓRIA DE HELDER RODRIGUES

 

Desafio Ruta 40

17 a 22 de Junho

Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno

 

Queda impediu vitória Hélder Rodrigues 

 

  • Piloto português teve de ser evacuado mas não tem nada fracturado

Quando se preparava para regressar aos triunfos em competições do Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno, Hélder Rodrigues foi vítima de uma queda ao km12 da derradeira etapa do Desafio Ruta 40, prova que se disputou na Argentina, em pistas que já por diversas vezes foram utilizadas no Dakar.HelderRodrigues DesafioRuta40_04HelderRodrigues DesafioRuta40_02HelderRodrigues DesafioRuta40_03HelderRodrigues DesafioRuta40_04

 

5 ESTRELAS PARA NOVO HONDA CIVIC

 

Novo Honda CR-V


Máxima pontuação - 5 Estrelas Euro NCAP

CRV
O Novo Honda CR-V foi
considerado um dos
automóveis mais seguros da
Europa, de acordo com os
novos resultados dos testes de
colisão independentes realizados
pela Euro NCAP, tendo
recebido a classificação
máxima de 5 estrelas.
O esquema de classificação do
Euro NCAP centra-se na
performance geral do veículo em
termos de segurança, originando
um resultado único, mais fácil de
entender. Este sistema considera a protecção dos ocupantes, das crianças e dos peões e ainda, a
disponibilidade de sistemas de assistência à condução. Desde a introdução do esquema actual de
classificação do Euro NCAP (em Fevereiro de 2009) todos os modelos Honda testados obtiveram a
classificação de 5 estrelas - Accord, Insight, Jazz, CR-Z, Civic e agora CR-V.
A classificação máxima de segurança do Novo CR-V reflecte o empenho da Honda, que sob o lema
“Segurança para todos” se preocupa com a segurança geral dos seus veículos, condutores,
passageiros, peões e ocupantes dos outros veículos.
As instalações da Honda para testes de colisão automóvel situadas no centro de R&D de Tochigi
permitem aos técnicos analisar as consequências dos impactos envolvendo modelos de diferentes
tamanhos e pesos, levando ao desenvolvimento de soluções para amenizar os ferimentos, tanto para
os passageiros, como para os peões.
Projecto global ambiental que representa o compromisso da Honda para com o meio
ambiente e as gerações vindouras. O símbolo circular representa a terra e o sol com
céu azul (ar limpo), água limpa e terra verde, A linha branca a meio representa uma
estrada, onde se realiza a liberdade da mobilidade. O coração representa o pensamento
e a paixão da Honda, no compromisso com o nosso ambiente.
Honda Motor Europe
Sucursal em Portugal
Rua Fontes Pereira de Melo,16
Abrunheira, 2714 – 506 Sintra
Tel: 219 155 300
Fax: 219 258 887
O Novo CR-V será o próximo modelo da gama Honda a receber a motorização diesel 1.6 i-DTEC da
nova geração de motores Earth Dreams Technology. Com chegada prevista para o Outono de
2013, o CR-V 1.6 i-DTEC estará disponível com duas rodas motrizes e transmissão manual,
oferecendo um equilíbrio excepcional de elevadas performances (300 Nm de binário e 120 cv de
potência) e baixas emissões de CO2 (119 g/km), com um consumo previsto de 4,5lt/100km.

 

OLIVEIRA EM ASSEN

 

Assen: Oliveira aposta em recuperação de pontos no campeonato


Previsões climatéricas podem condicionar desenvolvimento da moto


Preparado para mais uma etapa do Campeonato do Mundo de MotoGP, Miguel Oliveira regressa à Holanda motivado e focado na recuperação de pontos, garantindo um trabalho e empenho direcionados para o acompanhamento dos adversários da linha da frente. Atento às previsões de chuva para o fim de semana, o piloto não consegue, porém, garantir ainda que alterações serão possíveis no que respeita ao desenvolvimento da moto.

O circuito de Assen, considerado, por muitos, emblemático, por ter sido o único a figurar no calendário do Campeonato Mundial quando a série começou, em 1949, conta atualmente com um comprimento de 4555 metros, distribuídos por onze curvas à direita e seis curvas à esquerda. Miguel Oliveira confessa-se animado em relação ao regresso ao mesmo: “O circuito tem um traçado muito técnico e divertido e onde tenho muito boas memórias”, revela.

De acordo com o percurso positivo e gradualmente evolutivo que tem executado, o português antecipa os objetivos para mais uma etapa, explicando, contudo, que talvez possam não ser concretizáveis todas as alterações à Mahindra que poderão pretender: “Estamos no bom caminho no que concerne ao desenvolvimento da moto. O novo motor que usámos na Catalunha ajuda a reduzir a diferença para os adversários, pelo que vou tentar estar juntos deles e recuperar pontos no campeonato. Contudo, terei que ser cauteloso, até porque as previsões climatéricas apontam para um fim de semana chuvoso e uma queda pode condicionar o nosso trabalho”.

Independentemente dos percalços, a equipa parte com vontade de continuar o bom desempenho e de conseguir a melhor prestação possível, na corrida do próximo domingo. 

 

CHARAIS PRONTO PARA A BOAVISTA

 

CIRCUITO DA BOAVISTA

 

 

FERNANDO CHARAIS PRONTO PARA O CIRCUITO DA BOAVISTAFOX 5548FOX 5549


O piloto do Porto, Fernando Charais já está a postos para disputar este fim de semana o circuito da Boavista ao volante do Datsun 120 Y, na qual o piloto do Porto está confiante num bom resultado como nos explicou” o carro na prova anterior no Estoril, esteve bom, espero que se mantenha e me permita subir um pouco na classificação geral, de preferência isento de problemas, e que  assim consiga largar o mais à frente possível na grelha de partida”.

Fernando Charais irá fazer esta tarde as verificações técnicas ao seu Datsun 120 Y no paddock do circuito da Boavista.

 

RALI DA CROÁCIA

 

UM NOVO DUELO EMOCIONANTE NA CROÁCIA RALLY 2013 - POREČ Super Especial

CroatiaRally-SuperSpecialStage

Três meses antes do início da Croácia Rally 2013, os organizadores anunciaram detalhes da emocionante Porec Super Especial.

Com a apresentação do Porec SSS os organizadores tenham concluído as informações sobre o itinerário da Croácia Rally 2013, que é o maior evento automobilístico anual internacional croata, que será realizada de 26 a 28 de setembro de 2013 e serão marcados para o Campeonato Europeu de Rally (ERC ).

Porec SSS, que é de 1,7 quilômetros de extensão, irá desempenhar um papel importante na geração de excitação, na verdade, os fãs de rali terá a oportunidade de desfrutar de assistir dois concorrentes que competem em paralelo ao mesmo tempo. Este duelo será realizado duas vezes: como uma etapa da Croácia Rally 2013 (Porec SSS 1), na quinta-feira 26 de setembro às 18:17 eo mesmo será executado com a última e talvez decisiva etapa, (SSS 14) abrir, fechar o Croácia Rally 2013 no sábado 28 de setembro às 16h30.

Falando sobre o Porec SSS, o presidente croata Car & Karting Federação Matko Bolanča, disse: "Para celebrar o 40 º aniversário da Croácia Rally, toda a equipe está comprometida com a organização deste evento inovador que vai ficar na mente de milhões de espectadores no Eurosport e outros programas de TV. Porec SSS vai garantir isso! "

Porec SSS será realizada no centro de Porec, a 50 metros do Parque de Assistência e 200 metros longe do pódio e será um duelo muito emocionante e espectacular para o qual os organizadores esperam atrair milhares de fãs.

 

GALERIA DE IMAGENS DO EMIRATES

GALERIA DE IMAGENS DO EMIRATES EM S.FRANCISCO

 

Mais um conjunto de belas imagens do desempenho do Emirates nos treinos que tem efectuado na baia de S.Francisco nos Estvela1vela2vela3vela4vela5vela6vela7vela8vela9vela10vela12vela 11ados UNidos.

 

TIAGO MONTEIRO NA BOAVISTA

Tiago Monteiro na Boavista para a corrida mais caseira da época

|Download|


Tiago Monteiro vai ter, no próximo fim-de-semana de 29 e 30 de Junho, a mais importante corrida da temporada. Aquela que se realiza á porta de casa na presença de muitos amigos, família e fãs. O Circuito da Boavista é para o piloto português mais que um simples circuito ou corrida. É neste fim-de-semana que Tiago consegue ter por perto todos aqueles que mais gosta, aumentando por isso o sentido de responsabilidade para dar aos mais de 200 mil portugueses que vão estar na Boavista razão para festejar.

Este ano Tiago terá em mãos o novo Honda Civic e tal como já conseguiu nesta corrida, o objetivo passa por assegurar nas corridas um lugar no pódio: "É verdade que em Portugal só me falta ganhar na Boavista mas a minha meta para esta jornada passa por um lugar entre os três primeiros. Não posso menosprezar as qualidades dos meus adversários e também o fator sorte. Nos circuitos citadinos tudo pode acontecer por isso não basta termos nas mãos um carro rápido. É um conjunto de fatores que têm que estar em plena sintonia", disse Tiago que fez no final da semana passada um  'shake-down' em Itália antes do seu Honda Civic entrar em pista para as primeiras hostilidades.

"Acredito que nesta corrida podemos estar em posição de andar na frente, quer na qualificação, quer em ambas as corridas. Mas a concorrência está muito forte. Estou muito ansioso por esta prova. Por tudo o que significa para mim mas também por estar pela primeira vez neste circuito com o Honda e ter tantas, mas tantas pessoas a torcer por mim. É uma enorme responsabilidade, mas sinto-me bem nesta situação", salienta.

Apesar das atenções estarem viradas para si, Tiago manterá a mesma postura: "A minha forma de trabalhar e de encarar a competição não muda em nada. Estamos muito focados e centrados em dar o nosso melhor. Será apenas um fim-de-semana mais exigente em termos de solicitações que espero responder da melhor forma", concluiu.

Para aqueles que não se podem deslocar até à Boavista, as corridas terão transmissão em direto no Eurosport no Domingo às 11h e às 16.45h.

 

 

 

24 HORAS DE LE MANS

 24 HORAS DE LE MANS

 

AUDI SOMOU MAIS UMA VITÓRIA

lemans1lemans2lemans3lemaNS4lemans5lemans6lemaNS7lemans8lemans8lemans9lemans10lemans12lemans13lemans14lemans15lemans16lemans17lemans18lemans19lemans30lemans31lemans32lemans33lemans34lemans35lemans36lemans37lemans38lemans39lemans40lemans41lemans42lemans43lemans44lemans45lemans46lemans47lemans48lemans49lemans50lemans51lemans52lemans53lemans54lemans55lemans56lemans57lemans58lemans60lemans61lemans62lemans63LEMANS80lemans700lemans701lemans702lemans703lemans704lemans706lemans707lemans708

A marca alemã juntou mais uma vitória ao seu palmares ao vencer a 9=ª edição das 24 Horas de Le Mans, através de Kristensen/McNish/Duval, tendo atrás de si, com uma diferença de apenas uma volta o Toyota de Davidson/Sarrazin/Buemi, ficando o pódio completo com outro Audi, conduziudo por Gene/Jarvis/Di Grassi.

Depois surge outro Toyota conduzido por Wurz/Lapierre/Nakajima, e finalmente o terceiro Audi conduzido por Lotterer/Treluyer/Fassler.

 

VILELA E NEGRAIS NA LUTA

 

Circuito da Boavista


Tiago Vilela e Hugo Negrais querem lutar pelo triunfo

Vilela Negrais_2013_2
Depois das emoções fortes da Rampa da Falperra, novo desafio coloca-se a Tiago Vilela e Hugo Negrais no Challenge Desafio Único, Categoria 3, pois tem mais uma jornada no próximo fim-de-semana no Circuito da Boavista.
Num traçado muito exigente e espetacular, presenciado por muito público, a dupla de Braga não esconde a sua ambição em subir ao pódio e se for ao degrau mais alto, tanto melhor: “Tanto eu como o Hugo Negrais adoramos este traçado nas ruas do Porto. Conseguimos bons resultados em 2011 estando sempre entre os mais rápidos”, começa por explicar Tiago Vilela, apontando o objetivo para este ano: “Vamos tentar repetir os bons resultados neste circuito lutando pela vitória, pois um resultado fora do pódio nesta visita à Boavista está completamente fora dos nossos objetivos”, concluiu.
Por seu turno, Hugo Negrais também não esconde a vontade da equipa de tentar a vitória: “Esta é mais uma oportunidade de atingir o objetivo da vitória. Depois de todos os problemas mecânicos resolvidos vamos esperar que a «sorte» esteja também do nosso lado”.
Sobre a estratégia a adotar, o piloto da capital do Minho refere que a intenção é: “Tentar impor o nosso ritmo desde dos treinos livres porque também é muito importante para nos conseguir a melhor volta na qualificação para arrancar para as duas corridas na melhor posição. Se isso for conseguido, é o bom caminho para alcançar um bom resultado”.
Por fim, Hugo Negrais deixa um apelo ao público de Braga: “Gostávamos muito que estivesse presente para nos apoiar neste evento que acompanha o WTCC”.
HN Cover

 

BERNARDES PARTICIPA NO RACE FOR LIFE

 

CIRCUITO DA BOAVISTA

 

JOAQUIM BERNARDES POARTICIPA NA INICIATIVA RACE FOR LIFE

 

O piloto de Santa Maria da Feira, Joaquim Bernardes, tem exposto no espaço da Race for LIfe, instalado em pleno paddock do circuito da Boavista o seu Volkswagen Golf, com que tem participado em alguns ralis. Segundo Joaquim Bernardes “ este tipo de iniciativas é importante que apareçam, pois é uma forma de alertar as pessoas para esta doença, que é o cancro. Por isso desde a primeira hora que me juntei a este grupo, tive o meu carro exposto no fim de semana dos clássicos, e agora irei ter de novo neste fim de semana a contar para o WTCC, e sempre que necessário darei o meu contributo para este tipo de iniciativa, que é de louvar”FOX 0182

 

BATALHA IMPRESSIONANTE PARA PANCIATICI

 

LE MANS 24 HOURS 2013 (22 de junho e 23)


Uma batalha impressionante para ALPINE A450 e Nelson Panciatici!

Nelson Panciatici_1_Course

Em oitavo lugar no início, Nelson Panciatici tinha posicionado Alpine A450 da equipe de Signatech-Alpine em um pódio provisório na classe LMP2. Mas os problemas encontrados por um de seus co-pilotos perderam o número 36 mais de 11 voltas. No 51 º lugar da classificação, a corrida tornou-se chaseand eles finalmente cruzou a linha de chegada das 24 Horas de Le Mans em 15 º lugar e, em nono lugar na classe LMP2!
Nelson Panciatici foi fundamental nesta batalha feroz para cima no campo, adotando um ritmo punir em todas as suas passagens:
Nelson: "Nós nunca desistimos, nosso Alpine A450 foi bem equilibrado e os pneus Michelin de confiança que significava que eu poderia levá-la até os limites com apenas uma pequena margem de segurança quando me ultrapassou. Eu não fiz uma qualificação brilhante como eu estava sustentado por tráfego, um resultado pólo não pode ter sido sobre os cartões, mas um lugar no "top 4" estava ao nosso alcance. O Alpine A450 estava funcionando bem. Eu tive uma boa largada e foi rapidamente em terceiro lugar na LMP2, mas os problemas que correu para nos fez perder muito tempo, tudo o que podíamos fazer era ataque para mostrar nosso potencial e para o nosso prazer, é o que eu fiz! Todos concordam, as 24 Horas de Le Mans foi uma corrida muito difícil este ano, as condições da pista ficava mudando e eram traiçoeiras, mas com os meus co-pilotos, Pierre Ragues e Tristan Gommendy, fizemos o melhor que podíamos para combater as posições. Acho que um bom desempenho. Eu estava obviamente desapontado com o resultado final, porque tínhamos esperanças legítimas de chegar a um pódio. Meu último revezamento foi o mais difícil, mas não havia nada para jogar mais. Há potencial com esta equipe e do Alpine A450 ... Nós provamos isso! "
Foi após as eliminatórias que Philippe Sinault, Team Manager para Signatech-Alpine, disse-nos: "Fizemos um grande progresso com o comportamento do carro. É realmente gratificante. Nelson Panciatici colocar em um grande desempenho, mesmo que não houvesse o tráfego e as bandeiras amarelas não lhe permitiu terminar nos corredores da frente. ! Temos parei de assistir o cronômetro, a partir de agora estaremos assistindo ao grande relógio "A corrida tranquilizou-o com relação ao desempenho de sua equipe:" Acima de tudo, sabemos a qualidade da nossa equipe. O trabalho que tenho feito nas últimas semanas e ainda mais durante estas 24 horas, foi excepcional. Faz-me orgulhoso de ver nossos mecânicos recompensados ​​por um júri. É importante porque é com eles que queremos construir o futuro. Também foram capazes de medir o quanto o público quer ver a história Alpine continuar. A corrida foi difícil para a nossa moral. Nós mostramos que tínhamos um grande potencial. A frustração foi diminuído pela batalha incrível volta do campo. Tivemos que mostrar o que somos capazes, mas só a vitória é doce e faremos tudo o que pudermos para alcançar esse novo objetivo o mais rápido possível! "
A próxima reunião da equipe Signatech-Alpine está no Red Bull Ring, na Áustria para a terceira etapa da Le Mans Series Europeia em 19 de Julho e 20 e, sem dúvida, os motoristas vão querer fazer cores da Alpine brilhar novamente!

 

VICTOR RODRIGUES NO CIRCUITO DA BOAVISTA

 

A minha participação individual na série da fórmula Ford Francesa até 1973 e, em conjunto com o João Paulo Matos, na Historic Endurance pode-se resumir no seguinte.

  1. 1)Historic Endurance, tínhamos como objetivo acabar nos 15 primeiros. Conseguimos acabar a primeira corrida no 13º lugar entre mais de 40 participantes e a segunda no 12º lugar. Parece-me um excelente resultado para o pequeno VW Scirocco de 76 que não teve, de novo e felizmente, qualquer avaria. Uma excelente grelha e uma cuidada organização do Diogo Ferrão.
  2. 2)Fórmula Ford Francesa, até 1973. Foi a segunda prova que fiz com o Royale RP16, carro que não conduzia desde Setembro de 2012. Não treinei uma única vez por falta de tempo ou incompatibilidade de datas, pelo que a fasquia e as expectativas eram muito modestas. Correu-me bem o treino livre, provavelmente por conhecer bem o traçado (que era novidade para os franceses), comecei muito bem o treino cronometrado e ganhei confiança, num carro que conheço mal e com uma forma de pilotar muito diferente do habitual VW Scirocco. O excesso de confiança deu os seus frutos … estragados. Bati na quarta volta dos cronometrados, ainda que de forma ligeira, na saída da primeira curva da rua da Vilarinha, frente à junta de freguesia de Aldoar. Não apanhei óleo algum do carro aí parado, não tive qualquer contratempo, somente exagerei um pouco danificando o “upright” direito traseiro que se partiu, assim como toda a estrutura que se suporta neste. Após umas horas de oficina com a ajuda do João Matos, do também piloto João Ralha, e dos mecânicos Afonso e Fernando conseguimos um compromisso para a corrida de Sábado, (quase como uma equipa profissional). Uma nota de agradecimento para o piloto Carlos Dinis (na Boavista com um Royale RP 16, a barqueta March e o Formula 1 Surtess), que me emprestou uma peça de substituição que estava irrecuperável, sem a qual a minha prova teria acabado na sexta-feira.
  3. 3)Na corrida de Sábado desisti a meio da prova, por ter ficado sem caixa de velocidades, após uma corrida em que o problema se manifestou desde a segunda volta. No Domingo resolvemos parcialmente os problemas de caixa e acabei em 11º lugar, bastante aquém do que o carro possibilita, não só devido á minha pouca experiência, como ao desequilíbrio do carro e ao facto de ter ficado sem a segunda velocidade à terceira volta (fiz a prova com 1ª, 3º e 4ª). Seja como for ganhei experiência e quilómetros. Conduzir um fórmula Ford no circuito do Porto é absolutamente fantástico, mesmo quando se anda com cautela adicional, que foi o meu caso após o toque de sexta-feira.
  4. 4)Umas notas finais de apreço pelo trabalho do Porto Canal, pela boa gestão do evento desportivo pelo MCE, pelas excelentes grelham que proporcionaram provas interessantes, assim como pelo apoio dos amigos e patrocinadores (LineaMédica SA, Central S. Dinis, M2A Consultores e, especialmente, a empresa Redemóvel, destacado revendedor autorizado da Vodafone).

Não participarei no próximo fim-de-semana por diversas razões mas, após conhecer o péssimo horário que reservaram para os single seaters, a tristeza que sentia por não estar na grelha de partida foi totalmente mitigada. FOX 8093

 

CIRCUITO DA BOAVISTA PODERÁ CONTINUAR COM MENESES

CIRCUITO DA BOAVISTA PODERÁ CONTINUAR COM FILIPE MENEZES

 

Ontem na acção que teve lugar no aeroporto Francisco Sá Carneiro, onde Tiago Monteiro esteve presente, o candidato à Câmara Municipal do Porto também esteve presente, e já nos afirmou que case ganhe as eleições, o circuito da Boavista é para continuar.Segundo Luis Filipe Menezes " este circuito já é um "cartaz" para a cidade, e caso vença, será para continuar, embora haja algumas coisas a alterar, nomeadamente a comodade das pessoas que habitam junto do circuito, acessos, etc".

 

Uma questão que pusemos era se o circuito continuará a ser feito de dois em dois anos,ou todos os anos, o que logo retorquiu " nesse aspecto é para se manter inalterado isto é realiza-se de dois em dois anos".Mas há mais projectos para desportos motorizados" quero trazero Rali de Portugal para a cidade do Porto. Há uns tempos atrás falei com o Carlos Barbosa do Automóvel Clube do Portugal, e logo dei o meu apoio, pois é no norte que está a "aficion" dos ralis".

 

Por outro lado, Luis Filipe Menezes, gostava de organizar uma corrida de kart semelhante a que se tem realizado em Vila Noluis filipe_menezesva de Gaia, com uma duração de 24 horas.

 

AS MELHORES PREVISÕES PARA A BOAVISTA

AS MELHORES PREVISÕES DE TEMPO PARA A BOAVISTA

 

O fim de semana vai prometer no circuito da Boavista, pois para os três dias o sol irá sem,prebrilhar e bem quente, conforma as previsões dos serviços de metereologia

 

Dia 28 - sexta feira - Temperatua máxina 33 graus - Minima - 21 graus

 

Dia 29 - Sábado - Temperatura máxima 32 graus - Minima 21 graus

 

Dia 30 Domingo - Temperatura Máxima 31 graus - Minima 18 graus

 

HOJE CONVIDAMOS

 

Chef Luís Gaspar em jantar único no Cais D'4 (28 de Jun., Leça da Palmeira)

                              Membro da Equipa Olímpica Júnior de Culinária

Chef Luís Gaspar faz Menu de Degustação

no Cais D'4

‘Hoje convidamos…’ o Chef Luís Gaspar, é o que ‘decidiu’ o Cais D’4, em Leça da Palmeira, para o dia 28 de Junho (Sexta). O jovem Chef vai apresentar um Menu de Degustação, ao Jantar, com o preço único de 35€ (com vinho). A exercer funções no Hotel Real Palácio, em Lisboa, Luís Gaspar é membro da Equipa Olímpica Júnior de Culinária, desde 2009, e pertence à Prochef Agency.

Integrado na Equipa, participou na Expogast 2010 – Culinary World Cup (Luxemburgo), e na IKA 2012 – Olimpíadas de Culinária (Alemanha). Estes certames valeram à nossa formação Júnior uma Medalha de Ouro, uma Medalha de Prata e duas Medalhas de Bronze.

As reservas para este Jantar podem ser feitas pelos telefones 935 602 111/ 224 906 422 ou pelo email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .Chef Lus_Gaspar__-_A

 

CHARAIS PRONTO

E pronto! Na sexta-feira os bólides (centenas!) começam novamente a competir no mítico circuito da Boavista. Programa cheio de corridas, para todos os gostos com o nosso Tiago Monteiro à procura da sua 1ª vitória na Invicta! No meu caso participarei na categoria CPCC 1300 junto com mais 20 pilotos numa jornada que se preve quente dentro e fora da pista! Na sexta temos treinos livres às 10h30, treinos cronómetrados às 15h50; no sábado temos a 1ª corrida bem cedinho... 8h40 e a 2ª no Domingo pelas 12h10 logo a seguir à 1ª do WTCC!

Fernando Charais tem o apoio de: Stand Nelson, Brugo, Bondguard, Criação Livre, Pano Pra Mantas PatchworkLucas Oil Portugal e Clínica Beco Com Saída.


 

LUIS FARIA EM ALCOUNTIM

 

Luís Ferreira com excelente ponta final

Mais um pódio à geral e vitória entre as TT3

Ruben Faria terminou em 4º lugar

 

Na Baja Terras de Alcoutim e sob uma temperatura abrasadora, Luís Ferreira, o piloto KTM / Motobrioso Racing Team demonstrou porque é um forte candidato ao título nacional absoluto, enquanto vai dominando claramente entre os concorrentes com motos da classe TT3.

 

Aos comandos de uma KTM 505 SX-F, preparada pela Motobrioso, Luís Ferreira não começou da melhor forma a sua participação na prova algarvia mas teve uma notável ponta final que o deixou a escassos 8 segundos do 2º lugar.

 

 

“A primeira parte da prova não me correu nada bem. Tive algumas saídas de estrada, perdi ritmo e só depois da assistência consegui, numa zona mais aberta e rápida, voltar a encontrar um bom andamento. Na última assistência optámos por mudar a roda traseira para ganhar tração e dessa forma consegui distanciar-me do Mário. Agradeço à equipa a eficácia e a rapidez. Gostaria de ter feito melhor mas acho que este também é um bom resultado tendo em conta que o campeonato está muito renhido”, salientou o piloto KTM / Motobrioso Racing Team.

 

A Baja Terras de Alcoutim assistiu ao regresso às provas do Campeonato Nacional por parte de Ruben Faria. Piloto de fábrica da KTM e que conta com o apoio da Motobrioso e da KTM Portugal, o consagrado Ruben Faria voltou a estar em excelente nível tendo terminado a corrida na 4ª posição. Para o piloto algarvio “esta prova começou com um susto no prólogo a que já não estava habituado, mas felizmente correu tudo bem. Com isso tive de partir para a corrida atrás de um piloto mais lento e demorei bastante tempo até o conseguir ultrapassar em segurança e sem correr riscos. Foi uma boa corrida e mais um excelente treino”.

 

Aos comandos de uma KTM XC 250 F, David Megre, piloto oficial da marca austríaca, foi 2º da Classe TT1 e continua na frente do campeonato. Destaque ainda para os dois pilotos da equipa Motobrioso / KTM. Pedro Vargas venceu a Classe Veteranos e passou para a frente do respetivo troféu, enquanto Salvador Vargas terminou em 5º lugar da Classe Promoção.

 

Disputadas quatro provas o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2013 terá agora uma pausa de dois meses, regressando no início de Setembro com a Baja TT Oleiros Proença.

 Lus FerreiraRuben Faria

 

TIAGO MONTEIRO ESTEVE

 

TIAGO MONTEIRO ESTEVE NA LOJA INTERACTIVA NO AEROPORTO

FOX 1812FOX 1814FOX 1815FOX 1817FOX 1821FOX 1823FOX 1825FOX 1826FOX 1827FOX 1829

O aeroporto Francisco Sá Carneiro recebeu dois dias antes do inicio da derradeira jornada do WTCC(Campeonato Mundial de Turismo) no circuito da Boavista, o conhecido piloto Tiago Monteiro, o único representante nacional nesta categoria do automobilismo mundial.

Assim Tiago Monteiro que tem o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal, marcou presença no novo espaço da loja interactiva situada em pleno hall de chegadas do aeroporto nortenho, estando exposto um exemplar dum Honda Civic WTCC, com que Tiago Monteiro tem disputado esta época.

Presente no local, para além de Tiago Monteiro, contou com Melchior Moreira , Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, que no seu  discurso mencionou “ a imagem que Tiago Monteiro transmite nos países onde corre é importante, e ajuda toda a zona norte e a cidade do Porto a ser conhecida além fronteiras”.Já Tiago Monteiro  diria “ é com muito orgulho que levo o nome do norte de Portugal e da cidade do Porto a todos os países que o WTCC visita”.

Segundo Melchior Moreira” queremos continuar a apoiar o circuito da Boavista, pois esta pista é bem conhecida a nível mundial, e neste momento ombreia com outras pistas urbanas, com mais de cinquenta anos, como é o caso de Pau e Macau. O circuito da Boavista vai na 5ª edição, é já é um marco no automobilismo internacional”.

Por seu lado, Luís Filipe Menezes, candidato á Câmara Municipal do Porto, acabaria por saudar Tiago Monteiro, desejando as maiores felicidades para a prova deste fim-de-semana.

Depois Tiago Monteiro , dedicou algum tempo a tirar fotos e dar autógrafos a muitos fãs, que assim não perderam a ocasião de poder conviver com o piloto portuense. Sobre a prova deste fim-de-semana, Tiago Monteiro foi cauteloso nas suas palavras” é a primeira vez que o Honda Civic vai correr no circuito da Boavista. No ano passado em Macau tivemos excelentes resultados, assim como este ano em Marrakech, no entanto a Boavista tem rectas um pouco longas, o que nos poderá penalizar um pouco, pois os Chevrolet são bem mais rápidos, mas a verdade é que a Boavista tem uma parte lenta, onde podemos chegar-nos a eles, mas os Cruze são sem dúvida alguma o melhor chassis da actualidade no WTCC”.Sobre aquilo que o espera para as restantes provas do Campeonato  “ é uma incógnita, mas temos evoluído bem, pois o carro em comparação com o modelo em que disputei as três provas do ano passado, não tem nada a haver. Temos ainda muito trabalho pela frente, e espero em 20144 já poder estar a discutir as vitórias, pois esta época é simplesmente para evoluir, para chegarmos ao patamar dos nossos adversários, mas ainda não estamos ao nível dos Cruze.

Sobre o actual circuito da Boavista acrescentou “ é uma pista que gosto muito, e posso dizer que é a pista que os meus adversários do WTCC mais gostam, pois tem de tudo um pouco, o que não é muito habitual nas pistas que fazem parte do actual calendário do WTCC,” disse-nos.

~

Texto e fotos de João Raposo

 

MARTINE PEREIRA SEMPRE ALINHA

 

CIRCUITO DA BOAVISTA

FOX 3801

MARTINE PEREIRA SEMPRE ALINHA NO CIRCUITO DA BOAVISTA

O piloto de Vila Nova de Famalicão , Martine Pereira sempre vai alinhar este fim de semana no circuito da Boavista ao volante do seu Alfa Romeo com que habitualmente tem participado no Campeonato Nacional de Montanha. Sobre esta participação Martine Pereira começou por nos dizer “ inicialmente era um projecto a meias com o Luís Nunes, mas depois falharam uns apoios, e acabamos por não concretizar este projecto. Mas correr no circuito da Boavista é qualquer coisa, e não quis perder a oportunidade, por isso inscrevi-me com o Alfa Romeo, e vou para lutar pela melhor classificação possível, com o intuito de me divertir ao máximo, são estes os meus objectivos “, disse-nos.

 

MONTEIRO ESTEVE NA LOJA INTERACTIVA

Tiago Monteiro assina autógrafos na Loja Interactiva do Aeroporto Sá Carneiro

|Download|


O piloto português Tiago Monteiro e o seu Honda vão estar na Loja Interativa do Aeroporto Sá Carneiro no próximo dia 26 de Junho, quarta, às 18h numa acção conjunta com o Turismo do Porto e Norte de Portugal, entidade "partner" da carreira internacional do piloto portuense.

O prestigiado piloto português estará disponível para conversar com os órgãos de comunicação social presentes. O seu Honda Racing, por sua vez, encontra-se exposto na Loja Interativa do TPNP no Aeroporto, antecedendo a presença, no próximo fim de semana, de Tiago Monteiro e do seu Honda no Circuito da Boavista na prova internacional do WTCC.





 

ALBUQUERQUE NA LUTA PELO TITULO

 

Filipe Albuquerque na luta pelo título americano

 

2013 daytona_albuquerque29Depois da vitória na classe GT nas 24h de Daytona no início do ano, Filipe Albuquerque parte para os Estados Unidos da América onde este fim-de-semana, de 28 a 30 de Junho, em Watkins Glen vai defender a liderança do Campeonato Norte Americano de Endurance e manter-se na luta pelo título.

 

A fazer dupla com o seu companheiro de equipa no DTM, Edoardo Mortara no Audi R8 GRAND-AM a dupla luso-italiana lidera a tabela classificativa com 14 pontos quando faltam ainda disputar duas provas: a deste fim-de-semana, as 6h de Watkins Glen e as 3h de Indianápolis a 26 de Julho.

 

Filipe Albuquerque não esconde a satisfação por regressar a um Campeonato que lhe deixou boas recordações: "Estou contente por fazer mais uma corrida extra campeonato mas também por regressar aos Estados Unidos depois da vitória em Daytona. Correr com o meu colega de equipa no DTM, o Edoardo Mortara é um prazer e estamos muito entusiasmados com este desafio", começou por dizer o piloto português.

 

Uma vez na liderança do Campeonato, o objetivo para esta prova: "Passa por assegurarmos um lugar no pódio para nos mantermos na luta pelo título. Depois do que fizemos em Daytona, acreditamos noutro bom desempenho", concluiu Albuquerque.

 

MITSUBISHI NO PIKES PEAK

 

Mitsubishi Motors Volta para o Pikes Peak International Hill Climb para competir um par de MiEV Evolution II Corrida de Carros movidos a energia elétrica no compromisso contínuo com o Desenvolvimento EV

Cypress, Califórnia, 24 de junho de 2013 - Mitsubishi Motors North America, Inc. (MMNA) se prepara para um retorno ousado para a Divisão EV do prestigiado 2013 Pikes Peak International Hill Climb (PPIHC) com um par de 100% MiEV elétrico-powered carros de corrida Evolution II, programado para competir em 30 de junho perto de Colorado Springs, CO
Duas vezes campeão do Rally Dakar geral Hiroshi Masuoka retorna para o 2013 Pikes Peak esforço, parceria este ano com seis vezes Pikes Peak geral motocicleta campeão Greg Tracy.
A Mitsubishi Motors Racing Team realizou testes de veículos de todo-novo MiEV Evolution II em Pikes Peak em junho 15-16, em preparação para a corrida deste ano para as nuvens e as cento elétrico-powered protótipo 100 corridas realizadas na perfeição.
"Fiquei muito impressionado com o desempenho e as capacidades de Pikes Peak carro de corrida do ano passado", disse Masuoka. "Mas a potência melhorada, Super All-Wheel (S-AWC) manuseio de controle e nível de downforce exibido a partir deste ano, todos os novos MiEV Evolution II é notável."
Companheiro de equipe Greg Tracy também saiu impressionado com o único quad-motor de 400 kW (536 cv) carro de corrida totalmente elétrico.
"Depois de ter visto o sucesso da Mitsubishi Motors no ano passado em sua Pikes inaugural Peak prazo, e ter usado S-AWC do Mitsubishi no meu laço Recorde Mundial no X Games, tive a honra de ser dada a oportunidade de correr para MMNA na Divisão EV. Tendo já testou o carro, estou ainda mais feliz. "
O MiEV Evolution II possui um sistema de transmissão de quatro-motor único (duas frontais / duas traseiras), com base em uma versão da produção de Mitsubishi i-MiEV motor elétrico do veículo, um chassi de tubo-frame, Mitsubishi Motors 'altamente avançado Super alta potência modificada Controle de tecnologia de tracção integral All-Wheel (S-AWC), carroçaria em fibra de carbono aerodinâmica melhorada e as baterias de lítio-íon state-of-the-art de alta capacidade por Lithium Energy Japan (LEJ). Para mais detalhes, visite o Mitsubishi Motors 2013 PPIHC Press Kit.
No ano passado, Pikes Peak International Hill Climb marcou a estréia da Mitsubishi Motors da Divisão de veículo elétrico com o i-MiEV Evolução protótipo de corrida que, nas mãos do piloto Hiroshi Masuoka, resultou em um excelente acabamento segundo lugar na classe EV.
Iniciada em 1916, a Pikes Peak International Hill Climb é um 12.42-mile/156 canto curso de estrada traiçoeira através das Montanhas Rochosas, no Colorado inicia a uma altitude de 9390 pés e terminando em 14.110 pés, cerca de três milhas acima do nível do mar.
Também representa a Mitsubishi no meio de toda a excitação, o novo Mitsubishi Outlander 2014 de crossover, chegando nas concessionárias neste mês, servirá como o "Veículo Oficial de Segurança", para 91 neste ano de funcionamento do Pikes Peak International Hill Climb. Com recursos de segurança disponíveis tecnologicamente avançados, incluindo Lane Departure Warning (LDW), Adaptive Cruise Control (ACC) e Encaminhar Mitigação de Colisão (FCM), o elegante sete passageiros Outlander 2014 servirá ao lado de dois veículos de segurança Lancer Mitsubishi Evolution nos motorsports anuais extravaganza .
2013 Pikes_Peak_-_i-MiEV_Evo_pix_2

Sobre Mitsubishi Motors North America, Inc.

Mitsubishi Motors North America, Inc., (MMNA) é responsável por toda a produção, vendas, marketing, pesquisa e operações de desenvolvimento para a Mitsubishi Motors nos Estados Unidos. MMNA vende cupês, sedãs e utilitários esportivos por meio de uma rede de cerca de 400 concessionários. Em novembro de 2011, lançou o MMNA alimentado por bateria de veículo elétrico Mitsubishi i-MiEV como parte de uma missão empresarial para oferecer aos consumidores mais ambientalmente responsáveis ​​modos de transporte. Esta tecnologia de veículo elétrico alimentado por bateria aborda a necessidade de veículos que produzam emissões de gases de escape e apoiar uma agenda de crescimento para a sustentabilidade.

 

JOÃO PAULO MATOS COM ALTOS E BAIXOS NA BOAVISTA

 

JOÃO PAULO MATOS COM ALTOS E BAIXOS NO CIRCUITO DA BOAVISTA


FOX 8018FOX 8138

João Paulo Matos marcou presença no circuito da Boavista do passado fim de semana onde participou em duas provas distintas, na prova reservada aos Fórmula Ford com o seu Hawke, e  no Historic Endurance ao volante do Volkswagen Scirocco, com o qual partilhou o volante com Victor Rodrigues.

Sobre  o fim de semana, João Paulo Matos começou por nos falar da prova reservado ao Fórmula Ford “ foi uma prova gira, mas na segunda corrida acabei por partir o motor, e com isso não pude fazer mais nada. Mas diga-se de passagem que na primeira corrida, tive problemas com o distribuidor, que não me permitiu fazer melhor”.Em contrapartida, a prova com o Scirocco decorreu sem problemas “ carro fabuloso, o Scirocco esteve sempre impecável”.

 

 

PRONTO PARA ESTE FIM DE SEMANA NA BOAVISTA

João Paulo Matos vai alinhar já este fim de semana no circuito da Boavista na prova dos Single Seaters, onde desta vez espera ter melhor sorte “ assim espero, e que consiga subir ao pódio, esse é o meu objectivo, embora saiba que adversários é algo que não irá faltar em pista, por isso espero dificuldades de todo o tipo. No entanto é para andar o melhor possível, e espero que desta vez não hajam contratempos de ordem técnica”, disse-nos.

 

FERRARI PORTUGAL EM PAUL RICARD

 

Ferrari Portugal enfrenta Blancpain Series em Paul  Ricard

 

Os pilotos Filipe Barreiros e Francisco Guedes vão disputar este fim-de-semana no traçado francês de Paul Ricard a terceira jornada do Blancpain Endurance Series. Os pilotos da Ferrari Portugal/AF Corse vão voltar a ter Peter Mann como companheiro de equipa na divisão do volante do Ferrari 458 GT3.

Com um pódio e um quinto lugar nas corridas iniciais, os pilotos portugueses estão esperançados em repetir o feito da primeira prova e os testes já realizados naquela pista francesa podem, em muito ajudar no desempenho: "Já conhecemos o traçado e nos testes andámos muito bem. No entanto, as condições mudam e teremos que nos ajustar. Mas temos uma boa base para arrancar o fim-de-semana com bastante confiança", explicou Filipe Barreiros que não para a sua atividade desportiva. O fim-de-semana passado disputou o Ferrari Challenge em Le Mans e parte de seguida para Paul Ricard.

O pódio na classe Gentleman Trophy na abertura da época deixou os pilotos lusos com vontade de voltar a repetir o feito nas 3h de Paul Ricard: "Temos condições para o fazer mas temos consciência que não será tarefa fácil. Em pista estão sempre cerca de 60 carros e não podemos apenas contar com o nosso desempenho mas também com os outros. São corridas muito duras onde tudo pode acontecer mas ao mesmo tempo muito desafiantes", concluiu Francisco Guedes.

A corrida tem transmissão em direto no site do Blancpain pelas 13h: http://www.blancpain-endurance-series.com/Barreiros -_Guedes_Ferrari_Portugal

 

CAMIÕES DAS EQUIPAS DO WTCC JÁ CHEGARAM

CAMIÕES DAS EQUIPAS DO WTCC JÁ CHEGARAM À BOAVISTA

 

Grande parte dos camiões das equipas participantes no WTCC jáFOX 1767FOX 1768FOX 1769FOX 1769FOX 1770FOX 1771FOX 1772FOX 1772FOX 1773FOX 1774FOX 1775FOX 1776FOX 1777FOX 1778FOX 1779FOX 1780 chegaram ao paddock do circuito da Boavista.Esta manha, já se encontravam os camiões da Honda, da Lada, do Seat Leon de Broadman, e os camiões da Chevrolet e da BMW patrocionados pela Liquy Molly, conforme imagens que hoje apresentamos.

 

Fotos de JOão Raposo - www.velocidadeonline.com

 

ATENÇÃO CONDUTORES

Carros a gás substituem dístico azul por vinhetas no para-brisas

A portaria, que entra em vigor de hoje a 15 dias, determina que a identificação dos veículos ligeiros de matrícula portuguesa que utilizem sistemas de alimentação a gás de petróleo liquefeito (GPL) passe a ser feita por vinheta afixada no para-brisas.

No entanto, os veículos que já utilizem sistemas de alimentação a GPL, aprovados em inspeção técnica anterior, têm de afixar à retaguarda um dístico identificador de fundo verde (em vez de azul), alusivo às menores emissões de gases com efeito de estufa.

Agência Lusa

 

MERCEDES BENZ - GRAND CHALLENGE

 

Equipe Rsports Racing sobre a desclassificação do carro #99 de Edson Jr.


A Rsports assume completamente o problema que causou a desclassificação do piloto Edson Coelho Jr. #99 que venceu a segunda etapa (Curitiba) da Mercedes-Benz Grand Challenge

"O ocorrido, na etapa de Campo Grande em 2012 a pedido da organização e do responsável pelos motores da Mercedes foram feitas duas tomadas de ar para melhor refrigeração do motor, já que lá aparecera um problema de super aquecimento em todos os carros, devido a altíssima temperatura do Estado do Mato Grosso do Sul. Essas duas tomadas de ar posteriormente foram regulamentas com uma medida diferente da que vínhamos usando (alguns milímetros) e a Rsports não se atentou a esse detalhe do regulamento, deixando o piloto fora do regulamento até o final da corrida de Curitiba. Tal "irregularidade" não traz nenhum benefício ao desempenho do carro, mas mesmo assim será corrigido, deixando claro que as novas tomadas foram uma solução paliativa há um problema do carro e não uma "criação da equipe", declara o chefe de equipe, Leandro Romera.

A aplicação da desclassificação foi atribuída pelos comissários desportivos da Confederação Brasileiro de Automobilismo (CBA) ao piloto do carro de número 99, na segunda etapa do Mercedes-Benz Grand Challenge, disputada no dia 23 de junho de 2013, no Autódromo Internacional de Curitiba. Após a realização da vistoria técnica, foi constatado que o carro apresentou dimensões das entradas de ar inferiores fora daquilo que é especificado no item 6.3-H do regulamento técnico da categoria.

Nas fotos frontais dos dois veículos Mercedes #99 (Edson Jr.) e #88 (Amorim Jr.) da equipe, em anexo, podem ser observadas as entradas de ar utilizadas durante a etapa de Curitiba.

 

COMMON MODULE FAMILY

 

COMMON MODULE FAMILY (CMF): UMA NOVA ABORDAGEM NA ENGENHARIA DA ALIANÇA RENAULT-NISSAN


CMF

A engenharia da Aliança Renault/Nissan criou o conceito CMF (Common Module Family) que no futuro permitirá alargar a comunalização e as sinergias a um número de modelos sem precedentes no seio da Aliança e trará um acréscimo de competitividade significativo.

 

  • O CMF irá gerar, para a Aliança, uma redução de 30% a 40% nos custos de desenvolvimento de novos modelos e uma redução de 20% a 30% no custo dos componentes.
  • O novo conceito CMF será aplicado em 5 Continentes, em mais de 10 Países até 2020.
  • As primeiras aplicações do CMF, para as gamas de automóveis compactos e familiares, irão cobrir, anualmente, 1.6 milhões de automóveis e 14 modelos (11 do grupo Renault + 3 Nissan).

 

 

NISSAN CANAL 23

 

NISSAN CANAL 23 - The Week in Autos - A troca de baterias da Tesla, quanto poupam os VEs e um novo RR em Manila

 

 

 

O programa The Week in Autos do Nissan Dashboard traz-nos as últimas histórias sobre o sector automóvel de todo o mundo.

 

Esta semana, Elon Musk da Tesla mostra uma troca de baterias; nos EUA, o Departamento de Energia calcula a poupança para os proprietários de veículos eléctricos e espreitamos o novo Rolls-Royce nas ruas de Manila.

 

 

 

The Week in Autos: http://blog.nissan-global.com/EN/?p=9632    

 

Blog:  http://www.nissan-global.com/EN/index.html   

 

YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=aTM5pT3GWto    

 

CIRCUITO DA BOAVISTA - TEIXEIRAS FORAM AO PÓDIO

 

CIRCUITO DA BOAVISTA

 

TEIXEIRAS FORAM AO PÓDIO

 

Tanto Henrique como Sérgio Teixeira estavam longe de imaginar, que iram subir ao pódio no circuito da Boavista, por isso depois da cerimónia , Henrique começou por nos fazer um balanço” correu muito bem, na primeira corrida, tivemos na fase final, problemas com o escape que se partiu, no turno do Sérgio, mas ele conseguiu trazer o carro até final, sem problemas de maior. Para a segunda corrida, na mudança de piloto, isto é, saiu o Sérgio e entrei eu, uma vela encharcada, limitou-me as rotações, que acabou por me penalizar e muito a partir das cinco mil rotações. Mesmo assim, felizmente fomos ao pódio, com o segundo lugar na classe 1300”.

 

Tanto Henrique como Sérgio Teixeira marcaram presença no circuito da Boavista com os apoios do Restaurante Lingerie dos Carvalhos e AMT Racing.

A próxima aparição da equipa poderá ser mais para o final do ano, nas 6 Horas de Braga, mas para já nada está ainda confirmado.FOX 8891

 

CIRCUITO DA BOAVISTA - ESTEVE QUASE

CIRCUITO DA BOAVISTA

 

ESTEVE QUASE

 

Foi por pouco que este concorrente estrangeiro não acabava nos pneus que ladeiam os rails de protecção na parte superior da rua da Vilarinha, conforme as imagens que hoje apresentamos.

 

Fotos de João Raposo - www.velocidadeonline.comFOX 8848FOX 8849FOX 8850FOX 8851FOX 8852FOX 8853FOX 8854FOX 8855FOX 8856FOX 8857FOX 8858FOX 8859FOX 8860FOX 8861FOX 8862FOX 8863

 

FORD TESTA LUZ DE TRAVAGEM

 

Ford Testa “Luz de Travagem”de Alta Tecnologia que Avisa Outros Condutores Mesmo a Grande Distância

 

  • Ford testa dispositivo de comunicação entre veículos de aviso antecipado que alerta os condutores que seguem à sua retaguardaque o trânsito está parado mais à frente, mesmo em curvas e em tráfego compacto

 

  • A tecnologia experimental denominada “Luz de Travagem Electrónica” transmite um sinal que activa uma luz no painel de instrumentos dos veículos subsequentes

 

  • A tecnologia é um dos vinte sistemas que a Ford está a testar para a Mobilidade Inteligente de Segurança(Safe Intelligent Mobility – Testfield Germany (simTD); o período de testes no terreno do projecto de investigação conjunto da indústria, concluído em Dezembro do último ano, observa que os sistemas de transporte inteligente podem reduzir o congestionamento de tráfego e potencialmente aumentar a segurança rodoviária

 

  • Foram utilizados veículos Ford S-MAX especialmente equipados para testar as tecnologias simTD; a Ford testou igualmente o Aviso de Obstáculos que alerta os condutores para objectos na estrada e a Assistência à Sinalização de Trânsito, a qual proporciona informação actualizada a partir de centros de gestão de tráfego

 

 

ElectronicBrakeLight 01ElectronicBrakeLight 02 A Ford Motor Company participou num teste especial de tecnologia avançada de aviso antecipado denominada “luz de travagem” que pode avisar os condutores que seguem à sua retaguarda, mesmo que se encontrem a circular numa zona de curva ou atrás de outros veículos.  

 

A tecnologia é um dos vinte potenciais futuros sistemas que a Ford testou como parte do Safe Intelligent Mobility – Testfield Germany (simTD), um projecto de pesquisa conjunto da indústria, com a duração de quatro anos.

 

Em situações de travagem de emergência, a “Luz de Travagem Electrónica” experimental transmite um sinal sem fios que ilumina uma luz no painel de instrumentos dos veículos que seguem à retaguarda. O estudo concluiu que a tecnologia pode permitir que os condutores que seguem atrás possam travar mais cedo e potencialmente mitigar ou evitar a colisão.

 

A apresentação de encerramento do projecto simTD teve lugar na semana passada em Frankfurt, Alemanha, com uma demonstração de tecnologias, incluindo aqueles testados e desenvolvidos pela Ford, e um resumo dos resultados de testes de campo do projecto de pesquisa, que foram concluídos em Dezembro de 2012.

 

Os testes de campo simTD ocorreram na região de Frankfurt e envolveu 500 pilotos de testes em 120 veículos - incluindo 20 modelos Ford S-MAX. Os pilotos registaram mais de 41,000 horas e 1,6 milhões de quilómetros em vias públicas e numa pista de testes fechada.

 

"As comunicações de carro-para-carro e de carro-infra-estrutura representam um dos próximos grandes avanços na segurança de veículos", disse Paul Mascarenas, director técnico e vice-presidente Investigação e Inovaçãoda Ford. "A Ford está empenhada em promover mais testes no mundo real, aqui e em todo o mundo, com o objectivo de implementação no futuro próximo."

 

A Ford usou unidades S-MAX especialmente equipadas para ajudar a testar o potencial da comunicação carro-para-carro e de carro-infra-estrutura. Testou também o Sistema de Aviso de Obstáculos, que alerta para a presença, posição e tipo de objectos potencialmente perigosos na estrada, e o Assistente de Sinais de Trânsito que permanece em contacto com os centros de gestão de tráfego para obter informações actualizadas.

 

Os engenheiros do Centro Europeu de Investigação da Ford em Aachen, na Alemanha, lideraram o desenvolvimento, teste e análise de dadosda “Luz de Travagem Electrónica”.

 

Outras tecnologias testadas para o simTD incluiram:

 

  • ‘Public Traffic Management’(Gestão de Tráfego), que fornece prognósticosexactos sobre tráfego com base em informações completas.Inclui a identificação de cenários prováveis ​​de tráfego e o seu impacto a dado momento da viagem em que os mesmos se encontram, em vez de no ponto de partida

 

  • ‘In-car Internet Access’ (acesso à internet no veículo) que, por exemplo, permite ao condutor receber informações sobre lugares de estacionamento livres ou verificarpontos difíceis de tráfego, recebendo imagens em tempo real de câmaras de trânsito

 

Como líder global em pesquisa de comunicações carro-para-carro e carro-infra-estrutura, a Ford está envolvida nos testes operacionais de campo DRIVE C2X, apoiados pela Comissão Europeia,e contribui noSafety Pilot Model Deployment nos EUA, um teste de campo com mais de 2,800 veículos, em cooperação com a Universidade de Michigan, em Ann Arbor.

 

A soma dos resultados destes programas apoia o objectivo da Ford de harmonizar globalmente os standards para envio de mensagens e hardware que permitiriam disponibilizar novas tecnologias de modo mais rápido, mais eficiente e mais económico.

 

O simTD é um projecto conjunto dos principais fabricantes alemães de automóveis, fornecedores de componentes, empresas de comunicação, instituições de pesquisa e autoridades públicas. O financiamento do projecto foi de aproximadamente 53 milhões de euros, dos quais 30 milhões foram disponibilizados pelo Ministério Federal da Economia e da Tecnologia (BMWi), juntamente com o Ministério Federal da Educação e Pesquisa (BMBF), para apoio promocional directo ao projecto.

 

O projecto foi ainda apoiado pelo investimento em infra-estruturasdo Ministério Federal dos Transportes, Construção e Desenvolvimento Urbano (BMVBS), bem como pela participação activa do estado de Hessen. O consórcio é formado por representantes de todos os principais grupos de interesse, incluindo Audi, BMW, Daimler, Ford, Opel, Volkswagen, Bosch, Continental, Deutsche Telekom, operadores de infra-estruturas regionais e instituições de investigação alemãs (Technische Universität München und Berlin, Universität Würzburg, Fraunhofer Gesellschaft) .

 

Outras informações sobre simTD disponíveis em www.simTD.de.

 

 

 

 

 

# # #

 

 

 

Sobre a Ford Motor Company
A Ford Motor Company, empresa líder da indústria automóvel global, com sede em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com aproximadamente 175.000 empregados e 65 fábricas em todo o mundo, as marcas automóveis da empresa incluem Ford e Lincoln. A companhia presta serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre os produtos Ford, por favor consulte www.ford.com.

 

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 47,000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 69,000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (15 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 9em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

 

NOVO SKODA OCTAVIA BREAK

 

Novo Škoda Octavia Break lidera em termos de valores residuais
koda Octavia_Break

> Estudo da entidade EurotaxGlass: a previsão de valores residuais da terceira geração do Škoda Octavia Break supera os seus concorrentes diretos em cinco países europeus

> Máximos de valores residuais no futuro: 49-40 por cento após três anos e 90.000 km

> Antecessor do novo Škoda Octavia Break considerado o melhor Break na Europa em 2012

Lançada recentemente, a nova terceira geração do Škoda Octavia Break já se encontra entre os melhores veículos para manter o seu valor na Europa, destaca um estudo atual da EurotaxGlass realizado em cinco países europeus. O estudo comparou um total de seis veículos com características e do mesmo segmento de mercado do Octavia Break, sendo a previsão futura do seu valor residual entre 49 e 40 por cento após três anos, batendo claramente os seus concorrentes diretos.

 

SUCESSO NISSAN EM LE MANS

 

O SUCESSO DA NISSAN DENTRO E FORA DA PISTA EM LE MANS

 

- Pódio para a equipa G-Drive Racing

e luta pelo quarto lugar para Krumm, Ordonez e Mardenborough –

 

Quando a bandeira de xadrez desceu nas 24 Horas de Le Mans de 2013, os automóveis da Nissan estavam nas primeiras cinco posições na classe LMP2. A equipa G-Drive Racing número 26 terminou com um bem merecido terceiro lugar e a equipa 42 da Greaves motorsport Zytek-Nissan colocou-se logo atrás na quarta posição.

O número 42 Zytek-Nissan de Michael Krumm, Lucas Ordonez e Jann Mardenborough esteve em terceiro durante grande parte da competição mas acabou no quarto lugar no final da corrida, com a sorte a não lhe ser favorável.

Em competição é preciso sorte”, disse Krumm. “Toda a equipa e os três pilotos trabalharam arduamente e não cometeram erros, mas a competição deste ano foi única. Perdemos ontem um piloto e toda a competição tem sido caótica; nunca tinha visto tantos safety cars numa competição. A sorte não esteve connosco, que perdemos tempo durante quase todos os períodos em que os safety cars estiveram em pista e eu acho que, principalmente, essa foi a diferença entre conquistar um lugar no pódio ou acabar em quarto lugar”.

Os meus colegas de equipa foram incríveis”, continuou: “o Jann ficou com o início da corrida, por isso disse-lhe para manter uma toada calma, que ele poderia mostrar a sua velocidade durante a “Happy Hour”. Estava muito impressionado com ele. Se se consegue acelerar ao máximo e não ir contra uma parede é porque há um talento, e ele é claramente um grande talento e merece os nossos parabéns. O Lucas foi perfeito. Manteve-se humilde e deu prestações sólidas e consistentes. Acho que foi a competição mais difícil que alguma vez tive. Momentos como o recomeçar debaixo de chuva e muitas ocasiões em que podíamos ter tido um acidente fazem-me apreciar este final em quarto lugar”.

 

ALBUQUERQUE NA LUTA PELO TITULO

 

Filipe Albuquerque na luta pelo título americano

 

2013 daytona_albuquerque29Depois da vitória na classe GT nas 24h de Daytona no início do ano, Filipe Albuquerque parte para os Estados Unidos da América onde este fim-de-semana, de 28 a 30 de Junho, em Watkins Glen vai defender a liderança do Campeonato Norte Americano de Endurance e manter-se na luta pelo título.

 

A fazer dupla com o seu companheiro de equipa no DTM, Edoardo Mortara no Audi R8 GRAND-AM a dupla luso-italiana lidera a tabela classificativa com 14 pontos quando faltam ainda disputar duas provas: a deste fim-de-semana, as 6h de Watkins Glen e as 3h de Indianápolis a 26 de Julho.

 

Filipe Albuquerque não esconde a satisfação por regressar a um Campeonato que lhe deixou boas recordações: "Estou contente por fazer mais uma corrida extra campeonato mas também por regressar aos Estados Unidos depois da vitória em Daytona. Correr com o meu colega de equipa no DTM, o Edoardo Mortara é um prazer e estamos muito entusiasmados com este desafio", começou por dizer o piloto português.

 

Uma vez na liderança do Campeonato, o objetivo para esta prova: "Passa por assegurarmos um lugar no pódio para nos mantermos na luta pelo título. Depois do que fizemos em Daytona, acreditamos noutro bom desempenho", concluiu Albuquerque.

 

 

DIOGO GAGO EM FRANÇA

 

Diogo Gago ambicioso para o Rally de Langres

Diogo Gago e Jorge Carvalho terão no próximo fim-de-semana a sua segunda prova em pisos de terra na 208 Rally Cup, com a dupla a mostrar-se mais confiante para aquela que será a sua terceira participação na competição organizada pela Peugeot Sport.

Depois de um final menos feliz no Limousin, Diogo Gago e Jorge Carvalho partem agora para o Rallye de Langres, segunda prova de terra da competição e onde a dupla portuguesa espera poder rodar mais na frente na competição reservada aos Peugeot 208 R2, que nesta ronda serão de novo mais de duas dezenas.

O jovem piloto algarvio começou por dizer que para esta prova, “a ambição e a vontade de alcançar um bom resultado é muito grande e sabemos que nos ralis de terra conseguimos andar mais perto dos nossos adversários. No entanto, temos consciência que isso não será para já sinónimo de que estaremos na discussão pela vitória”.

Diogo Gago que é apoiado pela QF-Lda, Axa Seguros e Automóvel Clube de Portugal  esclareceu que a dupla “quer dar o seu melhor e aprender o máximo possível em mais uma experiência fora de portas”.

Num troféu bastante competitivo e onde a maioria dos seus adversários está em vantagem no que ao conhecimento do terreno diz respeito, Diogo Gago vê no Rallye de Langres uma janela de oportunidade, “pois esta prova não se realiza desde 2011 e isso poderá jogar um pouco a nosso favor, pois o conhecimento do terreno já não é tão significativo”.

 

O Rallye de Langres terá lugar nos dias 29 e 30 de Junho, sendo composto por um total de 150 kms competitivos, divididos por dez provas especiais de classificação.



516082090c799

 

LUTAR PELAS VITÓRIAS

 

Lutar pelas vitórias e manter a liderança

NC BO_001
O Circuito da Boavista será, já no próximo fim-de-semana, o palco da terceira prova do
Trofeo Abarth 500, competição que, desde o seu arranque, é liderada pelo piloto do
«escorpião azul», Nuno Cardoso. Desde o seu regresso às pistas, o avense tem-se
evidenciado um dos pilotos mais competitivos do pelotão e fruto dos excelentes
resultados, com duas vitórias em quatro corridas, é nesta altura o «homem a bater» na
competição.
Ainda com muitas corridas pela frente, Nuno Cardoso tem bem definido os objectivos
para o próximo fim-de-semana e parte para o Circuito da Boavista com clara intenção
de lutar pelas vitórias e manter a liderança no trofeu. “O andamento entre os
pilotos da frente é muito semelhante como ficou demonstrado no Estoril.
Nesta prova vamos ter a entrada de pilotos com experiencia neste tipo de
circuito citadino e antevejo por isso corridas muito disputadas. Vou dar
obviamente o meu melhor e fazer tudo para sair da Boavista na primeira
posição do trofeu”, começa por dizer o piloto apoiado pela OZ Energia, O Meu Gás,
CiberCar e Quinta do Rio.
Numa das provas mais emblemáticas do calendário, onde são esperados mais de cem
mil espectadores durante os três dias de prova, as cores do Abarth 500 não passarão
despercebidas, pelo que maior retorno no Circuito da Boavista é, também por isso, um
dado adquirido. “Esta é uma prova excelente para divulgar as cores dos nossos
parceiros e já este fim-de-semana tivemos oportunidade de o fazer com a
participação do António Oliveira na corrida VIP. Esta é sobretudo uma das
melhores formas de chegar junto ao público e também um dos factores muito
motivadores para fazer um bom trabalho”, disse ainda Nuno Cardoso.
Com as corridas agendadas para Sábado e Domingo, a contenda tem no entanto início
na Sexta-feira com a sessão de treinos livres e cronometrados.

 

FALTAM 10 DIAS PARA O SANTARÉM TUNNING PARTY

 

Faltam 10 dias Santarém Tuningparty Int ernacional Motorshow & Car Audio 2013

 

 

Após o sucesso alcançado nas edições anteriores, a Tuningparty vai realizar nos próximos dias 5,6 e 7 Julho a Santarém Tuningparty Internacional Motorshow e Car Áudio 2013, no CNEMA, Centro Nacional de Exposições de Santarém.

A nossa experiência tem-se traduzido, ao longo de mais de uma década, no reconhecimento das nossas capacidades pelas mais diversas entidades nacionais do sector, entre muitas outras.

               As parcerias que temos estabelecido ao longo dos últimos anos, e o sucesso dos eventos que organizamos, têm ainda sido amplamente destacadas na imprensa nacional especializada e generalista (como atestam as mais recentes reportagens televisivas que fizeram cobertura deste nosso evento principal, nomeadamente RTP, SIC e TVI).

Teremos algumas atracções e actividades tais como: Gymkhana Drift, FMX-Free Style de Motocross e Moto 4, Stunt Riding etc. , que contarão com a actuação dos nomes mais sonantes da actualidade, o evento irá contar com a presença da prova de renome no campo do Car Áudio o Campeonato Nacional EMMA – European Mobile Media Association.

      A Tuningparty organiza, esta que é a Maior Tuningparty da Europa, a paixão pela preparação automóvel pelas alterações, pela música e entretenimento a bordo, vão dominar um programa ainda mais rico e preparado para dar o maior relevo às mais recentes tendências do sector.

 

Poderás consultar o nosso site em www.tuningparty.com ou o nosso Facebook

Contando desde já com a tua presença, 

 

LUIS MOTA A PENSAR NO CAMPEONATO

 

Luís Mota – Resultado a pensar no Campeonato!

LUIS MOTA_MESAO_FRIOLUIS MOTA_MESAO_FRIO.jpg_2
Teve palco este passado fim de semana mais uma ronda do Campeonato
Regional Ralis Norte, com a segunda edição do Rali Município de Mesão Frio,
prova a cargo do Clube Automóvel da Régua.
A Competisport este novamente em grande plano lutando durante toda a
prova pelos lugares da frente, eles que estão “na corrida” para a renovação do
titulo de Campeões no Regional Norte.
Luís Mota e Alexandre Ramos começaram bem com o segundo melhor crono
no arranque do rali, na super especial noturna em pleno centro de Mesão Frio.
No domingo apostaram em ser rápidos, nesta sua primeira participação no rali
em pisos de asfalto, muito rápido com zonas muito favoráveis ao Mitsubishi
EVO.
Começaram com um novo segundo melhor tempo na PEC 2, mantendo a
segunda posição da geral. Na terceira especial, foram os terceiros, descendo a
terceiro, posição que vieram a manter até ao final da prova.
“Sabíamos que os nossos adversários iriam estar fortes, e que o rali seria
muito bem disputado. Tentamos ser rápidos, mas este tipo de troços, com
médias altas, não me enquadro bem pois gosto dos mais técnicos.
Mantivemos sempre na luta pelos lugares da frente, mas fomos sempre
pensando também mais nos pontos para o campeonato, pelo que este
terceiro lugar é um resultado muito positivo. Agora vem a fase da terra, onde
somos bem mais competitivos e aí vamos tentar recuperar a liderança do
campeonato”, salientou o piloto do Cartaxo.
Com este terceiro lugar final, Luís Mota mantém a segunda posição do CRRN,
competição que prossegue agora apenas em Setembro.
Piloto/Co-Piloto
Luís Mota/Alexandre Ramos
André Mota/Eurico Adão
VC Combustíveis e
Derivados

 

ANTEVISAO DE MONTEIRO PARA A BOAVISTA

 

Antevisão da participação da Honda
no Circuito da Boavista


Este fim-de-semana o Campeonato
WTCC despede-se da Europa, com
a prova de Portugal que terá lugar
nas ruas da Boavista, na cidade do
Porto. O Circuito da Boavista
registou a sua primeira participação
no WTCC há oito anos e detém rica
história de competição motorizada,
tendo sido anfitriã do Grande Prémio
de Portugal inaugural, em 1950.
Para Tiago Monteiro, piloto
português da Castrol Honda World
Touring Car Team, a corrida no
traçado citadino será um regresso
emocionado à cidade natal – já para
não mencionar a oportunidade de terminar a primeira metade da temporada com nota alta. Ao piloto de 37 anos
não faltará apoio de fãs. Adicionalmente ao factor casa (mais de 200.000 espectadores são esperados durante o
fim-de-semana), a família Honda estará presente em força, para o apoiar, bem como a Tarquini e ao resto da
equipa. Os fãs que se deslocarem ao Porto certamente irão notar a presença da Honda. Nas Chegadas do
Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro poderão deparar-se com o Civic WTCC, em exposição na Loja de
Turismo Interactiva da cidade do Porto. Os organizadores da ronda Portuguesa do WTCC terão à sua disposição
30 viaturas Honda, que serão utilizados como veículos oficiais de pista – incluindo o serviço de transfers de e para
o circuito. Estes são apenas dois dos muitos componentes da forte acção promocional que a Honda Portugal
planeou para apoiar a passagem do FIA WTCC – e em particular a Castrol Honda World Touring Car Team – pelo
país.
“Será um fim-de-semana importante por muitas razões”, diz Tiago. “Muitas pessoas da Honda estarão lá, mas
também amigos, família e fãs, a quem quero dizer olá. Adoro esta faceta do meu trabalho, mas, ao mesmo tempo,
terei de estar concentrado para dar o meu melhor na tarefa que tenho em mãos, terminando na frente com o Civic,
tanto na qualificação, como em ambas as corridas'” Actualmente, Tiago Monteiro, segue atrás do companheiro de
equipa, Gabriele Tarquini, que está no segundo lugar na classificação da tabela de pilotos do FIA WTCC. No
entanto, a diferença de pontos não intimida Tiago “É justo dizer que estive azarado até este momento da
temporada”, comentou. “Estive envolvido em alguns acidentes, como sabem, mas são coisas que acontecem no
primeiro ano – faz parte das corridas e sei-o como piloto. Simultaneamente, estamos no ano de estreia no
Campeonato. Aprendemos em cada corrida, todos trabalham arduamente e isso permite-nos preparar melhor para
o futuro.”
Para a sétima ronda do FIA WTCC, aos Honda Civic serão retirados os 30 kg de lastro e, na opinião de Tiago, a
perda de peso será crucial. “É óbvio para todos os que acompanham a temporada que o peso extra – acrescentado
após o nosso sucesso na Eslováquia – não nos tem ajudado. Também estou convencido que tornar o Civic mais
leve será um ponto de viragem na época e permitirá voltar a lutar na frente.”
Nascido no Porto, foi em França que cresceu, o que explica o
início da sua carreira nas competições Francesas. “Cresci em
Paris, onde os meus pais trabalhavam em hotelaria e
mercado imobiliário”, explica Tiago em Francês fluente – sem
qualquer pronúncia Portuguesa. “O meu pai também corria,
mas eu não tinha qualquer ambição de o fazer e ele não tinha
tempo livre para me ajudar, de qualquer forma. Foi durante os
meus estudos – numa escola de hotelaria, na Suíça, que era
a minha paixão na altura – que, por acaso, tive a
oportunidade de fazer um test drive em circuito. Adorei e fui
convidado para participar na Porsche Cup. Só por gozo.” Por
gozo ou não, venceu 5 corridas, tornou-se campeão e foi
eleito rookie do ano em 1997. Nesse mesmo ano, Gabriele
Tarquini sentou-se pela primeira vez ao volante de um Honda
Accord, no famoso Campeonato Inglês de Carros de Turismo.
No entanto, apesar do seu sucesso, naquela altura da sua
vida, Tiago não tinha quaisquer planos de fazer carreira na
competição automóvel. “Tinha 20 anos e não olhava tão à
frente para o meu futuro, mas os que me eram próximos
estavam convencidos que eu era demasiado rápido para ficar
numa competição monomarca. Incentivaram-me a participar
na Formula 3 Francesa.”
Após o processo de aprendizagem no ano de estreia na F3 – dominado por David Saelens e Franck Montagny –
venceu a sua primeira corrida em 1999, terminando a temporada em sexto lugar na tabela de pilotos. Seguiu-se
outro ano de sucesso, mas Tiago já procurava evoluir. “À semelhança de muitos jovens pilotos Franceses, o meu
primeiro e único objectivo era a Formula 1. No entanto, devido a constrangimentos financeiros, acabei por
completar a quarta temporada na Formula 3. Venci quatro vezes nesse ano e recebi uma proposta da Supernova
para me transferir para a Formula 3000.” Pilotando para a equipa de David Sears, Tiago teve de lutar contra o
campeão desse ano, Sébastien Bourdais - “Bourdais estava na terceira época de Formula 3000 e foi um grande
desafio. Desconhecia alguns circuitos e não tive oportunidade de pilotar o que gostaria, pois os testes privados
foram banidos. Conseguia ver a luz ao fundo do túnel e por isso aceitei uma proposta de Fittipaldi para rumar aos
Estados Unidos da América e pilotar no American Champ Car. Mas foi sol de pouca dura. Infelizmente a equipa
debatia-se com problemas financeiros e rapidamente voltei à estaca zero.”
Apesar deste revés, foi seleccionado pela Renault para o programa de desenvolvimento de piloto de F1.
“Após o meu regresso dos EUA, um engenheiro da Minardi contactou-me – falamos durante um teste em Espanha
e foi dessa forma que me tornei um piloto de testes para a equipa. Por forma a manter-me mais activo, Carlin – que
conhecia desde os tempos de F3 – ofereceu-me a oportunidade de entrar na World Series by Nissan. Desta forma,
Projecto global ambiental que representa o compromisso da Honda para com o meio
ambiente e as gerações vindouras. O símbolo circular representa a terra e o sol com
céu azul (ar limpo), água limpa e terra verde, A linha branca a meio representa uma
estrada, onde se realiza a liberdade da mobilidade. O coração representa o pensamento
e a paixão da Honda, no compromisso com o nosso ambiente.
CivicTM
foi a Minardi e particularmente Carlin, que me permitiu lançar a minha carreira na direcção da Formula 1.” Tiago
obteve cinco vitórias no WSN, mas foi insuficiente para afastar do título Heikki Kovalainen que estava na segunda
temporada deste campeonato. De qualquer forma, foi a primeira vez que um rookie terminava em segundo lugar na
classificação de pilotos e que vencia tantas provas. Enquanto o Finlandês dava um passo ao lado para o novo
campeonato GP2 (que substituiu a F3000), Tiago obteve a oportunidade com que sempre sonhou – a mudança
para a Formula 1. Fez a sua estreia no Grande Prémio da Austrália, em 2005, ao serviço da Midlands – Jordan
(posterior Spyker). Foi um ano em que conquistou o terceiro lugar no Grande Prémio dos Estados Unidos da
América e bateu o recorde do maior número de provas terminadas numa temporada (18), por um rookie – um
registo que ainda é seu. Tornou-se o piloto Português de Fórmula 1 com maior sucesso, suplantando Pedro Lamy.
Tiago permaneceu na Formula 1 por mais uma temporada, mas seria a sua última. “Houve muitas reuniões com a
Toro Rosso para ficar uma terceira temporada, mas não se concretizou. Eu queria continuar a pilotar ao mais alto
nível em desporto motorizado e tinha intenção de pilotar um carro de turismo, como tal optei pelo FIA WTCC.”
Graças ao seu impressionante CV, encontrou de imediato um lugar na Seat Sport em 2007, numa equipa de
fábrica, ao lado de Gabriele Tarquini, Yvan Muller, Ryckard Rydell e Jordi Gené. Quando a Seat encerrou o seu
programa de equipa de fábrica, em 2010, Tiago manteve-se fiel àquela marca e decidiu conduzir um Seat de uma
equipa privada, mantendo Gabriele Tarquini como companheiro.
“Estava convencido que outros construtores iriam envolver-se no WTCC e iriam procurar pilotos com experiência,
como tal continuei a dar o meu melhor. Isso permitiu-me integrar a Honda Racing Team JAS nas três últimas
provas de 2012 do WTCC.”
Estas três corridas preparatórias, sentado ao volante do Civic WTCC, foram concluídas com um fantástico terceiro
lugar final nas ruas de Macau. “Pode comparar-se o circuito do Porto com o traçado citadino de Macau: é muito
técnico e rápido. Ficar na frente da grelha de partida é muito importante, tal como em Macau e Marraquexe, em
corridas de traçado citadino. No entanto, contrariamente ao que as pessoas poderão pensar, não terei a vantagem
de correr em casa, no Porto. As estradas portuárias, utilizadas na corrida, encontram-se no sentido contrário ao do
tráfego diário. Aquilo que realmente poderei apreciar será o facto de dormir em casa e deslocar-me a pé para o
circuito. É algo único para mim durante a temporada e um autêntico presente!”

 

CONCEPT STORE MERCEDES EM PORTUGAL

 

Mercedes-Benz Concept Store um sucesso em Portugal

O mês de abril de 2013 ficou marcado como o mês da abertura da primeira Concept Store da Mercedes-Benz, no centro comercial oeiras parque. Sob o mote “refined sportiness”, este novo conceito serviu para a Marca estar mais próxima dos seus clientes, num espaço próprio e envolvente, que respira os valores da marca e onde todos os visitantes tiveram a oportunidade de interagir com a Marca e com as suas últimas novidades automóveis.

Foi um projeto inovador onde, ao longo dos últimos três meses, milhares de visitantes puderam visitar e conhecer os últimos modelos da Marca, como o novo CLS Shooting Brake, o novo CLA e o novo Classe A. Além de uma experiência diferenciadora com a Marca, os visitantes tiveram ainda a possibilidade de efetuar test drives com os modelos Mercedes-Benz ou até mesmo registarem a sua intenção em efetuá-lo mais tarde, obterem informações sobre financiamento e até mesmo encomendarem o seu novo Mercedes-Benz.

A Concept Store da Mercedes-Benz foi um projecto para três meses, tendo nascido de um desafio de encontrar novas e inovadoras ideias para levar o consumidor a visitar os espaços comerciais automóveis. O resultado para a Marca é extremamente positivo, dado o elevado número de contactos que a Mercedes-Benz angariou ao longo deste período.

Foi um projeto conjunto entre a Mercedes-Benz em Portugal, a Mundicenter, responsável pelo centro comercial oeiras parque e que apostou neste novo formato de loja para o seu espaço, a Brand Cook, empresa que desenvolveu e concebeu a Concept Store à imagem da Mercedes-Benz e a Mercauto - Concessionário Oficial da Mercedes-Benz para Oeiras.

Com esta iniciativa a Mercedes-Benz mostrou que a inovação e a diferenciação fazem parte do seu ADN ao ter apostado na abertura da primeira Concept Store da Europa em Portugal. Numa altura em que o mercado automóvel Português continua com uma tendência negativa, a Mercedes-Benz continua a procurar novas formas de dar a conhecer os seus produtos e serviços.

A Mercedes-Benz Concept Store irá terminar esta sua primeira experiência no próximo dia 30 de junho. Fica no entanto um balanço extremamente positivo destes três meses. Foram milhares os visitantes que visitaram a loja, centenas os contactos angariados para test drive e pedidos de informação e vários os modelos comercializados desde a abertura deste espaço.

A Mercedes-Benz irá continuar a procurar novas formas de levar os seus produtos e serviços aos seus clientes.

 Mercedes-Benz Concept_Store_1Mercedes-Benz Concept_Store_2

 

RALIS NO BRASIL

 

Terceira etapa do Rally Paraná é adiada devido à falta de estrutura hoteleira em Apucarana (PR)


A prova foi transferida para o dia 03 de agosto na mesma cidade

Devido aos vestibulares das Universidades na região de Apucarana (PR), a terceira etapa do Rally Paraná, que seria realizado no dia 05 de julho, foi adiada. A medida de postergar a disputa é contra a vontade da organização para a prova de regularidade que conta pontos para o Campeonato Paranaense de Rally 4x4.

Todos os esforços para que a prova não fosse adiada, mas não tem hotel na cidade para acolher o evento, como também não existe mais nenhum quarto na região. "Tentamos de todas as maneiras, encontrar hotéis da região e todos sem exceção, estão lotados. Sempre prezamos pelo bem estar e uma boa acolhida logística e, por isso, tivemos que tomar essa decisão, mas dessa vez não há condições de atender aos competidores e, não temos alternativa. O dia 03 de agosto é a única data possível para não atrapalhar nenhum evento a nível nacional", assegura Alex Kolling, diretor de prova do Rally Paraná.

As inscrições para a terceira etapa do Rally Paraná estão abertas e os interessados poderão confirmar presença no site oficial, www.rallyparana.com.br, onde também encontrarão todas as informações. Se preferir, podem enviar um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

O Rally Paraná tem patrocínio da cota de: Ouro Trilha Eurocar, Prata Acassius, Mamute Off Road, Zens Bonés. Conta com apoio da: TOTEM, Copava - Concessionária VW e parceiros como o Automóvel Club de Cascavel, Clube Rallye Cascavel, Jeep Clube de Ponta Grossa, Jeep Clube de Apucarana e Jeep Clube de Curitiba; Supervisão da Confederação Paranaense de Automobilismo e é uma realização do Mundo Nav e Rally Paraná.

CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA

Os profissionais de imprensa que desejarem cobrir o Rally Paraná devem enviar seus pedidos através do email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar . Este procedimento deve ser realizado por todos os interessados, de forma individual, até o dia 30 de julho. Os pedidos aprovados serão respondidos até o dia 1º de agosto.

Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas com a Assessoria de Imprensa do Rally PR, com Silvana Grezzana Santos, através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou o telefone (11) 9-9972-6966.

Calendário Campeonato Paranaense de Rally 4x4 - Rally PR:

Etapa 1 - 16/03/13 - - Ponta Grossa
Etapa 2 - 04/05/13—Cascavel

Etapa 3 - 06/07/13 -- Apucarana
Etapa 4 - 07/09/13 -- Pitanga / Guarapuava
Etapa 5 - 23/11/13 - Curitiba


 

FAÇA-SE À ESTRADA COM PIXMANIA

 

Faça-se à estrada com a PIXmania.com

GPS 120_na_PIXmania
Chegaram as férias e com elas as incontornáveis viagens… de carro! A PIXmania.com, líder europeu em comércio eletrónico, selecionou uma lista de produtos high-tech que o vão acompanhar rumo a umas férias tão divertidas quanto descontraídas. Para usufruir da melhor maneira dos momentos em família, ou com amigos, enquanto explora novos destinos ou os “locais de infância”, deixe-se conduzir pelas sugestões de equipamentos multimédia, pensados à medida das suas necessidades.
Descubra os melhores produtos, disponíveis na PIXmania.com aos melhores preços, para umas férias em grande.
Sugestões PIXmania.com
Incluindo os mapas rodoviários de 24 países europeus, o GPS nüvi 2445 da Garmin condu-lo sempre ao seu destino. Este aparelho dispõe de um ecrã LCD de 4,3 polegadas e uma interface bastante intuitiva. O GPS inclui igualmente a tecnologia nüRoutes com my Trends e trafficTrends que permite realizar os cálculos de itinerários de forma mais precisa, otimizados em função do dia e hora, uma vez que dispõe de um recetor de informação sobre o trânsito que o informa em tempo real sobre os abrandamentos, acidentes e engarrafamentos. Dotado de uma função de parque de estacionamento, o nüvi 2445 ajuda-o ainda a encontrar o seu carro num parque de estacionamento.
Para entreter pequenos e graúdos e tornar qualquer viagem mais agradável e menos cansativa, pense em adquirir um Leitor DVD Portátil Energy Mobile 290 Arctic White. Com um ecrã LCD giratório de 9" de alta resolução e uma porta USB para leitura de cartões, é ideal para transportar em viagem. Traz ainda auscultadores estéreo, um sistema anti shock e kit para carro.
O Reader WiFi PRS-T2 da Sony é um livro eletrónico muito fácil de utilizar e transportar, que oferece um ecrã táctil 6". Para as leituras preferidas deste verão, em viagem ou nos momentos de pausa, o PRS-T2 dispõe de um tradutor com 12 línguas e uma função para fazer apontamentos. Basta tocar no ecrã para virar as páginas e aumentar o texto para facilitar a leitura. Leve e muito compacto, permite levar os seus livros para todo o lado.
Sobre a PIXmania.com
Criada em 2000, a PIXmania.com é a maior loja europeia multi-especialista da Internet. Presente em 26 países, a PIXmania.com conta com 30 milhões de visitantes por mês e mais de 10 milhões de clientes. Hoje a PIXmania.com deve o seu sucesso a 1.400 empregados, uma grande disponibilidade de produtos (mais de 1.400.000), preços baixos, velocidade de entrega e seus numerosos serviços associados (levantamento das encomendas nas lojas, pagamento por multibanco, pagamento contra entrega). A PIXmania.com também é a PIXmania-Pro.com, o PIXplace e o E-merchant.

 

CIRCUITO DA BOAVISTA- HISTORIC ENDURANCE

 

Historic Endurance Series 2013


Grande Prémio Historico do Porto


 Circuito da Boavista


Historic Endurance repete sucesso na Boavista

DSC 6000DSC 8305
• Boavista um verdadeiro sucesso para o Historic Endurance Series, com os 44 lugares na grelha esgotados
• Fernando Soares, em Mini Cooper S, vence “Índice de Performance Frederique Constant”.
• Michiel Campagne, em Chevrolet Grand Sport vence prova na geral.
Após uma estreia auspiciosa em Jarama, o Historic Endurance Series rumou ate ao Grande Prémio Histórico do Porto para a segunda prova do calendário, com um total de 44 inscritos. O “Índice de Performance Frederique Constant”, a principal classificação do Historic Endurance, foi ganha pelo português Fernando Soares, em Mini Cooper S, enquanto que o holandês Michiel Campagne, em Chevrolet Grand Sport, venceu a prova na geral.
Bastante concorrida, a sessão de treinos de qualificação para o Historic Endurance Series teve em Mário Silva, em Porsche 911 3.0 RS, o piloto mais rápido, sendo seguido por Michiel Campagne, um dos melhores pilotos da Historic Endurance a nível Europeu em Chevrolet Grand Sport e a dupla Patrick Simon / Peter Mulder em Porsche 2.4. Apresentando tempos relativamente próximos, a prova antecipava muita competição para as duas corridas na agenda, e se assim se suspeitou, melhor o fizeram para satisfação do muito publico presente.
Totalizando 50 minutos, a primeira corrida teve, no duelo entre Mário Silva e Michiel Campagne, um dos pontos altos, com constantes trocas de posição entre o Porsche 911 3.0 RS do piloto português e o Chevrolet Grand Sport do holandês. Tudo acabou a dupla dobrava um piloto mais lento, sendo que Mário Silva calculou mal a ultrapassagem e acabou por tocar em Campagne que levou ao pião do Holandês. Pior sorte teve Mário Silva, pois os comissários desportivos aplicaram justamente um "drive through" ao piloto Português, o que garantiu a Campagne o primeiro triunfo do fim de semana.
Na classificação mais importante: O Índice de Performance Frederique Constant Fernando Soares, em Mini Cooper S, venceu a
primeira corrida, seguido de John Sheldon (Partipante em mais de 12 edições das 24 Horas de Le mans) em Lotus Elan, em Guillermo Velasco, em Porsche 356 SC.
Após uma brilhante prova, Alexandre Guimarães com um Lotus Elan na classe "convidados" por ter algumas especificações fora do regulamento conquistou o terceiro lugar. Destaque ainda para a vitória nos H71 para Patrick Simon, ex-campeão da Le Mans Series que trouxe a Portugal um bonito Porsche 911 2.4 e para Paulo Antunes na Classe para carros até 1300, favorito do publico e do realizador do Porto Canal que se renderam às prestações e slides do piloto do Datsun 1200 Coupé.
Merecendo honras de encerramento do fim de semana de corridas, a segunda prova do Historic Endurance Series levava ainda mais emoção para dentro da pista, com o muito publico nas bancadas a aguardar pela entrada dos bolides de competição. Mário Silva partiu melhor liderando a corrida, Michiel Campagne e o Português voltaram a dar espectáculo, até a altura em que o piloto nacional se viu afectado com problemas no seu Porsche terminando atrasado. Após uma demorada interrupção da corrida, Campagne voltou ao ataque, levando atrás de si Max Boodie, em Chevrolet Grand Sport idêntico e o tomba gigantes Lotus Elan de Alexandre Guimarães.
Os vencedoras dos Historicos até 1971 acabou por ser a dupla Domingos Sousa Coutinho e Luis Ribeiro em BMW 2800 CS numa corrida da qual partiram do 39º lugar da grelha de partida. Nos Clássicos até 1976, a vitória foi para o experiente Jorge Correia no seu fiel Ford Capri 3000 e na Classe até 1300 para o "Mini Man" Fernando Soares.
Tendo como objectivo a paridade de todos os participantes, independentemente do nível de preparação ou idade dos seus carros clássicos, os organizadores do HE apostam na aplicação do “Índice de Performance Frederique Constant” como factor de equilíbrio entre os diversos inscritos no campeonato. No circuito da Boavista, o vencedor do magnífico relógio Frederique Constant, edição especial “Historic Endurance”, foi o piloto Fernando Soares, após uma prestação brilhante ao volante do seu Mini Cooper S.
Para Diogo Ferrão, organizador do Historic Endurance Series, "num evento muito especial como é o Circuito da Boavista, foi espectacular assistir a uma grelha de 44 carros – o limite permitido pelo espaço disponível – arrancar com o cair do sinal verde. Apesar de alguns pequenos contactos entre os carros, penso que todos os participantes respeitaram os adversários, mantendo-se fieis ao espírito do Historic Endurance. Fiquei muito orgulhoso que, apesar da enorme grelha de partida, não tivemos nenhum acidente nas primeiras voltas. Muito bonita foi também a atitude do Mário Silva, pois assim que acabou a corrida foi pedir desculpa ao seu adversário pelo toque que lhe deu, quando devido a um carro mais lento queimou uma travagem, portando-se como um verdadeiro Gentlemen Driver", concluiu Ferrão.
A próxima prova na agenda do Historic Endurance Series será disputada nos dias 12 e 13 de Outubro ,no circuito de Jerez de la Frontera, por altura do Jerez Historic Festival e em parceria com o Masters Racing Series. O circuito andaluz, circuito de Testes da F1, será um anfitrião de luxo para uma grelha que já tem confirmados mais de 20 carros apesar de ainda faltarem mais de 2 meses para a próxima prova.
NOTA:
O Historic Endurance Series é um conjunto de provas, destinadas a veículos clássicos e históricos, disputadas isoladamente em Portugal e Espanha – no verdadeiro espírito “Gentleman Driver” – e em que o interesse desportivo se esgota no final de cada uma, não se tratando portanto de um campeonato ou troféu com uma classificação final. Cada evento do Historic Endurance tem duas corridas de 50 minutos cada.

 

HORÁRIOS E DURAÇÃO DAS CORRIDAS DE SPORT PROTOTIPOS

 

Horários e Duração das Corridas do CPSP


COMUNICADO DA TORQUE


1- A Torque Promotion, entidade promotora do Campeonato de Portugal de Sport Protótipos, vem por este meio clarificar que, apesar de num recente Aditamento se terem aparentemente alterado os tempos de corrida no Circuito da Boavista, na sequência de consulta com a FPAK, as corridas manterão o formato originalmente estabelecido de 45 minutos cada.

Lembramos o que diz o Artº 17 do Regulamento a tal respeito:

"Art. 17 – Corridas
17.1 – As provas do Campeonato de Portugal de Sport Protótipos (CPSP) serão obrigatoriamente disputadas em 2 (duas) corridas, (...) tendo cada uma a duração total de 50 minutos. "

Compreendendo as condicionantes, no caso da Boavista, duma prova organizada no perímetro urbano, aceitámos e comunicámos aos nossos pilotos uma redução total de 10 minutos em pista, passando cada corrida de 50 para 45 minutos.

No entanto, não estamos preparados para aceitar mais alterações, até pela natureza de última hora das mesmas começar a comprometer a adesão às corridas e a credibilidade do Campeonato.


 

AUTOEUROPA DETERMINA DIA DE GREVE

Autoeuropa determina dia de greve geral como "dia de não produção"

"Tendo como objetivo minimizar os esperados efeitos da greve geral convocada para a próxima quinta-feira no quotidiano dos seus colaboradores, assim como no fluxo de trabalho dos seus fornecedores, a Volkswagen Autoeuropa determinou que essa data será um dia de não produção", diz a Autoeuropa em comunicado hoje endereçado às redações.

A decisão, refere o texto, "tem como como propósito minimizar as dificuldades que previsivelmente serão sentidas pelos colaboradores da empresa, em particular no acesso a serviços públicos como redes escolares e de transportes".

Agência Lusa

 

FERNANDO XAVIER ESTEVE EM DUAS FRENTES NO CIRCUITO DA BOAVISTA

 

HISTORIC ENDURANCE – TAÇA ANPAC

 

 

 

FERNANDO XAVIER ESTEVE EM DUAS FRENTES NO CIRCUITO DA BOAVISTA


A grande novidade do Piloto do Porto, para a prova do passado fim foi a estreia do Volkswagen Scirocco com que participou há três épocas atrás. Assim depois da sua ultima aparição nas 6 Horas de Braga, Fernando Xavier restaurou o Scirocco, mudou de cor verde para azul, e inscreveu este carro em conjunto com o seu primo, Pinto dos Santos. É lógico que as aspirações não foram muitas como nos explicou “ o carro em si é um grupo 1, por isso não tem muitas coisas. Restaurei o carro, correu tudo bem, nos treinos livres, cronometrados, primeira corrida,  até que na segunda corrida cometi um erro numa passagem de caixa de velocidades, e com receio de poder provocar mais danos no carro, optei por vir para as boxes, e entendi desistir.”Mas a verdade é que este Scirocco portou-se muito bem , como nos confirmou “ é um facto, sem problemas de maior, foi colocar combustível e andar, depois cometi o erro, e não quis provocar danos, pois este carro a próxima prova que irá fazer irão ser as 6 Horas de Braga tendo o meu primo a repartir o volante comigo. Mas estou confiante, que caso não desistisse, poderia subir mais umas posições no Historic Endurance, mas não quis  correr riscos”.

 

Na Taça Anpac, Fernando Xavier levou o Scirocco, com que tem corrido nas duas últimas épocas, sem problemas de maior” sem dúvida, não deu o mínimo  problema, no inicio ainda tive algumas escaramuças com alguns adversários, mas conforme a corrida ia evoluindo, a partir duma certa altura rodava sozinho, muito certo em termos de tempos, sem cometer erros, e lá consegui terminar as corridas, e recolher os primeiros pontos, que é sempre importante “.

 

 

PRESENTE DE NOVO JÁ ESTE FIM DE SEMANA

FOX 8456

Fernando Xavier vai alinhar de novo já este fim de semana no circuito da Boavista, onde vai participar com o Volkswagen Scirocco mais “aligeirado”, desta vez para o campeonato, e foi claro nos seus objectivos “ terminar as duas corridas sem problemas mecânicos, e o melhor classificado possível, são esses os meus objectivos para o segundo fim de semana do circuito da Boavista”, disse-nos.

 

CIRCUITO DA BOAVISTA - O ACIDENTE DE JOÃO RAMOS

CIRCUITO DA BOAVISTA - O ACIDENTE DE JOÃO RAMOS

 

Estava a decorrer os treinos , quando um concorrente atrasado, neste caso o Fiat 127 que participava, recebe bandeira azul, na curva para a direita que antecede a entrada na rua da Vilarinha, deixa passar o Porsche 911 RSR de Kiko Mora,no entanto o Toyota Starlet de João Ramos que seguia na sua esteira, tenta fazer a mesma operação, e não foi bem sucedido, pois o piloto do Porto, acabou por ir embater contra os pneus que ladeiam a entrada da rua da Vilarinha, hipotecando todas as hipóteses de continuar a correr.Não será demais referir que o circuito da Boavista tem sido maléfico para João RFOX 8565FOX 8566FOX 8567FOX 8568FOX 8569FOX 8570FOX 8572FOX 8573amos, pois há dois anos, acabaria também por desistir em plena chicane que antecede a recta da meta, contra os pneus que ladeiam os rails de protecção.

 

Fotos de JOão Raposo - www.velocidadeonline.com

 

PASSAT PERCORRE 48 ESTADOS

 

O Volkswagen Passat TDI percorreu 48 Estados dos Estados Unidos a uma média de apenas 3,02 litros/100 km, recorde registado no Guinness World Record

 

Um percurso já clássico nos Estados Unidos para tentar estabelecer um novo recorde de economia de combustível é percorrer todos os 48 Estados (à exceção do Alasca e do Havai) com o menor número de paragens e tempo possível. Uma unidade do Volkswagen Passat TDI, produzida na fábrica da Volkswagen sedeada em Chattanooga (Tennessee), acaba de percorrer a distância de 13.071 km com um novo recorde no consumo de combustível em apenas 16 dias. Esta tentativa bem sucedida de estabelecer um novo recorde foi testemunhada por representantes do Guinness World Record Organization.Volkswagen Passat_WorldRecord

 

DUNLOP MOSTRA RENDIMENTO EM LE MANS

 

DUNLOP DEMONSTRA RENDIMENTO EM LE MANS

 

Quatro primeiros lugares da categoria LMP2 foram ocupados por equipas que usavam pneus Dunlop.

Trabalho realizado previamente com as equipas foi essencial para os bons resultados conseguidos em condições atmosféricas mistas.

 

O pódio das 24 horas de Le Mans 2013 em LMP2 foi ocupado por nove pilotos Dunlop, ao conseguir a vitória, o segundo e o terceiro posto. O carro da equipa Oak Racing Morgan-Nissan com o número 35, apesar de ter saído na posição 9 da grelha de partida, conseguiu a vitória depois de liderar a prova desde a hora 16 até à meta.

 

Os únicos carros que lhe fizeram frente durante as 24 horas foram o Zytek-Nissan da Jota Sport e o Oreca-Nissan da equipa G-Drive, ambos igualmente equipados com pneus Dunlop. O quarto lugar no LMP2 (décimo absoluto) foi obtido por outro Zytek-Nissan, o da Greaves Motorsport em que competia Lucas Ordoñez, também com pneus Dunlop.

 

As condições atmosféricas frias, misturadas com períodos de chuva e outros em que a pista de 13,6 km estava parte molhada e parte seca, marcaram a prova. A Dunlop disponibilizou pneus que se ajustaram a todas as condições e estilos de condução, levando-a a alcançar sete das oito primeiras posições.

 

Apesar dos numerosos incidentes desta edição, as equipas demonstraram robustez e os 42 carros, incluindo os 12 com pneus Dunlop, concluíram a prova, um número elevado quando comparado com os 27 e 33 em 2010 e 2011, respetivamente.

 

Os resultados de Le Mans 2013 foram ofuscados pela morte do piloto dinamarquês Allan Simonsen depois de um acidente nas primeiras etapas da prova e também pelas notícias do falecimento do piloto de VNL Wolf Sylvester durante uma prova em Nurburgring no sábado.

 

Jean-Felix Bazelin, diretor geral da Dunlop Motorsport Europa afirma: "As equipas Dunlop tiveram um ótimo desempenho e o seu rendimento combinado com os pneus que temos desenvolvido para condições mistas tornou-nos numa força a ter em conta. Enquanto estamos satisfeitos com a participação deste fim de semana, os nossos pensamentos estão com as famílias e amigos dos dois pilotos que perderam a vida. Allan colaborou com equipas da Dunlop em numerosas ocasiões, incluindo na altura em que esteve no campeonato britânico de GT. Grande parte da comunidade automobilística, onde nos incluímos, vai sentir a sua falta”.35 24HLM053start 24HLM189

 

João Raposo

Telemóvel: +351 961 686 867
E-mail: jraposo-air@portugalmail.pt